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Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 1/9/2013 14:58

Al_Trader Escreveu:Esperemos que avancem na autonomia que é o aspecto que falta para aumentarem as vendas


Eu tenho visto o debate acima e embora não discordando de ti tanto como quem contigo debateu há realmente alguns pontos em que ambas as partes são inflexíveis. No que diz respeito à autonomia e concordando contigo que a autonomia dos carros eléctricos dos grandes construtores são ridículas, quase como só para dizer que fizeram algo "verde" sem nunca realmente apostar na tecnologia, tb compreendo que como negócio eles vão para o mais barato (mesmo que seja no curto prazo e fazer um sistema tipo Gillette, em que o aparelho é barato no inicio mesmo que as lâminas que se vão comprar no futuro sejam caríssimas). No fundo são negócios e o objectivo é manter um cashflow, e as oficinas de marca tb fazem parte do negócio :-$

Ou seja, mesmo que no curso de vida de veículos eléctricos possam ser mais baratos o preço do carro é que um enorme entrave. Por isso discordo quando dizes que é só aumentarem a autonomia para aumentarem as vendas. Há carros a GPL com MAIS autonomia que os a gasolina, preço igual (ou mais barato devido a promoções das marcas com vista a implementa-los) e preço semelhante a manutenção e que não vendem. Gostaria de saber se realmente achas que se aumentassem a autonomia para 500 km dos carros eléctricos era o suficiente.

Ainda há poucos postos, tinham de fazer recargas mais rápidas, os carros tinham de ser no máximo do mesmo preço etc etc

O problema de uma tecnologia "nova" que vem substituir uma implementada é que tem de ser muito melhor que a actual para conseguir singrar. Não digo que seja melhor em termos ambientais etc (se bem que a cena da criação das baterias que o Marco referiu é um grande problema desde há muito tempo). A questão é que a maioria das pessoas não se preocupa com as vantagens ambientais e só quer saber do $. Enquanto não houver vantagens de $ em ter um eléctrico não se vão conseguir implementar. Nem com 1000 Km de autonomia.

P.S. - Sim, eu adorava ter um Model S, mas está fora do meu bolso :( Estou curioso com o que eles vão fazer no modelo "Budget" que referem que pretendem fazer. 30 mil euros já me dá para comprar um VW Sirocco, espero que seja algo dentro no mínimo de um polo pk aqueles leaf e afins são carros de que não gosto nada.

P.S.S. Tens feito ENORMES avanços e descobertas em termos de baterias( 2 Scientists Accidentally Discover A World-Changing Super Material), vamos ver como será o futuro dentro de 10 anos :wink:
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/8/2013 20:26

Nissan avança no mercado americano onde irá propôr em breve um total de 5 modelos

e

Propõe sistema de carregamento por indução

Esperemos que avancem na autonomia que é o aspecto que falta para aumentarem as vendas

Ver:
http://www.autohoje.com/index.php/noticias/noticias/item/100374-nissan-tera-dois-novos-modelos-eletricos
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/8/2013 11:31

Al_Trader Escreveu:Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ?

Desculpa lá Atomez mas minha pergunta é legítima e eu pensava que estavamos a debater mas afinal, não queres debater este assunto em profundidade.

Atomez Escreveu:Essa pergunta é tão ridícula como esta -- "porque é que os grandes construtores não fazem todos Ferraris?"

Certamente compreendes que carros de $100 000 ( que era do que estavamos a falar) ou de $1 000 000 não se vendem no mesmo número e também, o prestígio associado a certas marcas têm muito valor no mercado automóvel.

Atomez Escreveu:O que me interessa quando precisar de comprar ou alugar um carro é saber o que há no mercado e escolher o que mais me interessa. Tal como outro produto ou serviço qualquer.

Tocas outra vez no "ponto sensível". Dizes que queres escolher mas se quisesses comprar um Tesla S cá em Portugal não o tens disponível neste momento. Mas se fosse por exemplo o grupo Daimler a monta-lo provavelmente já o terias dispónivel. Não achas que afinal as tuas escolhas estão condicionadas ?! Pois estão.

Atomez Escreveu:O meu poder é a liberdade de usar o meu dinheirinho de acordo com os meus interesses.

Ora ainda bem que pensas assim (afinal o que tu chamaste de voluntarismo pode ter influência) mas tens de compreender que a tua "liberdade" é limitada aos modelos disponíveis e é nisso que devemos influênciar.

Já o mercado financeiro é bem mais aberto e as acções da Tesla estão em forte alta e as dos fabricantes de carros de combustão arriscam-se a fazer a trajectória inversa.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 27/8/2013 0:20

Al_Trader Escreveu:Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ?

Essa pergunta é tão ridícula como esta -- "porque é que os grandes construtores não fazem todos Ferraris?"

Não sei, não faço ideia e francamente não me interessa. Muito menos consigo "entrar" na mente dos responsáveis para descortinar as suas boas ou más motivações.

O que me interessa quando precisar de comprar ou alugar um carro é saber o que há no mercado e escolher o que mais me interessa. Tal como outro produto ou serviço qualquer.

