Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petrobras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petrobras

por DC89 » 30/9/2015 19:13

DC89 Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Eu não tenho absolutamente nada a ver com esse senhor nem tão pouco com o club.

Posso só dizer que existe pessoas com intuições certas, mas que acabam por fazer algo contra a sua própria intuição. Quem procura ganhar na bolsa não deve abrir uma posição sem método e sem intuição.
Se for só apenas vontade de abrir uma posição esse não é o motivo suficientemente válido. Vontade também tenho eu muita. Mas o que realmente distingue os traders ganhadores é não abrirem posições contra a sua intuição sempre.


Tocando novamente no mesmo ponto fala em "Quem procura ganhar na bolsa não deve abrir uma posição sem método e sem intuição" o que concordo plenamente.
Mas depois torna a referir a tal intuição... "Mas o que realmente distingue os traders ganhadores é não abrirem posições contra a sua intuição sempre"
O que me deixa novamente a ponderar o que quer dizer com intuição mas não vamos por aí... Apenas lhe fiz um pequeno remark sobre essa posição sem pretender ser superior, uma vez que me agrada discutir pontos de vista contrários ao meu relativamente a posições que possuo.


A nossa discussão EuroSexy de há um ano atrás...
Como correu essa posição? Espero que entretanto tenhas fechado a mesma pois não tenho vindo acompanhar este tópico.
Quanto a mim, não tive a virtude de ter paciência suficiente para acompanhar o movimento descendente todo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

Re: Petrobras

por EuroSexy » 1/7/2015 22:56

É verdade! Ninguém faz essa reflexão, 5 usd ou 10 usd?
Afinal qual é o valor da empresa? se vai os 10 aos 5 e volta de novo dos 5 aos 10 então? em que ficamos?

Fazendo contas a empresa parece-me que tem um valor justo entre os actuais 10,a 10,5 usd
No entanto agora parece que o mercado está de novo a tentar sub estimar a empresa.
Ela é um gigante de petróleos mas tem ainda capacidade para crescer.

Warren Buffett diz que se tu tens uma acção e se temes que a acção pode ou vai cair, então não é muito boa ideia deter essas mesmas acções.
É o que se passa agora com a PBR. :-"
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 8/5/2015 23:36

Mas agora, como é que não se tem medo quando o que o mercado nos oferece é sempre a dúvida e a incerteza?
Tanto negativismo sobre a Petrobras e no fundo, desde Março ela valorizou dos 5 aos 10usd.
Qual o valor para o comum dos investidores afinal?

Têm mais medo dela a 10 ou a 5? Ou não tê medo? Quando a empresa tiver a 20 usd quem as mantem desde os 5 vê o investimento multiplicado por 4 vezes, quem as compra só a 10 apenas o vê duplicar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 8/5/2015 23:31

Toca aqui e baila na emoção do poder da capitalização! :shock:

Investir no mercado representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena!
Mas é muito dificil procurar por empresas baratas e capitalizadas que possam nos dar algum conforto.
A estrada de que falo é de facto, com o tempo, vir a entrar em bons negócios que nos possam acrescentar valor à carteira.

É necessário não ter medo, mas antes confiança. Se questionas, se tens medo, se desconfias, se julgas sobre uma acção de que ela possa cair, então não a devias deter. - Warren Buffett refere isso e é bom relembrar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 8/5/2015 0:10

Como vimos anteriormente, a Petrobras tem subido porque estava a desconto em Março e actualmente está praticamente a cotar ao valor. Pode até nos dias próximos vir a cotar ligeiramente acima da MM200 e eu vou aproveitar por vender metade da posição que tenho.

O valor de uma empresa não é aquele que o mercado lhe quer dar. As coisas têm um valor certo. O mercado faz o preço, mas há limites!!!

Estou a referir-me ao desconto que o mercado proporcionou quando avaliava a Petrobras a quase 50% de desconto ao valor actual.
O valor é crescente nos anos vindouros, mas ténue!!! e piqueno.
Se há crescimento, e esse crescimento do valor é fraco, então eu vou aproveitar por vender logo que o mercado cote com prémio, por mais pequeno que ele seja. Vendo parcialmente metade da posição.

