Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, etc

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Elias » 3/10/2013 23:27

Não tenho a certeza se este link já por aqui passou, por isso aqui fica:

Preços
Ainda não são muitos os veículos eléctricos disponíveis no mercado. À medida que os preços forem anunciados, eles serão divulgados e actualizados nesta página.

http://www.veiculoselectricospt.com/precos/
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 4/10/2013 0:17

Viva Elias
Nunca me foquei muito no Leaf por ter a limitação grave da autonomia não atingir os 200 Kms. Para mim esse facto limita-lhe muito o mercado pois como saberás, causa em muitas pessoas uma insegurança que na maioria dos casos é meramente irracional mas suficiente para ser preterido na hora da compra.

Elias Escreveu:Ou seja, na Noruega um Nissan Leaf custa o mesmo que um VW Golf

e

Elias Escreveu:para o mesmo nível de preço, muitos compradores parecem preferir um carro verde

acrescentaria: "apesar de ter a lacuna da autonomia há muitas pessoas a preferir um carro verde (do mesmo segmento) a um de combustão para o mesmo nível de preço"

O mesmo se está a passar com o Tesla em relação a veículos da mesma gama (por exemplo BMW série 6, Audi A8), com o mercado a dar-lhe preferência, absorvendo toda a produção e havendo lista de espera de vários meses.

O que se lamenta é não haver concorrencia ao Tesla S (principalmente na autonomia) para que a evolução fosse mais pronunciada e a baixa de preços também aconteça. Mas os grandes construtores ainda não conseguiram tal desenvolvimento.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 24/11/2013 1:29

Ora viva,

Ocorreu um desenvolvimento interessante na indústria automóvel; o grupo volkswagen vai vender em quantidade carros a gastar 1,1 L/100 Km. Trata-se de um hibrido diesel derivado do XL1 - referencia de veículo economico do grupo volkswagen mas com uma aerodinâmica muito pior e com quatro lugares !!
http://www.greenoptimistic.com/2013/11/08/volkswagen-twin-257mpg-diesel-hybrid-vehicle-shown-tokyo-motor-show/#.UpE5wdJ7LTq
ou
http://www.carbuyer.co.uk/news/136399/v ... -announced

Não deixa de ser uma evolução tecnológica aparentemente surpreendente; um carro gastar metade do combustível da referencia dos hibridos o Toyota Prius com quase 20 anos de desenvolvimento.

Na verdade não acho assim tão surpreendente que exista a tecnologia para produzir este tipo de veículo pois, já expressei várias vezes aqui no forum que a evolução do consumo de combustível dos carros nos últimos 15 anos foi muito baixa.

O que me parece é que com o avanço rápido da tecnologia dos automóveis eléctricos (baseados em baterias ou células de combustível), a volkswagen foi obrigada a recorrer a tecnologias que realmente baixam o consumo e entrar com força no mercado dos hibridos.

Acho que fica evidente que esta estratégia para além de reposicionar o grupo no mercado, é uma forma de prolongar a longevidade dos motores de combustão mas também acho que o seu futuro como base dos automoveis está marcado: a sua extinção.

E não tenhamos dúvidas que os grandes construtores vão dar luta ao avanço da tecnologia electrica de muitas formas - esta é uma delas. Esperemos o que os outros construtores automóveis vão apresentar para se manter competitivos.

Em resumo: cada vez vale menos a pena comprar carro novo com motor de combustão pois os avanços vão ser muito rápidos.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por dfviegas » 24/11/2013 11:01

Eu sei que gostos não se discutem, mas porque será que só a tesla é que consegue fazer carros com um design interessnte/bonito. Os outros eletricos é só mamarrachos do leaf aos twin agora este VW cada coisa mais feia.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 24/11/2013 16:16

dfviegas Escreveu:Eu sei que gostos não se discutem, mas porque será que só a tesla é que consegue fazer carros com um design interessante/bonito. Os outros eletricos é só mamarrachos do leaf aos twin agora este VW cada coisa mais feia.


+1 não podia concordar mais. Até parece que fazem de propósito!

Já viram o FCV Concept? Sinceramente espero que hidrogénio tb tenha futuro. Ficaria uma decisão futura hidrogénio Vs Eléctrico da mesma forma que agora é Diesel Vs Gasolina (nem incluo o GPL devido à baixíssima representação).
Anexos
Toyota FCV.JPG
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5658
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Celsius-reloaded » 24/11/2013 16:56

A nivel de eléctricos pode compensar comprar em Espanha e logo após legalizar em PT.

