Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC 40

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 31/5/2010 22:31

Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:Mais de "longe".

Importante zona essa dos 3500/3600

Faz lembrar uma figurinha engraçada a escolha desse horizonte temporal... mas não posso dizer qual é porque ainda recebo uma ameaça de morte...lol e já era a segunda... heheeh.
Vês o mesmo que eu? Ou achas que não é nada...


não sou muito dado a figuras... DT?
vejo é voltatilidade numa zona crítica
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

cac 40

por rilha » 31/5/2010 22:25

boa noite


deixo um post do índice com os aspectos que considero bullish e bearish, ainda sem a vela de hoje.


um abraço a todos.


rilha
Anexos
cac.jpg
cac.jpg (191.83 KiB) Visualizado 8059 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 375
Registado: 15/3/2009 0:09
Localização: Sabugal.

por Sr_SNiper » 31/5/2010 22:01

canguru Escreveu:Mais de "longe".

Importante zona essa dos 3500/3600

Faz lembrar uma figurinha engraçada a escolha desse horizonte temporal... mas não posso dizer qual é porque ainda recebo uma ameaça de morte...lol e já era a segunda... heheeh.
Vês o mesmo que eu? Ou achas que não é nada...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por canguru » 31/5/2010 21:52

Mais de "longe".

Importante zona essa dos 3500/3600
Anexos
CAC 40 INDEX.png
CAC 40 INDEX.png (11.4 KiB) Visualizado 8084 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Sr_SNiper » 31/5/2010 21:46

Não tá facil a vida do CAC 40...
Com uma LTD com uma inclinação tão acentuada, diria que não pode continuar assim por muito tempo, mas citando um caldeirense:
- " Poder cair mais pode, mas com pequenas subidas pelo meio custa menos "
Anexos
CAC40.jpg
CAC40.jpg (160.76 KiB) Visualizado 8080 vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por rsacramento » 28/5/2010 21:41

confesso que não percebi o padrão do paubo



esta semana os 3550 confirmaram-se como resistência

acredito que brevemente haja novo ataque aos 3400, tendo em vista a sequência de lower highs e lower lows desde abril
Anexos
cac 2 anos semanal.png
cac 2 anos semanal.png (9.14 KiB) Visualizado 8131 vezes
cac 2010.png
cac 2010.png (13.44 KiB) Visualizado 8132 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por paubo » 28/5/2010 18:56

Sr_SNiper Escreveu:
paubo Escreveu:Se houver confirmação da quebra desta flag tambem temos um target na casa dos +- 3100 pontos.
Provavelmente para ajudar na festa acaba de sair esta notícia:
FITCH DOWNGRADES SPAIN TO 'AA+'. SPAIN LOSES AAA CREDIT GRADE AT FITCH

Concordo plenamente com essa análise, mas gostava de saber como "sabes" que um movimento é uma bandeira de baixa ou um movimento consistente de alta.
obrigado


Pois para já não sei :), mas tenho um pressentimento :wink: .
Por isso que deixei uma suposição, e como o sentido é o mesmo do duplo topo...vamos aguardr pelo ínicio da proxima semana.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por Sr_SNiper » 28/5/2010 18:50

paubo Escreveu:Ja aqui foi referido a projecção do duplo topo para a zona dos +- 3050 (. Para reforçar essa ideia vejo a formaçao de uma bandeira em graficos de 1,2 ou 4 horas.
Se houver confirmação da quebra desta flag tambem temos um target na casa dos +- 3100 pontos.

Apetecia chamar a esta figura uma measured move bearish, mas este padrão é mais usual no longo prazo.

Provavelmente para ajudar na festa acaba de sair esta notícia:
FITCH DOWNGRADES SPAIN TO 'AA+'. SPAIN LOSES AAA CREDIT GRADE AT FITCH

Concordo plenamente com essa análise, mas gostava de saber como "sabes" que um movimento é uma bandeira de baixa ou um movimento consistente de alta.
obrigado
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por paubo » 28/5/2010 17:41

Ja aqui foi referido a projecção do duplo topo para a zona dos +- 3050 (. Para reforçar essa ideia vejo a formaçao de uma bandeira em graficos de 1,2 ou 4 horas.
Se houver confirmação da quebra desta flag tambem temos um target na casa dos +- 3100 pontos.

