Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finding the ultimate bottom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cenário concordante para a Portugal Telecom

por TimeOut » 22/2/2003 19:02

Dentro do cenário de evolução do PSI20 acima descrito, admito que o OBV da PT, que iniciou já uma queda abrupta, inverta em Agosto/Setembro junto à linha amarela horizontal onde em 2002 Outubro fez o seu mínimo a 4.39.
Anexos
ptlp.gif
On Balance Volume - PTC - Gráfico diário
ptlp.gif (17.48 KiB) Visualizado 405 vezes

Registado: 22/11/2002 0:28

Gostei de ver o link...

por zenden » 22/2/2003 2:06

Os gráficos são bem piores do que eu pensava, olhando para o gráfico dá vontade de shortar com todas as munições.
O facto de poder ser um movimento semelhante a 1929-1932 até dá medo!
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!

Registado: 18/12/2002 16:30

Finding the ultimate bottom

por TimeOut » 22/2/2003 1:46

O meu perfil de investimento atira mais para o médio/longo prazo que para o curto prazo.
Assim, todas as análises que faço para uso pessoal têm como objectivo fundamental não me deixar entusiasmar com o facto de o mercado ter já corrigido substancialmente desde 2000 e entrar longo antes de tempo (não utilizo short's pelo que tenho de aguardar pacientemente a minha oportunidade :( ).
Este meu exercício constante de pessimismo não é recente. Em 2001 coleccionei no meu site um conjunto de gráficos de longo prazo do mais pessimista que encontrei na internet por forma a que, sempre que algum optimismo pairasse no meu espírito, uma visita ao link respectivo me impedisse de fazer asneira.
Talvez seja interessante visitar o citado link onde, cumulo do pessimismo, se pode até encontrar uma análise que atira o fim deste periodo bear lá para o ano da graça de 2021 (2-0-2-1 não é gralha :lol: ).
http://timeout.no.sapo.pt/Bigpicture/bigpic2.htm

Apesar de toda esta atitude pessimista conscientemente acarinhada e alimentada, procuro prever as boas oportunidades de entradas long resultantes dos fortes rebounds que caracterizam os mercados bear e que se verificam quando o pânico se instala e o pessoal (ex-optimistas)vende (para limitar as suas perdas) a níveis que são quase certo inferiores aos que se verificarão passados 1-2 meses.
Arrisquei assim uma entrada long quando recentemente a EDP chegou a 1.47 e saí a 1.50 porque não se verificou o regresso aos 1.70. No próximo pânico lá estarei a comprar (agora bem abaixo de 1.47) se me cheirar a pânico.

Penso que o mercado se vai deteorar ao longo dos próximos meses, talvez porque o jogo de pressão sobre o Iraque se eternize sem nunca resultar em inicio das hostilidades que quase toda a gente espera e tem como certa. Continuo, como em post anterior referi, a pensar que a invasão do Iraque não chegará a verificar-se...

Assim, e pelos padrões que julgo estarem suficientemente documentados no gráfico que apresento, penso que se verificará um fundo de maior ou menor dimensão (arrisco PSI=4600) entre meados de Agosto-meados de Setembro. Não discuto o target e/ou o timing que podem evidentemente ser diferentes porque não tenho uma bolinha de cristal e, em termos pragmáticos me interessa só reter a convicção que após o próximo fundo se verificará uma reacção muito forte com óptimo potencial de ganho e risco reduzido.

No gráfico as linhas verticais amarelas assinalam o inicio de um periodo de subidas fortes e as linhas brancas verticais o início de fortes correcções.

Agradeço desde já todas as criticas construtivas ... por mais destrutivas que sejam :P
Anexos
psilp.gif
Hipótese de evolução
psilp.gif (20.8 KiB) Visualizado 477 vezes

Registado: 22/11/2002 0:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, boavista, carlifer, Google Adsense [Bot], IX Hispana, latbal, m-m, malakas, Minsk, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, pfta, Pmart 1, PMP69, Sinedrio, Tosta mista, trend=friend, trilhos2006 e 139 visitantes