Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 22/7/2010 15:36

Ok,

Muito obrigado pelas respostas.

PS. Grande entrevista que tens dado por aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 22/7/2010 15:24

pocoyo Escreveu:Sim o timing, em termos de AT não foi o melhor.
O que realmente queria saber era, quando a Altri estava na casa dos 2€, com tendencia descendente, tu compravas a acção ou não.


Não. No ano passado, quando a pasta estava a menos de 500USD/ton, os stocks estavam três vezes maiores que os de agora, havia excesso de capacidade instalada global e riscos de depressão do consumo (ocorreu queda de 2009 face a 2008), as perspectivas fundamentais para uma empresa sobre-endividada como a altri eram sombrias.

Nem mesmo o aumento de capacidade que poderia dar economias de escala, poderia ser um bom motivo para comprar. Porque aumentando a capacidade, permitiu-se uma menor taxa de auto-consumo de madeira.

Eu comprei quando entendi que a altri poderia valer muito mais do que aquilo que cotava. Confesso que olho para a empresa há pouco tempo, mas neste pouco tempo tenho procurado aprender o máximo que posso. Se eu tivesse acompanhado a empresa desde há dois anos, talvez tivesse comprado no princípio deste ano. Mas nessa altura já a teria apanhado acima de 3,5 euros.

Provavelmente o meu julgamento seria igual se eu usasse AT. A questão é perceber quais os sinais são importantes. Para um analista técnico basta ler com inteligência um gráfico, eu teria que fazer as coisas de forma mais elaborada mas neste caso o resultado seria o mesmo.

Em outras empresas que me escape a capacidade de entender o modelo de negócio ... aí eu não entro, e a AT vê todos de forma igual.
Editado pela última vez por pdcarrico em 22/7/2010 15:48, num total de 1 vez.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pocoyo » 22/7/2010 15:06

pdcarrico Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Oi cara, tudo legal?

Realmente as quantidades não interessam para nada.
Porque é que não compraste mais barato, ou seja antes?

Parece-me que usas-te AT. :) Grande malandro.


A altri foi a primeira acção que comprei em anos! Comprei no mesmo dia altri e PT. A minha gerente de conta até me ligou!

Em relação aos preços ....

Fizeste-me ir ver os gráficos .. :)

Aceitando a "carona" de um gráfico do fenício, diria o seguinte: a primeira compra foi tecnicamente muito infeliz (e pelos vistos com razão). A cotação estava abaixo da média móvel, que começava a passar a descendente. O RSI estava descendente embora não sobrevendido, e o volume recente (maior na correcção do que na subida) parecia sugerir uma queda das cotações.

Se eu usasse AT, jamais devia ter comprado 4,55. Além disso, usando AT nunca deveria manter uma posição com 10% de perda. No entanto não a fechei porque os pressupostos fundamentais se mantinham.

Acho que me precipitei nessa altura, por isso dizia que teria sido mais sensato comprar um pouco mais barato. Mas quando eu comecei a analisar a empresa, parecia-me tão subavaliada que não me iria perdoar se perdesse uma subida sem que ela corrigisse.


Sim o timing, em termos de AT não foi o melhor.
O que realmente queria saber era, quando a Altri estava na casa dos 2€, com tendencia descendente, tu compravas a acção ou não.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 22/7/2010 14:43

pocoyo Escreveu:
Oi cara, tudo legal?

Realmente as quantidades não interessam para nada.
Porque é que não compraste mais barato, ou seja antes?

Parece-me que usas-te AT. :) Grande malandro.


A altri foi a primeira acção que comprei em anos! Comprei no mesmo dia altri e PT. A minha gerente de conta até me ligou!

Em relação aos preços ....

Fizeste-me ir ver os gráficos .. :)

Aceitando a "carona" de um gráfico do fenício, diria o seguinte: a primeira compra foi tecnicamente muito infeliz (e pelos vistos com razão). A cotação estava abaixo da média móvel, que começava a passar a descendente. O RSI estava descendente embora não sobrevendido, e o volume recente (maior na correcção do que na subida) parecia sugerir uma queda das cotações.

