Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Corticeira Amorim - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 3/11/2016 18:14

Isto pode dar para os dois lados, o positivo parece-me que será aumentar o free-float que é muito baixo, se não estou em erro são 10%.
O negativo é que alguns podem entender isto como uma "recomendação de venda" o que pode criar alguma pressão vendedora.

Com esta oferta particular de venda podem ficar mais até mais 10%

Ainda não comprei, vou estar atento nos próximos dias.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/11/2016 18:10

Thoth Escreveu:Corticeira Amorim, SGPS, S.A. informa sobre Informação Privilegiada
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR62036.pdf


Alguém que perceba da interpretação deste tipo de comunicados me sabe explicar se isto é positivo ou negativo? Não gostei muito da queda da cotação no final da sessão...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 3/11/2016 18:00

Corticeira Amorim, SGPS, S.A. informa sobre Informação Privilegiada
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR62036.pdf
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/11/2016 13:03

Entrei também a 8.62€, amolgou um pouco o suporte dos 8.70 mas julgo que se mantiver o comportamento pode significar que o suporte a segurou. Agora é esperar que a força dos touros a continue a puxar para norte!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 3/11/2016 10:31

Thoth Escreveu:Caro maturidade, estou com uma leitura parecida e comprar a 8 era ouro sobre azul.
Tenho de ver melhor este negócio mas também estou a pensar comprar em parcelas, a volatilidade aqui, devido ao baixo volume, é rainha.

Cumprimentos e bons negócios


A mina intenção quando estava dentro era sair só nos 10.00€.
mas depois decidi vender 50% da carteira nos 9.50€, e apostar na J.Martins, que até ao momento saiu furado.
mas estou muito descansado com ela e não me preocupa.
agora que a C.Amorim está a aliviar de máximos e vêm à que aproveitar.
entrei hoje já nos 8.56€, e tenho ordem para completar o lote que quero de 5000mil nos 8.00€(+-).

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 3/11/2016 10:27

Caro maturidade, estou com uma leitura parecida e comprar a 8 era ouro sobre azul.
Tenho de ver melhor este negócio mas também estou a pensar comprar em parcelas, a volatilidade aqui, devido ao baixo volume, é rainha.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 3/11/2016 10:21

Thoth Escreveu:Também estou de olho, estou a pensar comprar ali nos 8,50€.
Será bom ponto de compra?

Cumprimentos e bons negócios


bom dia.
hoje comprei nos 8.56€, já algumas porque não me calharam todas.
sim nesses valores entrar de mansinho, e se as coisas correrem mal lá para os lados dos EUA, os 8.00€, ficam logo ali e virá a esses valores.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 3/11/2016 9:50

Também estou de olho, estou a pensar comprar ali nos 8,50€.
Será bom ponto de compra?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/11/2016 22:56

ricardmag eu pelo menos estou de olho.. 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 2/11/2016 19:56

Será esta a oportunidade que alguns esperavam?

corticeira.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Rango » 28/10/2016 20:52

A Américo Amorim é a primeira empresa a anunciar um dividendo extraordinário, neste caso de 8 cêntimos. Outras empresas a devem seguir... http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... uesduasnotícias2

Corticeira Amorim aumenta lucros para 55,2 milhões até Setembro
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... uesduasnotícias2
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Texano Bill » 27/10/2016 16:25

Hoje a Corticeira está a levar no lombo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Rango » 25/10/2016 21:08

CaixaBI prevê subida de 25% do lucro da Corticeira Amorim e dividendo extraordinário
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estaquestrêsnotícias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rodrigocouto » 19/10/2016 22:43

Artista Romeno Escreveu:pequena resposta: ninguem falou em 2 ou 3%. mas se calhar 6% é taxa adequada, dado que a alemanha que é o risk free em euros vai estar nesse registo por muito tempo se a economia não recuperar, e a procura por credito nao recuperar é o que se espera. quanto ao free cash flow é um ponto se considerares isso assim provavelmente nenhuma empresa está barata ou poucas estarão, repara que se a empresa não distribuir a maior parte do valor gerado em dividendos e o reinvestir a empresa pode aumentar de valore só és taxado nas mais valias da venda das ações, ao passo que se no ridiculo distribuisse tudo estarias a ser taxado no capital investido e na mais valia!, aceito o teu argumento face á mais valia a gerar, não face á distribuição total do valor nenhuma empresa faz isso, nem uma utility


Artista Romeno, cada um desconta futuros cash flows com a taxa de desconto que considerar mais adequada. Se te contentas com uma taxa de rentabilidade média anual de 6% no mercado acionista, acho que estás correto e deverás utilizar essa taxa para descontar a tua projeção de cash flows futuros. No meu caso particular, não estou disposto em investir o meu capital em ações com a expetativa de ganhar menos que 7.5% ao ano, atendendo ao conjunto de investimentos alternativos que disponho. Conheço pessoas que, por exemplo, investiram nos CTT (acima de 10 euros) e que “queimaram-se” ao justificar o preço com base em taxas de desconto baixas. Tudo é relativo em função do retorno que exiges para compensar o risco envolvido nos teus investimentos. É um clássico: quanto mais baixa a taxa de desconto, mais elevado o valor. Quanto mais pagas por uma ação, menor será a tua taxa de rentabilidade média anual a longo prazo. Simples.

