Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 19/9/2017 0:06

Ulisses a Altri a 3,70 estava com um PER de 9 pelas minhas contas. Referi umas paginas atras. Já para nao falar do dividend yield que seria se cotasse a 3 euros. Para mim impensavel.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 18/9/2017 19:00

Salvador, mas qual é a tua opinião ou os teus argumentos?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 18/9/2017 18:57

Esta semana está nos 4.20.

Ainda estou para perceber como alguns avaliavam a ALTRI em 3 euros, mas cada um sabe de si.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por Ex-est » 18/9/2017 12:31

Ex-est Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:"BPI eleva avaliação da Navigator e corta a da Altri

“A Altri é a empresa ibérica com a maior exposição à volatilidade do dólar”, o que justifica a revisão em baixa das estimativas para a empresa. Já a Navigator vai beneficiar do aumento dos preços da matéria-prima"

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Uma contradição patética, que não tem pés nem cabeça, mas eu sei bem o que te está a arder...

Mas tem cuidado, que pode arder ainda mais!!! :wall:
 
Mensagens: 84
Registado: 10/5/2015 11:01

Re: Altri - Tópico Geral

por Ex-est » 18/9/2017 12:29

EAGLETRADER20 Escreveu:"BPI eleva avaliação da Navigator e corta a da Altri

“A Altri é a empresa ibérica com a maior exposição à volatilidade do dólar”, o que justifica a revisão em baixa das estimativas para a empresa. Já a Navigator vai beneficiar do aumento dos preços da matéria-prima"

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques

Uma contradição patética, que não tem pés nem cabeça, mas eu sei bem o que te está a arder...
 
Mensagens: 84
Registado: 10/5/2015 11:01

Re: Altri - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 18/9/2017 12:03

"BPI eleva avaliação da Navigator e corta a da Altri

“A Altri é a empresa ibérica com a maior exposição à volatilidade do dólar”, o que justifica a revisão em baixa das estimativas para a empresa. Já a Navigator vai beneficiar do aumento dos preços da matéria-prima"

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 18/9/2017 9:58

Já contrariou....
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por ricardmag » 13/9/2017 21:40

Porreiro era o preço contrariar a média de curto prazo.

Cumprimentos

ALTRI SGPS.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Altri - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 13/9/2017 17:06

JohnyRobaz Escreveu:Tecnicamente, acho que esta zona dos 3.60-3.65 pode segurar o preço, até porque é mais ou menos a projecção da queda devida à quebra do suporte dos 4€. Senão só pára nos 3€. Entrei com uma pequena posição longa, stop apertado abaixo do suporte, veremos no que dá. 8-)


Mais limpinho que isto é difícil... O gráfico diz tudo. 8-)
Anexos
altri.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 13/9/2017 16:31

salvador_guru Escreveu:Após vários dias a cotar abaixo dos 3.70 e acima do suporte dos 3.60, hoje a dar sinais de inicio de inversão de tendência de cp.



A meu ver inversao confirmada com cotação acima de 3.76.


Abaixo dos 3,50-3.60 não será este ano, tal como tenho referido nos posts atrás.


Bons negócios.



Boa tarde, na minha opinião, confirmou-se hoje a inversão.

Tudo preparado para voltar a cotar acima dos 4 euros.

Bons negócios.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 13/9/2017 14:32

Boas colegas, vejo aqui a malta a falar em 3€ humm... não me parece mas...

Este movimento descendente (para mim corretivo) aliviou.
O OBV está bastante forte o que significa que a malta não se está a desfazer do titulo. Diria a avaliar pelo gráfico, que a probabilidade de romper máximo histórico é maior do que continuar a corrigir.
Nos timeframes menores a acumulação continua.

Parabéns a quem entrou por estes valores :wink:
Anexos
chart (1).png
semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Altri - Tópico Geral

por Thoth » 12/9/2017 10:32

Estive a dar uma vista de olhos no relatório e contas 2016 e destaco o seguinte em relação ao câmbio

Risco de Taxa de Câmbio
Efectuando um elevado volume de transacções com entidades não residentes e fixadas em
moeda diferente de Euro, a variação de taxa de câmbio poderá ter um impacto relevante sobre a
performance do Grupo. Deste modo, sempre que considerado necessário, o Grupo procura efectuar
uma cobertura da sua exposição à variabilidade da taxa de câmbio através da contratação
de instrumentos financeiros derivados para reduzir a volatilidade dos seus resultados.


