Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 19/9/2024 20:11

UE e China aceleram negociações sobre tarifas a carros elétricos

O comissário europeu, Valdis Dombrovskis, esteve reunido com o ministro dos Comércio chinês, Wang Wentao. Pequim promete investimentos para evitar as tarifas europeias sobre os seus carros elétricos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 12/9/2024 8:43

Será que a BYD irá produzir carros no futuro na UE ? Ler em baixo .

Pelo que vi a leste eles gostam, do dinheiro de Bruxelas ( ou melhor de Frankfurt) mas detestam resto.

Se Putin não tem cometido o erro supremo de invadir a. Ucrânia a Rússia iria recuperar toda a sua influência a leste para isso bastava melhor a economia.

De ontem no Le Figaro :
“ Caso é con­si­de­rado sufi­ci­en­te­mente grave para colo­car os polí­ti­cos bel­gas e a Comis­são Euro­peia em tumulto. "Isso é algo que é obvi­a­mente ina­cei­tá­vel", rea­giu na terça-feira um porta-voz do exe­cu­tivo euro­peu.

A hun­gria ame­aça há algu­mas sema­nas enviar migran­tes para Bru­xe­las, onde a Comis­são está sedi­ada, o que Vik­tor Orban acusa de que­rer "desin­te­grar a Europa" com a sua polí­tica de migra­ção. Mas o que pare­cia ser ape­nas mais uma pro­vo­ca­ção tomou um novo rumo no final da semana pas­sada, quando o vice-minis­tro do inte­rior Hún­garo, Bence Ret­vari, rea­li­zou uma con­fe­rên­cia de imprensa em frente a uma frota de auto­car­ros per­fei­ta­mente ali­nha­dos e mos­trando em letras lumi­no­sas a rota pre­vista, nome­a­da­mente "Roszke-bruss­zel". Roszke, loca­li­zada no sul da Hun­gria, não muito longe da fron­teira com a sér­via, é um ponto de pas­sa­gem da Rota dos Bal­cãs. "Se Bru­xe­las quer migran­tes ile­gais, Bru­xe­las pode tê-los", disse o minis­tro,falando de "um bilhete só de ida" que é gra­tuito e volun­tá­rio.

Pres­são migra­tó­ria adi­ci­o­nal
Embora as capa­ci­da­des de recep­ção da capi­tal belga este­jam total­mente satu­ra­das, os diri­gen­tes polí­ti­cos bel­gas rea­gi­ram ime­di­a­ta­mente, des­pindo-se tam­bém de pas­sa­gem. Para a secre­tá­ria de Estado do asilo e da migra­ção, Nicole De Moor, não há dúvida de que a Bél­gica acei­tará estes trans­por­tes de migran­tes "que são explo­ra­dos desta forma".

Phi­lippe Close, pre­si­dente da Câmara soci­a­lista de Bru­xe­las, pediu ao governo fede­ral que blo­queie os auto­car­ros na fron­teira. "Por quanto tempo vamos tole­rar essas pro­vo­ca­ções de um país que sub­si­di­a­mos? ", ele per­gun­tou sobre X.

Uma obser­va­ção que lhe ren­deu uma res­posta vitri­ó­lica do líder dos Libe­rais fran­có­fo­nos, Geor­ges-louis Bou­chez. "Não é você quem quer aco­lher todos os migran­tes na sua grande gene­ro­si­dade? A hun­gria tem razão em mos­trar a esta esquerda os ver­da­dei­ros efei­tos da sua polí­tica. Recusa as remo­ções de imi­gran­tes indo­cu­men­ta­dos, o uso da Fron­tex e o retro­cesso (repul­são de migran­tes, Nota do edi­tor) ... E depois reclama? Que indig­ni­dade. »

Na rea­li­dade, Buda­peste não digere a coima de 200 milhões de euros acom­pa­nhada de uma san­ção de 1 milhão de euros por dia que lhe foi imposta em junho pelo Tri­bu­nal de Jus­tiça da UE, em res­posta à sua per­sis­tente vio­la­ção das regras de asilo da União.