O meu poder é a liberdade de usar o meu dinheirinho de acordo com os meus interesses.

Comprar ações da Tesla, por exº.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/8/2013 0:03

Atomez

Estás enganado, não tenho problemas com as leis da física que tu tanto invocas. Já neste tópico tínhamos concluído que o Tesla S é um carro grande que permite instalar uma bateria grande.

Tu é que não queres perceber algo que realmente não é assim tão simples. O Tesla S custa muito dinheiro (aprox. 100 000 USD) e é difícil comprar na Europa mas tem mercado e não vendem mais porque ainda não os conseguem produzir.

Mas por outro lado o fabricante do teu Smart ( o grupo Daimler) faz muitas berlindas de luxo algumas ainda mais caras que o Tesla S (os mercedes) mas não produz nenhum automóvel eléctrico para o mesmo segmento, onde certamente também teria mercado. Porque será ? Talvez queiras rever o que escrevi acima acerca das razões do "comprometimento" da industria automóvel com os motores de combustão.

Outro aspecto que também não queres perceber é que as tecnologias na sua fase emergente são tendencialmente mais caras. É o caso dos automóveis eléctricos e, por isso numa primeira fase, deve ser apontada aos segmentos mais altos do mercado, para a tecnologia poder evoluir e ir ficando mais barata como está a fazer a Tesla.

Infelizmente temos de ficar à espera do embaratecimento da tecnologia, mas pôr pressão na industria automóvel pode ajudar a diminuir esse tempo. Pelo vistos achas que não tens influência mas eu acho que tenho e cada um de nós faz o seu percurso.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/8/2013 20:33

Al_Trader Escreveu:... a maioria das pessoas não compra um automóvel para fazer 90% dos percursos (como diz o Atomez) e nos outros 10% não está servido, para mais sendo os percursos maiores

Eu comprava.

Aliás, comprei. Tenho um Smart que serve lindamente para os tais 90% e se o Smart elétrico fosse ao mesmo nível de preço comprava já um desses.

Para as deslocações mais longas alugo um carro maior ou troco com um familiar ou amigo para essa viagem.

Al_Trader Escreveu:...
Assim, nós clientes informados e conscientes é que podemos ajudar a mudar as atitudes dessas empresas que lucram com a poluição e com os carros que nós compramos. Como ? Perguntando nos stands pelos automóveis eléctricos e quando existem, perguntar porque têm tão pequena autonomia. Se eles disserem que não existem mostrem-lhes os Tesla ou os BYD (novos taxis eléctricos para Londres.

Pois claro, e eles dizem "então faça favor, vá comprar um Tesla!"

Se eu fosse um multibilionário filantropo, até ia. Mas infelizmente...

Mas na República Democrática Popular da Califórnia isso até é capaz de resultar:

Tesla Outsells Ten Major Car Companies In California

Tesla Motors has been making headlines recently, and there is still more good news for the electric car manufacturer. Quartz reports Californians bought more Teslas in June than Buicks, Cadillacs, Chryslers, Fiats, Jaguars, Land Rovers, Lincolns, Mitsubishis, Porsches or Volvos. Tesla's only current model, the Model S, beat each of these manufacturers full lineups in June and captured 12-percent of California's luxury sports category, according to Polk data.


Nós, consumidores, é que temos de "incentivar" a indústria a produzir autos elétricos??? Isso é um mero voluntarismo que não leva a lado nenhum.

Pelo contrário, a indústria automóvel é que tem de produzir autos que nós consumidores, o mercado, estejam dispostos a comprar. Isso é do próprio interesse deles e a concorrência se encarregará de fazer surgir a inovação. Quem conseguir produzir autos elétricos com funcionalidade e preço idênticos aos convencionais, vai ganhar bom dinheiro e esse é que é o incentivo que conta.

Mas ainda não percebeste uma coisa muito simples -- maior autonomia = maior bateria = maior preço e maior tempo de recarga. Isto é a realidade da mecânica da física e da química no atual estado da arte. Não depende do que os fabricantes querem ou os consumidores desejam.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Iniciado » 26/8/2013 19:25

Queres ver que os gajos dos stands não sabem que existe a Tesla?
Cambada de incultos ....
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 26/8/2013 19:08

Como diz o Atomez a tecnologia das baterias é o cerne do problema e claro a autonomia é um dos principais pois a maioria das pessoas não compra um automóvel para fazer 90% dos percursos (como diz o Atomez) e nos outros 10% não está servido, para mais sendo os percursos maiores.

A tecnologia das baterias está a evoluir rapidamente embora praticamente nenhuma dessas melhorias seja proposta pela industria automóvel dos motores de combustão. É uma atitude de desprezo pela tecnologia dos carros eléctricos e pelo degradação da qualidade do ar, que em boa parte é responsável, com a poluição causada pelas centenas de milhões de motores de combustão que produzem com os quais tem bons lucros à dezenas de anos.