Apetecia chamar a esta figura uma measured move bearish, mas este padrão é mais usual no longo prazo.

Provavelmente para ajudar na festa acaba de sair esta notícia:
FITCH DOWNGRADES SPAIN TO 'AA+'. SPAIN LOSES AAA CREDIT GRADE AT FITCH
Anexos
280510 CAC jn.jpg
280510 CAC jn.jpg (102.17 KiB) Visualizado 8167 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

cac 40

por rilha » 22/5/2010 18:10

rsacramento

realmente para duplo fundo o horizonte temporal é curto. não terá pois grande fundamento está conjectura.

quanto ao measured move pareceu-me interessante que o target coincidisse com o do duplo topo caso este venha
a concretizar-se.


abraço e continuação de bom fim de semana.

vou sair de cena.

rilha
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 375
Registado: 15/3/2009 0:09
Localização: Sabugal.

por rsacramento » 22/5/2010 17:58

viva rilha

para mim o duplo topo foi efectivamente activado; agora se atinge as projs já é outra conversa, embora deva fazê-lo (AT oblige :wink: )

quanto ao (mini mini) duplo fundo acho-o uma reverie

(já conheces as minhas ideias sobre measured moves :wink: )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

cac 40

por rilha » 22/5/2010 17:41

boa tarde a todos.

olá rsacramento.

deixo aqui um gráfico com a minha visão sobre os aspectos bullish e bearish do índice.

para mim as próximas sessões são muito importantes para a definição do caminho a seguir pelo índice.

achas que a activação do duplo topo ainda é possivel, sim ou não?

para já continuo curto no índice. mas sempre atento.


abraço.

rilha.
Anexos
cac.jpg
cac.jpg (189.96 KiB) Visualizado 8255 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 375
Registado: 15/3/2009 0:09
Localização: Sabugal.

por rsacramento » 22/5/2010 15:49

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:- isso provocou uma reacção clássica: um pullback à recentemente quebrada LTa


A julgar pelo teu gráfico, nem chegou a fazer o reteste...


se chamas reteste a tocar-lhe, de facto não

agora, ficou a uns pozinhos da LT...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 22/5/2010 15:47

rsacramento Escreveu:- isso provocou uma reacção clássica: um pullback à recentemente quebrada LTa


A julgar pelo teu gráfico, nem chegou a fazer o reteste...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por paubo » 22/5/2010 13:45

rsacramento Escreveu:caso se quebre este último suporte o cac confirma a entrada numa tendência primária descendente (e não afirmo que já está confirmadamente num bear market porque na base do "tudo pode acontecer" nada impede que de repente faça um novo higher high...)


Há 2 semanas atrás arrisquei uma entrada longa quando houve o toque nos 3400.
Neste momento temo que ja se trate de um movimento primário, tal como o rsacramento diz. Existe mesmo pânico ou descrença nos mercados.
No entanto será normal uma grande guerra em torno dos 3400. Vamos ver quem será o vencedor nas primeiras sessões da semana.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3489
Registado: 29/11/2007 11:31

por rsacramento » 22/5/2010 11:33

rsacramento Escreveu:estou sem saber se o suporte afinal foi ou não quebrado

de momento os 3550 estão novamente a ser testados, de modo que daqui a uns dias provavelmente já se conhecerá o desfecho

ultimamente a volatilidade tem sido enorme - aqui mascarada pelas velas semanais :wink:

de resto as minhas balizas mantêm-se


até certo ponto a situação técnica do índice clarificou-se:

- o suporte dos 3550 foi confirmadamente quebrado
- isso provocou uma reacção clássica: um pullback à recentemente quebrada LTa
- como era de esperar o índice não conseguiu ultrapassar a LTa estando novamente a testar o suporte dos 3400


