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Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fingerspitzengefuhl » 18/5/2010 5:07

Parece haver mesmo algo de errado com a notícia do Mini elétrico, então um Mini com 200cv, redução de peso, suspensões e travões de competição faz um tempo em pista semelhante a um BMW 318d de origem? :wink:

Será que teve de levantar o pé para não ficar sem energia antes da meta? :mrgreen:
 
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por MarcoAntonio » 18/5/2010 3:42

Ainda sobre esta matéria...

Fingerspitzengefuhl Escreveu:O Preço do Leaf não é mau se levarmos em conta que será mais económico que um diesel, se não inventarem nenhum imposto extra entretanto...



Mesmo considerando eficiência máxima, o custo aos 100Km deste Leaf é de +/- 2 euros. Isto utilizando energia eléctrica taxada a 5% de imposto...

Um Diesel económico e dimensões semelhantes fica por uns 6 euros aos 100 Km, utilizando um combustível em que metade do preço é imposto.

Eu já fiz por diversas vezes este tipo de cálculos e creio que já estão aqui mesmo neste tópico. A "única" poupança relevante é a poupança de imposto, algo que só existirá enquanto os políticos estiverem enamorados das tecnologias verdes subsidiadas e enquanto a quota de mercado destas soluções for insignificante. Porque uma vez que a quota comece a ser relevante e as receitas de imposto (quer na venda quer no consumo do combustível) comecem a cair, terão de alterar isso tudo...

Tirem-lhe os impostos que cobram a uns e a outros e o custo fica quase igual. Com uma grande diferença: à cabeça o eléctrico custa muito mais e a prazo também ficará bastante mais caro devido ao tempo de vida das baterias.


Há ainda a possibilidade a prazo (que também já mencionei neste tópico) do KWh encarecer devido ao facto de ser necessário produzir mais, investir em centrais e reforçar a rede e/ou recorrer a produção extra mais cara...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 18/5/2010 3:22

Fingerspitzengefuhl Escreveu:O Preço do Leaf não é mau se levarmos em conta que será mais económico que um diesel, se não inventarem nenhum imposto extra entretanto...


O tempo de vida das baterias é de 150.000~200.000Km.

As baterias custam milhares de euros.

Aliás, estes press release parecem-me ser omissos quanto à garantia das baterias que era algo que tinham ficado de especificar há uns meses atrás. Havia também em notícias anteriores a referência a um carregador que tinha de ser instalado no cliente para poder carregar o veículo em casa e que custaria na ordem dos 2 mil euros (com instalação).

Quanto ao imposto, é tão certo como a morte que a prazo e à medida que forem ganhando quota de mercado, terá de ser taxado (ou taxarem mais a corrente eléctrica e pagarmos todos indirectamente por aqueles que têm veículos eléctricos economicamente ineficientes mas colmatados por subsídios estatais).
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por Fingerspitzengefuhl » 18/5/2010 3:10

Quanto ao mini parece haver algo de errado no artigo porque um Scirroco a gasolina de 210cv deverá ser muito mais rápido do que um BMW diesel de 143cv.

O Preço do Leaf não é mau se levarmos em conta que será mais económico que um diesel, se não inventarem nenhum imposto extra entretanto...
 
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por MarcoAntonio » 18/5/2010 3:02

Fingerspitzengefuhl Escreveu:É uma pena ainda não terem desenvolvido baterias com mais capacidade, esse é o principal problema dos carros elétricos desde há muito.

Quanto aos híbridos sempre fui um pouco céptico, pelo menos economicamente não são concorrência ao diesel nem ao GPL, por essa razão não vemos taxis nem carros de empresa híbridos...


Por acaso já vi um ou outro. Mas convenhamos que são mt poucos...

Agora o que estou bastante certo que não verás é um destes Leaf porque para uma empresa de Taxi que não paga IA a idiotice de comprar um destes eléctricos fica ainda mais evidente. Até um Mercedes Classe E a Diesel a longo-prazo sai-lhes francamente mais barato!
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por Fingerspitzengefuhl » 18/5/2010 2:44

É uma pena ainda não terem desenvolvido baterias com mais capacidade, esse é o principal problema dos carros elétricos desde há muito.

Quanto aos híbridos sempre fui um pouco céptico, pelo menos economicamente não são concorrência ao diesel nem ao GPL, por essa razão não vemos taxis nem carros de empresa híbridos...
 
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por MarcoAntonio » 18/5/2010 2:01

Nada que eu não tivesse já antecipado...

MarcoAntonio Escreveu:A tecnologia da Renault é a mesma que da Nissan.

Autonomias da ordem dos 160Km e um preço que só será competitivo após fortes ajudas governamentais.

Tirando veículos citadinos (um nicho de mercado) para já ainda não há nada convincente e que tenha (ou eu pelo menos veja com hipóteses para tal) um impacto relevante no mercado automóvel.