As diferenças entre o custo de aquisição dos investimentos em filiais sedeadas no estrangeiro
e o justo valor dos activos e passivos identificáveis dessas filiais à data da sua aquisição, são
registadas na moeda de reporte dessas filiais, sendo convertidas para a moeda de reporte do
Grupo (Euro) à taxa de câmbio em vigor na data de balanço. As diferenças cambiais geradas
nessa conversão são registadas na rubrica “Reservas de conversão” incluída na rubrica “Outras
reservas”.


Os activos e passivos das demonstrações financeiras de entidades estrangeiras incluídas na
consolidação são convertidos para Euros utilizando as taxas de câmbio à data da demonstração
da posição financeira e os custos e proveitos bem como os fluxos de caixa são convertidos para
Euros utilizando a taxa de câmbio média verificada no exercício. A diferença cambial resultante é
registada na rubrica de capitais próprios “Reservas de conversão”.

O valor do goodwill e ajustamentos de justo valor resultantes da aquisição de entidades estrangeiras
são tratados como activos e passivos dessa entidade e transpostos para Euros de acordo
com a taxa de câmbio em vigor no final do exercício


O Grupo Altri utiliza instrumentos derivados na gestão dos seus riscos financeiros como forma
de garantir a cobertura desses riscos, não sendo utilizados instrumentos derivados com o objectivo
de negociação.
Os instrumentos derivados utilizados pelo Grupo definidos como instrumentos de cobertura de
fluxos de caixa respeitam a instrumentos de cobertura de taxa de juro de empréstimos obtidos,
de taxa de câmbio, bem como de cobertura do preço da pasta. Os indexantes, as convenções
de cálculo, as datas de refixação das taxas de juro e os planos de reembolso dos instrumentos
de cobertura de taxa de juro são em tudo idênticos às condições estabelecidas para os empréstimos
subjacentes contratados, pelo que configuram relações perfeitas de cobertura. Os
índices de preços aos quais estão indexados os contratos de futuros de cobertura do preço da
pasta, são os mais utilizados pelas empresas do Grupo como referencial do preço de venda
da sua pasta.


Todos os activos e passivos expressos em moeda estrangeira foram convertidos para Euros
utilizando as taxas de câmbio oficiais vigentes à data da demonstração da posição financeira.
As diferenças de câmbio, favoráveis e desfavoráveis, originadas pelas diferenças entre as taxas
de câmbio em vigor na data das transacções e as vigentes na data das cobranças, pagamentos
ou à data da demonstração da posição financeira, dessas mesmas transacções, são registadas
como proveitos e custos na demonstração consolidada dos resultados do exercício, excepto as
relativas a valores não monetários cuja variação de justo valor seja registada directamente em
capital próprio.


Revestem-se de particular importância no âmbito da gestão de risco de mercado o risco de taxa
de juro, o risco de taxa de câmbio, o risco da variabilidade nos preços de commodities e os riscos
relacionados com a gestão florestal e produção de eucalipto.
O Grupo, quando entende necessário, utiliza instrumentos derivados na gestão dos seus riscos
de mercado a que está exposto como forma de garantir a sua cobertura, não sendo utilizados
instrumentos derivados com o objectivo de negociação ou especulação.


Risco de taxa de câmbio
O Grupo está exposto ao risco de taxa de câmbio nas transacções relativas a vendas de produtos
acabados em mercados internacionais em moeda diferente do Euro.
Sempre que o Conselho de Administração considere necessário, para reduzir a volatilidade
dos seus resultados à variabilidade das taxas de câmbio, a exposição é controlada através de
um programa de compra de divisas a prazo (forwards) ou de outros instrumentos derivados
de taxa de câmbio


O Conselho de Administração do Grupo entende que eventuais alterações da taxa de câmbio
não terão um efeito significativo sobre as demonstrações financeiras consolidadas quer pela
dimensão dos activos e passivos expressos em moeda estrangeira, quer pela reduzida maturidade
dos mesmos


Conforme indicado na Nota 2.4) a) ii), em 31 de Dezembro de 2016 e de 2015 os saldos de caixa e
equivalentes em moeda diferente do Euro ascendem a 7.550.702 Euros e 7.999.537 Euros, respectivamente.
Dado que estes montantes correspondem a depósitos à ordem que são constantemente
movimentados, os efeitos resultantes de alterações de taxas de câmbio sobre caixa e seus equivalentes
detidos no início e no fim dos exercícios de 2016 e 2015 para efeito da demonstração dos
fluxos de caixa são imateriais