Enquadrando tudo:
- dado o substancial aumento de actividade aquando da quebra do primeiro suporte estou em crer que (embora não em linha recta) a projecção do padrão (cujo valor estimado ronda os 3067) atingirá pelo menos os 3150 - valor de outro antigo suporte, pelo que me surpreenderia se este suporte dos 3400 aguentasse
- mais abaixo temos outro suporte, já referido, pelos 3150
- imediatamente acima formou-se recentemente uma resistência nos 4090
- a médio prazo existe uma outra resistência nos 4500

temos assim um quadro de grande fraqueza no índice, cujos sinais começaram com a quebra da sua LTa e continuaram com a quebra de um suporte (com acentuado volume) que significou a activação de um padrão de inversão da tendência anterior

caso se quebre este último suporte o cac confirma a entrada numa tendência primária descendente (e não afirmo que já está confirmadamente num bear market porque na base do "tudo pode acontecer" nada impede que de repente faça um novo higher high...)
Anexos
cac semanal 21052010.png
cac semanal 21052010.png (9.75 KiB) Visualizado 8305 vezes
cac 21052010.png
cac 21052010.png (12.42 KiB) Visualizado 8302 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 21/5/2010 23:21

Deixo aqui a minha visão do CAC, com dois gráficos, sendo o primeiro de longo prazo.

Conforme se pode verificar, o índice está em cima de um suporte muito importante, que são os 3400 pontos (e que serviu de neckline à cabeça-e-ombros invertida em 2009).

Se este suporte for quebrado, acredito numa aceleração das quedas.
Anexos
cac1.PNG
cac1.PNG (29.06 KiB) Visualizado 8374 vezes
cac2.PNG
cac2.PNG (23.08 KiB) Visualizado 8369 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 15/5/2010 13:15

estou sem saber se o suporte afinal foi ou não quebrado

de momento os 3550 estão novamente a ser testados, de modo que daqui a uns dias provavelmente já se conhecerá o desfecho

ultimamente a volatilidade tem sido enorme - aqui mascarada pelas velas semanais :wink:

de resto as minhas balizas mantêm-se
Anexos
cac 15052010.png
cac 15052010.png (8.95 KiB) Visualizado 8433 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por helderjsm » 14/5/2010 16:37

Sr_SNiper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:O CAC 40 morreu hoje? Ou ainda mexe...??

Pelos vistos ainda mexia... mas hoje para mim foi o golpe final... Se e quando fechar abaixo dos 3550, que pode ser hoje ou amanhã é o abrir as portas aos ursos...


É nada... É óbvio que ainda mexe. Mas devido ao avançado estado de reumatismo só se mexe ao para baixo. Alguém lhe dê uma bengala e vês se ele não se aguenta uns dias sem ter de andar de carreira de rodas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por Sr_SNiper » 14/5/2010 16:26

Sr_SNiper Escreveu:O CAC 40 morreu hoje? Ou ainda mexe...??

Pelos vistos ainda mexia... mas hoje para mim foi o golpe final... Se e quando fechar abaixo dos 3550, que pode ser hoje ou amanhã é o abrir as portas aos ursos...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por yabadoo » 8/5/2010 13:30

rsacramento:

Sim, essa descrição assenta que nem uma luva ao que se passou ! Ilustra bem o teu ponto, que a psicologia das massas segue padrões que se repetem desde a 'idade da pedra'.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
 
Mensagens: 535
Registado: 5/3/2010 17:06
Localização: 16

por rsacramento » 8/5/2010 11:18

yabadoo Escreveu:
rsacramento Escreveu:uma última curiosidade: ultimamente no fórum tem-se falado muito do livro Master the markets, onde às tantas se diz que os "sindicatos", perante uma zona de forte resistência, a atravessam em gap... olhem só para o cac nos dois últimos dias :wink:

rsacramento Escreveu:embora em menor escala o que se passou foi o que eu disse recentemente no tópico da soni: uma passagem maciça de acções das mãos fracas para as mãos fortes

ou seja: apoiados nas (más) notícias aqueles que estavam bem capitalizados já shortavam (pelo menos) desde terça-feira; na quarta muitos mal capitalizados renderam-se, vendendo; a larga escala da ioperação explicará o volume anormal


rsacramento, em relação à tua interpretação sobre os volumes muito elevados, que na altura concordei contigo, mudei de opinião :roll: , baseando-me precisamente na leitura do citado livro. É que, pelo que percebi (e posso mesmo ter percebido mal!) enquanto há essa troca das mãos fracas para as fortes, o tamanho das barras (a diferença entre o máximo e o minimo do dia) nunca é grande, exactamente ao contrário do que foi observado no cac e, de forma brutal, na soni. A razão é que se as mãos fracas começam a vender e as mãos fortes estão interessadas em absorver esse volume, não se nota excesso de pressão vendedora e portanto não há descida acentuada do preço.
Então mas como se explica um grande volume ligado a um grande spread das barras de preços ? Pois, não sei,embora tenha congeminado uma teoria meio complicada que por isso mesmo rejeitei (occam razor!).

