farracha Escreveu:Caro Empirico,
Tenho seguido o ser tópico desde o início, pois acho bastante interessante, haver uma intervenção ao nível da análise fundamental e agrada-me ler as suas explicações para as tomadas de posição.
Mas não deixo de concordar (e já tinha esta opinião há bastante tempo) com os outros foristas que dizem que de investimento a longo prazo tem pouco.
O objectivo é de longo prazo, mas a gestão da sua carteira é no curto e médio prazo para atingir o seu objectivo daqui a 5 anos. Mesmo assim tenho dúvidas em relação ao médio prazo

. A regularidade com que ajusta a carteira é sempre no curto prazo.
Se na realidade acredita na SONI no longo prazo por exemplo... devia ficar com ela durante 3 anos e recolher os frutos do seu investimento nessa altura, independentemente dos altos e baixos do curto prazo. É obvio que não deve descuidar a parte de manter-se informado sobre os dados da empresa. Mas os fundamentais são dados que não mudam depressa. Parece-me a mim que faz uma gestão da carteira sempre com base na capitalização bolsistica, o que implica andar sempre a abrir e fechar posições conforme uma ou outra empresa fique mais apetecível.
É uma técnica como outra qualquer equivalente da análise técnica (usada maioritariamente para curto prazo), como por exemplo, ultrapassar médias móveis, análise de volumes, etc...
Abraço
Caro farracha
Devagarinho vamos lá…
Quase que dizias aquilo que muitos de nos pensamos sobre a teoria do longo prazo do Empírico. Ias sendo corajoso…
Enfim houvera paciência da minha parte, eu exemplificaria que o Empírico nos vem contando todos os dias historias do arco da velha com o seu longo prazo.Este longo prazo é muito pouco matemático para a minha 4º classe.
Repare-se que altera a carteira todos os dias. Isto significa que me está a burlar mentalmente… Exemplo:
Colocada: 12/8/2008 11:36 Assunto:
________________________________________
A diferença de potencial começa a ser significativa, entre a Sonae Industria e a Sonae Capital(têm 10% da SONI e não acompanhou a subida), o que se justifica uma correcção à Carteira.
Vendi SONI a 2,82€ e comprei SONC a 0,94€.
PS: Gostaria de saber qual é o longo prazo desta Impirica operação…Mais os lucros, provados, desta venda de 2,82 euros.Será que a compra foi de 0,66 euros em 2003? Vá-se lá a saber...
Outro Post, este é mais claro todavia…
Colocada: 4/8/2008 17:59 Assunto:
________________________________________
João,
os comentários que escrevo diariamente são irrelevantes para a minha estratégia de longo prazo, contudo é no curto/médio prazo que se encontram as oportunidades de negócio.
Quando avalio o BCP e observo a sua cotação actual vejo que o mercado está a dar uma fantástica oportunidade de compra, pode até demorar um pouco o retorno mas para o meu objectivo de dobrar o investimento em 5 anos, este preço interessa-me e daí ter BCP em carteira.
Quanto a EDP-R se olhares para o quadro resumo facilmente vês que o potencial é elevado, está por isso fundamentalmente barata.
Aproveito para dizer o seguinte, relativamente ao melhor ponto de entrada de um investidor e a sua estratégia de investimento.
Todos os estudos conhecidos [/b]concluiem que a esmagadora maioria dos investidores de analise técica não conseguem bater o mercado!
Mas os fundamentalistas também não podem sorrir porque os estudos também referem que os gestores dos fundos de investimento em acções na sua maioria não conseguem bater o mercado
Um dado interessante em relação ao timing de investimento é que os investidores que compraram após um ano do inicío das últimas crises financeiras se aguardaram 5 anos tiveram rentabilidades positivas.
Para quem questiona se vale apena investir em acções ou num fundo de investimento? Eu diria que vale mais apena investir num Índice ou num fundo anexado a um índice, exceptando nos momentos em que se passaram 1 ano após o inicío de uma crise financeira.
Empírico, permite-me que te dê um concelho: Compra amanhã se me poderes fazer esse favor todos os BCP que puderes, deixa estar e daqui a 5 anos se a cirrose não nos levar corres o risco de não teres lá nada e u farto de rir. OK?...
Os meus putos tem ´há oito anos Jerónimo Martins. Nunca as venderam. Queres que eu te diga quais foram as mais valias?... Imagina…compraram-nas em Setembro de 1999.
Rmartins
PS: João, ainda vamos ter a oportunidade de ver o Empírico a comprar BCP a 0,80 cêntimos do euro e a copiar este Post para leitura futura, dizendo ou esquecendo-se de dizer que venedeu o que comprou a 0,94 euros.