Na verdade a industria automóvel têm muitos interesses comerciais em toda a sua cadeia de fornecimento pois um automóvel de combustão é constituído por centenas de peças para as quais são precisas dezenas de empresas que em parte, fazem parte do universo industrial do construtor automóvel. Já no tempo do TPS (toyota production system), que ainda hoje é a base do sistema de produção dos automóveis, empresas de produção de componentes importantes ficavam a funcionar no mesmo parque industrial onde os automóveis eram montados. Muitas dessas empresas eram participadas economicamente pela empresa que montava os automoveis. Ainda hoje é assim que funciona.

A tecnologia dos automóveis eléctricos, vai fazer baixar em muito a necessidade de uma cadeia de fornecimento tão complexa, como a actual da industria automóvel, abrindo o negócio a outras empresas que é outro factor que não lhes interessa nada.

Outro aspecto é o da protecção do mercado pois, lembre-se que a indústria automóvel europeia e americana passou décadas a proteger-se da concorrência com a imposição pelos reguladores (o lobbing funciona) de normas de níveis de emissão de poluição, que com a emergência da tecnologia dos automóveis eléctricos deixam de vigorar ficando o mercado mais aberto.

Assim a melhoria da capacidade das baterias é encarada por esses colossos como uma ameaça. Daí não é de estranhar que as suas atitudes sejam contra a emergência da nova tecnologia. Mas acham que podiam ser contra de forma clara ??!
Evidentemente que não. Pelo contrário, tem de parecer favoráveis pois a nova tecnologia oferece vantagens ( emissões, ruido, diversificação das fontes de energia) mas, na prática, os grandes avanços estão a ser feitos por empresas sem grande experiência na área. Os automóveis eléctricos que os grandes construtores oferecem têm limitações graves - autonomia, tempo de carregamento e até no espaço para bagagens supostamente devido às baterias ocupar muito espaço que como a foto que o mjsreis colocou comprova, é uma falácia, pois um design correcto dos automóveis eléctricos permite ganhar mais espaço útil em relação aos de combustão.

Na tecnologia das baterias não faltam avanços mas para os transformar em produtos comerciais são precisos fortes investimentos, coisa que os grandes construtores tem capacidade mas não têm feito, justamente na área mais importante - a das baterias. Mas há muitos exemplos de avanços. Vejam alguns só dos últimos meses:

Melhoria da capacidade das baterias de iões de litio:
http://en.rocketnews24.com/2013/08/05/j ... apacities/

Neste caso descoberta uma nova tecnologia de baterias para carregar 1000 vezes mais rapidamente as baterias:
http://www.extremetech.com/computing/15 ... mes-faster

Neste caso o numero de ciclos de carga e descarga atinge 5000 vezes:
http://news.stanford.edu/news/2013/june ... 60313.html

Mas como os grandes colossos não se querem mexer a oportunidade está a ser aproveitada pelos pequenos. E a Tesla é o melhor exemplo. Principalmente com o seu modelo Tesla S:
Imagem

http://www.teslamotors.com/models

Esta empresa dá respostas já bastante satisfatórias aos problemas apontados pelo Atomez. Imagine-se como seriam os avanços se os grandes players (leia-se grandes construtores automóveis) quisessem o progresso da tecnologia dos automóveis eléctricos.

Assim, nós clientes informados e conscientes é que podemos ajudar a mudar as atitudes dessas empresas que lucram com a poluição e com os carros que nós compramos. Como ? Perguntando nos stands pelos automóveis eléctricos e quando existem, perguntar porque têm tão pequena autonomia. Se eles disserem que não existem mostrem-lhes os Tesla ou os BYD (novos taxis eléctricos para Londres http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcias%2FDetalheNoticia%2Ftabid%2F118%2FitemId%2F13091%2FDefault.aspx).

Isto já vai muito longo e sem ter falado do papel da industria petrolífera e dos próprios governos neste contexto. Fica para a próxima.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mjsreis » 26/8/2013 16:16

É tão mentira os fabricantes de VE dizerem que os seus veículos são zero emissões quanto os valores das emissões dados pelos fabricantes de veículos com motores de combustão. É que para estes últimos também é necessário contar com as emissões da extração do petróleo, transporte até à refinaria, refinação e transporte até às bombas de combustível. Os veículos em si são zero emissões e é apenas isso que é publicitado, não vejo mal nenhum nisso. O resto está fora do controlo de quem produz o carro.

No meu entender o principal problema para a saúde pública, pelo menos a curto e médio prazo, não são as emissões de CO2. Nas concentrações em que é expelido para a atmosfera pelos veículos de combustão não causa problemas de saúde. Já as partículas emitidas por veículos diesel e os precursores de ozono como NOx e CO emitidos pelos motores de combustão são um sério problema de saúde pública nas cidades. Recentemente fui a Londres e percebi porque é que eles têm de pagar 10 libras por dia para circular em Londres, exceto se forem veículos com menos de 75gCO2/km (basicamente só os elétricos encaixam nesta isenção). A poluição é insuportável.

