Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Celsius-reloaded » 16/1/2024 16:14

O facto da Tesla ter baixando mto os preços tb faz as empresas de rent-a-car pensar duas vezes.

O valor a que os vendem depois do uso tb tem bastante relevância.

Recordo que nos EUA, com apoios federeis e local, nalguns casos é possível trazer um tm3 por pouco mais que $30k.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/1/2024 15:22

É bom dizer que a Hertz se está a livrar dos carros eléctricos pelo custos as reparações custam muito mais , a ideia de fazer a carroçaria de uma só vez é fantástica mas o carro não deve bater .
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 16/1/2024 14:56

A tendência continuará a ser a electrificação automóvel, contudo ainda existem muitas dúvidas sobre as baterias.... e nesse sentido, se houvesse uma normalização entre carros europeus, para permitir a evolução e troca fácil das actuais baterias, isso daria muita mais confiança a quem compra carros novos e carros usados (electricos).

Neste momento comprar um electrico é caro e tem uma desvalorização enorme sem que os baixos consumos cheguem a compensar...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por perneta » 16/1/2024 12:44

Imagem
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
Mensagens: 183
Registado: 10/1/2018 16:32

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 11/1/2024 22:07

MarcoAntonio Escreveu:Não está em vigor. Estará previsto para o segundo semestre:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/ ... a-de-volta


Obrigado por toda a informação ;).
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 11/1/2024 21:55

Não está em vigor. Estará previsto para o segundo semestre:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/ ... a-de-volta
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por previsor » 11/1/2024 21:45

Coloquei o link em cima porque o abate de veículos com o apoio do estado também é feito nas agências da valorcar e pelo link dá para consultar onde estão as agências

https://www.jn.pt/1972599603/como-funci ... m-de-vida/

Não sei a certeza, mas acho que o apoio já está em vigor porque o orçamento de estado já está em vigor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1133
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 11/1/2024 20:34

O link não é sobre o Apoio de que o Marco está a perguntar mas sobre o abate de veículos em geral em centros licensiados.

Aqui fica um link sobre o Apoio de que ele está a falar e que é suposto regressar em 2024:

https://www.repsol.pt/particulares/asse ... ncentivos/


Como conseguir o incentivo ao abate automóvel?


O processo para conseguir o incentivo ao abate de veículos está bastante simplificado. Se o seu carro cumpre todos os requisitos já mencionados, só precisa mesmo de o entregar num centro de abate autorizado. Existem vários operadores em Portugal responsáveis pelas recolhas de viaturas em fim de vida. Depois de escolher o operador, apenas precisa de cumprir 4 simples passos:

:arrow: Entregar no centro de abate o carro, o seu cartão de cidadão e o Documento Único Automóvel.

:arrow: Obter um certificado de destruição do veículo, que deve ser emitido pelo operador de desmantelamento.

:arrow: Adquirir um novo veículo, de zero emissões ou com emissões reduzidas.

:arrow: Submeter um pedido de incentivo ao Fundo Ambiental.

Agora que já sabe como vai funcionar o incentivo ao abate de carros, pode começar já a escolher o seu novo veículo. O Governo ainda não divulgou todos os detalhes deste incentivo, nem a data em que entrará em vigor. Sabe-se apenas que será em 2024.

O incentivo ao abate de veículos é uma medida bastante significativa para a promoção da mobilidade sustentável. Para além disso, e apesar do investimento inicial, prevê-se também que promova uma diminuição dos gastos com o automóvel.



Ainda não está em vigor (e ainda faltará saber detalhes). Segundo o ACP, ao que parece está previsto só para o segundo semestre.


Mais alguma informação preliminar aqui:

Incentivo ao abate de carros com mais de 16 anos deverá rondar os 3 mil euros

O incentivo pressupõe que os beneficiários entreguem um veículo com mais de 16 anos e que cumpram uma das seguintes condições:

- a aquisição de um veículo de zero emissões novo ou usado, com um máximo de quatro anos;

- a aquisição de um veículo novo a combustão interna com emissões reduzidas (sendo que terá de ser fixado o limite das emissões de CO2 para esta classificação);

- a aquisição de bicicletas de carga;

- adote a opção de depósito em Cartão da Mobilidade (que poderá ser utilizado para a aquisição de serviços de transporte público e mobilidade partilhada).

