Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/5/2008 1:23

curvedair Escreveu:MarcoAntónio, sem querer entrar em muitas questões sobre este tema que é muito abrangente e porque também este tópico é sobre se electricidade pode mover ou não os veículos automóveis, só vou sublinhar que não devemos acabar de estragar de vez e para sempre este planeta (da maneira que o conhecemos) e tudo o que cá existe.

Primeiro lugar e só apenas, não devemos fazer o altamente tóxico, lixo nuclear. Não sabemos onde enfiá-lo! Não conseguimos livrá-lo dele nem o que fazer com ele, durante milhares de anos.

E atirá-lo para o espaço é uma ideia sem nexo (apesar de imenso, o espaço não são as traseiras do nosso quintal).

A nossa Sociedade de hoje, o Género Humano que agora habita este planeta, não pode continuar a consumir e a gastar energia deste modo e a tentar fazer "fugas para a frente" quando encontra dificuldades energéticas que ele mesmo criou.


Curve, eu acredito que o Futuro (e muito do Presente) passa pela Energia Nuclear.

Mas, simultaneamente, digo e defendo que se devem aproveitar as Energias mais limpas (como a Eólica, Hídrica e etc) tanto quanto possível.

Uma coisa não se opõe à outra. Na verdade a solução tem ao longo do tempo passado pelo uso simultaneo de várias formas distintas de geração de energia, umas mais limpas e outras menos.

Entre as menos limpas encontram-se os Combustíveis Fósseis e a Energia Nuclear (e é discutível qual das duas é a mais limpa). Mas o que constatamos (eu constato pelo menos) é que quer queiramos quer não, o mundo quer utilizar essas formas de energia e apesar dos estragos que fazem, serão utilizadas!

Foi isso mesmo que eu quis dizer quando disse que as pessoas não deixavam de viver a sua vida. Nós sabemos que estamos a poluir o ar mas não deixamos de pegar no carro para ir trabalhar ou até para ir passear...

E também (quer saibamos quer não) quando ligamos uma lampada dentro de casa também estamos a contribuir para a poluição do planeta (do ar e do resto).

Mas as pessoas não pararão de fazer essas coisas.


Portanto, o que defendo é o seguinte: aproveitamento tanto quanto possível das fontes de energia mais limpas. Contudo, não será suficiente. Com o que é que se colmata as deficiências?

Actualmente com combustíveis fósseis e com energia nuclear. E à medida que os c.f. forem acabando, acredito que vai ser a nuclear a colmatar o fosso. É isto...


Posso estar certo ou errado. O futuro o dirá.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 29/5/2008 1:16

Gncl_C Escreveu:A discussão debandou porque desde que se começou a demonstrar que alguns dos pontos que punhas como entraves afinal já não o eram. A partir daí lá veio a desculpa das teorias de conspiração.


O tópico começou com uma teoria da conspiração. Se não te recordas, convido-te a releres o que escreveste no primeiro post deste tópico.

O tópico "debandou" quando tu não conseguiste rebater os argumentos que fazem cair a teoria da conspiração pela base. A partir daí (passando por cima de pontos pertinentissimos) começaste a procurar notícias recentes de evoluções e etc.


Parece quase aqueles tipos que deixam passar um dia ou dois e quando acontece aquilo que defendem dizem "tás a ver, olha, cá está, eu tinha razão" e quando não acontece ficam calados e esperam por um dia melhor.

Com toda a franqueza, depois de me teres chamado "político" estou muito à vontade para dizê-lo...



É claro que um dia destas ainda apresentas autonomias melhores e etc. Nem um nunca disse (repito pela enésima vez) que os automóveis eléctricos não seriam nunca viáveis. Até porque sinceramente não sei.

Limitei-me a desmontar uma Teoria da Conspiração que tu e outros apresentaram. Se já não a subscreves, óptimo!


E a partir daqui, não tenho mais nada para te dizer. A discussão está esgotada. Aliás ficou esgotada a partir do momente que deixaste de subscrever a teoria da conspiração pois era a única coisa que eu estava a rebater, apresentando aquelas que têm sido as enormes limitações das soluções eléctricas não obstante a forte evolução que tem existido nesse campo (como tu até acabaste por comprovar).

