Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por epic bear » 29/7/2010 5:48

Novidades técnicas: A altri tem entrado nos últimos 9-10 dias de trading num período de consolidação, com os sinais do costume que este título já nos tem habituado, isto é uma lateralização quase sem volatilidade e um volume mais reduzido comparativamente ao período anterior. Relembro aos mais distraídos que a altri faz muito isto, antes de subir prepara-se ganhando folgo sob a forma de consolidações perfeitas.O estonteante arranque em Julho-Agosto de 2009 teve exactamente este sinal, assim como muitos outros (basta olhar para o gráfico para ver isto). Tendo em conta que a altri costuma ter uma correlação muito forte positiva com o comportamento do psi, é de esperar que se o psi entrar em recuperação a altri acompanhe com subidas violentas. Sendo que no psi estamos agora junto a uma resistência chave de curto prazo, os próximos dias serão importantíssimos para a altri. No entanto o período de consolidação ainda é curto, podendo não significar nada. Além disso, por agora a altri continua a apresentar-se bearish com uma LTD muito bem definida e um trading range de 3.7 a 4.4 euros no curto prazo (representando suporte e resistência de curto prazo).

A dica da consolidação é apenas um "rabisco".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 54
Registado: 28/5/2010 20:49

por pdcarrico » 28/7/2010 18:11

artista1939 Escreveu:Pedro, dessa noticia fiquei com as seguintes ideias:

- os produtores estão a pensar que a correcção de preços não vai ser tão aguda quanto aquela que antecipavam para agosto

- os compradores estão a comprar menos na expectativa da descida dos preços

- a Europa e os EUA são os que continuam a comprar em força

- os "treinadores de bancada" estão à espera que os chineses voltem a comprar

Ora bem, se a minha interpretação está correcta... estamos dentro de um "Waiting game" à espera de ver quem dá o primeiro passo e em que sentido... nada bom para cardíacos, portanto!


Amigo artista ... mais uns insights desses e passas a ser o analista de referência para a altri aqui no forum ;)

Concordo com o que disseste, com uma ressalva - os compradores não estão a comprar menos, eles tinham é expectativa de que as compras estivessem a cair.

Os Chineses são uma incógnita. Eu não consegui encontrar dados sobre os stocks na China, apenas das importações. O facto é que eles importaram muito em 2009 tendo em conta os valores de 2008. A média mensal de importações na China em 2008 foi de 790 mil toneladas; em 2009 foi de 1140 (44% mais). Talvez parte deste crescimento tenha sido de aumento no consumo e outra a constituição de stocks.

A média deste ano está 870, sendo que foi mais alta no 1º trimestre e agora está muito mais baixa - no último mês foi 760. Possivelmente consumiram em 2009 mais do que 2008 e agora talvez mais do que em 2009, mas se estão a comprar menos é porque provavelmente estão a "viver do stock" que conseguiram acumular no ano passado. Como não tenho nenhum dado sobre stocks ... tenho dificuldade em saber se as compras Chinesas continuarão a um nível mais baixo.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por artista1939 » 28/7/2010 17:47

Pedro, dessa noticia fiquei com as seguintes ideias:

- os produtores estão a pensar que a correcção de preços não vai ser tão aguda quanto aquela que antecipavam para agosto

- os compradores estão a comprar menos na expectativa da descida dos preços

- a Europa e os EUA são os que continuam a comprar em força

- os "treinadores de bancada" estão à espera que os chineses voltem a comprar

Ora bem, se a minha interpretação está correcta... estamos dentro de um "Waiting game" à espera de ver quem dá o primeiro passo e em que sentido... nada bom para cardíacos, portanto!
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por AlphaDraconisEP » 28/7/2010 16:06

pdcarrico Escreveu:
artista1939 Escreveu:Boas.

Estou muito verde nestas coisas. Por isso a minha postura neste momento é de assim que tenha 3% de mais valias face ao investido, saltar fora.

Se calhar vai ser este episódio que me vai fazer mudar o chip...


Amigo artista,

Primeira regra - estando muito verde, não entrar de cabeça!!!

Segunda regra - não comprar uma posição que dê um prejuízo potencial acima do que se pode suportar. A altri, como qualquer outra acção pode subir, mas antes vir abaixo, ou pode descer e antes vir acima. O meu conforto pode não ser o mesmo que o teu - isto é, eu sentiria conforto se a acção descesse 10/15% ou até mais desde que os pressupostos de mercado (cotação da pasta, capacidade instalada global, eur/usd, procura mundial, etc...) se mantivessem iguais. Mas se procuras um ganho de 3%, naturalmente vais sentir maior desconforto numa perda potencial de 15%.