Em 31 de Dezembro de 2016 e de 2015 as empresas do Grupo Altri tinham em vigor contratos relativos
a instrumentos financeiros derivados associados a cobertura das variações da taxa de juro e
em 31 de Dezembro de 2016 têm em vigor contratos relativos a instrumentos financeiros derivados associados a cobertura da variação da taxa de câmbio, sendo esses instrumentos registados de
acordo com o seu justo valor.
As empresas do Grupo Altri apenas utilizam derivados para cobertura de fluxos de caixa associados
às operações geradas pela sua actividade


A Altri utiliza derivados de taxa de câmbio, fundamentalmente, de forma a efectuar a cobertura
de fluxos de caixa futuros. Desta forma, a Altri, durante o exercício de 2016, contratou “opções” e “forwards” de taxa de câmbio de dólares dos Estados Unidos, de forma a gerir o risco de taxa de
câmbio a que está exposta.
Relativamente às opções, o Grupo contratou opções de venda e de compra de estilo europeu
sobre o dólar dos Estados Unidos, na razão de USD 10 milhões por mês para o 1.º e 2º semestre
de 2017 e 2018


A Altri, durante o exercício de 2016, contratou “opções” de taxa de câmbio sobre dólares
dos Estados Unidos, junto de instituições financeiras com o objectivo de transferir a referida
posição para a sua subsidiária Celbi, de forma àquela empresa efectuar a cobertura
de fluxos de caixa futuros e gerir o risco de taxa de câmbio a que está exposta nas suas
operações. A necessidade de a Empresa actuar como intermediário resulta do seu maior
peso e visibilidade junto dos mercados financeiros. Deste modo, em 31 de Dezembro
de 2016, as rubricas do activo corrente e não corrente “Outros activos financeiros” inclui
uma posição simétrica à que se encontra registada em “Instrumentos derivados” como
consequência da transferência da posição nos derivados contratados para a Celbi
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 12/9/2017 10:07

_Noah Escreveu:SFT ouve lá, então e o petróleo!!!! :mrgreen: :mrgreen:

SFT, vens falar nas obras em Moçambique!!! E, na afectação real.... :mrgreen: E, em balanços :lol:

SFT, mais uma coisa, este lugar aqui fala-se sobre a mota?

A ME, como outras, está sobrevalorizada, a ME, como outras..... vão vir

EDIT - APENAS PARA TERMINAR E FALAR DA ALTRI - VIRÁ ALI TOCAR O GRANDE SUPORTE DOS € 3,00 - DÁ-LHE 30-45 DIAS :lol:

_Noah



Acho piada que alguns acham a MOTA sobrevalorizada, quando o mercado não faz outra coisa senão contrariá-los.

Em relação a ALTRI, o fundo de CP foi atingido nos 3.62.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 12/9/2017 8:10

Tanto me faz que vá aos 3 EUR como aos 30 EUR.

Teoricamente, que eu tenha reparado várias vezes, quando há um bull divergence numa zona de suporte a acção sobe bem.

chart (26).png
Altri


Se depois vai aos 3 EUR, não sei.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 12/9/2017 0:33

Também acredito que ate final de Outubro a ALTRI não escapa a vir testar o grande suporte dos 3 euros .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Altri - Tópico Geral

por _Noah » 12/9/2017 0:02

SFT ouve lá, então e o petróleo!!!! :mrgreen: :mrgreen:

SFT, vens falar nas obras em Moçambique!!! E, na afectação real.... :mrgreen: E, em balanços :lol:

SFT, mais uma coisa, este lugar aqui fala-se sobre a mota?

A ME, como outras, está sobrevalorizada, a ME, como outras..... vão vir

EDIT - APENAS PARA TERMINAR E FALAR DA ALTRI - VIRÁ ALI TOCAR O GRANDE SUPORTE DOS € 3,00 - DÁ-LHE 30-45 DIAS :lol:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Altri - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 21:22

Eu como bot inteligente , trato por tu, a NCRF 19 de contratos de construção e os coeficientes de acabamento e de imputação e os métodos da percentagem de acabamento, as fases de acabamento, o método do lucro nulo etç, e a NCRF 20 do redito.
Até podemos discutir em pormenor as 28 NCRF , IFRS, IAS e tudo o mais necessário.
Ativos impostos diferidos , Passivos por impostos diferidos , NCRF2 Fluxos de caixa . DCF.
São todas matérias familiares , talvez não aos bots.


O mercado não vive da nota 35. Vive da perceção do mercado e isso não +e uma bojarda , ´+e a realidade .

Eu sei olhar para as contas da MOTA e embora este não seja o tópico da MOTA ( Vem já alguém reclamar ).

