Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
UE e China aceleram negociações sobre tarifas a carros elétricos
O comissário europeu, Valdis Dombrovskis, esteve reunido com o ministro dos Comércio chinês, Wang Wentao. Pequim promete investimentos para evitar as tarifas europeias sobre os seus carros elétricos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Será que a BYD irá produzir carros no futuro na UE ? Ler em baixo .
Pelo que vi a leste eles gostam, do dinheiro de Bruxelas ( ou melhor de Frankfurt) mas detestam resto.
Se Putin não tem cometido o erro supremo de invadir a. Ucrânia a Rússia iria recuperar toda a sua influência a leste para isso bastava melhor a economia.
De ontem no Le Figaro :
“ Caso é considerado suficientemente grave para colocar os políticos belgas e a Comissão Europeia em tumulto. "Isso é algo que é obviamente inaceitável", reagiu na terça-feira um porta-voz do executivo europeu.
A hungria ameaça há algumas semanas enviar migrantes para Bruxelas, onde a Comissão está sediada, o que Viktor Orban acusa de querer "desintegrar a Europa" com a sua política de migração. Mas o que parecia ser apenas mais uma provocação tomou um novo rumo no final da semana passada, quando o vice-ministro do interior Húngaro, Bence Retvari, realizou uma conferência de imprensa em frente a uma frota de autocarros perfeitamente alinhados e mostrando em letras luminosas a rota prevista, nomeadamente "Roszke-brusszel". Roszke, localizada no sul da Hungria, não muito longe da fronteira com a sérvia, é um ponto de passagem da Rota dos Balcãs. "Se Bruxelas quer migrantes ilegais, Bruxelas pode tê-los", disse o ministro,falando de "um bilhete só de ida" que é gratuito e voluntário.
Pressão migratória adicional
Embora as capacidades de recepção da capital belga estejam totalmente saturadas, os dirigentes políticos belgas reagiram imediatamente, despindo-se também de passagem. Para a secretária de Estado do asilo e da migração, Nicole De Moor, não há dúvida de que a Bélgica aceitará estes transportes de migrantes "que são explorados desta forma".
Philippe Close, presidente da Câmara socialista de Bruxelas, pediu ao governo federal que bloqueie os autocarros na fronteira. "Por quanto tempo vamos tolerar essas provocações de um país que subsidiamos? ", ele perguntou sobre X.
Uma observação que lhe rendeu uma resposta vitriólica do líder dos Liberais francófonos, Georges-louis Bouchez. "Não é você quem quer acolher todos os migrantes na sua grande generosidade? A hungria tem razão em mostrar a esta esquerda os verdadeiros efeitos da sua política. Recusa as remoções de imigrantes indocumentados, o uso da Frontex e o retrocesso (repulsão de migrantes, Nota do editor) ... E depois reclama? Que indignidade. »
Na realidade, Budapeste não digere a coima de 200 milhões de euros acompanhada de uma sanção de 1 milhão de euros por dia que lhe foi imposta em junho pelo Tribunal de Justiça da UE, em resposta à sua persistente violação das regras de asilo da União.
Estas regras exigem que os Estados-Membros examinem sistematicamente os pedidos de asilo dos migrantes susceptíveis de os beneficiar ou que se encarregem de devolver os que não os obtenham. "Os húngaros, ou afastam os requerentes de asilo ou deixam-nos passar para outros países", resume, desiludido, um diplomata Europeu lamentando que as escolhas de Budapeste criem uma pressão migratória adicional para os outros Estados-Membros.
Pelo que vi a leste eles gostam, do dinheiro de Bruxelas ( ou melhor de Frankfurt) mas detestam resto.
Se Putin não tem cometido o erro supremo de invadir a. Ucrânia a Rússia iria recuperar toda a sua influência a leste para isso bastava melhor a economia.
De ontem no Le Figaro :
“ Caso é considerado suficientemente grave para colocar os políticos belgas e a Comissão Europeia em tumulto. "Isso é algo que é obviamente inaceitável", reagiu na terça-feira um porta-voz do executivo europeu.