Terceira regra - bolsa são opiniões ... tal como o futebol (já dizia Luciano d'Onofrio). E por haver opiniões diferentes é que há mercado. Ainda há uns dias a Goldman Sachs avaliou a Portucel em menos 40% do que havia avaliado antes, apesar disso a acção não caiu.

Quarta regra - definir o horizonte de investimento. Se é de curto prazo - que parece ser o de alguém que quer realizar uma mais valia de 3% - então guiar-se por elementos de curto prazo, que serão essencialmente técnicos. Eu não me dou bem com curto prazo - mas outros traders terão outra experiência.

Eu prefiro olhar para a altri como um negócio no qual eu tenho uma participação, tal como se eu tivesse uma mini-fábrica de pasta em casa. Os meus clientes chineses estão meio que a roer a corda e a comprar bem menos do que eu esperaria - a níveis bem abaixo de 2009 e ao nível de 2008, em contrapartida os meus clientes europeus e americanos continuam a comprar apesar do preço alto. E quase não me tem parado a pasta em stock.

Porque os Chineses andam a comprar menos? talvez porque tenham comprado muito no ano passado a preços baixos ou talvez porque gastem menos por causa do preço alto. A dúvida é se continuarei a vender bem ou não. E se o preço continua alto. Com 900 dólares a tonelada, eu ganho bastante, se baixar para 800, assim continuarei. Se baixasse para 500/600 ... eu ficaria muito aflito.


Adicionava mais uma regra, saber sempre qual o montante máximo que estás disposto a arriscar nesse trade e quando o atingires......, simplesmente sais.
O reverso da medalha é perderes tudos os ganhos num trade errado.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 28/7/2010 16:00

A propósito de perspectivas de preços futuros próximos, aqui fica uma notícia interessante que me deixa confundido em relação a uma micro-tendência de curto prazo.

É que, pensava eu, a reactivação de algumas unidades de produção associada à quebra na procura Chinesa, tivesse impacto no aumento de stocks de pasta disponibilizados na América e Europa.

Aliás, o efeito verão, com menor capacidade aberta de transformação de pasta deveria induzir a uma maior quantidade disponibilizada e não usada de pasta.

Mas os mercados são mesmo assim - um dia parecem prometer uma coisa, e logo depois surge outra.

www.risiinfo.com Escreveu:Producers: Global pulp stock decrease could mute price erosion

SAN FRANCISCO, July 27, 2010 (RISI) - Worldwide chemical market pulp producer inventories posted a surprising two days-of-supply decrease in June, the Pulp and Paper Products Council (PPPC) reported, reversing the prior month's rise and catching market participants who expected levels to rise off guard.

After the PPPC report this morning showed stocks closed June at 25 days-of-supply, producer sources said the results meant a price correction in North America during August could see a soft landing. That bucks expectations of some buyers who anticipate a period of monthly sharp pricing declines.

Bleached softwood kraft (BSK) inventories slipped one day-of-supply to close June at 21 days of stock. Bleached hardwood kraft (BHK) inventories dropped to 29 days-of-supply, down three days of stock and chopping down supplies that rose five days-of-supply in the prior month.

A contact at producer that ships pulp worldwide said the results didn't surprise because demand outside China -- which remains in a period of tepid shipments as the country's buyers try to pushback international prices -- remained strong.

Producer: ‘No dramatic price drop.' "Demand is still good in Europe and the US," said the producer source. "Nine out of 10 people in the pulp market think if prices are not going up they're going down and when it goes down it (does so) dramatically and quickly. My argument is this: The numbers show something different."

World-20 producer operating rates jumped to 96%, well above the 87% recorded in May as global shipments rose to 3.530 million tonnes. That was up 9% from May (291,000 tonnes), and down 0.9% from year-ago results of 3.562 million tonnes.

Robust deliveries to Western Europe of 1.317 million tonnes helped results overall. June shipments to Western Europe surged 9.9% from May and posted a 10.3% gain from the same time last year, when deliveries totaled 1.194 million tonnes.

Contacts have pointed to European fundamentals as the strongest among key global regions because the continent went into supply shock after a Chilean quake shuttered the country's industry. June's strong deliveries may have come as the supply pipeline finally opened back up to a normal flow.