O facto é que há 3 anos consecutivos sem extraordinários , os resultados operacionais são diminutos ou negativos e isto é uma questão estrutural e não pontual .
E já há vários anos que ganha obras de milhares de milhões .
O problema é que obras de milhares de milhões deixam lucros diminutos e divida come a maior parte dos resultados .
É por isso que euforia com obras gigantes não se justifica porque depois "aquilo com que se compram os melões ", não fica quase nada em resultados e criação de riqueza na empresa .

Os bots não conhecem este termo "aquilo com que se compram os melões ",

.

E independentemente do que digam eu não vou mudar a minha opinião sobre resultados da MOTA porque conheço bem os fundamentais e o resultados liquido que fica nas contas independente de todas as possíveis desculpas .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 11/9/2017 21:04

Eagle, já foste ver a nota 35?

E continuas a mandar bojardas.

A Mota tem o resultado que tem, mesmo com os contratos que tem, porque o rédito da Mota é reconhecido de acordo com o método da percentagem de acabamento, ou seja, sem a obra iniciar não há rédito... E os contratos não marcam o princípio das obras...

São este tipo de erros básicos que apanho nas tuas intervenções.

Eu percebo que é fácil meter aí gráficos, dizer que o suporte é inferior à resistência e que o dólar cai, se não estiver a subir ou antes pelo contrário.

Aproveito para te dizer que, durante as tuas férias, cheguei a pensar que fosses um bot aqui do fórum para entreter a malta. Não leves a mal. Reparo agora que as tuas intervenções começam depois do horário do expediente. Os bots não têm horários.

Espero é que a malta, que lê o que escreves, questione.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 20:04

SFT Escreveu:Vocês já ouviram falar de "instrumentos financeiros derivados associados a cobertura da variação da taxa de câmbio"?

Vejam a nota 35 do relatório e contas de 2016 e depois venham falar do câmbio...


Não é por acaso que subidas mais fortes foram ALTRI NVG SEM . E não só esta .

Porque mercado sabe que papeleiras têm receitas em dólares e custos em euros , independente depois do impacto real exacto nas contas no final do trimestre , que acredito tem impacto mas desconheço o numero real .

Na minha modesta opinião interessa mais a perceção que o mercado tem , do que a % real de impacto.

É a mesma coisa que a MOTA há vários anos ganha obras de milhares de milhões e depois tem resultados minúsculos de 5 Milhões .

Mas quando anunciam obras mercado entra em extase com números de milhares de milhões ás vezes com subidas de 7%. É a perceção do momento que interessa .

E aquilo espremido dá lucros de 5 milhões . :lol:

A meu ver muitas vezes e neste caso concreto é mais uma questão da perceção do mercado do que o impacto real quantificado no momento .

E acredito que o facto de papeleiras serem as que mais ganharam hoje se deveu ao recuo do euro .
De resto grosso modo os fundamentais não se alteram, nada de uma semana para a outra .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Altri - Tópico Geral

por SFT » 11/9/2017 19:55

Vocês já ouviram falar de "instrumentos financeiros derivados associados a cobertura da variação da taxa de câmbio"?

Vejam a nota 35 do relatório e contas de 2016 e depois venham falar do câmbio...
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 11/9/2017 15:43

Com ou sem Euro a 3.60 a Altri está barata a nivel fundamental.

A questão é essa.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 11/9/2017 15:34

Sim se o euro derrapar a altri pode acentuar. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Altri - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 11/9/2017 15:22

Queda do euro abaixo de 1.20 , e dos níveis mais elevados recentes, provavelmente a beneficiar as papeleiras .
Vamos ver como evolui EUR próximos dias
Anexos
eur usd 1109.PNG
eur usd 1109.PNG (31.36 KiB) Visualizado 7420 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Altri - Tópico Geral

por salvador_guru » 11/9/2017 14:40

Após vários dias a cotar abaixo dos 3.70 e acima do suporte dos 3.60, hoje a dar sinais de inicio de inversão de tendência de cp.



A meu ver inversao confirmada com cotação acima de 3.76.


Abaixo dos 3,50-3.60 não será este ano, tal como tenho referido nos posts atrás.


Bons negócios.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Altri - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/9/2017 16:27

EAGLETRADER20 Escreveu:
_x_ Escreveu:Poderá neste período ter esta cotada uma tendência descendente ainda mais difícil :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


É para não ferir algumas sensibilidades longas no fórum ( evito usar expressões mais fortes :mrgreen: )


Por mim, não te inibas... :-"

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2889
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Crissssx, Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, Jonas74, PIKAS e 275 visitantes