Acerca da autonomia dos elétricos, é um facto que quanto maior for a autonomia maior será a aceitação. Mas neste momento essa autonomia extra tem um preço que a maior parte não está disposto a pagar ou não pode pagar. A Nissan não coloca mais energia no Leaf por essa razão, além de que o carro não está preparado para tal. Apesar de tudo o Leaf tem muito em comum com um automóvel convencional, de modo a minimizar custos de desenvolvimento e peças que podem ser utilizadas em muitos modelos. A Tesla tem um desenho radicalmente diferente de tudo o que foi feito até agora com o chassis tipo prancha de skate (skateboard design), que permite um muito melhor aproveitamento do espaço de modo a colocar a bateria massiva de 85kW.h. O i3 da BMW tem um chassis semelhante à Tesla, mas é um carro consideravelmente mais pequeno.

Imagem
Tesla Skateboard

Este chassis permitiu que recentemente o Model S tivesse o melhor resultado de sempre em crash tests realizados pela NHTSA dos EUA. As vendas da Tesla este ano têm andado nos EUA a par com as vendas do Leaf e do Volt, o que é incrível para carros de segmentos tão díspares. Daí até dizer que é o carro mais vendido no segmento vai uma grande distância... No segmento dos elétricos de luxo, obviamente, mas no segmento dos carros de luxo ainda falta bastante. A não ser que seja comparado com os modelos topo de gama, como o Mercedes classe S ou o BMW série 7. Mas na minha opinião o Model S está mais no segmento do BMW série 5 ou Mercedes classe E, e aí fica claramente abaixo em vendas.

Acho ridícula a ideia de que há um pacto ou interesses escondidos que fazem que as marcas não lancem carros elétricos a torto e a direito. É um investimento muito grande em desenvolvimento que as empresas têm de fazer e os preços das baterias não permitem as autonomias que a maior parte das marcas acha necessário para conseguirem ter modelos competitivos. Penso que nos modelos de segunda geração, lá para 2015 ou 2016 já teremos autonomias mais interessantes em modelos do segmento C e começarão a aparecer opções de tamanho da bateria como a Tesla possui. Talvez no i3 já seja possível fazê-lo, uma vez que utiliza uma arquitetura de chassis semelhante à Tesla, e num restyling possa oferecer mais capacidade da bateria. No Leaf não há essa possibilidade, embora haja utilizadores Leaf nos EUA que reportem mais capacidade da bateria no modelo de 2013 do Leaf (67,5Ah contra os 66Ah dos modelos anteriores), isto por ganhos na densidade de energia. Mas são ganhos praticamente insignificantes.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 25/8/2013 18:57

A reduzida autonomia dos automóveis elétricos não é um dos seus principais problemas.

Isto porque mais de 90% das deslocações diárias de todos os automóveis são de menos de 60 km.

Os principais problemas dos automóveis elétricos, no estado atual da tecnologia, são (por esta ordem):

1 - preço muito mais alto que os autos convencionais (devido ao alto custo das baterias)

2 - tempo de reabastecimento (tecnologia das baterias)

3 - disponibilidade de pontos de reabastecimento

Ou seja, os principais problemas têm que ver com a tecnologia das baterias. A atual -- iões de lítio -- apesar de ser muito melhor que as anteriores, claramente ainda não é a resposta.

É natural que venham a aparecer tecnologias de baterias melhores e mais baratas e isso é ativamente investigado porque se aplica a todo o tipo de aparelhos elétricos e eletrónicos portáteis.

Mas no presente a situação é a que temos, no futuro logo se verá.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/8/2013 10:25

Amigo do ambiente é um tipo ter paineis fotovoltaicos a fazer par com um tesla. \:D/

Tens razão VirtuaGod (edit: tinha confundido o comentário. O seu a seu dono :) ) esse será um novo paradigma na produção/consumo de energia. E representa o início da nossa libertação dos senhores do petróleo.
A Tesla já está também a encaminhar-se nessa direcção com as suas estações de carregamento rápido ( permitem carregar 300Km em 30 min ou trocar a bateria em 90 seg.) parte dessa energia é de origem solar e gratuita para os seus clientes! Vê aqui:
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/megacarregador-da-tesla-garante-combustivel-limpo-e-gratuito ou aqui
http://www.teslamotors.com/supercharger
A Tesla está a instalar uma rede de carregamento deste tipo nos EUA e Canadá para servir os seus clientes.

Neste entretanto os grandes construtores de carros poluidores fazem propostas de carros eléctricos com autonomia ridícula - que naturalmente se vendem pouco - impedindo a evolução que como a Tesla e outras pequenas empresas provam ser possível apesar de recursos muito mais pequenos.

Claro que a tecnologia ainda é cara mas já ao nível dos carros de luxo e SUVs enormes de combustão que andam por aí a poluir sem pagarem por isso.
Editado pela última vez por Al_Trader em 26/8/2013 18:12, num total de 1 vez.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/8/2013 22:16

MarcoAntonio Escreveu:As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%.