Shipments to North America totaled 637,000 tonnes in June, gaining 5.8% month-over-month and 4.9% from June 2009 shipments of 607,000 tonnes.

Several producers of northern bleached softwood kraft (NBSK) announced $30/tonne price decreases in the USA, and one producer of northern bleached hardwood kraft (NBHK) set a $40/tonne decrease, all effective August 1.

US buyers push for August decrease. US buyer sources, who expressed surprise at the inventory decline given a sharp reversal in domestic spot prices since June, said they'd still push for a price drop on effective list prices next month.

One buyer contact believed June's inventory reversal was "a one-month blip" and said stocks would resume a rise when July results are reported because market erosion didn't fully emerge until July.

One factor that could prove decisive is how long buyers in China remain on the sidelines. World-20 shipments to the country totaled a paltry 538,000 tonnes in June, down 1.8% from May and a 26.6% decline from year-ago results of 733,000 tonnes.

International market pulp statistics include results from 20 countries and represent 80% of world capacity.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pdcarrico » 28/7/2010 15:49

artista1939 Escreveu:Boas.

Estou muito verde nestas coisas. Por isso a minha postura neste momento é de assim que tenha 3% de mais valias face ao investido, saltar fora.

Se calhar vai ser este episódio que me vai fazer mudar o chip...


Amigo artista,

Primeira regra - estando muito verde, não entrar de cabeça!!!

Segunda regra - não comprar uma posição que dê um prejuízo potencial acima do que se pode suportar. A altri, como qualquer outra acção pode subir, mas antes vir abaixo, ou pode descer e antes vir acima. O meu conforto pode não ser o mesmo que o teu - isto é, eu sentiria conforto se a acção descesse 10/15% ou até mais desde que os pressupostos de mercado (cotação da pasta, capacidade instalada global, eur/usd, procura mundial, etc...) se mantivessem iguais. Mas se procuras um ganho de 3%, naturalmente vais sentir maior desconforto numa perda potencial de 15%.

Terceira regra - bolsa são opiniões ... tal como o futebol (já dizia Luciano d'Onofrio). E por haver opiniões diferentes é que há mercado. Ainda há uns dias a Goldman Sachs avaliou a Portucel em menos 40% do que havia avaliado antes, apesar disso a acção não caiu.

Quarta regra - definir o horizonte de investimento. Se é de curto prazo - que parece ser o de alguém que quer realizar uma mais valia de 3% - então guiar-se por elementos de curto prazo, que serão essencialmente técnicos. Eu não me dou bem com curto prazo - mas outros traders terão outra experiência.

Eu prefiro olhar para a altri como um negócio no qual eu tenho uma participação, tal como se eu tivesse uma mini-fábrica de pasta em casa. Os meus clientes chineses estão meio que a roer a corda e a comprar bem menos do que eu esperaria - a níveis bem abaixo de 2009 e ao nível de 2008, em contrapartida os meus clientes europeus e americanos continuam a comprar apesar do preço alto. E quase não me tem parado a pasta em stock.

Porque os Chineses andam a comprar menos? talvez porque tenham comprado muito no ano passado a preços baixos ou talvez porque gastem menos por causa do preço alto. A dúvida é se continuarei a vender bem ou não. E se o preço continua alto. Com 900 dólares a tonelada, eu ganho bastante, se baixar para 800, assim continuarei. Se baixasse para 500/600 ... eu ficaria muito aflito.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por artista1939 » 28/7/2010 15:24

Boas.

Estou muito verde nestas coisas. Por isso a minha postura neste momento é de assim que tenha 3% de mais valias face ao investido, saltar fora.

Se calhar vai ser este episódio que me vai fazer mudar o chip...

PS: E a nivel temporal, o mais tempo que tive uma posição foi de um mês e não me senti muito confortável. Talvez seja uma questão de ganhar calo...
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por AlphaDraconisEP » 28/7/2010 15:15

pdcarrico Escreveu:
artista1939 Escreveu:Pedro, preciso da tua opinião sobre a Altri neste momento.

Não sei se devo assumir a perda e sair já, ou se devo aguentar mais um bocado.

Abraço e obrigado.

Caro artista,

Não me coloques uma responsabilidade de decisão de uma coisa assim ... :? ... nada se alterou nos pressupostos que motivam a minha análise e portanto eu não vejo motivos para sair. Se há coisa que procuro fazer na minha análise, é apresentar dados e procurar colocar cada um a pensar pela sua própria cabeça.