Se eu usasse AT, jamais devia ter comprado 4,55. Além disso, usando AT nunca deveria manter uma posição com 10% de perda. No entanto não a fechei porque os pressupostos fundamentais se mantinham.

Acho que me precipitei nessa altura, por isso dizia que teria sido mais sensato comprar um pouco mais barato. Mas quando eu comecei a analisar a empresa, parecia-me tão subavaliada que não me iria perdoar se perdesse uma subida sem que ela corrigisse.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 22/7/2010 14:25

AlphaDraconisEP Escreveu:
Na tua perspectiva de entrada é em tranches de 25% de cada vez? ou varia?

varia. O importante é definir um máximo de exposição.
AlphaDraconisEP Escreveu:Na tua estratégia os CFDs estão fora de questão devido aos custo que tinhas de suportar para mante-los numa possibilidade de média/longo prazo ou estou errado?

BT

Não ... tem que ver com a minha forma de estar no mercado. Quando comecei a negociar acções, opções, futuros e numa primeira fase no forex, descobri que, embora sabendo muito de teoria, não consegui ser um bom trader. Para se ser um bom trader é preciso disciplina e muito controle sobre o medo e a ganância. Coisa que é difícil e que diferencia os bons dos maus. Há que ter humildade para se entender que talvez, mesmo que se aprenda muito, ainda assim não se consiga bater o mercado.

O curioso é que, quando fazia arbitragem, era extremamente agressivo (com enorme alavancagem) para um portfolio que nem era meu - era de um grupo de investidores que me tinham confiado o capital e que me remuneravam em função do retorno. Mas nessa altura já começava a ser extremamente conservador no meu património próprio - estive anos sem comprar uma acção. A realidade é que em arbitragem, abria e fechava as posições todos os dias, e muito raramente tinha um prejuízo (sem exagero uma vez em cada 20). E quando acontecia era tão pequeno que nem me aborrecia.

Quando voltei a negociar acções (este ano apenas!) decidi que não podia voltar a um modelo de especulador de curto prazo, que é para quem se taylorizam estes instrumentos financeiros mais elaborados. E procurei ver as acções como formas de rendimento - presente (acções com DY's bons) ou futura (através de acções que no meu ponto de vista podem vir a pagar bons dividendos).
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pocoyo » 22/7/2010 14:13

pdcarrico Escreveu:
pocoyo Escreveu:Olá mais uma vez,

Olá para ti tb ;)
pocoyo Escreveu:Gosto muito de te ler.

Ainda bem :)
pocoyo Escreveu:Mais uma pergunta, compras com a cotação a cair ou a subir.
Agora, mais descarado, quando compraste? :)

Já sabes, se estiver a ser chato...

Só comecei a negociar altri há pouco tempo.
Comprei a 4,55 no dia 3/5 (muito me lamentei por não ter esperado uns dias :()
Comprei a 4,10 no dia 5/5
Vendi a 4,23 no dia 6/5
Comprei a 4,07 no dia 6/5
Vendi a 4,28 no dia 10/5
Comprei a 4,22 no dia 13/5
Comprei a 3,99 no dia 19/5 (aqui cheguei a 100% do máximo que me permitia)
Vendi a 4,28 no dia 15/6
Comprei hoje a 4,04 (aqui cheguei a 100% do máximo que me permitia)
As quantidades parecem-me irrelevantes para a conversa, mas posso garantir-te de que sou um investidor pequenininho!

Se cair não vou poder aumentar a minha exposição (a dimensão do meu curto património e o grau de risco não me permitem :(), mas também só venderei caso as minhas premissas de investimento mudem - caso por exemplo o euro suba muito, ou se ocorresse uma grande depressão no consumo de pasta ou se o problema de acesso ao crédito fosse tão grave a ponto de criar graves problemas de liquidez à empresa.


Oi cara, tudo legal?

Realmente as quantidades não interessam para nada.
Porque é que não compraste mais barato, ou seja antes?

