Eu uso como referência o S&P, talvez por se adaptar mais a mim.
Eu tenho um artigo sobre índices, trancrevo para aqui:
Fonte:Vencer na Bolsa (índice parte 2)
http://vencernabolsa.blogspot.com/
Os índices funcionam como se fossem títulos cotados e têm o objectivo de representar um determinado mercado nas suas subidas e descidas diárias.
Conforme variam as cotações ao longo da negociação, cada índice reflecte, através de um valor, o estado do mercado que representa. Assim se pode ver a evolução desse mercado ao longo dos dias, meses e anos.
Os índices podem representar um mercado específico ou abranger vários mercados. Há índices que representam apenas 30 empresas, outros representam 100 ou 500 e outros podem chegar a mostrar a evolução de 2000 e 5000.
Há índices vocacionados para sectores específicos da indústria ou para empresas de pequena ou grande dimensão. São calculados também de formas diferentes. Uns atribuem o mesmo peso a todas as empresas que o integram, outros dão mais relevância a empresas com maior desempenho na Bolsa.
É aconselhável conhecer vários índices e visualizá-los a representar o mesmo período de tempo, para que possa decidir qual é o que mais se adapta a si.
Você também pode criar os seus índices se achar que consegue representar melhor o mercado tendo em conta o seu tipo de análise e os seus objectivos.
Link para o artigo:
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... eguir.html