Diria até que os benefícios de uma subida do preço do papel, que afectam directamente a portucel, têm um efeito muito importante na altri, uma vez que com a sustentação em alta dos preços da papel fica mais viável que a pasta mantenha o preço alto, e com o preço da pasta sustentado acima dos actuais 900 dólares, a altri dará lucros extraordinários. A última cotação do foex foi 919,99 USD (ontem).

Para o trimestre, e admitindo laboração próxima da capacidade instalada, eu estimo que o lucro trimestral será 3x maior que o do 1º trimestre (provavelmente acima de 30 milhões).

Mas todos temos que entender que é uma acção dependente de questões difíceis de arbitrar - evolução do eur/usd e evolução do preço da pasta BEKP (que depende do consumo global e da capacidade instalada). E sobre essas apenas podemos fazer estimativas ... e se até o Soros se enganava, quem sou eu para me achar infalível.

Eu acho estranho que a altri não suba dos 4 euros, mesmo que o mercado esteja a subir, mas eu não posso falar daquilo que não sei. E eu não sei porque não sobe, ou também porque não desce, mas também não vou inventar sobre aquilo que não sei. Eu mantenho a minha posição porque continuo com a mesma expectativa que tinha antes, mas como já disse antes, eu comprei na expectativa de ganhar num prazo de algum tempo (talvez uns dois anos) e sem garantias de sucesso...

Abraço!



Não fala o pdcarrico mas opino eu que hoje estou cheio de bitaites :twisted: .

A ALTRI fez um máximo no dia 24Jun10 e outro no dia 9Jul10 sendo este último mais baixo que o primeiro e tendo em atenção que esta acção tecnicamente possui uma Resistência em 4,4€-4,6€ e Suporte nos 3,5€-3,7€ (Ulisses in http://videos.sapo.pt/I6imYPMKVdFUjTc4yyZv), deduz-se que no muito curto prazo estaria Bear (JCS em 21/7/2010 e rsacramento em 19/7/2010 pág 30 deste tópico).

Por isso pergunto-te qual a tua postura como investidor? isso e o montante que estás disposto a perder são critéios fundamentais.

Se por acaso citei alguém indevidamente avisem-me para corrigir.

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por artista1939 » 28/7/2010 15:07

Olá Pedro.
Não te preocupes quanto à responsabilidade porque todos sabemos como isto pode mudar de um dia para o outro e que estes debates são apenas um divulgar de opiniões e não um show de verdades absolutas.

A ideia que eu tinha era que o preço da pasta estava a cair e talvez por isso o valor da altri estar a declinar também, no entanto parece-me que a maior influência sobre esta acção é mesmo o ratio eur/usd..., já que o psi20 vai subindo, o preço da pasta continua em altas... só mesmo o valor do euro face ao dólar é que está a subir... e a altri a descer... não sei... como também não estou na posse da informação toda não pode dar certezas. Lá está... é a minha opinião apenas.

Acho que vou esperar até dia 25 de Agosto e ver como as coisas correm, rezando uns terços aqui e ali... :mrgreen:
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por pdcarrico » 28/7/2010 14:39

artista1939 Escreveu:Pedro, preciso da tua opinião sobre a Altri neste momento.

Não sei se devo assumir a perda e sair já, ou se devo aguentar mais um bocado.

Abraço e obrigado.

Caro artista,

Não me coloques uma responsabilidade de decisão de uma coisa assim ... :? ... nada se alterou nos pressupostos que motivam a minha análise e portanto eu não vejo motivos para sair. Se há coisa que procuro fazer na minha análise, é apresentar dados e procurar colocar cada um a pensar pela sua própria cabeça.

Diria até que os benefícios de uma subida do preço do papel, que afectam directamente a portucel, têm um efeito muito importante na altri, uma vez que com a sustentação em alta dos preços da papel fica mais viável que a pasta mantenha o preço alto, e com o preço da pasta sustentado acima dos actuais 900 dólares, a altri dará lucros extraordinários. A última cotação do foex foi 919,99 USD (ontem).

Para o trimestre, e admitindo laboração próxima da capacidade instalada, eu estimo que o lucro trimestral será 3x maior que o do 1º trimestre (provavelmente acima de 30 milhões).