Parece-me que usas-te AT. :) Grande malandro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 22/7/2010 13:52

AlphaDraconisEP Escreveu:
pdcarrico Escreveu:........... ganhar a sério em forex, e inclusivé passei a viver disso - de 2004 a 2007. Aliás por causa dessa actividade, resolvi mudar de vida e vim viver para o Brasil. ........


Já tinha pensado nisso :) o Brasil não me parece mal para viver ;)
Pode ser que um dia venhamos a ser vizinhos ;)

Quando vieres, eu dou-te uma consultoria grátis sobre onde ir ;)
AlphaDraconisEP Escreveu:Mas tu ainda vives destes investimentos? ou 2007 passaste a ter outra actividade?

Não investe na bolsa brasileira?

BT

Não. A arbitragem é óptima porque cria oportunidades de negócio com lucro sem que se corra risco de variação de preço no activo. Acontece que só existe quando o mercado é ineficiente. E como tal acontece de forma sempre temporária - mais tarde ou mais cedo, a festa acaba. Para mim acabou em 2007.

Ainda assim para mim foi óptimo porque fui conseguindo trabalhar vários tipos de arbitragem (um a seguir ao outro) que me permitiu manter, durante 3 anos, uma vida muito boa, e durante esse tempo consegui poupar para poder ficar um tempo sem actividade.

O último modelo de arbitragem com que trabalhei (antes deste experimentei outros) tinha que ver com diferentes horas de overnight em três operadores. Comprava USD contra JPY num operador e vendia igual quantidade noutro. No primeiro o rollover vinha mais cedo e eu recebia os juros da swap rate do USD/JPY sem que tivesse de pagar no segundo (porque para este ainda não tinha vindo a hora do rollover). Fazia isso com três operadores e com seis operações (cruzadas duas a duas). Quando a taxa de juro nos EUA e se aproximou da do Japão deixou de ser rentável fazer esta operação por causa dos spreads de negociação.

Desde aí, tem sido complicado encontrar uma actividade profissional. O meu CV é no mínimo um pouco insólito, e apesar do crescimento económico e de haver uma carência enorme de quadros qualificados, eu não tenho tido muito sucesso. Entretanto não voltei a Portugal porque entretanto casei, e agora reparto o meu tempo entre fazer umas análises, mandar uns bitaites aqui no forum, e fazer a lida da casa ;)

Não, não invisto em bovespa. Mas a verdade é que até há poucas semanas nem o podia fazer directamente porque ainda aguardava documentação definitiva do meu visto de residência sem a qual nem uma conta em banco poderia abrir.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por JCS » 22/7/2010 11:43

AlphaDraconisEP Escreveu:
Mas isso não te rouba muito tempo?, pois assim fico com a ideia que tens que acompanhar diariamente o mercado.

BT


Nem por isso. Basta dar uma olhada por dia basicamente (estando os stops colocados o risco está controlado...)

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 11:36

JCS Escreveu:Não. Quando o mercado me dá razão, os movimentos costumam ter 1 ou 2 meses (e os ganhos compensam os custos). Quando o mercado não me dá razão o trade não costuma passar de uma semana ou duas (menos até). Não costuma passar muito disto.

Cumprimentos

JCS


Ok, já percebi vais na onde se te é favoravel e saltas fora se a onda é contrária ou se nem há ondas e o preço não altera. :mrgreen:

Mas isso não te rouba muito tempo?, pois assim fico com a ideia que tens que acompanhar diariamente o mercado.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por JCS » 22/7/2010 10:58

Não. Quando o mercado me dá razão, os movimentos costumam ter 1 ou 2 meses (e os ganhos compensam os custos). Quando o mercado não me dá razão o trade não costuma passar de uma semana ou duas (menos até). Não costuma passar muito disto.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 10:55

JCS Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:
Pensei que tinhas shortado a 4,3 o que já te estava a dar uma boa maquia :).

BT


Infelizmente não :? . Por enquanto o mercado está a ir contra a minha posição...

JCS


Sim mas há vários dias que ela anda nestes valores...., nem sobe nem desce.