Portanto, posto isto, a partir daqui é discutir só por discutir... e o meu tempo para isso é limitado.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Gncl_C » 29/5/2008 1:09

Já agora , quanto ao preço do petróleo e gasolina , não se pode falar assim, eram mais baixos, mas as pessoas também ganhavam menos. No entanto tinham maior poder de compra que nós actualmente.
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por Gncl_C » 29/5/2008 1:06

O meu ponto já o repeti várias vezes, não vale a pena voltar a fazer o mesmo.

Claro que interessa o que se passou há 100 anos, simplesmente a discussão neste tópico divergiu dessa dimensão temporal, nada mais normal, não achas?

Ouvi as diversas argumentações e tenho a minha opinião pessoal ,não aceito que digas que " não foi tempo perdido " como se me estivesses a ensinar. Aproveito para dizer que a minha área também é a engenharia, nomeadamente a electrotécnica.

A discussão debandou porque desde que se começou a demonstrar que alguns dos pontos que punhas como entraves afinal já não o eram. A partir daí lá veio a desculpa das teorias de conspiração.

Quanto aos ataques pessoais, acho que estou muito longe disso , sinceramente, se para ti um ataque pessoal é dizer que segues sempre um discurso politicamente correcto e que por isso até pareces um político, então quando te atacarem mesmo...

Além do mais tem sentido saber se há envolvimento por parte de quem está a falar, obviamente que se estivesse aqui a falar alguém que pertencesse aos quadros da Galp só iria dizer bem das petrolíferas... é neste ponto que estava a focar e a dizer que não tenho qualquer interesse.
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por MarcoAntonio » 29/5/2008 1:05

JAM Escreveu:A condição passada e bem presente, mais que nunca, chama-se "peak oil". Acho que gente competente e interessada no nosso futuro teria tido isso em conta há muito tempo.

As crises petroliferas foram um aviso, seguidas de estabilização. Mas um dia surgirá uma que será do tipo sem retorno... e reza para que não estejamos no "sem retorno".


Este tipo de argumentação, num forum sobre os mercados, no mínimo tem a sua piada. De caminho estás a dizer que os "competentes" deviam ter previsto os valores para que o petróleo (e qualquer outra coisa) ia atingir no dia xis.

O futuro é feito de incerteza.

No passado o petróleo era barato. Agora já não é tanto. E não podes argumentar com base no que sabes hoje para responsabilizar as opções (muitas delas perfeitamente correctas) feitas no passado!

Ora essa...


Como digo, tem piada esse discurso num Forum de Bolsa, dado que é a primeira coisa que um investidor deve aprender: o futuro é feito de incerteza e hoje devemos tomar as decisões com base nas condições presentes, com base naquilo que hoje achamos que é melhor.

E não com base no que vamos saber daqui a 10 anos!


JAM Escreveu:Isto de dizer que o petróleo era barato, com a ameaça da extinção deste bem finito, é um belo argumento. Sem duvida.


Sabe-se há muito (para não dizer desde sempre) que o petróleo é uma fonte de energia limitada. E depois?

Como as outras. Aliás são todas limitadas. Não tens energia ilimitada em nada...

O que tens é um determinado grau de disponibilidade de energia e um preço de custo de obtenção/utilização.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/5/2008 1:08, num total de 1 vez.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Sei lá » 29/5/2008 0:57

MarcoAntonio Escreveu:É preciso ver que ainda em 99 (há menos de 10 anos) um barril de crude valia uns $16...

Hoje vale $130!

Mas não se pode argumentar com os valores actuais para reportar a condições passadas, ora essa!


A condição passada e bem presente, mais que nunca, chama-se "peak oil". Acho que gente competente e interessada no nosso futuro teria tido isso em conta há muito tempo.

As crises petroliferas foram um aviso, seguidas de estabilização. Mas um dia surgirá uma que será do tipo sem retorno... e reza para que não estejamos no "sem retorno".

Isto de dizer que o petróleo era barato, com a ameaça da extinção deste bem finito, é um belo argumento. Sem duvida.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:56

Gncl, motores de indução são uns dos vários motores eléctricos existentes. Qual é o teu ponto mesmo?


Se já não te interessa (apesar do post original) o que se passou há 100 anos, tanto melhor!

É sinal que a discussão e a minha argumentação (e de outros) não foi tempo perdido.



Quanto ao resto, estás a por pensamentos e ideias na minha cabeça que eu não tenho e que é uma coisa que eu sinceramente detesto!

Aliás, bastava tu leres este tópico com mais atenção e rapidamente descobrias que elas não estão na minha cabeça...