Estas regras exi­gem que os Esta­dos-Mem­bros exa­mi­nem sis­te­ma­ti­ca­mente os pedi­dos de asilo dos migran­tes sus­cep­tí­veis de os bene­fi­ciar ou que se encar­re­gem de devol­ver os que não os obte­nham. "Os hún­ga­ros, ou afas­tam os reque­ren­tes de asilo ou dei­xam-nos pas­sar para outros paí­ses", resume, desi­lu­dido, um diplo­mata Euro­peu lamen­tando que as esco­lhas de Buda­peste criem uma pres­são migra­tó­ria adi­ci­o­nal para os outros Esta­dos-Mem­bros.
 
Mensagens: 780
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 12/9/2024 1:44

BYD vai contornar tarifas da UE à boleia da Hungria

Em entrevista ao Negócios, a vice-presidente global da BYD assume que o fabrico de carros no país de Viktor Orbán a deixa descansada relativamente às tarifas europeias. Em Portugal, a construtora chinesa quer alcançar o top 5 de vendas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 9/9/2024 17:24

Hoje toda a política cá e na Europa é feita por gente sem vida fora da “bolha “ quem o explicava bem era Henrique Medina Carreira.

Os políticos nada conhecem do mundo real no mundo deles quando falta dinheiro é fácil de obtê-lo basta mais um imposto .

O seu mundo perfeito não resiste a realidade, eles tinham decidido que em Bruxelas no dia 1 de janeiro de 2025 não entraria mais carros com a norma euro5 , o automóvel clube da Bélgica alertou-os que isso abrangia 600 000 viaturas , os pequenos independentes ficariam sem capacidade de trabalho , mas acima quem os vergou foi as muitas centenas de milhares de voto e a lei foi mudada .
 
Mensagens: 780
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 9/9/2024 16:59

Itália pede revisão da proibição de motores a combustão na UE

Ministro da Indústria italiano considera que evolução do setor automóvel na Europa deve ser uma prioridade da nova direção da Comissão Europeia.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Caramelo » 5/9/2024 22:30

Audi vai encerrar a fábrica de Bruxelas devido à fraca procura do Q8 e-tron

https://pplware.sapo.pt/motores/audi-va ... XdwyBLDe1A
 
Mensagens: 520
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 5/9/2024 19:25

Alemanha mercado de elétrico caiu drasticamente desde o início de 2024 e os números são ainda piores ,agosto, com uma queda de 68,8% em relação a agosto de 2023
 
Mensagens: 780
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 5/9/2024 13:30

Volvo recua na ambição de ser 100% elétrica em 2030

O fabricante automóvel defende a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis para apoiar a transição para a eletrificação
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 4/9/2024 16:27

Salvador Caetano ganha importação dos elétricos da chinesa Farizon para Portugal e Espanha

O grupo de Vila Nova de Gaia junta ao seu vasto portefólio asiático a insígnia de veículos comerciais elétricos da gigante construtora Geely.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Marco Martins » 31/8/2024 21:58

Crissssx Escreveu:
Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.


Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.


O aviso vale o que vale.
Mas a informação que vejo é que ainda não existe uma solução.
 
Mensagens: 6432
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 31/8/2024 15:48

Marco Martins Escreveu:https://executivedigest.sapo.pt/noticias/proprietarios-do-eletrico-jaguar-i-pace-recebem-recomendacao-para-estacionar-no-exterior-e-longe-de-estruturas-devido-ao-risco-de-incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.


Ou seja só te preocupas porque houve o aviso não pela informação que vês ....
Faz sentido.
 
Mensagens: 382
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 30/8/2024 23:51

Opcard Escreveu:Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .

Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .

“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.


No mesmo período de tempo? Isso é para quê, no 1º ano de idade da viatura? Para os mesmos 100 k? Acho esses dados muito, muito, muito estranhos. Trabalho nessa área e não passou por mim, em quase 30 anos de atividade, nenhum que tivesse sofrido de combustão espontânea a não ser tipo festival andanças ou após colisão grave. Isso quereria dizer que 1,53% dos carros a combustão pegava fogo (não sei em que período) , mas isso não acontece nem na vida completa das viaturas a combustão. :-k
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1298
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Marco Martins » 30/8/2024 21:03

https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... -incendio/

O número de veículos eléctricos que ardem, até pode ser menor do que a combustão, no entanto não me recordo de algum construtor de veículos a combustão ter notificado os proprietários sobre esse risco. Eu se recebesse uma notificação dessas andaria sempre em sobressalto.
 