Para terem ideia o Leaf em Espanha, na versão de alugar bateria, custa €19.900. Cá fica a 25.200.

Já a versão em que se compra a bateria, lá fica a €24.000 e cá a 31.100.

Os exemplos são para a versão Visia e a fonte são os sites oficiais.
31 de Julho: dia de São Stop.
 
Mensagens: 1869
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/11/2013 20:17

VirtuaGod Escreveu:
dfviegas Escreveu:Já viram o FCV Concept? Sinceramente espero que hidrogénio tb tenha futuro. Ficaria uma decisão futura hidrogénio Vs Eléctrico da mesma forma que agora é Diesel Vs Gasolina (nem incluo o GPL devido à baixíssima representação).

Não é bem a mesma coisa.

Os elétricos a hidrogénio têm algumas vantagens sobre as baterias -- a autonomia e tempo de reabastecimento são iguais aos carros atuais a gasolina/gasóleo, a experiência de utilização é igual e portanto os consumidores já estão habituados.

Mas têm uma grande, gigantesca, desvantagem -- é preciso criar uma rede de distribuição de H2 e construir fábricas de produção de H2 em volume gigantesco. Isso leva tempo e (muito) dinheiro. E quem é que vai investir nisso sem antes haver consumidores?

Por seu lado, as baterias têm desvantagens -- baixa autonomia e tempo de recarga muito maior -- mas têm uma grande vantagem -- a rede de distribuição já existe (rede elétrica) e as fábricas de eletricidade já existem (centrais elétricas).

A solução ideal será a evolução tecnológica para baterias com maior capacidade, menor tempo de recarga, peso e dimensões adequadas e mais baratas. Mas isso não parece fácil nem a curto prazo.


Al_Trader Escreveu:E não tenhamos dúvidas que os grandes construtores vão dar luta ao avanço da tecnologia electrica de muitas formas - esta é uma delas

Isto é apenas uma questão de tecnologia e mercado. Relação custo/benefício e essas coisas.

Não percebo porque é que fazes disto uma espécie de guerra religiosa ou ideológica.

Os fabricantes não são burros e sabem bem o que os espera, não se agarram a questões desse tipo. Querem é ganhar dinheiro apresentando ao mercado aquilo que o pessoal estiver disposto a comprar...

BMW Makes Lone Shift to Carbon Fiber to Gain Auto Edge
...
Business Threats

“Looking forward to 2020, we saw threats to our business model,” Chief Financial Officer Friedrich Eichiner, who was head of strategic planning at the time, said in an interview in his sparsely furnished office in BMW’s landmark four-cylinder headquarters building in Munich. “We had to find a way to bring models like the 6-Series, 7-Series and X5 into the future.”

For BMW to continue to sell cars that live up to the company’s “ultimate driving machine” claim, the manufacturer needed to offset those emissions with a viable electric vehicle for growing cities, where more and more potential customers would live. That was the start of the i3.

At the time, electric cars had the reputation of being sluggish because of the heavy battery needed to hold a charge capable of moving the car at least 100 kilometers (62 miles) -- the range considered necessary for daily use. That meant the car needed to be lighter to reduce the size and cost of the power pack and improve handling. The lightest and strongest material available is carbon fiber.
Editado pela última vez por atomez em 24/11/2013 21:05, num total de 2 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/11/2013 20:47

Como montar um carro elétrico em 17 minutos:



Um carro elétrico compacto de cidade com autonomia de 140 km é mesmo o que me dava jeito.

Só que... por 40.000 euros... não, obrigado.

BMW i3 chega em novembro e já tem preços
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/11/2013 1:34

Atomez Escreveu:Isto é apenas uma questão de tecnologia e mercado. Relação custo/benefício e essas coisas.
...
Os fabricantes não são burros e sabem bem o que os espera, não se agarram a questões desse tipo. Querem é ganhar dinheiro apresentando ao mercado aquilo que o pessoal estiver disposto a comprar...


Atomez, acho que estás a ser simplista e não explicas como se conseguiu um avanço tecnológico tão importante redução de 50% no consumo de combustível em relação ao toyota prius - até agora o líder em baixo consumo dos hibridos. Para mais, vindo de um grupo supostamente sem tradição nesse tipo de automoveis !

Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Para mim o futuro é electrico tendo tendo por base baterias - automóveis mais simples e melhores para nós ou, baseados em celulas de combustível - automoveis mais complexos e pior para nós. Mas nós é que temos de descobrir o que nos interessa comprar :shock: .
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 25/11/2013 2:07

Al_Trader Escreveu:Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por dfviegas » 25/11/2013 10:14

Para os fabricantes a produção de electricos tem um outro problema.