Quanto ao resto, já derrapa para o ataque pessoal ("pareces um político", etc). Enfim, é o curso natural de uma discussão quando começam a faltar argumentos... e o sinal de que a partir daqui a discussão já não tem interesse nenhum!
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Gncl_C » 29/5/2008 0:44

Motores eléctrico há muitos, eu estou a falar de motores de indução, que permitam que os ditos carros andem, e sabes bem disso , não sei porque te fazes despercebido.

Não me interessa só o que se passou há 100 anos, então mas agora por eu falar de algo que se passou há 1 século não posso falar de notícias actuais? Tem piada isto...

Mais uma vez tinha que vir o papão, "teorias de conspiração" tenham medo, muito medo ...

Volto a dizer , parece que para ti o mundo é perfeito, que os governos não mentem às pessoas , que governam apenas e só a pensar nos interesses delas , que as grandes empresas só pensam no bem dos consumidores e que o paraíso é aqui hoje e agora.

Pareces um político, e se calhar és, não faço ideia dos teus interesses e talvez estejas obrigado a seguir o discurso politicamente correcto.

Por outro lado , eu não tenho preocupações desse género e ponho todas as possibilidade em cima da mesa, só assim se chega à verdade.

Motor 3-phase, 4-pole electric motor, 248hp peak (185kW), redline 13,000 rpm, regenerative "engine braking"

Chassis Bonded extruded aluminum with 4-wheel wishbone suspension
Brakes 4-wheel disc brakes with ABS
Acceleration 0 to 60 in under 4 seconds
Top Speed 125 mph (aprox 200km/h)

Já agora, se isto para ti é um brinquedo então faz-me um favor. Eu digo-te quando faço anos, e dás-me um presentinho destes , que anda a 200km/h. Combinado?
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:37

Panizzi Escreveu:MarcoAntonio , divide todos os carros que existem no Mundo por 2.

Imagina que uma metade funcionava através de energia eléctrica , venha ela de onde vier .

Agora vê se a dependência de petróleo não diminuia drasticamente e consecutivamente os lucros e contas das empresas.



A dependência que diminuiria nas empresas de petróleo aumentaria nas empresas das outras áreas energéticas.

Ao contrário do papão que tem sido apresentado (com base nos custos actuais) os factos são muito diferentes: a energia com base em combustíveis fósseis tem sido ao longo deste século relativamente barata.

O sucesso deriva do seu potencial energético, de aspectos práticos (como transporte, etc) e baixo preço!


É preciso ver que ainda em 99 (há menos de 10 anos) um barril de crude valia uns $16...

Hoje vale $130!

Mas não se pode argumentar com os valores actuais para reportar a condições passadas, ora essa!
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:31

Gncl_C Escreveu:Não é porque me apetece, é porque já vêm sendo explorados há 1 século exaustivamente e os carros eléctricos não.


Gncl, os motores eléctricos estão por todo o lado e as baterias também!


Gncl_C Escreveu:Tendo isto em conta, e o facto dos combustíveis fosséis serem limitados , eu diria que sim, o potencial de um carro eléctrico é maior que o potencial de um carro convencional.


Se se conseguisse um motor convencional com eficácia identica ao de um motor eléctrico, então o consumo caía 4 vezes!

E o petróleo duraria muito mais e seria muito mais barato neste momento...


Gncl_C Escreveu:Olha lá, uma coisa não percebo ,antes , não havia solução para o facto das baterias demorarem muito a carregar , agora que demonstrei que há já não interessa?


Quem não te entende sou eu, que começaste por argumentar com os últimos 100 anos e agora já só te interessam as notícias actuais.

Quando eu te digo que o crude está agora a custar 4 ou 5 vezes mais do que há 10 anos atrás e que o custo do combustível por kilómetro era igual ou menor que num automóvel eléctrico, não te interessa...

Para além do custo ser menor ou igual há relativamente pouco tempo, não precisa de baterias (mas de um banal depósito: leve e barato) e não tem nem pouco mais ou menos as limitações de autonomia e carga.


Quem está a argumentar com uma teoria da conspiração que se reporta aos últimos 100 anos és tu e não eu.




Eu nunca disse que os carros eléctricos vão ou não algum dia ser viáveis, do ponto de vista económico e prático.



Tu é que não podes pegar no exemplo do Tesla (um brinquedo que custa $100.000 e tem montes de limitações) e falar de um custo actual de $0.01 por kilometro para argumentar com uma teoria da conspiração para os ultimos 100 anos.