A Nissan e a Renault farão as suas apresentações com pompa e circunstância naturalmente. Mas não estão a apresentar nada de especial, nada que o público queira realmente comprar em massa (embora se sintam evidentemente atraídos pela ideia).

(...)



Mesmo assim, com isenção de IA e 5 mil euros de subsídio ainda fica por 30 mil euros.

E ainda todos aqueles óbices: autonomia, tempos de recargas, tempo de vida das baterias ou custo do sistema de aluguer no caso da Renault, etc.
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por atomez » 18/5/2010 1:55

Ainda estava a pensar trocar de carro no fim do ano por um destes, mas assim nem pensar... é caro demais. O meu limite seriam uns 20k€.

Nissan Leaf custa em Portugal 34.955 mil euros

O carro eléctrico da Nissan, o Leaf, vai custar em Portugal 34.955 euros, podendo ainda contar com um desconto de 5.000 euros que o Governo dará aos cinco mil primeiros compradores de carros exclusivamente eléctricos.

O preço do carro foi anunciado hoje pela Nissan Internacional, numa conferência de imprensa em Londres.

A marca sublinhou o preço do Leaf abaixo dos 30 mil euros (mais precisamente 29.955 euros), mas incluindo um desconto que em Portugal apenas estará disponível para os cinco mil primeiros compradores de carros eléctricos. No Orçamento do Estado para 2010 o Governo prevê ainda um incentivo de 1.500 euros, acumuláveis com o benefício anterior, caso o comprador entregue um carro antigo para abate em troca do carro eléctrico.

O Leaf, um carro do segmento C (5 lugares), tem uma bateria com autonomia para cerca de 160 quilómetros.

De acordo com a Nissan, o preço anunciado hoje inclui a posse da bateria, ao contrário por exemplo do que vai fazer a Renault, que prevê comercializar os seus carros num modelo em que a bateria pertence à marca e o comprador aluga o equipamento.

A Nissan indicou ainda que o período de reservas do Leaf em Portugal começa em Julho. O início das vendas está previsto para Dezembro.

Em Portugal existem actualmente cerca de uma dezena de postos de carregamento de carros eléctricos. De acordo com o programa de mobilidade eléctrica anunciado pelo Governo, até ao final do ano deverão existir 320 postos de carregamento e 1.300 até ao final do 2011.

Um posto de carregamento lento demora entre seis a oito horas para carregar completamente a bateria de um carro. Também está prevista a instalação de postos de carregamento rápido em estações de serviço, que demoram entre 20 a 30 minutos a carregar o carro.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por atomez » 13/4/2010 0:28

O Mini E fez a volta em Nürburgring em 9:51:45. É semelhante a um Volkswagen Scirocco 2.0 TSI ou um BMW 318d. Nada mau.

Read More http://www.wired.com/autopia/2010/04/electric-mini-nurburgring/#ixzz0kvoYaTt0



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por MarcoAntonio » 7/4/2010 19:45

Atomez Escreveu:O IVA da electricidade é de 5%, portanto desses 2€ iam buscar 0.1€ por 100 km... No caso do gasóleo vão buscar 4€ por 100 km...


Eu disse que eram "peanuts"...
:wink:


Atomez Escreveu:Está-se mesmo a ver que os carros eléctricos vão acabar por levar com um "imposto de circulação" de pelo menos 3.9€ por cada 100 km percorridos :evil:


Bom, eu suponho que:

(1) acabará a isenção de ISV (uma coisa só para "inglês ver" enquanto - para todos os efeitos - não se vendem carros eléctricos);

(2) surgirá um imposto especial sobre a electricidade (paralelo ao ISP) e/ou um imposto especial para circulação para os eléctricos (tipo "taxa especial de utilização de rede pública eléctrica" ou outra coisa criativa do género);

(3) desconfio que resultará também numa subida do IVA para ajudar a recuperar parte da perda de receita.

(4) parece-me provável que o próprio "preço base" da electricidade inflacione (as necessidades globais aumentarão e provavelmente será necessário recorrer a meios de produção de electricidade mais caros para compensar o aumento de procura bem como investimentos na infraestrutura para aumentar a capacidade da rede).
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por atomez » 7/4/2010 19:03

MarcoAntonio Escreveu:Bom, os 2 euros da electricidade também incluem impostos. Mas ok, é um pormenor e já são peanuts (seja como for, o calculo é só aproximado).

O IVA da electricidade é de 5%, portanto desses 2€ iam buscar 0.1€ por 100 km... No caso do gasóleo vão buscar 4€ por 100 km...