Mas todos temos que entender que é uma acção dependente de questões difíceis de arbitrar - evolução do eur/usd e evolução do preço da pasta BEKP (que depende do consumo global e da capacidade instalada). E sobre essas apenas podemos fazer estimativas ... e se até o Soros se enganava, quem sou eu para me achar infalível.

Eu acho estranho que a altri não suba dos 4 euros, mesmo que o mercado esteja a subir, mas eu não posso falar daquilo que não sei. E eu não sei porque não sobe, ou também porque não desce, mas também não vou inventar sobre aquilo que não sei. Eu mantenho a minha posição porque continuo com a mesma expectativa que tinha antes, mas como já disse antes, eu comprei na expectativa de ganhar num prazo de algum tempo (talvez uns dois anos) e sem garantias de sucesso...

Abraço!
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 28/7/2010 14:10

AlphaDraconisEP Escreveu:Resultados do 1º Semestre de 2010
25 de Agosto (Quarta-feira)


Ainda falta para os resultados mas os analistas deverão começar a mandar analises brevemente.

Quer estejas curto queres estejas longo este momento de saida irá ser sempre doloroso no aspecto que ela tem vindo a marinar. O que realmente é muito estranho nesta acção pelo que tenho acompanhado.

Como a Portucel apresentou bons lucros é possivel que ALTRI venha também apresentar, aliás o que penso todo o setor, o que deverá afungentar mais os curtos.

Mas a opção de saires é só tua tal como os lucros/prejuizos adjacentes por isso analisa bem todos os factores e ....
Boa sorte.
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por Resina » 28/7/2010 13:59

artista1939 Escreveu:Certo, mas o indice tem estado a subir, e nos ultimos dias noto que a cotação da máxima diária da ALTRI tem vindo a descer... por isso estou um bocado receoso quanto à "tendencia de acompanhar o mercado".

Por acaso tens razão, eu tenho pensado nisso.
O mercado tem estado a subir ligeiramente e a Altri não tem reacção...
A Altri precisava era de vir abaixo ganhar uma força para depois subir....
O dia de hoje não deve ser ideal para entrar, uma vez que os resultados estão para sair. O melhor será esperar que eles saiam. Não sei quais são as previsões, nas não tendo essa informação seria de esperar pela saida da mesma.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por artista1939 » 28/7/2010 13:56

Certo, mas o indice tem estado a subir, e nos ultimos dias noto que a cotação da máxima diária da ALTRI tem vindo a descer... por isso estou um bocado receoso quanto à "tendencia de acompanhar o mercado".
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por Resina » 28/7/2010 13:51

artista1939 Escreveu:Pedro, preciso da tua opinião sobre a Altri neste momento.

Não sei se devo assumir a perda e sair já, ou se devo aguentar mais um bocado.

Abraço e obrigado.

Enquanto a Altri não sair do marasmo, eu se tivesse dentro mantinha a minha posição.
Uma vez que estamos em momentos de incerteza, é dificil determinar o caminho da Altri, até porque ela normalmente segue o mercado... Se o mercado for de subidas, a Altri vai atrás e se for preciso sobe a valer...
Eu costumo acompanhar a Altri, saí a uns centimos acima, e ainda não consegui encontrar o ponto optimo de entrada que me inspire confiança
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por artista1939 » 28/7/2010 13:46

Pedro, preciso da tua opinião sobre a Altri neste momento.

Não sei se devo assumir a perda e sair já, ou se devo aguentar mais um bocado.

Abraço e obrigado.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por AlphaDraconisEP » 26/7/2010 21:03

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:Qual a expressão da ILIM no mercado?

BT


A Ilim produz 1,5 milhões de toneladas de pasta. Não te sei precisar os montantes de BHK e BSK, mas dentro da BHK (hardwood - de madeira de alta densidade) não produzem pasta de eucalipto (BEK). A Ilim é o maior produtor russo - na Rússia produzir-se-ão 2,5 milhões de toneladas.

A produção mundial de pasta (BHK e BSK) é próxima a 50 milhões de toneladas. Ou seja 1,5 milhões de toneladas equivalem a 3% do mercado global.

Na China consome-se 1/4 da produção mundial e na Europa 35-40%.


Merci :)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 26/7/2010 18:18

AlphaDraconisEP Escreveu:Qual a expressão da ILIM no mercado?