Tu colocas linite de tempo para os teus trades?
Digo isto porque se usas CFDs os custos de manter a posição aberta vão subindo.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por JCS » 22/7/2010 10:52

AlphaDraconisEP Escreveu:
Pensei que tinhas shortado a 4,3 o que já te estava a dar uma boa maquia :).

BT


Infelizmente não :? . Por enquanto o mercado está a ir contra a minha posição...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 10:12

pdcarrico Escreveu:Se cair não vou poder aumentar a minha exposição (a dimensão do meu curto património e o grau de risco não me permitem :(), mas também só venderei caso as minhas premissas de investimento mudem - caso por exemplo o euro suba muito, ou se ocorresse uma grande depressão no consumo de pasta ou se o problema de acesso ao crédito fosse tão grave a ponto de criar graves problemas de liquidez à empresa.


Na tua perspectiva de entrada é em tranches de 25% de cada vez? ou varia?

Na tua estratégia os CFDs estão fora de questão devido aos custo que tinhas de suportar para mante-los numa possibilidade de média/longo prazo ou estou errado?

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 10:08

JCS Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:
Mais uma perguntinha JCS, o stop criaste por análise técnica ou simplesmente o suficiente para não saires a perder?

BT


Costumo por o stop inicial normalmente no ultimo "swing high" nunca colocado em risco mais de 2% do capital por cada trade (pode ser menos). A quantidade a comprar depende da distância entre o valor de entrada e o stop inicial, por exemplo:

Imaginando que 2% do capital corresponde a €2000. A diferença entre o valor de entrada (€4,00) e o stop inicial (€4,34) são €0,34. A quantidade inicial a shortar (ou entrar longo caso fosse essa a intenção) seria de €2000/€0,34, o que daria uma posição de abertura de 5882 titulos. Quanto maior a distância do stop, menor a posição para manter o risco (e vice-versa). Os 2% podem ser ajustados para um valor inferior.

Como shortei a €4,00 só quando o stop estiver abaixo desse valor é que deixo de perder o valor colocado em risco o que por agora não acontece (espero que chegue a estar pois seria sinal que o trade correu bem)...

Cumprimentos

JCS


Obrigado JCS, percebi e creio que umas das minhas falhas passa por não ter calculado se podia aguentar até ao momento onde colocaria um STOP, apanhei um brutal susto quando numa das vezes me apercebi que não podia aguentar o prejuizo em causa, na realidade devia ter entrado com menos acções de acordo com a formula que tu indicaste.

Pensei que tinhas shortado a 4,3 o que já te estava a dar uma boa maquia :).

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 10:03

pdcarrico Escreveu:........... ganhar a sério em forex, e inclusivé passei a viver disso - de 2004 a 2007. Aliás por causa dessa actividade, resolvi mudar de vida e vim viver para o Brasil. ........


Já tinha pensado nisso :) o Brasil não me parece mal para viver ;)
Pode ser que um dia venhamos a ser vizinhos ;)

Mas tu ainda vives destes investimentos? ou 2007 passaste a ter outra actividade?

Não investe na bolsa brasileira?

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 21/7/2010 22:16

artista1939 Escreveu:Ei!!

Como e onde encontras tu estas pérolas? :shock:

Internet e São Google! Com uma leitura aqui outra ali começam-se a apanhar palavras chave, por exemplo:
hawkins wright
Terrachoice
europulp
foex

O link deste report é este:
http://bg.panlv.net/file2/2010/03/17/9c ... d96356.pdf
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por artista1939 » 21/7/2010 22:05

Ei!!

Como e onde encontras tu estas pérolas? :shock:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por pdcarrico » 21/7/2010 22:04

Já agora e para efeitos comparativos, os custos de produção em Portugal sempre foram mais altos que os do Brasil, para esse efeito muito contribuia a elevada produtividade florestal no Brasil e outros custos mais baixos, nomeadamente os de mão-de-obra e de alguns produtos químicos.

O custo dos terrenos no Brasil subiu muitíssimo (pressionando o custo das madeiras) e o nível de vida também. A associar a isso, o real valorizou-se de quase 4 (eur/brl) em 2005 para 2,3. Daqui para a frente é difícil estimar as taxas de câmbio, mas é natural que as taxas de crescimento internas continuem a captar investimentos que pressionam a alta do real.