Quanto ao valor refiro-me a margens de lucro, crescimento do CP e do dinheiro em caixa. Não ao crescimento das vendas ou de outro género de coisas.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 30/4/2015 23:40

Tudo o que é a negação desta empresa e todo o negativismo já deu o que tinha a dar. Mas eles continuam com o negativismo, ela sobe!
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por GervasioLopes » 30/4/2015 12:45

http://www.dinheirovivo.pt/opiniao_blog ... 16&page=-1

No futebol, essa metáfora da vida real, há árbitros que erram muito porque são corruptos, outros que erram muito porque são incompetentes e há aqueles que acumulam. Fazem lembrar os gestores da Petrobrás, a estatal petrolífera brasileira.

Para chegar a 22 mil milhões de reais de prejuízo (aproximadamente sete mil milhões de euros) no balanço de 2014, não bastou à Petrobrás ser apenas governada por ladrões. Precisou também ser governada por incompetentes. Ou por gente que acumula.

Segundo os cálculos da própria empresa divulgados nos últimos dias, as perdas com corrupção no Escândalo da Petrobrás, ou Petrolão, o maior desvio de dinheiro público conhecido da história do Brasil, foram de seis mil milhões de reais (perto de dois mil milhões de euros) no ano passado, ou seja, menos de um terço do prejuízo total.

Lido no detalhe, o balanço da empresa, divulgado com cinco meses de atraso e já sob nova direção, é uma orgia de projetos mal concebidos, atrasos de execução, faltas de planeamento e desperdícios de gente, tempo e dinheiro em obras faraónicas sem ser desviado um tostão para o bolso de ninguém. Somente por incúria.

Os números da Petrobrás deixam a descoberto, para lá da corrupção, o flagelo da incompetência.

E uma questão paralela: as empresas públicas ainda cabem no mundo capitalista de hoje?

A discussão é tão velha - começou na Inglaterra industrial - como a disputa entre esquerda e direita - que se iniciou mais ou menos ao mesmo tempo na França pós-revolução.

A solução, dada através de modelos dos países mais prósperos, é que vale a pena existirem empresas públicas desde que não sejam governadas sob critérios político-aparelhísticos, como vem sucedendo na Petrobrás e é tradição na maioria dos países latino-europeus e latino-americanos, mas sim segundo métodos privados de gestão - a famosa meritocracia. O exemplo supremo é o do presidente do Banco de Inglaterra escolhido em entrevista após anúncio no jornal.

Mas, seguindo a linha de raciocínio anterior, chegamos pois à conclusão que além dos seus próprios males a corrupção ainda tem a nefasta e menos conhecida função de servir de cortina de fumo para outros crimes, talvez menos graves e menos mediáticos, mas ainda mais ruinosos, como a incompetência pura e simples.

"Temos vergonha da corrupção na empresa", disse Aldemir Bendine, novo presidente da Petrobrás ao apresentar os números. O exercício de contrição é muito bonito mas nem uma palavra sobre a incompetência, que vale dois terços do prejuízo.


A incompetência é rica em encontrar alibis, não é só a corrupção que serve para a esconder. "A crise internacional" serve de alibi a governos incompetentes, "os governos incompetentes" servem de alibi a empresas privadas incompetentes e assim sucessivamente. Convenhamos que, voltando ao princípio, as arbitragens no futebol também servem de desculpa para muitos dirigentes incompetentes omitirem os seus erros de administração.

Se calhar, andamos todos à procura de alibis para esconder as nossas próprias incompetências. E, se calhar, a incompetência é a forma original, profunda e mais ruinosa da corrupção.
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: Petrobras

por EuroSexy » 26/4/2015 12:59

Eu não estou inteiramente a par do que se passou na Tesco.

Na petrobras não estou a especular, estou a investir porque acredito que a o preço era baixo e o negativismo abalou a empresa, que no futuro será melhor.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por GervasioLopes » 26/4/2015 11:43

EuroSexy Escreveu:A Tesco perdeu valor desde o momento em que Mr.Buffett entrou, felismente reconheceu isso a tempo ou teve info privilegiada.
Mesmo assim a perda de valor veio não a colocar num patamar nada atractivo mesmo com o preço a descer.

A Petrobras é diferente no seu próprio caso. Sim. Pode haver, em casos de corrupção quebras acentuadas de valor e o risco aí é maior.
Se a petrobras tiver quebras de valor (que pode acontecer em 2016,2017,2018) termos tempo para ver.