BT


A Ilim produz 1,5 milhões de toneladas de pasta. Não te sei precisar os montantes de BHK e BSK, mas dentro da BHK (hardwood - de madeira de alta densidade) não produzem pasta de eucalipto (BEK). A Ilim é o maior produtor russo - na Rússia produzir-se-ão 2,5 milhões de toneladas.

A produção mundial de pasta (BHK e BSK) é próxima a 50 milhões de toneladas. Ou seja 1,5 milhões de toneladas equivalem a 3% do mercado global.

Na China consome-se 1/4 da produção mundial e na Europa 35-40%.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 26/7/2010 17:38

Resultados do 1º Semestre de 2010
25 de Agosto (Quarta-feira)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por AlphaDraconisEP » 26/7/2010 11:01

pdcarrico Escreveu:Ontem lia umas notícias de um news provider (www.risiinfo.com) da indústria florestal e vi lá uns insights interessantes sobre esta questão da correcção de preços na China de que falávamos há uns posts atrás.

Quando ocorreu o terramoto no Chile, que tem duas das maiores produtoras de pasta - a CMPC e a Arauco - e que vendem muito para o Chile, houve um panic buying na China por medo de não haver abastecimento suficiente.

As entregas são feitas num mercado onde nem sempre os preços são rigorosos e por isso a valia da informação do preço médio do foex.

Voltando à China, muitos compradores, traders e consumidores de pasta (fábricas), compraram e stockaram quantidades que não terão sido imediatamente consumidas, e que talvez escapem aos inventários oficiais. A ideia de alguns traders era a de ter margem de manobra, com stocks próprios, de ganhar dinheiro com a carência de pasta.

A reconstituição da capacidade produtiva no Chile e o boom nos preços, associada à expectativa de entrada em funcionamento de uma unidade da APRIL de 1 milhão ton/ano de BHKP, que inclusivamente antecipou o início oficial da produção comercial fez com que os importadores Chineses começassem a torcer o nariz a mais pasta e a pedir maiores descontos. A própria APRIL, vendo a redução de preços, atrasou o início das operações por dois meses.

Arauco, Fibria e Suzano terão já corrigido os preços de lista de 830 para 780 USD para a BHKP. E um produtor Russo, a Ilim, foi ainda mais agressivo e começou este mês a dar descontos de 160USD na BHKP (preço final de 680USD).

Provavelmente esta correcção de preços deverá fazer o preço baixar na Europa e EUA onde continua acima de 900 USD.

No essencial, os aspectos fundamentais até 2013 continuam iguais, havendo muito pouca capacidade produtiva a ser aberta, por oposição a um crescimento de procura de pasta. Mas no curto prazo, esse arrefecimento nas importações Chinesas pode corrigir um pouco os preços.

Verifiquei que pouca gente baixou o report que aqui deixei da Goldman Sachs. Aconselho a leitura - é interessante para se perceberem os drivers que motivam a variação de preços na pasta.


Qual a expressão da ILIM no mercado?

BT
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

Altri

por bolsa » 26/7/2010 9:39

Dada a dimensão do nosso país subir ao top ten é obra.....

http://economico.sapo.pt/noticias/altri ... 95393.html

Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por pdcarrico » 23/7/2010 14:46

Ontem lia umas notícias de um news provider (www.risiinfo.com) da indústria florestal e vi lá uns insights interessantes sobre esta questão da correcção de preços na China de que falávamos há uns posts atrás.

Quando ocorreu o terramoto no Chile, que tem duas das maiores produtoras de pasta - a CMPC e a Arauco - e que vendem muito para o Chile, houve um panic buying na China por medo de não haver abastecimento suficiente.

As entregas são feitas num mercado onde nem sempre os preços são rigorosos e por isso a valia da informação do preço médio do foex.

Voltando à China, muitos compradores, traders e consumidores de pasta (fábricas), compraram e stockaram quantidades que não terão sido imediatamente consumidas, e que talvez escapem aos inventários oficiais. A ideia de alguns traders era a de ter margem de manobra, com stocks próprios, de ganhar dinheiro com a carência de pasta.

A reconstituição da capacidade produtiva no Chile e o boom nos preços, associada à expectativa de entrada em funcionamento de uma unidade da APRIL de 1 milhão ton/ano de BHKP, que inclusivamente antecipou o início oficial da produção comercial fez com que os importadores Chineses começassem a torcer o nariz a mais pasta e a pedir maiores descontos. A própria APRIL, vendo a redução de preços, atrasou o início das operações por dois meses.