Provavelmente daqui a algum tempo, o real poderá começar a desvalorizar porque já se registam défices volumosos nas transacções correntes Brasileiras. A questão é se o real não perder face ao euro, a competitividade da indústria de pasta em Portugal não ficaria atrás da Brasileira, ou seja uma forma de comparar valor entre indústrias é, para um padrão de custos similar, comparar a sua capacidade instalada, desde que não ocorra carência de base florestal (o que é problema crítico em Portugal).

Ora a altri vale 400 milhões de euros e pode produzir 900 mil ton/ano. A Fibria produz 6 vezes isso, mas vale em bolsa 13 vezes mais (12.100 milhões de reais ~ 5.280 milhões de euros), e ainda assim recebe a menção de top-pick nas empresas de recursos da América Latina. Há aqui um efeito de liquidez e de dimensão. A fibria é mais segura para se entrar e sair, mas ainda assim, se a altri fosse negociar ao mesmo rácio Cap.Inst/Cap.Bolsista valeria o dobro.

E nem mesmo o ponto fraco da altri (excesso de endividamento) é assim tão pior que a fibria. Na verdade o próprio custo da dívida (Kd) é maior na fibria do que com a altri, apesar de ser essencialmente em dólares.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 21/7/2010 21:27

A propósito da Goldman Sachs, encontrei uma nota de research deles para a fibria e suzano de Março deste ano. Tem lá uns insights sobre a evolução do preço da pasta que são bem mais optimistas do que o que havia encontrado antes. Estima que daqui a alguns anos teremos de novo preços a rondar os 700 dolares mas que no entretanto teremos um choque nos preços que poderiam chegar a 1000USD/ton. Na data do report o eur/brl valia 2,43, o usd/brl valia 1,77 (o mesmo que agora) e o eur/usd valia 1,36.

Talvez o pessimismo em relação à Portucel seja por causa da baixa lucratividade da parte do papel, ou então de março até agora, a goldman sachs mudou por completo as suas previsões para o mercado.

O relatório foi feito pouco depois do terramoto do Chile e talvez não incorpore com exactidão o tempo de paragem das fábricas Chilenas.

De qualquer forma, é um estudo que é bem interessante de ler até à página 9. Depois é mais específico para a fibria e suzano.
Anexos
research fibria suzano.pdf
(312.92 KiB) Transferido 932 Vezes
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por JCS » 21/7/2010 18:28

AlphaDraconisEP Escreveu:
Mais uma perguntinha JCS, o stop criaste por análise técnica ou simplesmente o suficiente para não saires a perder?

BT


Costumo por o stop inicial normalmente no ultimo "swing high" nunca colocado em risco mais de 2% do capital por cada trade (pode ser menos). A quantidade a comprar depende da distância entre o valor de entrada e o stop inicial, por exemplo:

Imaginando que 2% do capital corresponde a €2000. A diferença entre o valor de entrada (€4,00) e o stop inicial (€4,34) são €0,34. A quantidade inicial a shortar (ou entrar longo caso fosse essa a intenção) seria de €2000/€0,34, o que daria uma posição de abertura de 5882 titulos. Quanto maior a distância do stop, menor a posição para manter o risco (e vice-versa). Os 2% podem ser ajustados para um valor inferior.

Como shortei a €4,00 só quando o stop estiver abaixo desse valor é que deixo de perder o valor colocado em risco o que por agora não acontece (espero que chegue a estar pois seria sinal que o trade correu bem)...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por pdcarrico » 21/7/2010 18:19

AlphaDraconisEP Escreveu:Cada um tem a sua forma de investir, creio que realmente a maioria das pessoas aqui no forum segue AT, eu no meu caso gosto de tentar conciliar a AT com a AF. Mas para além de ser maçarico em termos de conhecimentos falta me também o descernimento para realizar friamente os trades :(.