A nível mundial, solares e eólicas representam menos de 1% de toda a energia elétrica produzida. Isto apesar de todos os subsídios e facilidades que têm.

Ó Al_Trader, só te digo isto -- se os automóveis elétricos fossem económica e praticamente competitivos, eu já tinha um.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 24/8/2013 18:08

Al_Trader Escreveu:Com valores de 2008, certamente muito desactualizados, dizes:


Consulta os relatórios anuais da EIA. Estes valores progridem muito lentamente de ano para ano.

Os números não estão muito desactualizados, a diferença não é significativa de 2008 para cá. Peguei naqueles porque eram os que estavam mais à mão, a diferença não é significativa/relevante. Eu referi que os valores teriam variado ligeiramente de 2008 para cá, note-se.


Al_Trader Escreveu:Como consegues dizer com valores de 2008(!) que 18% menos de poluição é quase nada - Isto é que é a tua racionalidade ??!


Presta atenção ao que escrevi. O carvão é o que mais polui e/ou o mais nocivo e é o mais utilizado na geração de energia eléctrica a nível mundial. Apenas 5.5% tem origem no petróleo e outros 21% tem origem no gás (que por sua vez polui menos). A relação não é directa, como a que estás a tentar estabelecer, é mais complexa.

Acalma-te um pouco e lê mais atentamente o que estou a escrever (incluindo o que está em parentisis) antes de me começares a atacar.


Al_Trader Escreveu:A tua visão é a dos Velhos do Restelo muito conservadora e "main stream" e que não quer ver para além da linha do horizonte mas que está ao nosso alcance.


Tu não conheces a minha posição nem sabes objectivamente o que eu penso.

Depois de te ter corrigido em n pontos ao longo de várias páginas, transformaste isto no desporto de me atacar a torto e a direito...

Este teu último post é um bom exemplo disso mesmo. Ainda assim, tive a cordialidade de te responder.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 24/8/2013 17:57

Marco António

Porque será que tens uma posição tendenciosa contra a evolução da tecnologia dos carros eléctricos, querendo sempre impor aqui no forum a tua opinião "racional e desapaixonada", chegando ao ponto de usar inverdades. Isso mesmo inverdades, senão vejamos:
Dizes sem contestualizar:
veículos "emissão zero" é e sempre foi mentira, um mito e um engano

Por acaso ignoras os problemas de poluição no ar em muitas cidades devido à poluição causada por dezenas de milhar de veículos. Podes ver aqui por exemplo:
http://discovermagazine.com/2013/julyaug/19-californias-air-pollution-causes-asthma-allergies-and-premature-births#.UhjTqNJwqMU
Não consideras importante para, promover a nova tecnologia e para diminuir estes problemas, usar a expressão " emissão zero", para que se vendam veículos eléctricos e possam vir a ser mais baratos. Pois olha que para as pessoas que lá vivem faria muita diferença no ar que respiram mas claro, pelo teu ponto de vista "racionalidade" acima de tudo, e o que conta, mais são os custos aparentemente mais baixos (os de saúde das pessoas e da cidade em geral vão para outra parcela) de usar uma tecnologia velha e caduca que suja o ar e está a alterar o clima - outro custo que é esquecido no uso dos combustíveis fosseis.

Com valores de 2008, certamente muito desactualizados, dizes:
As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%

E a seguir:
E para além das emissões geradas para produzir a electricidade que os veículos eléctricos utilizam (o que faz com que na prática emitam quase o mesmo que os outros)

Como consegues dizer com valores de 2008(!) que 18% menos de poluição é quase nada - Isto é que é a tua racionalidade ??!

Nunca te vejo falar na poluição causada na produção do motor de combustão que tem muito mais peças que um motor eléctrico que "consume" óleo e liquido refrigerante toda a sua vida útil - mais poluição, caixa de velocidades - mais umas dezenas de peças e lubrificante, tubagens de vários tipos, radiador, alternador, correias de transmissão, tudo peças que desaparecem com os veículos electricos e claro a poluição inerente a produzi-las. Só falas da bateria dos veículos eléctricos!?

A tua visão é a dos Velhos do Restelo muito conservadora e "main stream" e que não quer ver para além da linha do horizonte mas que está ao nosso alcance.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 24/8/2013 16:02

SergioS12 Escreveu:
Atomez Escreveu:Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...



Sem querer entrar nas questões dos subsídios e apoios e assuntos relacionados, foi verificar a minha última factura da EDP e da informação nela constante (e no pressuposto de estar correcta), 55% da energia consumida provém de energias renováveis, sendo 44% de energia eólica.



Para além desses valores variarem ao longo do ano, dizem apenas respeito a Portugal (que é um país líder em termos de aposta nas renováveis, solar e eólica, o que faz com que tenhamos electricidade bastante cara também e já agora sublinhe-se ainda em cima de um déficit tarifário que ainda vamos pagar no futuro... cada português tem umas centenas de euros de electricidade por pagar).

A nível mundial, os números são completamente diferentes.