A hungria ameaça há algumas semanas enviar migrantes para Bruxelas, onde a Comissão está sediada, o que Viktor Orban acusa de querer "desintegrar a Europa" com a sua política de migração. Mas o que parecia ser apenas mais uma provocação tomou um novo rumo no final da semana passada, quando o vice-ministro do interior Húngaro, Bence Retvari, realizou uma conferência de imprensa em frente a uma frota de autocarros perfeitamente alinhados e mostrando em letras luminosas a rota prevista, nomeadamente "Roszke-brusszel". Roszke, localizada no sul da Hungria, não muito longe da fronteira com a sérvia, é um ponto de passagem da Rota dos Balcãs. "Se Bruxelas quer migrantes ilegais, Bruxelas pode tê-los", disse o ministro,falando de "um bilhete só de ida" que é gratuito e voluntário.
Pressão migratória adicional
Embora as capacidades de recepção da capital belga estejam totalmente saturadas, os dirigentes políticos belgas reagiram imediatamente, despindo-se também de passagem. Para a secretária de Estado do asilo e da migração, Nicole De Moor, não há dúvida de que a Bélgica aceitará estes transportes de migrantes "que são explorados desta forma".
Philippe Close, presidente da Câmara socialista de Bruxelas, pediu ao governo federal que bloqueie os autocarros na fronteira. "Por quanto tempo vamos tolerar essas provocações de um país que subsidiamos? ", ele perguntou sobre X.
Uma observação que lhe rendeu uma resposta vitriólica do líder dos Liberais francófonos, Georges-louis Bouchez. "Não é você quem quer acolher todos os migrantes na sua grande generosidade? A hungria tem razão em mostrar a esta esquerda os verdadeiros efeitos da sua política. Recusa as remoções de imigrantes indocumentados, o uso da Frontex e o retrocesso (repulsão de migrantes, Nota do editor) ... E depois reclama? Que indignidade. »
Na realidade, Budapeste não digere a coima de 200 milhões de euros acompanhada de uma sanção de 1 milhão de euros por dia que lhe foi imposta em junho pelo Tribunal de Justiça da UE, em resposta à sua persistente violação das regras de asilo da União.
Estas regras exigem que os Estados-Membros examinem sistematicamente os pedidos de asilo dos migrantes susceptíveis de os beneficiar ou que se encarregem de devolver os que não os obtenham. "Os húngaros, ou afastam os requerentes de asilo ou deixam-nos passar para outros países", resume, desiludido, um diplomata Europeu lamentando que as escolhas de Budapeste criem uma pressão migratória adicional para os outros Estados-Membros.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
BYD vai contornar tarifas da UE à boleia da Hungria
Em entrevista ao Negócios, a vice-presidente global da BYD assume que o fabrico de carros no país de Viktor Orbán a deixa descansada relativamente às tarifas europeias. Em Portugal, a construtora chinesa quer alcançar o top 5 de vendas.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Hoje toda a política cá e na Europa é feita por gente sem vida fora da “bolha “ quem o explicava bem era Henrique Medina Carreira.
Os políticos nada conhecem do mundo real no mundo deles quando falta dinheiro é fácil de obtê-lo basta mais um imposto .
O seu mundo perfeito não resiste a realidade, eles tinham decidido que em Bruxelas no dia 1 de janeiro de 2025 não entraria mais carros com a norma euro5 , o automóvel clube da Bélgica alertou-os que isso abrangia 600 000 viaturas , os pequenos independentes ficariam sem capacidade de trabalho , mas acima quem os vergou foi as muitas centenas de milhares de voto e a lei foi mudada .
Os políticos nada conhecem do mundo real no mundo deles quando falta dinheiro é fácil de obtê-lo basta mais um imposto .
O seu mundo perfeito não resiste a realidade, eles tinham decidido que em Bruxelas no dia 1 de janeiro de 2025 não entraria mais carros com a norma euro5 , o automóvel clube da Bélgica alertou-os que isso abrangia 600 000 viaturas , os pequenos independentes ficariam sem capacidade de trabalho , mas acima quem os vergou foi as muitas centenas de milhares de voto e a lei foi mudada .
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Itália pede revisão da proibição de motores a combustão na UE
Ministro da Indústria italiano considera que evolução do setor automóvel na Europa deve ser uma prioridade da nova direção da Comissão Europeia.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Audi vai encerrar a fábrica de Bruxelas devido à fraca procura do Q8 e-tron
https://pplware.sapo.pt/motores/audi-va ... XdwyBLDe1A
https://pplware.sapo.pt/motores/audi-va ... XdwyBLDe1A
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Alemanha mercado de elétrico caiu drasticamente desde o início de 2024 e os números são ainda piores ,agosto, com uma queda de 68,8% em relação a agosto de 2023
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Volvo recua na ambição de ser 100% elétrica em 2030
O fabricante automóvel defende a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis para apoiar a transição para a eletrificação
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Salvador Caetano ganha importação dos elétricos da chinesa Farizon para Portugal e Espanha
O grupo de Vila Nova de Gaia junta ao seu vasto portefólio asiático a insígnia de veículos comerciais elétricos da gigante construtora Geely.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Crissssx Escreveu:Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.