Espero que a tua forma de estar no mercado te dê muitos e bons resultados para que com isso possas continuar a presentiar o caldeirão com as tuas analises. :mrgreen:

Eu tb espero! Mas nem sempre um bom analista é um bom trader.

Eu já negocio em mercados há 12/13 anos. Nos primeiros tempos experimentei de tudo - acções, opções, futuros, forex e nunca consegui ganhos consistentes. Só não negociei CFD's porque na altura não eram muito comuns.

Até 2003. Nessa altura comecei a ganhar a sério em forex, e inclusivé passei a viver disso - de 2004 a 2007. Aliás por causa dessa actividade, resolvi mudar de vida e vim viver para o Brasil. Só que os meus ganhos sempre foram com arbitragem - e como as firmas de forex estavam no início, dava para encontrar um monte de oportunidades por ineficiências dos operadores.

Mas a verdade é que nunca consegui ganhar de forma sistemática olhando para gráficos, nada contra AT mas sim com a minha relação com a AT, por isso só posso entrar da única forma que me dá algum conforto - que é esmiuçando a acção tratando-se de um negócio e procurar ver se o negócio é bom ou não.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 21/7/2010 18:04

pocoyo Escreveu:Olá mais uma vez,

Olá para ti tb ;)
pocoyo Escreveu:Gosto muito de te ler.

Ainda bem :)
pocoyo Escreveu:Mais uma pergunta, compras com a cotação a cair ou a subir.
Agora, mais descarado, quando compraste? :)

Já sabes, se estiver a ser chato...

Só comecei a negociar altri há pouco tempo.
Comprei a 4,55 no dia 3/5 (muito me lamentei por não ter esperado uns dias :()
Comprei a 4,10 no dia 5/5
Vendi a 4,23 no dia 6/5
Comprei a 4,07 no dia 6/5
Vendi a 4,28 no dia 10/5
Comprei a 4,22 no dia 13/5
Comprei a 3,99 no dia 19/5 (aqui cheguei a 100% do máximo que me permitia)
Vendi a 4,28 no dia 15/6
Comprei hoje a 4,04 (aqui cheguei a 100% do máximo que me permitia)
As quantidades parecem-me irrelevantes para a conversa, mas posso garantir-te de que sou um investidor pequenininho!

Se cair não vou poder aumentar a minha exposição (a dimensão do meu curto património e o grau de risco não me permitem :(), mas também só venderei caso as minhas premissas de investimento mudem - caso por exemplo o euro suba muito, ou se ocorresse uma grande depressão no consumo de pasta ou se o problema de acesso ao crédito fosse tão grave a ponto de criar graves problemas de liquidez à empresa.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 21/7/2010 17:47

pdcarrico Escreveu:
pocoyo Escreveu:Obrigado pela resposta.

Fiquei com uma curiosidade, quantas vezes compraste a Altri e a que valores?

Vou-te explicar porque digo isto, a Altri em termos fundamentais a partir de determinado valor, fica barata, mas mesmo assim pode continuar a cair, queria perceber como negoceias?

Se achares chato responderes a isto esquece.


Comprei altri de 3,9 até 4,6. Comprei em várias alturas, sendo que parte da posição (25%) eu assumo que é de longo prazo mas se me der um ganho de 5/10% eu vendo. O resto é de longo prazo mesmo, e não vendo a menos que algo aconteça que mude a minha forma de ver a acção. Se voltar a cair tento recomprar a mesma posição (25%). Mas na verdade tenho feito poucas transacções assim, sendo que tenho mantido uma posição permanente de 75% do máximo que aceitaria como aceitável.

Hoje mesmo recomprei os 25%, e estou com o máximo permitido de altri. Se subir para 4,2, eu aí vendo os tais 25%. Os outros 75% podem demorar o tal longo prazo. Se as acções não subirem e até descerem ... eu naturalmente vou ficar assustado, mas não tenho um stop. Vou tentar vasculhar toda a informação possível para perceber se uma queda abrupta teria ou não razão fundamental de ser. Aqui é como se tivesse comprado um negócio, que imagino que dê um retorno de X, ao fim de um tempo Y.