As baterias e tudo o resto, estão a evoluir. Essa notícia se faz alguma coisa é desmontar a teoria da conspiração que propões (não que fosse preciso!).

E não só essa como muitas outras nos últimos anos porque essa não foi nem pouco mais ou menos a única evolução nas baterias. Ainda há uns anos eram de niquel-cadium e hoje são de lítio, por exemplo.



E continua muita coisa por responder, que também não interessa e que não contrapões com outra coisa que não seja "tudo se resolve".

Essa notícia até me interessa e se prova alguma coisa é o que eu tenho dito: a evolução nessa área, existe!

E a essa notícia junta muitas outras...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Bzidroglio » 29/5/2008 0:27

Marco Antonio, já deste a solução para os tempos presentes: Energia Nuclear, que é o melhor que temos no momento.
Nos anos 70 apresentaram-nos o papão da energia nuclear que fazia muito mal, e nuestros vecinos instalaram-na no "nosso" Tejo em Almaraz!
Não sei se chegaria, mas o que se gastou em betão para os estádios e futebol, tinha dado uma grande ajuda na construção de pelo menos 1 central em Portugal.
Não é a melhor solução, mas certamente é muito melhor que a actual, e não sujeita à especulação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por atomez » 29/5/2008 0:26

Opel Flextreme

Híbrido plug-in diesel-eléctrico flex-fuel

Previsto para 2010:

Imagem

Class Compact car
Body style(s) 4–5 passenger, 3-door liftback
Engine(s) 1.3L CDTI diesel engine and electric motor
Wheelbase 2725 mm (107.3 in)
Length 4555 mm (179.3 in)
Width 1836 mm (72.3 in)
Height 1487 mm (58.5 in)

Electric propulsion with onboard Range Extender, recharging via power grid
Range (pure electric propulsion): 55 km
C02 emissions / km - less than 40 g according to European test procedure ECE R101 for range extender vehicles

Battery system:

- Type: Lithium Ion
- Energy content: 16 kWh (minimum)
- Peak output: 136 kW
- Voltage: 320 to 350 V
- Time to full charge: 3 to 3.5 hours at 220 V line voltage

Electric propulsion system:

- Electrical peak output: 120 kW (160 CV)
- Peak torque 322 Nm

Generator:

- Peak output: 53 kW (71 CV)

Range Extender:

- Type: Four-cylinder turbo-diesel engine
- Displacement: 1.3 liters
- Rated rpm: 1500 to 1800 rpm
- Peak rpm: 3200 rpm
- Tank capacity: 26 liters

Charging unit:

- Type: Power plug
- Voltage / Amperage: 220 V / 15 A
Editado pela última vez por atomez em 29/5/2008 2:45, num total de 3 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por Panizzi » 29/5/2008 0:22

MarcoAntonio , divide todos os carros que existem no Mundo por 2.

Imagina que uma metade funcionava através de energia eléctrica , venha ela de onde vier .

Agora vê se a dependência de petróleo não diminuia drasticamente e consecutivamente os lucros e contas das empresas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 26/2/2008 22:11

por curvedair » 29/5/2008 0:22

MarcoAntonio Escreveu:São as necessidades que ditam os meios utilizados. E nós fazemos coisas muito piores ao nosso planeta e do nosso ponto de vista, por certo que é uma solução melhor e dificilmente vai incomodar alguém. Pelo menos no Sistema Solar estamos "sozinhos"...
:mrgreen:

Entre enterrar num qualquer sítio da Terra (como já está a ser feito) ou colocar num determinado local do Espaço qual preferes?


MarcoAntónio, sem querer entrar em muitas questões sobre este tema que é muito abrangente e porque também este tópico é sobre se electricidade pode mover ou não os veículos automóveis, só vou sublinhar que não devemos acabar de estragar de vez e para sempre este planeta (da maneira que o conhecemos) e tudo o que cá existe.

Primeiro lugar e só apenas, não devemos fazer o altamente tóxico, lixo nuclear. Não sabemos onde enfiá-lo! Não conseguimos livrá-lo dele nem o que fazer com ele, durante milhares de anos.

E atirá-lo para o espaço é uma ideia sem nexo (apesar de imenso, o espaço não são as traseiras do nosso quintal).