Arauco, Fibria e Suzano terão já corrigido os preços de lista de 830 para 780 USD para a BHKP. E um produtor Russo, a Ilim, foi ainda mais agressivo e começou este mês a dar descontos de 160USD na BHKP (preço final de 680USD).

Provavelmente esta correcção de preços deverá fazer o preço baixar na Europa e EUA onde continua acima de 900 USD.

No essencial, os aspectos fundamentais até 2013 continuam iguais, havendo muito pouca capacidade produtiva a ser aberta, por oposição a um crescimento de procura de pasta. Mas no curto prazo, esse arrefecimento nas importações Chinesas pode corrigir um pouco os preços.

Verifiquei que pouca gente baixou o report que aqui deixei da Goldman Sachs. Aconselho a leitura - é interessante para se perceberem os drivers que motivam a variação de preços na pasta.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 23/7/2010 14:32

pdcarrico Escreveu:.............. logo será corrigido.

Infelizmente :(


Quanto mais tarde melhor ;)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 23/7/2010 14:26

AlphaDraconisEP Escreveu:Grande galinha dos ovos de ouro :) pena ter terminado :(.
Mas não dá para continuares com outras moedas???

Eu trabalhei com outros modelos que implicavam usar outras moedas. Este exemplo que te dei foi só o último. E apenas o usei nos últimos meses.

Antes disso, trabalhei pelo menos com quatro tipos de modelo de investimento com a estratégia de arbitragem. Mas é como dizia antes, é um método óptimo com retorno garantido, mas como se baseia em uma ineficiência, logo será corrigido.

Infelizmente :(
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 20:04

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:
pdcarrico Escreveu:........... ganhar a sério em forex, e inclusivé passei a viver disso - de 2004 a 2007. Aliás por causa dessa actividade, resolvi mudar de vida e vim viver para o Brasil. ........


Já tinha pensado nisso :) o Brasil não me parece mal para viver ;)
Pode ser que um dia venhamos a ser vizinhos ;)

Quando vieres, eu dou-te uma consultoria grátis sobre onde ir ;)


Combinado ;).

pdcarrico Escreveu:
AlphaDraconisEP Escreveu:Mas tu ainda vives destes investimentos? ou 2007 passaste a ter outra actividade?

Não investe na bolsa brasileira?

BT

Não. A arbitragem é óptima porque cria oportunidades de negócio com lucro sem que se corra risco de variação de preço no activo. Acontece que só existe quando o mercado é ineficiente. E como tal acontece de forma sempre temporária - mais tarde ou mais cedo, a festa acaba. Para mim acabou em 2007.

Ainda assim para mim foi óptimo porque fui conseguindo trabalhar vários tipos de arbitragem (um a seguir ao outro) que me permitiu manter, durante 3 anos, uma vida muito boa, e durante esse tempo consegui poupar para poder ficar um tempo sem actividade.

O último modelo de arbitragem com que trabalhei (antes deste experimentei outros) tinha que ver com diferentes horas de overnight em três operadores. Comprava USD contra JPY num operador e vendia igual quantidade noutro. No primeiro o rollover vinha mais cedo e eu recebia os juros da swap rate do USD/JPY sem que tivesse de pagar no segundo (porque para este ainda não tinha vindo a hora do rollover). Fazia isso com três operadores e com seis operações (cruzadas duas a duas). Quando a taxa de juro nos EUA e se aproximou da do Japão deixou de ser rentável fazer esta operação por causa dos spreads de negociação.

Grande galinha dos ovos de ouro :) pena ter terminado :(.
Mas não dá para continuares com outras moedas???

pdcarrico Escreveu:...., e agora reparto o meu tempo entre fazer umas análises, mandar uns bitaites aqui no forum, e fazer a lida da casa ;)


Pois uma vida muito invejada :) pois não tens de trabalhar nas obras, estar a mando de ninguém (apenas da tua mulher se não limpares bem o pó ;)) e ainda tens tempo livre a tua disposição. Aposto que muita gente até trocava contigo na boa :)
Vive uma vida de cada vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 428
Registado: 17/5/2010 18:24
Localização: Lx

por pdcarrico » 22/7/2010 15:50

pocoyo Escreveu:Ok,

Muito obrigado pelas respostas.

de nada ;)
pocoyo Escreveu:PS. Grande entrevista que tens dado por aqui.

:)
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, Goya777, hbsilva, Jonas74, nfaz, Phil2014, simvale e 380 visitantes