Está-se mesmo a ver que os carros eléctricos vão acabar por levar com um "imposto de circulação" de pelo menos 3.9€ por cada 100 km percorridos :evil:
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por Eco Tretas » 7/4/2010 16:46

QuimPorta Escreveu:Mas 200 francos por uma célula até nem é muito... Que achas Marco? 100 a cada um? Oferecíamos ao EcoTretas para promover o blog dele... :mrgreen:

Obrigado Quim, mas tenho que recusar. O meu blog tem sobretudo visitantes à noite...
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por MarcoAntonio » 7/4/2010 16:30

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por MarcoAntonio » 7/4/2010 16:27

Atomez Escreveu:Sobre esse Nissan Leaf que também vai ser vendido por cá em Dezembro, estive a fazer umas contas ao custo de "combustível".

Como tem uma bateria de 23 kWh e cada kWh à noite em tarifa bi-horária custa 7.42 cêntimos de € (sem IVA), cada carga irá custar 1.7 €, arredondemos para 2€ porque há sempre umas perdas e o próprio carregador também consome.

Uma carga dá para 160 km, o que dá um consumo de 1.25€ por cada 100 km.

Num carro a gasóleo a gastar 5 aos 100, o consumo seria de 6€ para os 100 km.

Mas desses 6€ do gasóleo, só 2€ é que são o custo do produto, os outros 4€ são impostos (mais coisa menos coisa).

Ou seja, o custo base do combustível é idêntico, a diferença que poupamos é sobretudo nos impostos.

Quer dizer, com os carros eléctricos aquilo que se poupa em combustível vai afectar sobretudo as receitas em impostos do Estado!

Está-se mesmo a ver que se os carros eléctricos pegam, o Estado vai arranjar outra maneira qualquer de nos sacar os impostos ...



Bom, os 2 euros da electricidade também incluem impostos. Mas ok, é um pormenor e já são peanuts (seja como for, o calculo é só aproximado).

Quanto à parte final, que destaquei a negrito, eu já escrevi isso "vezes sem conta" aqui no Forum...
:wink:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por MarcoAntonio » 7/4/2010 16:21

QuimPorta Escreveu:Quando escrevi o post não aparecia a foto!
Vi "envergadura de um A340"... já é grandinho...
E dirias tu: "e achas mesmo que um A340 pesa 1600 kg?!"
Epá.. sei lá... põe-te tu debaixo dele se quiseres! :)

Mas agora a sério! E se de repente, houver um eclipse?! Daqueles "sem contar"... Se for "a descer" deve dar mais não?! :? :)

Mas 200 francos por uma célula até nem é muito... Que achas Marco? 100 a cada um? Oferecíamos ao EcoTretas para promover o blog dele... :mrgreen:

Abraços,


O avião tem baterias (450Kg), parto do principio que levanta voo com as baterias carregadas, o que lhe deve proporcionar uma autonomia razoável que muito provavelmente dará para contornar o mais inesperado dos eclipses.
:mrgreen:

Mais uma curiosidade, o avião consegue atingir os 8500m, podendo ir mais além. Isto permite-lhe sobrevoar o "mau tempo" na generalidade dos casos, caso alguém já tenha comprado bilhete e esteja preocupado com as nuvens...
:wink:

Já agora, segundo o wikipédia, o Solar Impulse levanta voo com uns meros 35Km/h.
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por atomez » 7/4/2010 16:02

Sobre esse Nissan Leaf que também vai ser vendido por cá em Dezembro, estive a fazer umas contas ao custo de "combustível".

Como tem uma bateria de 23 kWh e cada kWh à noite em tarifa bi-horária custa 7.42 cêntimos de € (sem IVA), cada carga irá custar 1.7 €, arredondemos para 2€ porque há sempre umas perdas e o próprio carregador também consome.

Uma carga dá para 160 km, o que dá um consumo de 1.25€ por cada 100 km.

Num carro a gasóleo a gastar 5 aos 100, o consumo seria de 6€ para os 100 km.

Mas desses 6€ do gasóleo, só 2€ é que são o custo do produto, os outros 4€ são impostos (mais coisa menos coisa).

Ou seja, o custo base do combustível é idêntico, a diferença que poupamos é sobretudo nos impostos.

Quer dizer, com os carros eléctricos aquilo que se poupa em combustível vai afectar sobretudo as receitas em impostos do Estado!

Está-se mesmo a ver que se os carros eléctricos pegam, o Estado vai arranjar outra maneira qualquer de nos sacar os impostos ...
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por Quimporta » 7/4/2010 16:02

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...


Não necessita nada.

Os aviões da primeira guerra mundial, com envergaduras da ordem dos 10 metros e pesos da ordem dos 500~1.000Kg voavam a 120~160Km/h.

Não há nada de estranho num avião com 60 metros de envergadura e um peso de 1600Kg voar a 70Km/h. Basicamente, o Solar Impulse não passa de um ultra-leve gigante. Os ultra-leves actuais também voam a cerca de 60~70Km/h...