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por previsor » 11/1/2024 20:28

Marco Martins Escreveu:Alguém sabe se os apoios ao abate de carros antigos já está em vigor e como se processa?


https://www.valorcar.pt/pt/vfv/proprietarios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1133
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 11/1/2024 20:10

Alguém sabe se os apoios ao abate de carros antigos já está em vigor e como se processa?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 10/1/2024 14:30

Para quem sempre quis ter um Rolls e não tinha dinheiro já pode.

O Rolls comunista vai estar a venda na Europa


Imagem
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 20/11/2023 21:50

Os ocidentais tem a capacidade da inovação mas tem estados agarrados aos chineses e é a Ferrari a saltar para outro mundo no eletrico um Ferrari sem travões e um motor elétrico em cada roda isto altera tudo .

Não sabem fazer carros eléctricos copiam os térmicos , quando apareceu a eletricidade não souberam tirar partido da revolução apenas colocaram o motor elétrico onde estava a força motriz gerada por vapor ou pela força da água .

“ E também, para permitir gerir o binário transmitido a cada roda sem complicações mecânicas. Controlo de tracção, antiderrapagem, controlo de deriva ou motricidade, já não há necessidade de diferencial sofisticado, intervenção nos travões, tudo passará por uma central electrónica que comanda cada motor separadamente.

Para nossos carros, isso significa outra coisa: todas as revoluções arquitetônicas agora são permitidas pelo desaparecimento desta peça central na frente, pesada, barulhenta e incompressível. O suficiente para melhorar significativamente a segurança passiva, repensar totalmente a cabine, tornar os carros mais compactos ou mais espaçosos, mais aerodinâmicos, mais leves.…

E mais sóbrio porque o motor da roda também é o fim dos redutores, engrenagens de ângulos, cardan e outras coisas que consomem energia.

São os motores elétricos - portanto, necessariamente os motores -roda - que garantirão a desaceleração, prometendo até, graças a uma regulação mais fina e direta do ABS, encurtar as distâncias de travagem . E de passagem para melhorar a regeneração da bateria. Não há mais líquidos a serem purgados periodicamente ou risco de vapor-lock, mas também muito menos poluição, sabendo que desde a norma euro 6, as partículas dos travão, juntamente com as resultantes do desgaste dos pneus e do betume, ultrapassam agora, em quantidade e toxicidade, as do motor.
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 25/10/2023 14:39

Um elétrico em Itália .

https://youtu.be/nVD8ZsF84q4
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 25/10/2023 11:26

New report unmasks true costs of electric vehicle mandates: 'Remain more expensive'

According to the TPPF report — authored by energy experts Jason Isaac, Brent Bennett and Syd Lucas — the average model year 2021 EV would cost approximately $48,698 more to own over a 10-year period without the staggering $22 billion in taxpayer-funded handouts that the government provides to electric car manufacturers and owners. The analysis factors in federal fuel efficiency programs, electric grid strain, and direct state and federal subsidies.

It is not an overstatement to say that the federal government is subsidizing EVs to a greater degree than even wind and solar electricity generation and embarking on an unprecedented endeavor to remake the entire American auto industry," the report states. "Despite these massive incentives, EVs are receiving a tepid response from the majority of Americans who cannot shoulder their higher cost."


A farsa...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8737
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 20/10/2023 20:07

 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 20/10/2023 12:19

Tesla de 100 mil euros não paga IUC mas Opel Corsa B vai pagar 156 euros?

Isto mesmo atendendo que as emissões directas de um EV se a fonte da eletricidade for uma central a combustíveis fosseis é maior do que a de um ICE convencional...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8737
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/9/2023 15:43

São polacos e conseguem feito único .

https://youtu.be/CQOEP7_euXQ
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 18/8/2023 20:16

 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 28/7/2023 11:03

Opcard Escreveu:Eu quando penso em carros é Alemanha em Uísques é Escócia é , era


E vai daì que talvez náo!

Porsche’s new solid-state battery will let its electric models travel a mind-blowing 800 miles before having to recharge

800 milhas sao 1287km.