Mensagens: 6432
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 30/8/2024 19:46

Aquilo que parecia ser a solução 1 em 2 , carro para a cidade para o campo , não está a ter o,favor do público .

Antes de mais eu que pensei a fazer esta escolha, mudei de ideias pois tem os defeitos do térmico e do elétrico .

“ Estados Unidos da América (EUA), de acordo com um estudo publicado pela AutoInsurance em 2023, através de dados recolhidos pelo National Transportation Safety Board, por cada 100 mil elétricos vendidos, 25 pegaram fogo.
No entanto, esse número dispara para os 1530 veículos só a combustão e para os 3475 veículos caso sejam híbridos.
 
Mensagens: 4571
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 30/8/2024 18:57

No meu gráfico, os híbridos incluem os HEV (híbridos convencionais) e os PHEV (plug-in). Mas aqui fica a decomposição, em números redondos:

HEV - 30%
PHEV - 6%
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 30/8/2024 18:54

Na Europa, elétricos e PHEV são um fracasso, os híbridos estão no topo.

Os números de vendas de julho a nível europeu caíram.
E em um mercado que está estagnado em + 0,2%, os carros elétricos caíram 10,8% e os híbridos plug-in (PHEV) 14,1%.
 
Mensagens: 4571
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 29/8/2024 15:03

Actualização das vendas na Europa.

A venda de eléctricos (puros) mantém-se estagnada ou mesmo em baixa, representando 13% da quota de mercado a nível europeu, actualmente. A subida foi interrompida em finais de 2022. Os híbridos mantém-se em alta, com 36% de quota de mercado.

Imagem

No gráfico, substituí o valor mensal pela média dos últimos 3 meses em relação à versão anterior, produzindo uma linha mais suave. Fonte: ACEA
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 39695
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Caramelo » 26/8/2024 21:35

Carrancho_ Escreveu:Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. :oh: Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!

Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
O AUDI Q8 Sportback acho que é um carro "à homem" super desportivo :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=NW8X0YdARKg
 
Mensagens: 520
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por PMP69 » 26/8/2024 19:30

Um dos grandes problemas é que ninguém compra um carro eléctrico com 4 anos, com receio das baterias.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2628
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 26/8/2024 16:55

Continuo a achar que quem faz 50km/dia nunca vai recuperar o que pagou a mais pelo Elétrico vs mesma gama a gasolina, se o mantiver 5 anos.

50km * 366 * 5 anos =91500 km

Um carro a gasolina que faça 5 l/100 a 1,65€/litro, gasta em combustível ao fim de 5 anos +- 7500€ (1500/ano)
Ainda que se considere a mesma desvalorização do valor venal da viatura ao fim de 5 anos, estou quase certo que este perfil perde muito dinheiro se optar por um eléctrico em detrimento de um a gasolina, mesmo com reparações e manutenção incluídas.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1298
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MVP » 26/8/2024 16:26

Como disse acima compreendo e não compraria eletrico se fosse um comercial que faz 300 ou 400 km com alguma regularidade. Para 50-150km por dia? Imbativel.

De resto, não comprar eletrico porque ele pega fogo é como não andar de avião porque ele cai. É legitimo, mas continua a ser uma probabilidade infima.
Anexos
uh5oi2on84wc1.jpeg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1178
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 26/8/2024 16:18

Um fator importante que me esqueci de referir mas que entra muito no gosto pessoal. Esteticamente não vi até hoje um eléctrico que ache bonito, p.e. o design dos Tesla faz-me lembrar um carro "banheira" dos anos 80/90, já o BMW iX xDrive50 até me custa a compreender como a BMW aprovou uma simulação de grelha que parece um desenho pintado por putos protegido por um acrílico, que coisa mais horrorosa. :oh: Não ficaria melhor usarem uma grelha verdadeira de um a combustão e meter o acrílico por dentro?!