1- Tens de voltar a ler sobre a TESCO, pois essa informação está toda errada:
1.1 - "A Tesco perdeu valor desde o momento em que Mr.Buffett entrou" Errado: Buffett entrou para a TESCO em 2006 que já vinha a ganhar valor;
1.2 - "Felizmente ... info privilegiada ..." Errado: Buffett reforçou em 2012;
He bought his first Tesco shares in 2006. In 2012, he raised his Tesco stake to over 5% despite a shock profit warning.

1.3 - Só começou a vender em 2013, precisamente porque finalmente percebeu que a empresa tinhas as contas erradas;
He sold 114m of his 415m Tesco shares in 2013 when he “soured somewhat on the company’s then-management”. The grocer was then run by Philip Clarke.

He made a reference to Berkshire’s vice chairman Charlie Munger over his delay in selling off further Tesco shares. “My leisurely pace in making sales would prove expensive. Charlie calls this sort of behaviour ‘thumb-sucking’. Considering what my delay cost us, he is being kind.”

1.4 - Em 2014 continuou a vender
Buffett sold Tesco shares throughout 2014 when the supermarket group’s problems worsened “by the month”. “In the world of business, bad news often surfaces serially: you see a cockroach in your kitchen; as the days go by, you meet his relatives.”


http://www.cnbc.com/id/102092816
http://www.theguardian.com/business/201 ... t-him-444m

Também não percebo a tua argumentação quando dizes que a Petrobras é diferente da TESCO. IMHO, 'só' é diferente porque é muito pior: reúne as 2 condições que Buffett (e Graham ou Munger) definem como 'para saltar fora de imediato': contas erradas e/ou influência política.
Se me disseres que estás numa postura puramente especulativa, eu compreendo. Agora assim não consigo compreender. :( :cry: :-k :-"

It's your money, your rules. :-#
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: Petrobras

por EuroSexy » 26/4/2015 0:29

A Tesco perdeu valor desde o momento em que Mr.Buffett entrou, felismente reconheceu isso a tempo ou teve info privilegiada.
Mesmo assim a perda de valor veio não a colocar num patamar nada atractivo mesmo com o preço a descer.

A Petrobras é diferente no seu próprio caso. Sim. Pode haver, em casos de corrupção quebras acentuadas de valor e o risco aí é maior.
Se a petrobras tiver quebras de valor (que pode acontecer em 2016,2017,2018) termos tempo para ver.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 25/4/2015 13:25

GervasioLopes Escreveu:Eu acho que Warren Buffett (e Benjamin Graham) também dizem para nunca (ou afastar-nos) de empresas com sinais evidentes de corrupção/má gestão (Ver TESCO), e/ou altamente influenciadas pelo poder político.

Evidentemente a Petrobras não cai em nenhuma destas categorias. :-k :-"



Efectivamente, mas eu na Petrobras encontrei um desconto irrecusável e como acredito na empresa a longo prazo entrei antes dos 6 usd.
Também se os mídia não fizessem tanto alarido negativo o preço não descia tanto, penso.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por GervasioLopes » 25/4/2015 9:46

Eu acho que Warren Buffett (e Benjamin Graham) também dizem para nunca (ou afastar-nos) de empresas com sinais evidentes de corrupção/má gestão (Ver TESCO), e/ou altamente influenciadas pelo poder político.

Evidentemente a Petrobras não cai em nenhuma destas categorias. :-k :-"
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: Petrobras

por EuroSexy » 24/4/2015 23:57

A empresa em Fevereiro estava a 5usd e agora em Abril já a 10 usd e no futuro muito mais que isso.
As perspectivas não são boas e paira agora negativismo por todo lado relativamente a esta empresa incutida pelos mídia.


O investidor inteligente e sensato entra a comprar quando o mercado oferece a possibilidade investimento na perspectiva do negócio, encontrando aí um desconto.
Desconto esse que lhe permite uma margem de segurança e ao mesmo tempo encontrar valor, possivelmente crescente com os anos.
Essa é a prática corrente e contemporânea de Warren Buffett.
É também a prática e uma forma de estar no mercado que muito poucos utilizam, mas é a prática que lhe permite dormir descansado.