Isto é um game changer, claro que depende ainda de preço, tempo de carga, ciclos...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8737
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 23/7/2023 20:45

Eu quando penso em carros é Alemanha em Uísques é Escócia é , era .

É o mundo ao contrário , Confrontado com atrasos no desenvolvimento, a Audi assina uma parceria com o Grupo SAIC ( grupo chinês )para desenvolver a tecnologia dos seus carros eléctricos


Ha mania global por uísques japoneses levou a um aumento «espetacular» da procura , 2020, uma garrafa de Yamazaki 55 foi vendida por cerca de 800.000 dólares em um leilão em Hong Kong, um recorde .
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 7/7/2023 12:02

PC05 Escreveu:Automakers are pouring $200 billion into constructing nearly 100 EV assembly and battery plants in the United States in the biggest build-up since the industry was founded more than a century ago, according to consultant KPMG. Consumer acceptance in the US has been slower than in China and Europe, as American car buyers have balked at high prices and spotty charging infrastructure.


200 mil milhões em cimento e metal. Bela forma de salvar o planeta.

Também fica no ar que tudo isto pode ser um fracasso comercial capaz de criar um colapso da economia mundial.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8737
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Celsius-reloaded » 7/7/2023 10:12

PC05 Escreveu:
Electric Car Sales Growth Slows in US as Inventory Builds Up
ByKeith Naughton
July 6, 2023 at 10:46 PM GMT+1

Electric vehicle sales growth, while still brisk, has begun to slow in the US as inventory of battery-powered models piles up on dealer lots.

Sales of plug-in models grew by nearly 50% in the first half of the year, according to data from researcher Motor Intelligence. That’s less than the 65% growth rate for all of 2022 and well off the 71% gain in the first half of last year over the same period in 2021.

The slower pace comes as the supply of EVs on dealer lots ballooned to 92 days in June, well above the 51 days of inventory for all models, according to researcher Cox Automotive. That may help explain why only 31% of dealers see EVs as the future, while 53% of car buyers do, according to a survey Cox conducted.

“Dealers, staring at almost 100 days supply, perhaps are a bit more realistic,” Mark Schirmer, a Cox spokesman, said Thursday in an email. “The extra inventory is making some dealers a bit concerned.”

Automakers are pouring $200 billion into constructing nearly 100 EV assembly and battery plants in the United States in the biggest build-up since the industry was founded more than a century ago, according to consultant KPMG. Consumer acceptance in the US has been slower than in China and Europe, as American car buyers have balked at high prices and spotty charging infrastructure.

But legacy and startup automakers are betting their futures on catching up with Tesla Inc., which generates profit margins twice the going rate in the industry while controlling 60% of the US EV market. Wall Street is skeptical of EV growth ambitions such as Ford Motor Co.’s plan to boost output of battery powered models by more than 15-fold to 2 million vehicles a year by the end of 2026.

Equity researcher CFRA lowered its rating on Ford to “hold” from “buy” Thursday after the automaker reported a 2.8% decline in EV sales in the second quarter. CFRA cited “sluggish” growth for Ford’s F-150 Lightning plug-in pickup, which saw sales rise just 4% from the first quarter to the second.

“We think EV production ramp-up issues are likely to be widespread among traditional automakers as they attempt to execute aggressive growth plans,” Garrett Nelson, a senior analyst for CFRA, wrote in a note.


https://www.bloomberg.com/news/articles ... ce=twitter



Os preços continuam mto pouco convidativos. Um preço mto elevado a juntar a taxas de juros em máximos de alguns anos, sendo que o mercado dos EUA é altamente dependendo de crédito e dá nisto.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por PC05 » 7/7/2023 1:44

Electric Car Sales Growth Slows in US as Inventory Builds Up
ByKeith Naughton
July 6, 2023 at 10:46 PM GMT+1

Electric vehicle sales growth, while still brisk, has begun to slow in the US as inventory of battery-powered models piles up on dealer lots.

Sales of plug-in models grew by nearly 50% in the first half of the year, according to data from researcher Motor Intelligence. That’s less than the 65% growth rate for all of 2022 and well off the 71% gain in the first half of last year over the same period in 2021.