:wink:


Quando escrevi o post não aparecia a foto!
Vi "envergadura de um A340"... já é grandinho...
E dirias tu: "e achas mesmo que um A340 pesa 1600 kg?!"
Epá.. sei lá... põe-te tu debaixo dele se quiseres! :)

Mas agora a sério! E se de repente, houver um eclipse?! Daqueles "sem contar"... Se for "a descer" deve dar mais não?! :? :)

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Abraços,
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por Eco Tretas » 7/4/2010 15:26

QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...

Não me parece que uma estrutura daquelas sequer aguentasse essa velocidade. Mas são cálculos a olhómetro...

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por MarcoAntonio » 7/4/2010 15:20

QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...


Não necessita nada.

Os aviões da primeira guerra mundial, com envergaduras da ordem dos 10 metros e pesos da ordem dos 500~1.000Kg voavam a 120~160Km/h.

Não há nada de estranho num avião com 60 metros de envergadura e um peso de 1600Kg voar a 70Km/h. Basicamente, o Solar Impulse não passa de um ultra-leve gigante. Os ultra-leves actuais também voam a cerca de 60~70Km/h...


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por Quimporta » 7/4/2010 15:14

MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...
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por MarcoAntonio » 7/4/2010 15:07

Hoje completou-se o primeiro voo com duração superior a uma hora do "avião solar" Sol Impulse.

O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340. As baterias de lítio pesam 450Kg e o peso total do avião é identico ao de um automóvel: 1600Kg.

Um dos próximos passos do projecto é fazer uma viagem circunavegação próxima do Equador.

Quem quiser pode dar uma ajudinha ao projecto comprando uma célula...

http://www.solarimpulse.com/supporters_ ... hp?lang=en

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por atomez » 30/3/2010 17:51

Nissan Leaf Electric Vehicle Is Surprisingly Affordable


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Sit down and take a deep breath, EV fans. The Nissan Leaf electric car will cost $32,780 when it rolls into showrooms in December. Add in the federal EV tax credit and the bottom line is $25,280, a price that makes the Leaf competitive with the Honda Civic and the Toyota Prius.

Nissan announced the price today and said it starts taking reservations for the Leaf electric car on April 20. The four-passenger hatchback sports a 23 kilowatt-hour lithium-manganese battery that’s good for a claimed 100 miles and recharges in eight hours. The Japanese automaker plans to crank out 50,000 Leafs in 2011. With some 85,000 “hand-raisers” expressing interest in getting one, some EV advocates believe Nissan’s priced the car so competitively it could have trouble meeting demand.
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por atomez » 13/1/2010 1:23

Luis19 Escreveu:Atomez, cheira-me é que este carro é uma antevisão do próximo coupé da Audi (com motor convencional e eventualmente com uma versão electrica depois), posicionado abaixo do R8, o que aliás é referido por eles :wink:

Não, este é a evolução do TT previsto para 2012.
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por Luis19 » 12/1/2010 22:34

Atomez Escreveu:Parece que 2010 vai ser o ano dos carros eléctricos...

Ele é o Volt, o Ampère, o Leaf e mais não sei quantos.

Mas quero é este carrinho eléctrico:

Audi e-Tron


Atomez, cheira-me é que este carro é uma antevisão do próximo coupé da Audi (com motor convencional e eventualmente com uma versão electrica depois), posicionado abaixo do R8, o que aliás é referido por eles :wink:
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
 
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por jlmf » 12/1/2010 19:48

Carro eléctrico da Mitsubishi eleito 'Ecobest 2009'

A menos de um ano do seu lançamento na Europa, previsto para o final de 2010, o veículo 100% eléctrico da Mitsubishi, o i-MiEV, foi distinguido pelo Júri Autobest, como “Ecobest 2009”, como reconhecimento pela sua engenharia e pioneirismo no âmbito dos veículos eléctricos.

Ilia Seliktar, Presidente do Autobest, afirmou que, “existem neste dinâmico sector de actividade demasiadas declarações de quase todos os construtores. Mas, até ver, a Mitsubishi é a única marca com um automóvel 100% eléctrico, disponível para o consumidor”.

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... obest-2009

Fundada em 2000 na Roménia, a AUTOBEST é a organização do sector automóvel, nos mercados emergentes da Europa. Presentemente, o seu júri inclui os principais jornalistas do sector em 15 países: Bulgária, Chipre, Républica Checa, Croácia, Grécia, Hungria, Macedónia, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia, e Ucrânia – uma área que representa 300 milhões de consumidores.

O Mitsubishi i-MiEV iniciou a sua comercialização no Japão em Julho de 2009 e chegará à Europa, incluindo Portugal, no final de 2010. A produção em 2010 será de 8.500 unidades.
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