A nossa Sociedade de hoje, o Género Humano que agora habita este planeta, não pode continuar a consumir e a gastar energia deste modo e a tentar fazer "fugas para a frente" quando encontra dificuldades energéticas que ele mesmo criou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 155
Registado: 19/4/2007 0:49
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:17

Bzi, isto já foi dito tantas vezes mas é impossível não repetir a pergunta: tu achas que a Energia Eléctrica vem de onde?

Já hoje uma boa parte vem de combustíveis fósseis. Agora imagina que toda a gente usava automóveis eléctricos e imagina o que sería e de onde viria. Eu só vejo duas hipóteses: dos combustíveis fósseis na mesma ou da Energia Nuclear.

Nós hoje já temos limitações na produção de Energia Eléctrica (Portugal tem de importar, por exemplo) e os nossos carros andam a gasolina. Agora imagina...

Para produzir toda essa Energia Eléctrica era preciso ir busca-la a algum lado.


Depois, acenam-se com o fantasma de conspirações e interesses. Então um automóvel eléctrico também não moveria interesses? Não há gigantes eléctricos, só há gigantes do petróleo? E a nível de manutenção? As baterias têm uma vida útil, haveria produção em massa de baterias para veículos novos e para substituição de baterias desgastadas.



É curioso o texto:

"With the right battery........this car will endure till the end of time."


Com a bateria certa o carro durava eternamente.

Obrigado!... Assim com argumentação desta também eu!


Com a eficácia certa dos motores a combustão o Petróleo também duraria (praticamente eternamente) e sería muito mais barato.

Basta recuar 99, ano em que pagavamos 4x menos em gasolina (antes de impostos)!
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Sei lá » 29/5/2008 0:17

Há muitas questões por explicar no EV1. Um veículo experimental por menos de 100.000 dolares não é de todo uma aberração. Há quem pague mais pelos protótipos de automóveis de motores de combustão que são apresentados nos salões...

A GM poderia também explicar porque razão cedeu carros às universidades e a seguir quase as processou por usarem os veiculos na estrada :roll: São muitas coisas que ficam por explicar, o que são explicadas por argumentos demasiado fracos.

Panizzi, eu acho que nada é impossível. Temos de dar tempo ao tempo e, acima de tudo, canalizar esforços nas pesquisa e desenvolvimento. Aceitei o argumento de que os motores eléctricos pouco podem evoluir em termos de aproveitamento, quando aos outros argumentos... não os aceito com a mesma facilidade.

Quando leio em atirar residuos nucleares para o espaço como uma solução.... ainda temos uma guerra com os ETs por causa disso e eles invadem-nos para explicar como é que se obtem energia nuclear sem deixar residuos :mrgreen: Marco, sabes que não sou pró-nucelar, por isso essa de atirar residuos para o espaço até me deu arrepios.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por Panizzi » 29/5/2008 0:15

Não me mandem para a cabeça por favor que disso já estou farto e não ESTOU A COMPARAR O TELEMÓVEL COM OS CARROS.

Mas já imaginaram seguindo a mesma linha de raciocinio , mandarem destruír os telemóveis porque efectivamente as baterias não eram as melhores ?

Não o fizeram porque houve VONTADE, porque houve investimento.

Eu não quero bater muito mais nesta tecla , já me explicaram que era impossivel evoluír muito mais.

Mas permitam-me por favor , deixem-me que seja no mínimo , desconfiado ......
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 26/2/2008 22:11

por Gncl_C » 29/5/2008 0:12

MarcoAntonio Escreveu:
Gncl_C Escreveu:O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.


Como assim?

Então a evolução tremenda que os a.c.i. têm sofrido devem-se a que potencial ao certo. E a que propósito dizes que está esgotado (quando o rendimento de um motor convencional anda ainda pelos 20~30%)?

Porque dizes isso? Porque sim? Porque te apetece?

E porque resolves ignorar a tremenda evolução que tem existido nos eléctricos (apenas porque não estão em massa nas estradas assumes que ainda não foi explorado?). Essa tecnologia está na verdade já a ser utilizada de forma muito massiva...

Aliás, a notícia que colocaste só demonstra como há inovação na área e como está a haver intensa investigação. E a par dessa notícia podia-se colocar umas 20 ou 30 dos últimos 20 anos pois a evolução nessa área tem sido imensa!