O aviso vale o que vale.
Mas a informação que vejo é que ainda não existe uma solução.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Opcard Escreveu:Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .
Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .
“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
No mesmo período de tempo? Isso é para quê, no 1º ano de idade da viatura? Para os mesmos 100 k? Acho esses dados muito, muito, muito estranhos. Trabalho nessa área e não passou por mim, em quase 30 anos de atividade, nenhum que tivesse sofrido de combustão espontânea a não ser tipo festival andanças ou após colisão grave. Isso quereria dizer que 1,53% dos carros a combustão pegava fogo (não sei em que período) , mas isso não acontece nem na vida completa das viaturas a combustão.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... -incendio/
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .
Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .
“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .
“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
No meu gráfico, os híbridos incluem os HEV (híbridos convencionais) e os PHEV (plug-in). Mas aqui fica a decomposição, em números redondos:
HEV - 30%
PHEV - 6%
HEV - 30%
PHEV - 6%
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Na Europa, elétricos e PHEV são um fracasso, os híbridos estão no topo.
Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Actualização das vendas na Europa.
A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.
No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.
No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O AUDI Q8 Sportback acho que é um carro "à homem" super desportivoCarrancho_ Escreveu:Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
https://www.youtube.com/watch?v=NW8X0YdARKg
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Um dos grandes problemas é que ninguém compra um carro eléctrico com 4 anos, com receio das baterias.
Pedro
Pedro
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Continuo a achar que quem faz 50km/dia nunca vai recuperar o que pagou a mais pelo Elétrico vs mesma gama a gasolina, se o mantiver 5 anos.
50km * 366 * 5 anos =91500 km
Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
50km * 366 * 5 anos =91500 km
Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Como disse acima compreendo e não compraria eletrico se fosse um comercial que faz 300 ou 400 km com alguma regularidade. Para 50-150km por dia? Imbativel.
De resto, não comprar eletrico porque ele pega fogo é como não andar de avião porque ele cai. É legitimo, mas continua a ser uma probabilidade infima.
De resto, não comprar eletrico porque ele pega fogo é como não andar de avião porque ele cai. É legitimo, mas continua a ser uma probabilidade infima.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Não é necessário ser proprietário de um elétrico para ter uma opinião válida, tal como não é necessário ser mulher para ter opinião sobre o aborto, ou já ter morrido para ter opinião sobre a eutanásia.
Ser proprietário de um, não atribui mais nem menos legitimidade a uma opinião, se os há que são contra porque não podem ter um, também os há que são a favor porque não gostam de reconhecer o erro que cometeram e vice versa. De ambos os lados recebo opiniões distintas.
Pessoalmente, para já, nem me passa pela cabeça ter um, porque:
- Vi colegas chegarem ao jantar de Natal da empresa num BMW eléctrico a morrerem de frio para garantir que chegavam ao destino (lá se vai o conforto).
- Outro tem 2 Tesla e mete-se atrás dos camiões para conseguir fazer mais KM´s, porque faz bastantes todos os dias
- Outro ficou não sei quantas horas no Alentejo à espera para carregar o seu e concluir a viagem.
- Não sei se pegam fogo mais que um a combustão, mas quando ardem não são egoístas, distribuem por tudo o que está à sua volta com bastante intensidade e rapidez, e pior, ardem com ocupantes que o carro fecha lá dentro.
- Muitos concessionários não aceitam eléctricos como retoma.
- Temo que ao fim de 5/6 anos o carro valha coisa nenhuma e ainda tenha de pagar bem para o abater.
- Proprietário de eléctrico anda sempre a programar as viagens, para mim isso seria tremendamente desconfortável, ao principio até pode ser engraçado, ver nas aplicações os consumos e poupança, mas rapidamente passa a ser uma seca.
- Não é ainda para mim líquido que um Elétrico seja realmente amigo do ambiente, ou pelo menos menos poluente que um a combustão.