Em 2008 os valores eram estes (variaram ligeiramente de então para cá):

Carvão - 41%
Gás - 21%
Petróleo - 5.5%

Sub-total fósseis - 67%

(aproximadamente dois terços do total; destes o carvão é o mais poluente/nocivo e de longe o mais utilizado; o gás é menos poluente, o petróleo fica no meio)

Nuclear - 13%

Sub-total fósseis + nuclear - 80%



As renováveis todas juntas (incluindo a hidroeléctrica, que é o grosso das renováveis) soma cerca de 18%.


Convém sublinhar que o slogan dos veículos "emissão zero" é e sempre foi mentira, um mito e um engano. Não existe tal coisa de veículos emissão zero (exceptuando aqueles, eléctricos ou outros, que estejam parados na garagem, esses claro que emitem zero).

E para além das emissões geradas para produzir a electricidade que os veículos eléctricos utilizam (o que faz com que na prática emitam quase o mesmo que os outros) ainda há que somar as baterias, que ao longo de todo o seu ciclo de vida - que começa logo no momento em que se extrai lítio para as produzir - também poluem).

Se os veículos eléctricos poluem mais ou menos é, em si, uma questão debatível. Há quem alegue que poluem mais, há quem alegue que poluem menos (e há quem alegue que não poluem nada mas isso é um completo disparate).



Claro que há n outras maneiras de conseguir impactos semelhantes ou superiores, basta por exemplo "mudar de hábitos" (adoptar condução económica/ecológica) ou escolher automóveis energeticamente eficientes (o que não se esgota nem pouco mais ou menos nos eléctricos... na verdade, escolher um eléctrico de duas toneladas, com cerca de uma tonelada só de baterias de lítio, de ecológico tem muito pouco).

Mas, para conseguir ver isto, é necessário olhar para a questão de forma objectiva, racional, desapaixonada!
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por SergioS12 » 24/8/2013 15:53

VirtuaGod Escreveu:
Atomez Escreveu:
Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

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Amigo do ambiente é um tipo ter paineis fotovoltaicos a fazer par com um tesla. \:D/



Sem querer entrar nas questões dos subsídios e apoios e assuntos relacionados, foi verificar a minha última factura da EDP e da informação nela constante (e no pressuposto de estar correcta), 55% da energia consumida provém de energias renováveis, sendo 44% de energia eólica.

O tempo dirá, mas creio que o novo paradigma energético relacionado com as renováveis está lançado e é uma questão de tempo. Quanto tempo será, não sei ...

Quem já tem uns anos (como eu) recordar-se-á que os automóveis a gasóleo há uns anos atrás eram uns "charutos" - deitavam muito fumo, para pegar de manhã era um problema :wall: ... enfim.

Hoje em dia, um diesel com mais de 200 CV é relativamente comum, chega aos 250 km/h num ápice e gasta +/- 7 lts / 100 km.

Pessoalmente tenho um veículo desses, e pondero seriamente numa próxima substituição, um veículo "misto" eléctrico e motor de combustão.

Como tudo na vida, é necessário "dar tempo ao tempo" ...

Ahhhh, e entretanto a Tesla continua com muito bom aspecto .... se calhar vou por uns "ovos" nela :mrgreen:
Editado pela última vez por SergioS12 em 24/8/2013 16:23, num total de 2 vezes.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por db7 » 24/8/2013 10:54

Al_Trader Escreveu:Que o futuro da mobilidade é eléctrico, não tenho qualquer dúvida.

Tu referes-te às formas primárias de energia que são consumidas para produzir electricidade, que todos nós sabemos são como dizes de origem fóssil. Isso não vão mudar instantaneamente.

Mas certamente não ignoras que a contribuição das energias renováveis é cada vez maior e existe uma diversificação das origens cada vez maior. E isso é que é preciso fazer para não estarmos a consumir a energia fóssil tão rapidamente, situação agravada devido ao consumo mundial continuar a subir como certamente sabes. Assim diversificação é urgente para abrandarmos nesta correria doida de desenterrarmos os hidrocarbonetos fósseis e os "queimarmos" atirando o carbono para a atmosfera.

Assim a tecnologia de carros eléctricos é importante ser desenvolvida pois utilizando a electricidade para nos movermos, como tu próprio dizes, 1/3 dessa energia já não é de origem fóssil, enquanto que com os carros de combustão, usamos 100% de origem fóssil.

Depois há outros factores pois se tiveres um carro eléctrico vais poder até carrega-lo em casa se tiveres espaço para instalar sistemas de geração e acumulação de electricidade. Não vamos continuar "agarrados" ao lobbie do petróleo e dos impostos sobre os combustíveis como nós todos estamos. O preço da electricidade não está sujeito a variações tão fortes pela sua origem já muito mais diversificada.