Não é porque me apetece, é porque já vêm sendo explorados há 1 século exaustivamente e os carros eléctricos não. Tendo isto em conta, e o facto dos combustíveis fosséis serem limitados , eu diria que sim, o potencial de um carro eléctrico é maior que o potencial de um carro convencional.

Olha lá, uma coisa não percebo ,antes , não havia solução para o facto das baterias demorarem muito a carregar , agora que demonstrei que há já não interessa?

Claro que houve evolução na área em discussão ,agora como engenheiro que és , sabes muito bem que o facto de haver muita gente a trabalhar no mesmo faz com que haja continuidade no trabalho.
Investigações começadas por um engenheiro são lidas por outros cientistas e a partir desse trabalho é descoberto algo novo, e existe um efeito de cascata.
Logo, quanto mais pessoas houver a trabalhar neste assunto , maior a probabilidade de haver soluções melhores e mais eficientes.
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por Bzidroglio » 29/5/2008 0:10

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Eq2D_Ts5B5g&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Eq2D_Ts5B5g&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

A desculpa foram as baterias... vejam o vídeo.

e mais isto:

http://peswiki.com/index.php/Site:LRP:G ... ed_The_EV1

"The only problem that exists currently stopping the EV-1 are the oil companies, who do not want self-powering batteries. This would eliminate the need for oil/gasoline as fuel in combustion engines. With an electric car, there is no combustion, only pure electro-motive power. With the right battery........this car will endure till the end of time. View the video again and you will see the reality of this: http://www.youtube.com/watch?v=Eq2D_Ts5B5g&NR=1 The oil companies simply don't want this to happen. Stan Ovshinsky built a very good battery for the EV-1, but GM bought it and then sold it to the oil companies. Talk about a control paradigm, this one is a beaut..........shame on you, GM, Exxon, and the Global Elite.

Stan Ovshinsky was the inventor of the amorphous semiconductor......(he was told by the pundits that it was impossible). Mr. Ovshinsky undetered.....went to the Japanese, who financed his invention. Every single copy machine on this planet has one of those Ovshinsky devices in them. That enable him to create his significant R&D facility: http://www.ovonic.com/ At Ovonics Stan and Iris Ovshinsky developed a significant battery produced solely for the purpose of powering the EV1. Instead of receiving accolades and champagn for a tremedous invention. He was silenced, censored and told to shut up by GM, when he tried to advertize his invention in the trade papers. Stan Ovshinsky, the CEO of http://www.ovonic.com/oc_ecd_ovonics.cfm Ovonics, developed significant core http://www.ovonic.com/oc_ecd_ovonics_history.cfm technologies, that would enable this world to transition into the future, gaining significant momentum towards advanced technologies. "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 5/2/2008 17:53
Localização: Santarém

por Panizzi » 29/5/2008 0:06

JAM Escreveu:
Panizzi Escreveu:JAM , parece que a malta dos Ralis foi ultrapassada pelos Engenheiros , que se pode fazer ?

Resta dizer , fiquem com as bicicletas que nós vamos de carro. :lol:

Gostei desta troca de opiniões nada como falar com quem efectivamente sabe do que fala.

Obrigado especial ao MarcoAntonio pela paciência e partilha de sabedoria. :wink:


Nunca te desvalorizes perante quem aparenta saber mais que tu. :mrgreen:


Nem por isso , nem me desvalorizo , sempre com a ideia que inteligência e sabedoria são extremamente relativas.

Agora neste caso , deu para vêr que eles sabem efectivamente do que falam. Falar de electrões e essas coisas não é a minha especialidade.

Apenas não gostei do facto de quase dizerem que é impossivel e outras coisas que tais.

Nestes campos eu tenho sempre a ideia que tudo é impossivel até ao dia. Se as pessoas formadas na área dizem que é efectivamente impossivel hoje ou amanhã, então tenho que dar prioridade a essas afirmações.

Se são suficientemente competentes ou "sabedores" para terem essas certezas , então presumo que o futuro nos irá provar isso. Se não provar eu venho aqui mandar para a cabeça :P

Agora confesso que aprendi qualquer coisa e isso para mim é o que importa , dai agradecer e mostrar o meu respeito por estas pessoas. Afinal ensinaram-me coisas e eu nem precisei de pagar :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 26/2/2008 22:11

por atomez » 28/5/2008 23:58

JAM Escreveu:
Atomez Escreveu:Esse tal carro foi lançado pela GM após o choque petrolífero dos anos 70 (do séulo passado) como forma de explorar alternativas caso o petróleo continuasse a subir de preço.