- A poupança também é relativa para um particular, se faz muitos km´s realmente vai ter uma poupança significativa mas à custa de muito desconforto, se anda pouco vai ter muito conforto mas duvido que alguma vez poupe a diferença de preço para um combustão da mesma gama.
Há um tipo de condutor de elétricos que só vi reclamar deles, os funcionários de empresa que lhes atribui uma viatura destas, dizem cobras e lagartos (embora esteja a falar de um universo muito reduzido (4)).
A minha opinião não é válida nem serve de recomendação para coisa nenhuma porque ainda não é uma opinião bem formada. Mas para já, eléctrico não obrigado!
Ser proprietário de um, não atribui mais nem menos legitimidade a uma opinião, se os há que são contra porque não podem ter um, também os há que são a favor porque não gostam de reconhecer o erro que cometeram e vice versa. De ambos os lados recebo opiniões distintas.
Pessoalmente, para já, nem me passa pela cabeça ter um, porque:
- Vi colegas chegarem ao jantar de Natal da empresa num BMW eléctrico a morrerem de frio para garantir que chegavam ao destino (lá se vai o conforto).
- Outro tem 2 Tesla e mete-se atrás dos camiões para conseguir fazer mais KM´s, porque faz bastantes todos os dias
- Outro ficou não sei quantas horas no Alentejo à espera para carregar o seu e concluir a viagem.
- Não sei se pegam fogo mais que um a combustão, mas quando ardem não são egoístas, distribuem por tudo o que está à sua volta com bastante intensidade e rapidez, e pior, ardem com ocupantes que o carro fecha lá dentro.
- Muitos concessionários não aceitam eléctricos como retoma.
- Temo que ao fim de 5/6 anos o carro valha coisa nenhuma e ainda tenha de pagar bem para o abater.
- Proprietário de eléctrico anda sempre a programar as viagens, para mim isso seria tremendamente desconfortável, ao principio até pode ser engraçado, ver nas aplicações os consumos e poupança, mas rapidamente passa a ser uma seca.
- Não é ainda para mim líquido que um Elétrico seja realmente amigo do ambiente, ou pelo menos menos poluente que um a combustão.
- A poupança também é relativa para um particular, se faz muitos km´s realmente vai ter uma poupança significativa mas à custa de muito desconforto, se anda pouco vai ter muito conforto mas duvido que alguma vez poupe a diferença de preço para um combustão da mesma gama.
Há um tipo de condutor de elétricos que só vi reclamar deles, os funcionários de empresa que lhes atribui uma viatura destas, dizem cobras e lagartos (embora esteja a falar de um universo muito reduzido (4)).
A minha opinião não é válida nem serve de recomendação para coisa nenhuma porque ainda não é uma opinião bem formada. Mas para já, eléctrico não obrigado!
Um abraço,
Carrancho
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Goya777 Escreveu:PMP69 Escreveu:Alguém sabe se é legal instalar uma tomada de carregamento de um carro eléctrico (certificada), na garagem comum de um prédio, ligando a referida tomada ao quadro do Condomínio, sem autorização da Administração do mesmo?
Obrigado,
Pedro
Duvido muito que seja. Instalar tomada individual no quadro da comunidade...
Também me parece, mas foi feito.
Lendo a Lei, parece-me que não é necessário autorização, bastando comunicar a intenção, quando ligada ao quadro da fracção ou directamente a um fornecedor.
Obrigado.
Pedro
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Àlvaro Escreveu:Não tenho um, quanto mais dois! Então é preciso tomar um medicamento para saber se é bom, ou o melhor mesmo é aconselharmo-nos com quem sabe? Na oficina que me atende as viaturas há muito quem saiba da poda. Há unanimidade: só vale a pena para quem faz muitos quilómetros diariamente. E, ainda assim, jamais Tesla, os chineses da BYD, segundo eles, são muito melhores em tudo, até no preço.
A tua opinião é totalmente contrária à minha experiencia que conduzo um eletrico diariamente! Compensa precisamente para quem faz poucos quilometros, abaixo de 300/dia, ou seja a vasta maioria da população por não requerer carregamentos, sejam eles demorados ou não.
A quem faz muitos, compensa sempre financeiramente, mas não em termos de tempo, pelo que se fizesse regularmente viagens provavelmente teria um hibrido plug in.
Em conforto de condução, nem sequer é comparável com qualquer outro.
Mas sim, confia na opinião do mecanico, que com carros como os Tesla tem o seu trabalho reduzido a uma fração claro que falam horrores dos eletricos!
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