Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por SergioS12 » 28/7/2023 10:32

SergioS12 Escreveu:Comprei em meados de Maio um "camião" delas a 4,10. A 4,51 estou vendedor :lol:


Não gostei dos resultados. Decidi sair a 4,35 euros hoje logo no início da manhã. Não deu os 0,40 euros planeados mas apenas 0,25 euros, o que permitiu 6,1%. Aguardaremos novas oportunidades.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por ZéManuel » 27/7/2023 20:11

Tenho pena de não ter deixado ordem de compra pelos 4,15.
Deixei outras ordens de compra na EDP e na JMT que em principio não se vão realizar são muito baixas, mas paciência vamos ver o que amanhã nos reserva a sessão.
No fundo não é mau, se levar ferros juntamente com a JMT é bom pois dá hipótese de entrada por forma a ganhar qualquer coisa nos dias seguintes.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Altri - Tópico Geral

por Nyk » 27/7/2023 18:43

...
Anexos
20230727_184015.jpg
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/7/2023 18:28

Aqui era mais que previsível, talvez a pazada tenha sido maior que a encomenda. Amanhã acompanha a Impresa. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por jopsilveira » 27/7/2023 16:55

NirSup Escreveu:
jopsilveira Escreveu:
Recebi agora mesmo telefonema do banco Best e já tenho resposta e que fique esclarecido para todos:
o preço de aquisição que o bancobest (e qualquer outra instituição bancária) irá declarar como valor de aquisição à AT será o preço de 6,515 euros (correspondente à cotação no dia 23 de Maio).


É óbvio que isto é FAKE. Com que propósito não sei.
Já agora podes partilhar publicamente o telefonema recebido do Banco BEST para todos nós o podermos usar junto das Finanças como comprovativo do preço de aquisição?

By Nirvana


Fake? Com propósito? Mas tu só podes estar mas é a gozar !

E não é meu costume estar a gravar chamadas ...

:wall:
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Altri - Tópico Geral

por 654235 » 27/7/2023 16:37

Hehe
Gratuito??? Depois do ex-dividendo foi mesmo uma oferta de dar e não tirar
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4369
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 27/7/2023 10:58

Já na distribuição de dividendo em espécie no ano passado foi o mesmo procedimento. Qual a dúvida? Não pode ser zero o valor de aquisição pois é uma operação onerosa sendo inclusivamente pago IRS na percepção do dividendo… e portanto tem de se usar o technical price de fecho desse dia.
Vejo que houve aqui alguma polémica para trás, mas até noutras ações (mota engil africa) foi assim, e bem. Não faria sentido apurar mais valia computada a partir de zero…

Edit: já agora para esclarecer a onerosidade pois não é óbvia para todos: há uma entrega de ações da filha (gvolt) tendo como contrapartida a redução do património da mãe na esfera dos acionistas (altri). Recebe-se mas dá-se, não é gratuito…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Crissssx » 27/7/2023 9:50

NirSup Escreveu:
jopsilveira Escreveu:
Recebi agora mesmo telefonema do banco Best e já tenho resposta e que fique esclarecido para todos:
o preço de aquisição que o bancobest (e qualquer outra instituição bancária) irá declarar como valor de aquisição à AT será o preço de 6,515 euros (correspondente à cotação no dia 23 de Maio).


É óbvio que isto é FAKE. Com que propósito não sei.
Já agora podes partilhar publicamente o telefonema recebido do Banco BEST para todos nós o podermos usar junto das Finanças como comprovativo do preço de aquisição?

By Nirvana


Como dizes que é fake se já são vários users a dizer-te o mesmo ?
E a meu ver até é o que faz mais sentido.
 
Mensagens: 241
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 27/7/2023 9:45

jopsilveira Escreveu:
Recebi agora mesmo telefonema do banco Best e já tenho resposta e que fique esclarecido para todos:
o preço de aquisição que o bancobest (e qualquer outra instituição bancária) irá declarar como valor de aquisição à AT será o preço de 6,515 euros (correspondente à cotação no dia 23 de Maio).


É óbvio que isto é FAKE. Com que propósito não sei.
Já agora podes partilhar publicamente o telefonema recebido do Banco BEST para todos nós o podermos usar junto das Finanças como comprovativo do preço de aquisição?

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Nyk » 26/7/2023 21:39

ZéManuel Escreveu:Amanhã apresenta contas antes ou depois do fecho?


https://altri.pt/pt/investidores/calendario-financeiro
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: Altri - Tópico Geral

por ZéManuel » 26/7/2023 20:46

Amanhã apresenta contas antes ou depois do fecho?
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Altri - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 27/6/2023 13:37

A sério que ainda há pessoal a escrever que a digitalização e o fim do papel, Bla Bla Bla? Malta, o boom da digitalização das economias foi no virar do milénio. Actualmente até as palhinhas, cotonetes, etc deixaram de ser de plástico e passaram a ser em papel (derivados).