Depois a poluição causada, é produzida de forma centralizada - nas centrais eléctricas, fábricas das baterias, de aerogeradores, etc - onde pode ser mais controlada e tratada pois, se reparares, em termos de poluição causada pela mobilidade ainda estamos como à algumas décadas em termos de saneamento básico; cada um produz a sua poluição e fa-la desaparecer por si - como quando cada casa tinha a sua "fossa e sumidouro", quando à muito se concluiu que era melhor concentrar essa poluição para poder ser recolhida e tratada. Com a poluição originada pela mobilidade também temos de evoluir nesse sentido.

Em resumo: que a mobilidade eléctrica tem muitas vantagens para nós consumidores Portugueses, também não tenho dúvidas, e acho que devemos lutar por isso e deixar de engordar os senhores do petróleo e da industria automóvel que só nos empobrecem.


O que escreves talvez funcionasse num mundo perfeito, mas no que toca a impostos para o consumidor algo ia ser inventado pelo estado para rapidamente as receitas serem iguais ou até superiores (isto com artimanhas e alguma imaginação).

Na minha óptica a vantagem é dos carros eléctricos é acabar com o poder daqueles países que o produzem. São países demasiado perigosos, que influenciam negativamente o mundo inteiro. Mas o lobby de que falas não deixara avançar o "eléctrico" tão cedo. :twisted:
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por VirtuaGod » 24/8/2013 0:51

Atomez Escreveu:
Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 23/8/2013 19:49

Que o futuro da mobilidade é eléctrico, não tenho qualquer dúvida.

Tu referes-te às formas primárias de energia que são consumidas para produzir electricidade, que todos nós sabemos são como dizes de origem fóssil. Isso não vão mudar instantaneamente.

Mas certamente não ignoras que a contribuição das energias renováveis é cada vez maior e existe uma diversificação das origens cada vez maior. E isso é que é preciso fazer para não estarmos a consumir a energia fóssil tão rapidamente, situação agravada devido ao consumo mundial continuar a subir como certamente sabes. Assim diversificação é urgente para abrandarmos nesta correria doida de desenterrarmos os hidrocarbonetos fósseis e os "queimarmos" atirando o carbono para a atmosfera.

Assim a tecnologia de carros eléctricos é importante ser desenvolvida pois utilizando a electricidade para nos movermos, como tu próprio dizes, 1/3 dessa energia já não é de origem fóssil, enquanto que com os carros de combustão, usamos 100% de origem fóssil.

Depois há outros factores pois se tiveres um carro eléctrico vais poder até carrega-lo em casa se tiveres espaço para instalar sistemas de geração e acumulação de electricidade. Não vamos continuar "agarrados" ao lobbie do petróleo e dos impostos sobre os combustíveis como nós todos estamos. O preço da electricidade não está sujeito a variações tão fortes pela sua origem já muito mais diversificada.

Depois a poluição causada, é produzida de forma centralizada - nas centrais eléctricas, fábricas das baterias, de aerogeradores, etc - onde pode ser mais controlada e tratada pois, se reparares, em termos de poluição causada pela mobilidade ainda estamos como à algumas décadas em termos de saneamento básico; cada um produz a sua poluição e fa-la desaparecer por si - como quando cada casa tinha a sua "fossa e sumidouro", quando à muito se concluiu que era melhor concentrar essa poluição para poder ser recolhida e tratada. Com a poluição originada pela mobilidade também temos de evoluir nesse sentido.

Em resumo: que a mobilidade eléctrica tem muitas vantagens para nós consumidores Portugueses, também não tenho dúvidas, e acho que devemos lutar por isso e deixar de engordar os senhores do petróleo e da industria automóvel que só nos empobrecem.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 23/8/2013 17:24

Al_Trader Escreveu:Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.

Tens a certeza?

É que 2/3 de toda a energia elétrica neste planeta é produzida a partir de carvão, gás natural ou derivados do petróleo...

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 23/8/2013 15:27

Finalmente começa-se a ouvir falar cá do Tesla S. Um carro para quem têm dinheiro mas que na sua classe, para mim, é o melhor do mundo e que não suja o ar por onde passa como fazem 99,9% dos carros que circulam nas nossas estradas.
Vejam mais aqui:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/carro-mais-seguro-do-mundo-quebra-maquina-de-testes

em referencia a: http://www.teslamotors.com/

acrescento ainda o relatório da empresa do 2º trimestre de 2013
http://files.shareholder.com/downloads/ABEA-4CW8X0/2145371887x0x682962/f9e27702-90ed-4516-a16e-dc720c411089/Q2%2713%20Tesla%20Motors%20Shareholder%20Letter.pdf

O sucesso desta empresa, a Tesla, é uma vergonha para os construtores de automóveis que estão agarrados aos motores de combustão que nos poluem o ar e o mar e que estão a alterar-nos o clima que pode ser catastrófico para os nossos filhos.
É isso que queremos deixar para as gerações futuras ?? Certamente que não queremos ser relembrados como a geração que mais poluição deixou.

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por SergioS12 » 13/8/2013 17:10

Não sei se tem acompanhado a TESLA, peço desculpa não colocar lá o gráfico, mas para "vermos" qual é a perspectiva dos investidores / mercado, sobre os carros eléctricos, vejam a evolução da cotação da Tesla.