Imagina que tens um apartamento que compraste por investimento por 150 mil euros. O teu vizinho vende um igual por 100 mil. A tua primeira reacção é de susto. A segunda é perceber porque ele vendeu e se de facto o teu se desvalorizou. A análise tem é de ser fria.

Não há análises seguras. Cada um faz a sua, e tenta ter alguma coerência, frieza, ...

Quanto à altri ser barata ou cara, depende do avaliador e da premissa que ele aceita. Pela informação que eu tenho (que admito é insuficiente e nada privilegiada) e pela minha avaliação é uma acção barata a 3,5, a 4, a 4,5 e até mesmo a 5.

Aliás há bem pouco tempo deixei aqui um report da altri que sugeriria que esta deveria valer pelo menos o dobro, mas também é certo que nas circunstâncias de ano passado, eu não a compraria a 2 euros! Quem me diz que 2009 não regressa?


Cada um tem a sua forma de investir, creio que realmente a maioria das pessoas aqui no forum segue AT, eu no meu caso gosto de tentar conciliar a AT com a AF. Mas para além de ser maçarico em termos de conhecimentos falta me também o descernimento para realizar friamente os trades :(.

Espero que a tua forma de estar no mercado te dê muitos e bons resultados para que com isso possas continuar a presentiar o caldeirão com as tuas analises. :mrgreen:
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pocoyo » 21/7/2010 17:45

Olá mais uma vez,

Gosto muito de te ler.

Mais uma pergunta, compras com a cotação a cair ou a subir.
Agora, mais descarado, quando compraste? :)

Já sabes, se estiver a ser chato...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pdcarrico » 21/7/2010 17:36

pocoyo Escreveu:Obrigado pela resposta.

Fiquei com uma curiosidade, quantas vezes compraste a Altri e a que valores?

Vou-te explicar porque digo isto, a Altri em termos fundamentais a partir de determinado valor, fica barata, mas mesmo assim pode continuar a cair, queria perceber como negoceias?

Se achares chato responderes a isto esquece.


Comprei altri de 3,9 até 4,6. Comprei em várias alturas, sendo que parte da posição (25%) eu assumo que é de longo prazo mas se me der um ganho de 5/10% eu vendo. O resto é de longo prazo mesmo, e não vendo a menos que algo aconteça que mude a minha forma de ver a acção. Se voltar a cair tento recomprar a mesma posição (25%). Mas na verdade tenho feito poucas transacções assim, sendo que tenho mantido uma posição permanente de 75% do máximo que aceitaria como aceitável.

Hoje mesmo recomprei os 25%, e estou com o máximo permitido de altri. Se subir para 4,2, eu aí vendo os tais 25%. Os outros 75% podem demorar o tal longo prazo. Se as acções não subirem e até descerem ... eu naturalmente vou ficar assustado, mas não tenho um stop. Vou tentar vasculhar toda a informação possível para perceber se uma queda abrupta teria ou não razão fundamental de ser. Aqui é como se tivesse comprado um negócio, que imagino que dê um retorno de X, ao fim de um tempo Y.

Imagina que tens um apartamento que compraste por investimento por 150 mil euros. O teu vizinho vende um igual por 100 mil. A tua primeira reacção é de susto. A segunda é perceber porque ele vendeu e se de facto o teu se desvalorizou. A análise tem é de ser fria.

Não há análises seguras. Cada um faz a sua, e tenta ter alguma coerência, frieza, ...

Quanto à altri ser barata ou cara, depende do avaliador e da premissa que ele aceita. Pela informação que eu tenho (que admito é insuficiente e nada privilegiada) e pela minha avaliação é uma acção barata a 3,5, a 4, a 4,5 e até mesmo a 5.

Aliás há bem pouco tempo deixei aqui um report da altri que sugeriria que esta deveria valer pelo menos o dobro, mas também é certo que nas circunstâncias de ano passado, eu não a compraria a 2 euros! Quem me diz que 2009 não regressa?
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, iniciado1, Inácio Barreto, JAAMC, JoeP, maturidade, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PXYC, Sr.Marques, TheKuby e 446 visitantes