Quanto a cotação da Altri e as recentes quedas, sinceramente acho normal dado a) a evolução dos mercados internacionais e sobretudo b) os resultados da Altri. A empresa vinha a crescer ano após ano e esse ciclo de crescimento subitamente foi interrompido, com uma queda acentuada dos lucros (o mesmo não aconteceu com o Navigator que continua a expandir-se). Na própria apresentação de resultados, a empresa afirmou que os tempos mais imediatos podem ser um pouco mais complicados. Mas não deixa de ser uma excelente empresa.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Altri - Tópico Geral

por jopsilveira » 27/6/2023 12:56

NOTA IMPORTANTE E QUE FIQUE AQUI REGISTADA PARA TODOS:

Recebi agora mesmo telefonema do banco Best e já tenho resposta e que fique esclarecido para todos:
o preço de aquisição que o bancobest (e qualquer outra instituição bancária) irá declarar como valor de aquisição à AT será o preço de 6,515 euros (correspondente à cotação no dia 23 de Maio).

O user Ferreiratrade na página anterior, por acaso fez tudo correctamente.
Editado pela última vez por jopsilveira em 27/6/2023 15:29, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 21/6/2023 12:57

A solução legal ou melhor a falta de regulamentação legal nesta matéria (a lei é omissa) é injusta. É fiscalmente injusta. E quanto a isso estamos todos de acordo. Há uma situação semelhante nos aumentos de capital por incorporação de reservas.
Se a Altri tivesse distribuído como dividendo em vez das ações da Greenvolt dinheiro e se Tu com esse dinheiro tivesses adquirido ações da Greenvolt, não haveria qualquer dúvida sobre o preço de aquisição.
Nesse caso, terias pago, em sede de IRS, o montante relativo à retenção na fonte sobre os dividendos distribuídos. E apenas isso.
Só para esclarecer que nos aumentos de capital por incorporação de reservas o tribunal tem entendido que as NOVAS ações estão sujeitas a mais-valias e que o preço de aquisição é zero.
Mas repito mais uma vez: quem tiver um documento do banco ou de outra instituição financeira onde estão depositadas as ações, com a indicação do preço de aquisição, que o use. A AT não irá levantar objeções.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 21/6/2023 12:22

NirSup Escreveu:Não confundam as coisas e metam tudo no mesmo saco. Vai dar salgalhada pela certa.
As ações foram sujeitas (e pagaram) o imposto relativo à retenção na fonte. Agora, estamos a falar sobre o imposto de mais-valias.
São institutos distintos, com regulamentação jurídica distinta e que ocorrem em momentos cronologicamente distintos.
Não confundam as duas coisas.
By Nirvana


By Nirsup, devo ter sido eu a perceber mal, mas a duvida dos companheiros não era relativa a imposto de mais-valias? Fiquei com a ideia que era sobre isso que estava a falar, e pelas tuas respostas anteriores depreendi o mesmo. Queres desenvolver?
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 21/6/2023 12:11

NirSup Escreveu:
Ferreiratrade Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas. As acções sim foram "dadas", descontadas na cotação da altri e taxadas a 28% mas foram dadas á cotação de 6,515€. Não deram com cotação a zero. Mas não vou discutir isso consigo... para mim está encerrado este assunto.


Não confundam as coisas e metam tudo no mesmo saco. Vai dar salgalhada pela certa.
As ações foram sujeitas (e pagaram) o imposto relativo à retenção na fonte. Agora, estamos a falar sobre o imposto de mais-valias.
São institutos distintos, com regulamentação jurídica distinta e que ocorrem em momentos cronologicamente distintos.
Não confundam as duas coisas.
By Nirvana



No banco invest mudaram o preço de aquisição de 0 para 6,515. Agora sim está certo e vira no documento conforme a lei...
 
Mensagens: 16
Registado: 4/11/2019 21:29

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 21/6/2023 12:07

Ferreiratrade Escreveu:Eu não tenho dúvidas nenhumas. As acções sim foram "dadas", descontadas na cotação da altri e taxadas a 28% mas foram dadas á cotação de 6,515€. Não deram com cotação a zero. Mas não vou discutir isso consigo... para mim está encerrado este assunto.


Não confundam as coisas e metam tudo no mesmo saco. Vai dar salgalhada pela certa.
As ações foram sujeitas (e pagaram) o imposto relativo à retenção na fonte. Agora, estamos a falar sobre o imposto de mais-valias.
São institutos distintos, com regulamentação jurídica distinta e que ocorrem em momentos cronologicamente distintos.
Não confundam as duas coisas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 21/6/2023 12:04

Acabei agora mesmo de entrar no registo de mais valias no banco invest e está corrigido. Agora já aparece com o preço de aquisição a 6,515€. Finalmente corrigido.
 
Mensagens: 16
Registado: 4/11/2019 21:29

Re: Altri - Tópico Geral

por Alfa Trader » 21/6/2023 12:02

Boas,

Também é a primeira vez que recebo dividendos em espécie.