:shock: é verdade, já multiplicou por 4 o seu valor em bolsa desde o início do ano.

Não tenho tido coragem para entrar neste título ... :oops:

Se tiverem curiosidade vejam o site da Tesla Motors.
Anexos
2013-08-13_Tesla-Mortors_TF_Semanal.jpg
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Elias » 13/8/2013 16:12

Os carros eléctricos
MIGUEL PIMENTEL 01/08/2013 - 12:30
publico.pt

Em 1879, Thomas Edison construiu a primeira lâmpada convencional comercializável. Cerca de um ano e meio depois, Ayrton e Perry criam o primeiro carro eléctrico, três anos antes do primeiro automóvel a combustão interna. Hoje, 130 anos passaram e ainda falamos na indústria dos carros eléctricos com uma mão cheia de dúvidas. A questão é até quando!

Todos sabemos da dificuldade em começar um novo negócio. Muito mais complexo é lançar uma nova indústria baseada num produto cuja utilização altera a vida de meio mundo e belisca tantos interesses instalados. É o caso dos carros eléctricos. Haveria uma dificuldade evidente de “ameaça” à indústria dos petróleos, cuja retaliação se tornou visível no financiamento das campanhas para evitar uma rede pública de abastecimento dos carros eléctricos, mas este é só um exemplo. Ainda hoje, que tantas empresas já investiram nesta indústria, temos a dúvida se o futuro dos carros eléctricos passará pela massificação e substituição do tipo de automóveis que usamos hoje ou se se limitará à construção dos carritos que vemos nos campos de golf e pouco mais.

Na minha opinião é um processo irreversível, daqui a uma dúzia de anos 10% dos automóveis serão eléctricos, primeiro, caros, porque será moda, depois, económicos, por economia e necessidade! Para já temos os problemas típicos do arranque da indústria, por um lado a questão das infra-estruturas para o abastecimento e por outro o custo elevado dos carros.

Para que os carros eléctricos se tornem vulgares serão precisas três coisas: primeiro uma autonomia razoável, pelo menos à volta dos 500 ou 600 Km, segundo uma infra-estrutura que permita o carregamento rápido e por último um preço razoável. Parte disto até já temos mas precisaremos de uns dez anos para que as implícitas economias de escala permitam a venda destes carros a um preço verdadeiramente interessante.

Portugal beneficiou dum interesse político que saúdo em relação à questão das infra-estruturas para o carregamento dos carros eléctricos. Parece um pouco um investimento para ninguém, um pouco parecido com a construção de estradas onde quase não passam carros e que tantos euros nos levam. Admito que assim pareça mas o retorno a prazo é inevitável. Temos já disponível uma rede de postos de abastecimento para veículos eléctricos que permite o abastecimento dos carros mediante a utilização de um cartão de carregamento. A cobertura do país já é razoável mas claro que gostaríamos que fosse ainda melhor. É natural que tenha que existir uma componente política numa decisão de aumentar a cobertura da rede para o abastecimento dos carros eléctricos. Se é certo que não faz sentido investir na rede de abastecimento sem um número de carros que o justifique, também não será fácil surgirem interessados em comprar este tipo de carros sem um rede melhor que a actual.

A autonomia média dos carros eléctricos disponíveis no mercado ronda os 200 Km. Não parece assim tanto mas é mais que suficiente para a grande maioria dos automobilistas, que conduzem menos que 50 Km diários. Alguns fabricantes já anunciam autonomias que rondam os 500 Km diários, para além de um sistema mais eficiente de carregamento que permite “encher” metade da bateria em cerca de meia hora.

O preço é o maior entrave para a massificação deste tipo de automóveis. A tecnologia usada na construção das baterias é cara, em especial quando os fabricantes querem oferecer maiores autonomias. Os especialistas na indústria dizem que falta economia de escala para tornarem os carros eléctricos mais baratos, em especial mais baratos que os carros com motores de combustão. Estamos portanto na fase da pescadinha com rabo na boca, os carros são carros e por isso a procura é limitada, para se tornarem mais baratos era preciso que existisse um mercado maior, para existir um mercado maior era preciso que não fossem tão caros.

Claro que a racionalidade económica e ambiental não será o único factor de decisão para quem compra um carro novo. Já nos carros de combustão assistimos a muitos factores não económicos e mesmo não racionais que afectam as decisões de compra. Mas sem dúvida é uma questão de tempo. Os carros eléctricos estão aí, serão cada vez mais e, provavelmente, um dia, serão os únicos!

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 12/8/2013 16:15

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 9/8/2013 0:45

O Tesla S já está a ser entregue na Europa.

Relembre-se que o Tesla S é o automóvel 100% electrico que conseguiu em poucos meses uma boa penetração no seu segmento de mercado nos EUA. É muito caro mas tem boa autonomia entre 300 e 420 Kms e têm boa procura. Ver mais aqui:
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/mercado/tesla-entrega-primeiros-carros-europa-749297.shtml
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