O que pensas disto ?


normalmente, e segundo o livro, a coisa far-se-ia como quem não quer a coisa, mas ao que me referi já é uma coisa diferente

todos sabemos que a AT se baseia em comportamentos ditados pelas emoções

assim, há coisas que aconteceram vezes sem conta e tornam a acontecer exactamente da mesma maneira

uma destas coisas é - para mim - precisamente o que se passou naquela data: um sentimento exacerbado, extremado, que envolveu imensos



deixo-te um extracto do livro do Magee (que se aplica na perfeição ao que se passou na soni):

It is, to begin with, a day of unusually high volume, exceeding, as a rule,
by a notable margin any trading turnover registered in any one market
session for several months past. It comes after a fairly long and steady
advance (or a similar decline), on which activity has been increasing gradually.
Prices push right ahead from the opening gong as if nothing could
stop them. Frequently, even the opening sales are so far beyond the previous
day’s closing level as to leave a large gap on the chart. (We shall discuss
gaps later.) The tape runs late, and before the advance (or decline) halts,
prices have been carried as far in an hour or two as three or four days would
ordinarily take them. But the halt does come finally, maybe at the end of the
first hour or perhaps not until late in the day. Then quotations “churn,”
registering only fractional changes to and fro, with the tape still “fast” and
often running late by spurts. Suddenly the trend reverses and prices move
just as rapidly in the opposite direction. The session ends with a final burst
of activity that puts the price at the close right back where it started the day.
There has been an enormous amount of activity, and quotations may have
traversed intraday a percentage range of 2 or 3%, but the net change from
the previous day at the end of trading is very small.
Anexos
soni.png
soni.png (7.21 KiB) Visualizado 8609 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por yabadoo » 8/5/2010 8:58

rsacramento Escreveu:uma última curiosidade: ultimamente no fórum tem-se falado muito do livro Master the markets, onde às tantas se diz que os "sindicatos", perante uma zona de forte resistência, a atravessam em gap... olhem só para o cac nos dois últimos dias :wink:

rsacramento Escreveu:embora em menor escala o que se passou foi o que eu disse recentemente no tópico da soni: uma passagem maciça de acções das mãos fracas para as mãos fortes

ou seja: apoiados nas (más) notícias aqueles que estavam bem capitalizados já shortavam (pelo menos) desde terça-feira; na quarta muitos mal capitalizados renderam-se, vendendo; a larga escala da ioperação explicará o volume anormal


rsacramento, em relação à tua interpretação sobre os volumes muito elevados, que na altura concordei contigo, mudei de opinião :roll: , baseando-me precisamente na leitura do citado livro. É que, pelo que percebi (e posso mesmo ter percebido mal!) enquanto há essa troca das mãos fracas para as fortes, o tamanho das barras (a diferença entre o máximo e o minimo do dia) nunca é grande, exactamente ao contrário do que foi observado no cac e, de forma brutal, na soni. A razão é que se as mãos fracas começam a vender e as mãos fortes estão interessadas em absorver esse volume, não se nota excesso de pressão vendedora e portanto não há descida acentuada do preço.
Então mas como se explica um grande volume ligado a um grande spread das barras de preços ? Pois, não sei,embora tenha congeminado uma teoria meio complicada que por isso mesmo rejeitei (occam razor!).

O que pensas disto ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
 
Mensagens: 535
Registado: 5/3/2010 17:06
Localização: 16

por helderjsm » 8/5/2010 0:31

migueljat Escreveu:CAC 40 3,376.08 -259.95 -7.15%

Cotaçao actual do cac no yahoo finance :shock: :shock: :shock: :shock: ???


Não segundo a Euronext
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1166
Registado: 23/10/2009 8:52
Localização: Maia

por migueljat » 8/5/2010 0:06

CAC 40 3,376.08 -259.95 -7.15%

Cotaçao actual do cac no yahoo finance :shock: :shock: :shock: :shock: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 380 visitantes