Acutalmente onde é que os fabricantes vão buscar muito dinheiro, nas manutenções e substituições de peças.

O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas, como exemplo mal enjorcado é olhar para a produção de motos electricas "portuguesas" as BW por uma empresa portuguesa que acabou por falir, e porquê? porque entregavam as motas e depois elas nunca lá mais iam para trocar qualquer peças. Os seja os fulanos tinham o lucro pequeno e limitava-se a isso, não conseguiam facturar mais nada com aquela mota. O mesmo pode acontecer com os carros electricos.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 20:59

Atomez Escreveu:Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.


Francament Atomez, que diabo de conversa vem a ser esta: não gostar do que escrevo (das minhas ideias) não te dá o direito de vir com este tipo de verborreia. Mas aproveito para te dizer que os qualificativos que usas para qualificar " as pessoas em geral" são palavras tuas, certamente sem gande ponderação mas espero que não te consideres como tal.

Eu por mim não perco mais tempo a responder-te pois não te deste ao trabalho, ou não podes-te rebater nada do que eu escrevi sobre o anuncio dos novos hibridos da volkswagen a consumir 1.1 L/100Km, e assim não interessa discutir com quem não apresenta argumentos válidos.
Editado pela última vez por Al_Trader em 27/11/2013 23:18, num total de 1 vez.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 21:34

dfviegas Escreveu:O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas


Excatamente dfviegas, os carros eléctricos são muito mais baratos em manutenção pois utilizam muito menos peças de desgaste, mas isso também depende da tecnologia que fornece a electricidade ( no caso das celulas de combustível não será tanto assim e muito menos com os extensores de autonomia).

Os construtores convencionais querem manter a base do seu negócio actual, produzindo automóveis muito complexos para continuarem a ter pouca concorrencia e bons lucros. Os automoveis eléctricos são um ataque a essas empresas, que então só os produzem com fraco design e pouca autonomia, para no fundo continuarem a não se venderem em quantidade o que implica que os preços não desçam e assim mantém-se o ciclo: é caro <---> não se vende.

Ao contrário que o Atomez disse
Atomez Escreveu:A solução ideal será a evolução tecnológica para baterias com maior capacidade, menor tempo de recarga, peso e dimensões adequadas e mais baratas. Mas isso não parece fácil nem a curto prazo.

a tecnológia já está bem avançada como a Tesla o demonstrou - http://www.teslamotors.com/ com o seu modelo S; capacidade 420 Km, tempo de recarga: 30 min. dão para 300 Kms e é gratis nos carregados da marca. O carro é melhor e menos caro que modelos topo de gama da mercedes, audi, bmw, gm, etc. Só não se percebe porque essas marcas não fazem concorrencia à Tesla que tem grande lista de espera pois, por ser uma empresa recente, ainda não consegue produzir em grande escala.

Claro que nós como consumidores, ao discutir estes assuntos em público de forma informada, podemos ter uma palavra a dizer na tecnologia que vai vingar no futuro.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Turtle Trader » 28/11/2013 1:01

Andamos nós a falar de carros eléctricos, uma data de especificações, blá blá blá. Já não se fazem carros destes, um carro do caraças...o Oilfield Dodge 1920

Isto é que eram máquinas :mrgreen:

http://www.youtube.com/embed/nq2jY1trxqg?rel=0
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1188
Registado: 10/7/2013 20:26

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 28/11/2013 1:44

Aviões. Com tração elétrica. Em terra, claro.

These Little Electric Wheels Will Save Airlines Big Bucks

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 28/11/2013 3:38

Al_Trader Escreveu: ...


Sorry. Não tenho capacidade para discutir teorias de conspiração idiotas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 28/11/2013 13:01

Atomez Escreveu:Sorry. Não tenho capacidade para discutir teorias de conspiração idiotas.

Atomez não páras de ser ofensivo e provocatório pois não consegues discutir em profundidade e percebes isso. Se não tens "capacidade" não entravas na discussão.

Mas reconheço que algumas notícias que aqui colocas (como esta última) demonstram como a tecnologia eléctrica já está muito desenvolvida e já é uma realidade na locomoção terrestre.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 2/12/2013 12:24

Tesla propõe-se dobrar a capacidade mundial de produção de baterias de lítio para assegurar aumento da sua produção. Ver aqui:
http://autoviva.sapo.pt/news/tesla_precisa_de_fabrica_enorme_para_cumprir_objet/12170
Com este passo, a Tesla também aposta que os seus automóveis eléctricos vão continuar a ser alimentados por baterias recarregáveis nas suas estações Superchanger (método rápido e grátis) ou em qualquer ponto da rede eléctrica convencional.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 4/12/2013 21:39

Não gosto de um nem de outro, não valem o que custam.