Não estás a falar do GM EV1 pois não? :roll:

É esse mesmo.

Afinal não foi como resposta à crise do petróleo dos anos 70 mas sim às leis anti-poluição da California de finais dos anos 80

http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1

Curiosamente a GM está para lançar no mercado um híbrido plug-in, o Volt e na Europa o Opel Flextreme (híbrido plug-in diesel-eléctrico) lá para 2010

http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Volt
Editado pela última vez por atomez em 29/5/2008 0:12, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por MarcoAntonio » 28/5/2008 23:54

Gncl_C Escreveu:O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.


Como assim?

Então a evolução tremenda que os a.c.i. têm sofrido devem-se a que potencial ao certo. E a que propósito dizes que está esgotado (quando o rendimento de um motor convencional anda ainda pelos 20~30%)?

Porque dizes isso? Porque sim? Porque te apetece?

E porque resolves ignorar a tremenda evolução que tem existido nos eléctricos (apenas porque não estão em massa nas estradas assumes que ainda não foi explorado?). Essa tecnologia está na verdade já a ser utilizada de forma muito massiva...

Aliás, a notícia que colocaste só demonstra como há inovação na área e como está a haver intensa investigação. E a par dessa notícia podia-se colocar umas 20 ou 30 dos últimos 20 anos pois a evolução nessa área tem sido imensa!
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Gncl_C » 28/5/2008 23:46

Esta notícia é apenas a resposta a uma pergunta que colocaste,Marco António:" Tu tens solução para o tempo de carga da baterias com a tecnologia actual (fruto de intensiva evolução) ou não?"

Não era para mim, mas resolvi contribuir para a resposta. Afinal sempre existe solução para o tempo de carregamento.

Isto tudo para dizer , que para todos os problemas que aqui foram postos ao uso em massa do carro eléctrico pode haver solução, mas é necessário que sejam trabalhados.

Quanto ao que disse relativamente ao baixo número de pessoas a trabalhar nesta área, não tenho números efectivos, contudo acho que há muito mais pessoas a trabalhar em motores para os carros convencionais do que para os carros do futuro. É só isto. Todos os anos saiem carros novos de F1 , todos os anos eles ficam desactualizados. Isto não acontece nem de longe nem de perto com os carros eléctricos.

O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.

Há 2 milénios atrás usou-se vapor para fazer mover as portas de um templo. Só no século XVIII ou XIX é que se começou a usar a tecnologia para fazer viagens através dos comboios.

Tecnologia que ficou na prateleira 2000 anos, tudo isto para dizer que o mesmo pode acontecer hoje.
 
Mensagens: 229
Registado: 18/2/2007 17:55

por Sei lá » 28/5/2008 23:39

Panizzi Escreveu:JAM , parece que a malta dos Ralis foi ultrapassada pelos Engenheiros , que se pode fazer ?

Resta dizer , fiquem com as bicicletas que nós vamos de carro. :lol:

Gostei desta troca de opiniões nada como falar com quem efectivamente sabe do que fala.

Obrigado especial ao MarcoAntonio pela paciência e partilha de sabedoria. :wink:


Nunca te desvalorizes perante quem aparenta saber mais que tu. :mrgreen:
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por MarcoAntonio » 28/5/2008 23:34

Gncl_C, o mundo continua a evoluir e como eu já disse n vezes as baterías têm evoluído muítissmo e é completamente errado dizer que a evolução tem sido lenta ou que não têm sido feito esforços nesse sentido. Aliás, esta notícia demonstra o oposto do que propões, demonstra que a evolução existe e é importante (e basta olhar para os últimos 10 ou 20 anos e ter um conhecimento bastante superficial destas questões para constatar o quanto se evoluiu nessa área). Até porque como já disse, essa tecnologia já é utilizada massivamente em várias áreas. O mundo não é só automóveis!


Quando for economicamente viável e prático, naturalmente os automóveis eléctricos vingarão (se esse dia chegar, porque entretanto até pode surgir outra alternativa melhor). O mundo opta pelo melhor e até aqui o melhor tem sido os a.c.i. depois de tudo somado.

No futuro?

No futuro não sabemos...

E o futuro começa hoje, naturalmente.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, alvaroB, bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Garfield, goncaladas, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, J.f.vieira, latbal, malakas, MF@Invest, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, SalvaFP, TheKuby, vasco007 e 171 visitantes