Sabemos que o valor de um negócio não é só aquilo que ele é hoje, mas também tudo o que é hoje + todo valor futuro que pode vir a gerar, descontado a uma taxa de juros actual. Essa taxa de juros é tanto maior quanto mais baixo for o preço que nós pagamos.
E o que eu consegui encontrar na Petrobras a 5 usd foi uma taxa de juros bastante aceitável e crescente, independentemente do que as noticias especulam por aí.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por GervasioLopes » 24/4/2015 22:46

Manténs uma empresa que:

A Petrobras anunciou na noite de quarta-feira os muito aguardados resultados financeiros para o ano de 2014 e, neles, incluiu a sua estimativa para o impacto da vasta rede de corrupção que atingiu a petrolífera. Ao todo, a Petrobras crê terem sido desviados 6200 milhões de reais (1909 milhões de euros) ao longo de oito anos. Uma estimativa inferior àquela que é lançada pelo Ministério Público. No mínimo, dizem os investigadores, foram desviados 10 mil milhões de reais (à volta de 3000 milhões de euros).


O prejuízo registrado pela Petrobras é o maior entre as petrólíferas de capital aberto da América Latina e Estados Unidos em 2014, segundo um levantamento feito para a BBC Brasil pela consultoria Economatica.
O levantamento leva em conta apenas as empresas com valor de mercado acima de US$ 20 bilhões - grupo que inclui 16 companhias.
O prejuízo registrado pela Petrobras, de US$ 8,1 bilhões, é o mais alto dos últimos cinco anos na região. Em dólar, a queda nos ganhos da estatal foi de 180%.


A ex-presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, chegou a anunciar que a Petrobras deveria reduzir em 30% seus investimentos este ano.
Gesner Oliveira, professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas explica que essa é uma decisão que deve afetar não só a estatal, mas a economia brasileira como um todo. "O investimento da Petrobras representa 2% do PIB brasileiro", diz ele.


"Para piorar, a geração de caixa da empresa está praticamente estagnada", diz Cássia Inez, analista de investimentos da Lopes Filho & Associados.
Em uma tentativa de melhorar sua situação financeira, a estatal pretende vender US$ 13,7 bilhões em ativos entre 2015 e 2016. E o desafio da sua nova direção é negociar as melhores condições para essas vendas.


A Petrobras tem uma dívida de mais de US$ 100 bilhões. Em outubro passado, um relatório do Bank of America Merril Lynch já a qualificava como a empresa mais endividada do mundo e a alta do dólar complicou ainda mais a situação da empresa ─ que tem cerca de 80% das suas dívidas na moeda americana.


Enfim... Boa sorte.

Para Paulo Paiva, professor de Economia da Fundação Dom Cabral, o mercado está tentando entender se "o novo conselho de administração poderá atuar com total autonomia e independência", defendendo interesses da empresa ─ e não do governo.
Para muitos economistas, as finanças da estatal teriam sido prejudicadas nos últimos anos por uma política de preços dos combustíveis com o objetivo de conter a inflação.
"Por isso, ao analisar o novo colegiado, o que queremos saber é se a influência política vai continuar a ser forte na Petrobras", diz Wilber Colmerauer, diretor do Emerging Markets Funding, em Londres.


http://g1.globo.com/economia/negocios/n ... canas.html
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... ultados_ru
http://www.publico.pt/mundo/noticia/cor ... as-1693367
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: Petrobras

por EuroSexy » 24/4/2015 22:15

bininho Escreveu:Cuidado com a Petrobrás e Galp... o tombo pode ser grande!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2014.html



O preço da Petrobras não tinha nada a ver com o da galp. Para mim a galp estava cara e está, enquanto que a Petrobras oferecia um desconto de quase 50%.
Espectáculo !!!! e mantenho-a.
Os resultados passados não influenciam os resultados futuros. O valor da Petrobras não tem nadinha a ver com o ano de 2014, mas sim com toda potencialidade futura da empresa.

Existem pessoas que transaccionam com base na AT só e compram independente do preço. Mas é o preço com desconto que nos dá as maiores mais valias.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por bininho » 23/4/2015 2:14

Cuidado com a Petrobrás e Galp... o tombo pode ser grande!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _2014.html
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 2:16
Localização: Algures por aí

Re: Petrobras

por EuroSexy » 16/4/2015 0:49

Lá estou eu no meu monologo sem aparentemente outros membros do Caldeirão desejarem ir neste barco comigo. lol

Estou de facto empertigado pois na real figura de si se mostra o verdadeiro investidor que investe para ganhar um retorno jeitoso.

É muito bom saber que um investidor quando investe não liga ao timing, mas sim ao pricing. Se o pricing for bom, o timing acabará por sê-lo também.
O investidor compra para o longo prazo e se possível a um desconto em relação ao valor. Vende quando o preço é demasiado elevado em relação ao valor.