Ainda estou para ver sair o primeiro eléctrico "à homem", são todos muito afeminados.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1298
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Carrancho_ » 26/8/2024 15:43

Não é necessário ser proprietário de um elétrico para ter uma opinião válida, tal como não é necessário ser mulher para ter opinião sobre o aborto, ou já ter morrido para ter opinião sobre a eutanásia.
Ser proprietário de um, não atribui mais nem menos legitimidade a uma opinião, se os há que são contra porque não podem ter um, também os há que são a favor porque não gostam de reconhecer o erro que cometeram e vice versa. De ambos os lados recebo opiniões distintas.

Pessoalmente, para já, nem me passa pela cabeça ter um, porque:

- Vi colegas chegarem ao jantar de Natal da empresa num BMW eléctrico a morrerem de frio para garantir que chegavam ao destino (lá se vai o conforto).
- Outro tem 2 Tesla e mete-se atrás dos camiões para conseguir fazer mais KM´s, porque faz bastantes todos os dias
- Outro ficou não sei quantas horas no Alentejo à espera para carregar o seu e concluir a viagem.
- Não sei se pegam fogo mais que um a combustão, mas quando ardem não são egoístas, distribuem por tudo o que está à sua volta com bastante intensidade e rapidez, e pior, ardem com ocupantes que o carro fecha lá dentro.
- Muitos concessionários não aceitam eléctricos como retoma.
- Temo que ao fim de 5/6 anos o carro valha coisa nenhuma e ainda tenha de pagar bem para o abater.
- Proprietário de eléctrico anda sempre a programar as viagens, para mim isso seria tremendamente desconfortável, ao principio até pode ser engraçado, ver nas aplicações os consumos e poupança, mas rapidamente passa a ser uma seca.
- Não é ainda para mim líquido que um Elétrico seja realmente amigo do ambiente, ou pelo menos menos poluente que um a combustão.
- A poupança também é relativa para um particular, se faz muitos km´s realmente vai ter uma poupança significativa mas à custa de muito desconforto, se anda pouco vai ter muito conforto mas duvido que alguma vez poupe a diferença de preço para um combustão da mesma gama.

Há um tipo de condutor de elétricos que só vi reclamar deles, os funcionários de empresa que lhes atribui uma viatura destas, dizem cobras e lagartos (embora esteja a falar de um universo muito reduzido (4)).

A minha opinião não é válida nem serve de recomendação para coisa nenhuma porque ainda não é uma opinião bem formada. Mas para já, eléctrico não obrigado!
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1298
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por PMP69 » 26/8/2024 14:35

Goya777 Escreveu:
PMP69 Escreveu:Alguém sabe se é legal instalar uma tomada de carregamento de um carro eléctrico (certificada), na garagem comum de um prédio, ligando a referida tomada ao quadro do Condomínio, sem autorização da Administração do mesmo?

Obrigado,


Pedro


Duvido muito que seja. Instalar tomada individual no quadro da comunidade... :shame:


Também me parece, mas foi feito.

Lendo a Lei, parece-me que não é necessário autorização, bastando comunicar a intenção, quando ligada ao quadro da fracção ou directamente a um fornecedor.

Obrigado.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2628
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MVP » 26/8/2024 14:30

Àlvaro Escreveu:Não tenho um, quanto mais dois! Então é preciso tomar um medicamento para saber se é bom, ou o melhor mesmo é aconselharmo-nos com quem sabe? Na oficina que me atende as viaturas há muito quem saiba da poda. Há unanimidade: só vale a pena para quem faz muitos quilómetros diariamente. E, ainda assim, :D :D jamais Tesla, os chineses da BYD, segundo eles, são muito melhores em tudo, até no preço.


A tua opinião é totalmente contrária à minha experiencia que conduzo um eletrico diariamente! Compensa precisamente para quem faz poucos quilometros, abaixo de 300/dia, ou seja a vasta maioria da população por não requerer carregamentos, sejam eles demorados ou não.

A quem faz muitos, compensa sempre financeiramente, mas não em termos de tempo, pelo que se fizesse regularmente viagens provavelmente teria um hibrido plug in.

Em conforto de condução, nem sequer é comparável com qualquer outro.

Mas sim, confia na opinião do mecanico, que com carros como os Tesla tem o seu trabalho reduzido a uma fração :lol: claro que falam horrores dos eletricos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1178
Registado: 27/6/2010 23:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, Metalor e 173 visitantes