Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Morgan sobre BCP - fair value a 1.40..quem dá menos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por **** » 25/2/2003 14:34

Se quem comprou hoje está satisfeito ou não, não sei... o que eu sei é que os tipos já vão em 21 aumentos de capital (salvo erro) e não se espera que este sirva para crescer, mas sim para tapar buracos. Quanto à recuperação da última apresentação de resultados, agora não existem convertíveis com preço por formar, já não dá para meter mais acções nos fundos de pensões, a Teixeira Duarte já não quer mais acções (presumo eu...), etc. No entanto, muita da venda instituional já deve ter sido feita. Esperemos por cenas dos próximos capitulos.

Metendo a colherada...

por u2u » 25/2/2003 14:15

Esta discussão em torno do grande tombo do BCP faz-me lembrar a situação em 23 de Outubro. Uma fortíssima queda, tudos diziam cobras e lagartos da dita e depois veio encetar uma recuperação bastante interessante.
Não duvido que a situação que este aumento de capital veio trazer não dá sinais de muito boa saúde, mas todos nós sabemos que no meio da tempestade e do pânico que se cria, há quem se aproveita da situação. Achei estranho que ontem já se escrevia que o BCP hoje iria ajustar aos 1,57, contabilizando nisto o dividendo deste ano (que coisa esquisita e o que aconteceria no primeiro dia de ex-dividendo?). Depois aparecem todas e mais alguns a mandarem preços-alvo próximos de 1,60. Ou seja, quem correu a vender com aquela abertura horrível foi "papado" (passe a expressão) por mãos fortes que, neste momentom, devem estar a esfregar as mãos de satisfeitos.
Pode ser que a história de Outubro não se repita, mas não me admiraria nada. Num dia como o de hoje, não é possível tirar (ainda) ilações para o futuro desta acção.

Abraços

u2u

Registado: 4/11/2002 22:17

por MozHawk » 25/2/2003 14:13

Ulisses,

Só o BES fez um aumento de 50% do capital o ano passado (50% por incorporação de reservas e 50% por subscrição reservada a accionistas)!

O BPI, por seu lado, fez um aumento de 17.7%. Mais modesto, sem dúvida. Mas é preciso ver quais os objectivos dos sucessivos aumentos de capital.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Ulisses Pereira » 25/2/2003 13:50

Moz,

Não tenho aqui números para te rsponder com certezas, mas puxando pela memória, não me recordo do BPI e do BES terem feito esta quantidade enorme de aumentos de capital nos últimos anos. A minha memória é fraca, mas geralmente lembro-me dos aumentos de capital pela correcção que tenho que fazer na minha base de dados. :)

Quem o puxou? Alguns compradores. O maior banco português terá sempre interessados, tal como tinha nos 2 euros, nos 3, nos 4.... A minha opinião pessoal é que não é altura para abrir posições curtas sobre o BCP. Contudo, as recuperações do BCP serão oportunidades para isso. É isto que venho defendendo há muito tempo (na altura, dizia o Eng. Jardim Gonçalves, na perseguição do grupo Impresa ao grupo BCP) e não vejo razões para alterar a estratégia.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MozHawk » 25/2/2003 13:43

Sim Ulisses,

Mas um banco que bate sistematicamente a concorrência ao nível do ROE todos os anos, incluindo este último, será assim tão mal gerido? E não é só neste aspecto Ulisses.

Fica aqui a minha pergunta... O BCP é uma desgraça mas quem é que o puxou dos 1.58 até aos 1.66? E mais, quantos aumentos de capital é que fizeram os outros bancos nos últimos anos?

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Pois e,...

por Lion_Heart » 25/2/2003 13:39

O problema do bcp e ser dono de metade do Pais,ora como o Pais ta falido o bcp nao pode estar melhor ( grupo bcp tem fortes posiçoes na maioria das empresas nacionais)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Ulisses Pereira » 25/2/2003 13:33

Tenho que concordar com aquilo que o Incognitus disse ontem: Um banco que, todos os anos, necessita de recorrer a fortes aumentos de capital, tem que ter algum problema estrutural.

Imaginem um investidor institucional estrangeiro que quer apostar no sector bancário europeu e alocou uma parte desse capital para investir no maior grupo bancário português. Quando, sistematicamente, lhe pedem dinheiro para aumentos de capital, deve ter vontade de tudo menos de manter a sua posição. Não há pachorra... nem dinheiro que resista!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Morgan sobre BCP - fair value a 1.40..quem dá menos?

por Info » 25/2/2003 12:34

O banco de investimento norte-americano anunciou hoje que, após o anúncio de aumento de capital em 930,7 milhões de euros ontem anunciado pelo banco liderado por Jardim Gonçalves, estima agora que o valor de cada título da instituição não ultrapasse os 1,40€.

Segundo uma nota de research emitida pelo JP Morgan e citada pela agência Reuters, «a muito apertada situação do capital do BCP tem sido o maior factor a suportar a recomendação de 'underweight'», a qual poderá agora ser revista.

«Tendo mantido inalterado os ajustamentos do valor líquido dos activos (NAV) para o défice de pensões e perdas latentes no portfólio industrial, alcançamos um fair-value de 1,4 euros, ainda assim 12% abaixo do preço teórico de 1,58€», lê-se no texto do documento.

O JP Morgan adianta ainda que, «em termos de futura recomendação, temos ansinalado que uma posição de capital mais confortável poderia levar-nos a rever a nossa opinião sobre o papel, já que a rentabilidade subjacente do franchise doméstico do BCP está intacta, apesar do forte abrandamento macroeconómico em Portugal».

10:49 in DE
Info

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Burbano, carlosdsousa, Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 125 visitantes