Durante 2014 eu detive a PBR durante meses e tive bom negócio, mas houve uma altura que algo não estava a correr lindamente e saí, porque se revelava uma baixa de valor para o ano seguinte. Acontece que esse ano seguinte que é o actual o preço passou o valor para baixo e era tudo o que eu estava à espera.


O mercado pode fazer de tudo, o que o investidor tem de estar atento é ao valor. Se o valor baixa, o mercado tem momento que até nos dá a vantagem de poder sair cedo de mais.
Comprar Petrobras na casa do 5 seria o mesmo que pagar pela Galp na casa dos 4, mas a potencialidade é diferente porque o valor também é diferente nos próximos anos.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 15/4/2015 13:04

É provavelmente a maior oportunidade em petróleos existente. No dia de hoje talvez venha a cotar os 9 e depois corrija um pouco para voltar a subir em força para lá da MM200.

Os problemas estão longe de estar resolvidos, mas o mercado está a antecipar o inevitável, a melhoria e a descodificar a potencialidade desta empresa, com ou sem Dilma.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 9/4/2015 23:37

A Petrobras está a acordar!!!

Os problemas ainda não estão resolvidos, mas no mercado ela se alevanta daqui duma depressão passageira.

Estou convicto da maior oportunidade de investimento no sector dos petróleos.

Tinha PER de 5, agora já não.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 25/3/2015 14:59

Ferreira de Oliveira veio dizer aquilo que eu já "temia" a Petrobras sairá maior e mais capacitada da crise que está a passar.
Em minimos apresentava um PER de 5 e agora já recupera.
Quero ver esta empresa (que considero das mais baratas petroliferas do mundo) a vir para valores mais aceitáveis no futuro.

Warren Buffett podia até estar interessado na Petrobras. Mas olha para a fusão entre a Heinz e Kraft como prioritária com o seu sócio brasileiro.
Tal como em 2004 investiu na Petrochina estatal, podia fazer parceria com o governo brasileiro.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por pcm1979 » 24/3/2015 11:06

 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Petrobras

por EuroSexy » 24/3/2015 0:16

in JN,


A Justiça Federal do Estado brasileiro do Paraná aceitou esta segunda-feira as acusações feitas pelo Ministério Público contra 27 suspeitos de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e associação criminosa no caso da petrolífera Petrobras.
Entre os acusados estão o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT, de Dilma Rousseff), João Vaccari Neto, os ex-directores da Petrobras Renato Duque e Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da empresa Pedro Barusco, e o 'doleiro' (que faz operações irregulares com a moeda norte-americana) Alberto Youssef.

Costa, Barusco e Yousseff fizeram um acordo com a Justiça de troca de informações por uma possível redução de pena. Os depoimentos dos suspeitos têm sido uma das fontes de nomes de novos suspeitos.

À imprensa brasileira, Vaccari Neto negou, em comunicado, o envolvimento com o suposto esquema de corrupção, citado pelo 'site' de notícias G1. Duque disse, em Novembro de 2014, não ter tido qualquer participação no caso.

Entre os 27 acusados estão também executivos de empreiteiras. A denúncia engloba supostos desvios de recursos de quatro obras da Petrobras.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 23/3/2015 22:13

Estará o Mr. Warren Buffett e o seu sócio Charlie Munger interessados em olhar para acções brasileiras?

Eles estão confiantes na recuperação, mas o seu país é dos que mais está a contribuir para a actual baixa no crude.

A América está a desinvestir fortemente em presenças militares pelo mundo.

Só com conflitos armados em países produtores poderiamos assistir a uma reviravolta nesta tendência baixista.
O crude está aos niveis de 2003 quando o Iraque foi invadido e Sadam deposto.
Para o petróleo recuperar terá que existir um catalisador.
Essa catalisador é a guerra. (por muito que me custe dizer isso, é a verdade)
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por EuroSexy » 22/3/2015 20:40

O PER é de 5
O fluxo que a Petrobras produzirá no futuro é imenso.
A dívida é grande, mas por isso mesmo é que está barata. Um dia quando tiver menos dívida a cotação andará muito acima.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Petrobras

por pcm1979 » 22/3/2015 20:23

FDPC Escreveu:O default é dos EUA. A PBR é do Povão, no chance.


Boa sorte a ambos. Não quero entrar em off-topic, mas há boas empresas dos EUA que já corrigiram 50% dos máximos.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], malakas, niceboy, PIKAS e 150 visitantes