The slower pace comes as the supply of EVs on dealer lots ballooned to 92 days in June, well above the 51 days of inventory for all models, according to researcher Cox Automotive. That may help explain why only 31% of dealers see EVs as the future, while 53% of car buyers do, according to a survey Cox conducted.

“Dealers, staring at almost 100 days supply, perhaps are a bit more realistic,” Mark Schirmer, a Cox spokesman, said Thursday in an email. “The extra inventory is making some dealers a bit concerned.”

Automakers are pouring $200 billion into constructing nearly 100 EV assembly and battery plants in the United States in the biggest build-up since the industry was founded more than a century ago, according to consultant KPMG. Consumer acceptance in the US has been slower than in China and Europe, as American car buyers have balked at high prices and spotty charging infrastructure.

But legacy and startup automakers are betting their futures on catching up with Tesla Inc., which generates profit margins twice the going rate in the industry while controlling 60% of the US EV market. Wall Street is skeptical of EV growth ambitions such as Ford Motor Co.’s plan to boost output of battery powered models by more than 15-fold to 2 million vehicles a year by the end of 2026.

Equity researcher CFRA lowered its rating on Ford to “hold” from “buy” Thursday after the automaker reported a 2.8% decline in EV sales in the second quarter. CFRA cited “sluggish” growth for Ford’s F-150 Lightning plug-in pickup, which saw sales rise just 4% from the first quarter to the second.

“We think EV production ramp-up issues are likely to be widespread among traditional automakers as they attempt to execute aggressive growth plans,” Garrett Nelson, a senior analyst for CFRA, wrote in a note.


https://www.bloomberg.com/news/articles ... ce=twitter
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MVP » 4/7/2023 20:16

Acho que o carro eletrico como o conhecemos atualmente não será a versão final, principalmente na parte do armazenamento de energia. No entanto uma alteração de baterias de litio para baterias solidas ou outra tecnologia entretanto desenvolvida não deixará de aproveitar desenvolvimentos naquilo que são os motores eletricos. Portanto diria que talvez seja importante distinguir entre o tipo de energia que alimenta o motor, e a forma como é armazenada. Ou seja, o carro eletrico não parece ser o problema (até para quem é "contra" o mesmo) mas sim o seu atual meio de armazenamento de energia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 4/7/2023 9:31

El inventor europeo del año defiende el biocombustible frente al coche eléctrico
Avelino Corma señala que estos emitirán dióxido de carbono si la pila con la que se recarga el vehículo no procede de una fuente renovable

El objetivo marcado por el Gobierno sigue siendo la producción de cinco millones de coches eléctricos para el año 2030. Una hoja de ruta compartida por la Unión Europea, que anunció hace unos meses la prohibición de vender coches de combustión a partir del año 2035. Una propuesta que, sin embargo, frenó Alemania e Italia.

Entre la contaminación de los combustibles fósiles y el vehículo eléctrico hay una serie de grises que son los biocombustibles. Un carburante que surge de la biomasa y de residuos orgánicos y que el científico español, Avelino Corma, premiado a inventor europeo del año 2023, ha tenido un papel fundamental para el desarrollo de una herramienta -llamado catalizador de zeolitas sintetizadas- que ha permitido capturar los gases perniciosos durante el refinado.

El profesor y químico Avelino Corma analiza con THE OBJECTIVE el escenario actual de los combustibles renovables y el futuro del vehículo eléctrico. De esta forma, y ante la pregunta de si los vehículos propulsados por biocombusribles contaminan más que el coche eléctrico, el profesor defiende a los primeros y apunta a la posibilidad de que en un futuro los coches eléctricos puedan no seguir siendo 100% verdes. «Al vehículo eléctrico se le tendrá que recargar la pila. Si la electricidad con la que la cargas es completamente renovable, habrá cero emisión de dióxido de carbono (Co2), pero si la pila no es completamente renovable sí habrá una parte de emisión de Co2″, señala.

Por otro lado, Corma defiende el uso del queroseno frente a otro tipo de combustibles verdes que se han puesto sobre la mesa, como el hidrógeno, y que también pueden ser utilizados tanto para la aviación como para vehículos particulares. «En los próximos años el queroseno tendrá futuro en la aviación, para más allá del año 2035 seguro. Para grandes distancias va a ser difícil que podamos tener almacenado el hidrógeno. El queroseno se puede fabricar a través de la biomasa o a partir del Co2 del aire y del hidrógeno verde. No hay que pensar en el queroseno como algo malo, solo hecho por petróleo».