BMW, Mercedes take different roads on electric cars
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2007 » 27/2/2014 18:37

"A empresa japonesa do setor de eletrônica Panasonic e a fabricante americana de carros elétricos de luxo Tesla examinam a possibilidade de construir uma gigantesca fábrica de baterias nos Estados Unidos, pelo valor de um bilhão de dólares, afirma um jornal nipônico.
Procurada pela AFP, a Panasonic se limitou a afirmar que "trabalha em diferentes maneiras de reforçar os laços com a Tesla".
A empresa americana anunciou na semana passada que vai construir uma grande central para fabricar as próprias baterias, sem revelar detalhes.
A Panasonic deseja reunir diversos fornecedores japoneses em um projeto destinado a reduzir os custos, considerados muito altos, da fabricação das baterias de lítio-íon para os carros elétricos, afirma o jornal Nikkei."
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3051
Registado: 9/3/2007 23:32
Localização: Planeta Terra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 27/2/2014 19:37

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Solar Jet Fuel criado pela primeira vez

por carf2007 » 3/5/2014 14:31

Solar Jet Fuel criado pela primeira vez:
http://sploid.gizmodo.com/solar-jet-fue ... socialflow
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3051
Registado: 9/3/2007 23:32
Localização: Planeta Terra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2014 » 14/5/2014 17:52

Vamos investir em algodão ?!!

Video no link:
http://www.engadget.com/2014/05/14/powe ... _medium=fb

The road to the perfect EV battery is already littered with burnt out husks, so it's only right to be wary of big promises. Nevertheless, a startup called Power Japan Plus (PJP) says it has developed an organic, cotton-based battery that's cheaper, safer, more durable and quicker to charge than the best lithium ion power packs currently used in electric cars, with a range of up to 300 miles. PJP possesses no track record to speak of, but it does have some pedigree courtesy of a partnership with Kyushu University, and also thanks to its CTO, Kaname Takeya, whose CV includes R&D for the battery system used in Toyota's Prius hybrids.

Takeya and his colleagues say they've built a pilot production line that will begin manufacturing thousands of organic "Ryden" batteries before the end of this year, so it shouldn't be long before we have something concrete to go on, beyond just the promo video after the break. As for how the battery works, the video (sort of) explains that part too: It involves fibers that have somehow been treated to act as anodes and cathodes inside a conducting liquid, such that the only active ingredient is the carbon inside the cotton.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1
Registado: 13/4/2011 18:05
Localização: 14

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por ruicarlov » 8/6/2015 15:43

No póximo fim-de-semana vai haver um encontro de veículos eléctricos no parque das Nações. Até ao momento estão inscritos 140 veículos, o que penso que é um recorde ibérico para concentração de VEs.

Deixo aqui mais informação para o evento para quem lá quiser ir dar um saltinho:

Imagem

https://pt-pt.facebook.com/events/436256106529077/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/9/2015 21:38

O futuro está a chegar mais depressa do que pensamos...

An Autonomous Shuttle Is Driving Public Streets for the First Time

This fall, a city in the Netherlands will become the first to allow fully autonomous shuttles regularly on its public roads–in the form of a small bus carting people between two towns.

They’re called WEpods, and they’re only large enough to fit six people comfortably. It’s a project of the town of Wageningen, which is in the central part of the Netherlands where farming is big business. The community is using the buses to shuttle visitors in between the towns of Ede and Wageningen (about a 17-minute drive) as well as around its university, a center for agriculture research. Autonomous buses will lend it an air of “new, flexible, sustainable and social mobility” for visiting businesspeople and tourists, the project’s website explains.

The buses–which are an altered version of those made by Swiss robotics company EasyMile and have been tested in several private projects–won’t go terribly fast: They’ll peter along at roughly 15 miles per hour, as BigThink reports. They also won’t go very far, and a human will always be watching remotely via camera to make sure nothing goes awry. But it’s still a big deal, since it’ll be the first regular use of totally autonomous shuttle on a public road. While Google and others have been testing their driverless cars in public for a while now, but they have humans inside in case of emergencies–meanwhile, smaller autonomous prototypes have seen short tests in public, but nothing permanent.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], MSN [Bot], pattern e 10 visitantes