No meu banco(BIG) aparece assim:

NOME DO TÍTULO ---------------QTD MDA -----CUSTO VAL ÚLTIMA VALOR NA MOEDA VAR

GreenVolt Energias Renová... 812 EUR ----- 6,515 -1,2% 6,435 0,00 5.225,22 -3,4%


Deduzo que se vender este ano, irei receber para o ano um documento onde consta o custo de aquisição 6,515€.

BN
AlfaTrader
Editado pela última vez por Alfa Trader em 21/6/2023 12:32, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Altri - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 21/6/2023 11:55

tami Escreveu:Bom dia, não tenho ações da Altri há algum tempo, e este ano não recebi ações GV, logo não tenho a certeza se o procedimento foi igual ao do ano passado. Se for, e suponho que sim, o valor atribuido às ações não são zero, nem faz sentido que assim seja.

Isto consta na minha declaração de IRS do ano passado, no banco Invest (valor de aquisição 6,78), no report de mais-valias pós venda:

GREENVOLT - PTGNV0AM0001 - EUR
Emitente 506042715 - PORTUGAL
2022-05-25 6,7800 0,00 17.492,40 2.580,00 2022-05-27 6,8300 7,02 17.614,38 121,98
Total Título 121,98

Se a situação não for igual ao ano passado, espero não induzir ninguém em erro. Não quero ser treteiro, e muito menos discutir a sabedoria do suprassumo do by coiso.

Ps: também tenho conta na degiro, para algumas situações especificas, mas situações de longo prazo e/ou que envolvem recebimentos de dividendos ou outros, recuso-me a ter lá.



Se o banco invest procedeu assim no ano passado, porque está a fazer este ano de outra forma e a dizer que o preço de aquisição é zero? Não faz sentido.
 
Mensagens: 16
Registado: 4/11/2019 21:29

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 21/6/2023 11:39

jopsilveira Escreveu:
654235 Escreveu:sinceramente ainda não consegui perceber qual é a dúvida...foi divulgado oficialmente 6,515 aquisição. O meu banco tem lá o valor aquisição, mas existe muita burrice por aí e quando é assim não vale a pena bater no ceguinho...deixa-os bater com a cabeça na parede porque eles gostam...vão para o muro das lamentações :mrgreen:


A questão aqui é que tens de ter um documento de banco!
Recebeste algum documento?


Mas já vendeste as ações?
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 21/6/2023 11:38

Bom dia, não tenho ações da Altri há algum tempo, e este ano não recebi ações GV, logo não tenho a certeza se o procedimento foi igual ao do ano passado. Se for, e suponho que sim, o valor atribuido às ações não são zero, nem faz sentido que assim seja.

Isto consta na minha declaração de IRS do ano passado, no banco Invest (valor de aquisição 6,78), no report de mais-valias pós venda:

GREENVOLT - PTGNV0AM0001 - EUR
Emitente 506042715 - PORTUGAL
2022-05-25 6,7800 0,00 17.492,40 2.580,00 2022-05-27 6,8300 7,02 17.614,38 121,98
Total Título 121,98

Se a situação não for igual ao ano passado, espero não induzir ninguém em erro. Não quero ser treteiro, e muito menos discutir a sabedoria do suprassumo do by coiso.

Ps: também tenho conta na degiro, para algumas situações especificas, mas situações de longo prazo e/ou que envolvem recebimentos de dividendos ou outros, recuso-me a ter lá.
Editado pela última vez por tami em 21/6/2023 11:40, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 21/6/2023 11:27

Quando recebi acçoes como script dividend da Iberdrola, o valor foi zero. Porque realmente nao paguei por elas.

isso sim, nao houve retençao de 28% à cabeça. Recebi o "dividendo" bruto. Obviamente, ao vender, fui taxado a 28%
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por jopsilveira » 21/6/2023 11:27

654235 Escreveu:sinceramente ainda não consegui perceber qual é a dúvida...foi divulgado oficialmente 6,515 aquisição. O meu banco tem lá o valor aquisição, mas existe muita burrice por aí e quando é assim não vale a pena bater no ceguinho...deixa-os bater com a cabeça na parede porque eles gostam...vão para o muro das lamentações :mrgreen:


A questão aqui é que tens de ter um documento de banco!
Recebeste algum documento?
 
Mensagens: 307
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Altri - Tópico Geral

por Ferreiratrade » 21/6/2023 11:22

NirSup Escreveu:Meu caro Ferreiratrade,
Infelizmente para si e para outros, labora num erro elementar: o preço de aquisição consta da documentação do banco ou da instituição financeira onde foram depositadas as ações. Está tudo rigorosamente documentado nessas instituições. As ações foram dadas. DADAS. Qual é a dúvida sobre o preço de aquisição?
By Nirvana


Eu não tenho dúvidas nenhumas. As acções sim foram "dadas", descontadas na cotação da altri e taxadas a 28% mas foram dadas á cotação de 6,515€. Não deram com cotação a zero. Mas não vou discutir isso consigo... para mim está encerrado este assunto.
 
Mensagens: 16
Registado: 4/11/2019 21:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO e 154 visitantes