Así explica los trabajos que están llevando a cabo: «Ahora estamos utilizando derivados de la biomasa como, por ejemplo, los bioaceites, para convertirlos en queroseno. Estamos trabajando con compañías españolas para la transformación de biomasa en queroseno y diésel que les permitiría ser prácticamente neutro en carbono. El catalizador zeolítico sería clave para obtener buenos rendimientos, aunque también hay otros catalizadores que no son zeolíticos».

El profesor defiende el instrumento del catalizador aunque el hidrógeno se posicione como el gran vector energético frente a la biomasa: «Cuando se utilice el hidrógeno para quemar y generar energía, al quemarlo, van a tener que introducir, en algunas aplicaciones, aire para dicha quema. Entonces van a producir también óxidos de nitrógeno y tendrán que utilizar catalizadores o se tendrán que diseñar nuevos para esos casos».


«El problema que tiene el hidrógeno es el almacenamiento. Lo que se está considerando también para transporte marítimo y terrestre es utilizar una molécula que lleve hidrógeno y que, después, se pueda recuperar ese hidrógeno. Por ejemplo, si se coge nitrógeno del aire e hidrógeno puedes formar amoniaco. Se puede cargar de amoniaco los depósitos y en el mismo transporte descomponer el amoniaco, a través de un catalizador general, en dos: hidrógeno y nitrógeno. Este último se va al aire y el hidrógeno es que el se usa para producir la energía», asegura el profesor. Un proceso que, sin ir más lejos, es el que usará Cepsa para transportar hidrógeno verde desde Algeciras a Amsterdam.

Por otro lado, defiende el uso de otras muchas moléculas además del hidrógeno, aunque es hoy esta la más comentada por la opinión pública y los empresarios. «Se ha hablado del hidrógeno, pero existen muchas moléculas en el mundo que utilizamos todos los días que no están formadas solo por hidrógeno, sino que están formadas por carbono e hidrógeno. Estas las tienes que preparar y sintetizar. Para ello necesitas una fuente de carbono y una fuente de hidrógeno. La fuente de hidrógeno es el hidrógeno verde mientras que la fuente del carbono puede ser la biomasa o dióxido de carbono».

El profesor Corma explica el proceso del catalizador sintético, que apenas dura «milisegundos». Una herramienta clave para la conversión de la biomasa o la producción de queroseno. «Es un sólido cristalino cuyos cristales tienen canales que permiten tamizar a las moléculas (un proceso que remueve el agua y los contaminantes de corrientes de gases de hidrocarburos)».

Este se puede hacer por medio de una absorción selectiva, separando, por ejemplo, el dióxido de carbono (Co2) del nitrógeno y del oxígeno del aire o a través de una reacción selectiva, introduciendo dentro de esos canales centros reactivos para transformar las moléculas. «En las plantas tanto de absorción como de reacción química puede haber 30 toneladas de este catalizador. Esto no es una curiosidad de laboratorio si no que se utiliza industrialmente«, sentencia Corma.

Reconocimiento a su carrera
La Oficina Europea de Patentes (OEP) ha anunciado hoy que Corma será galardonado con el Premio al Inventor Europeo 2023 por su «extraordinaria carrera» en el mundo de la química, que dura ya más de tres décadas. Corma comenzó sus estudios de química en 1967 y los continuó durante más de una década, incluyendo un postdoctorado en la Queen’s University de Canadá. En 1979 empezó a trabajar como investigador en el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), y en 1987 pasó a ser profesor de investigación.

Desde entonces, ha desarrollado una serie de catalizadores que están siendo utilizados hoy en diversos procesos industriales y que sirven para la reducción de emisiones contaminantes de vehículos y fábricas, la mejora de los alimentos, la purificación del agua, los procesos de refinado del petróleo y la producción de medicamentos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8737
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], brunoktm, ciliegino, cmmanel, Ferreiratrade, Goya777, JoeP, latbal, m-m, maturidade, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, rs521, Shimazaki_2, Tx9262, vasco007, Xacal e 213 visitantes