Novamente, discordo plenamente do teu racioncínio/ metodologia de avaliação de ações, ao não considerares uma hipotética taxa de imposto sobre dividendos - fosse o free-cash flow a ser distribuído na sua totalidade pelos seus acionistas -. Em termos teóricos (e racionais), o valor justo de qualquer ativo deverá representar o valor presente da soma dos cash flow futuros gerados por esse ativo e não um hiopotético ‘exit value’ gerado pelo reinvestimento de cash flows, como pareces sugerir com a tua tese (a sublinhado). Utilizar ‘exit values’, ou hipotéticas mais-valias, é uma entrada ao campo da especulação. Daí que, por exemplo, considero o ouro ser um ativo especulativo, pois o seu valor é baseado na psicologia do ‘exit value’; ou seja, do quanto os outros estarão dispostos a pagar no futuro.

Mas, se isto não é suficiente para te convencer, desafio-te a fazer um pequeno exercício mental: imagina que, em Portugal, o imposto a pagar pelos acionistas sobre dividendos a partir do dia de amanhã passaria para 99% em vez dos atuais 28%, e o imposto sobre mais-valias passaria para 0% em vez dos atuais 28%. Achas que as ações iriam valorizar-se face à sessão anterior? Ou, será que o valor das ações em Portugal caíriam mais de 90% na sessão seguinte? De acordo com a tua tese, o valor das ações subiriam, pois descartas por completo o imposto sobre dividendos no cálculo do valor intrinseco, uma vez que consideras apenas adequado o imposto sobre mais-valias. Contudo, essa lógica não faz sentido, uma vez que, embora as empresas pudessem reter os dividendos para a infinidade, os seus acionistas (pelo menos os pequenos acionistas) nunca iriam conseguir aceder aos cash flows gerados pelo negócio da empresa. Na prática, seria como um estado comunista, onde os lucros iriam quase na totalidade para o Estado; portanto, ninguém no seu perfeito juízo iria aplicar o mesmo ou mais capital que antes num ativo que passará a ser tributado a 99% nos cash flows gerados por este.
 
Mensagens: 10
Registado: 10/8/2016 17:20

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Artista Romeno » 19/10/2016 21:00

pequena resposta: ninguem falou em 2 ou 3%. mas se calhar 6% é taxa adequada, dado que a alemanha que é o risk free em euros vai estar nesse registo por muito tempo se a economia não recuperar, e a procura por credito nao recuperar é o que se espera. quanto ao free cash flow é um ponto se considerares isso assim provavelmente nenhuma empresa está barata ou poucas estarão, repara que se a empresa não distribuir a maior parte do valor gerado em dividendos e o reinvestir a empresa pode aumentar de valore só és taxado nas mais valias da venda das ações, ao passo que se no ridiculo distribuisse tudo estarias a ser taxado no capital investido e na mais valia!, aceito o teu argumento face á mais valia a gerar, não face á distribuição total do valor nenhuma empresa faz isso, nem uma utility
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rodrigocouto » 19/10/2016 16:25

Artista Romeno Escreveu:"Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional."


esta metodologia tem 4 pontos criticos,1- o fundo de maneio tem que entrar, agora importa questionar se será sempre esse valor tão alto de investimento em fml se vai repetir que eu não considero fundo de maneio investimento de coisa nenhuma....2- e a taxa de desconto é alta demais com as taxas de juro risk free em euros negativas, :-k, por outro lado há que ver que a empresa possivelmente terá perspectivas mais risonhas no que ao crescimento concerne que há uns anos atrás, convém não exagerar mas 15 euros é bolha4-o imposto sobre os dividendos nunca é descontado na avaliação de uma empresa, simplesmente porque ela não vai distribuir o seu valor todo em dividendos! pode perfeitamente decidir reinvestir o free cash flow, posto isto são estes o meus pontos... corrigido facilmente se verá que o preço está num range alto mas ainda dentro do fair value


Artista Romeno: (i) o investimento/ desinvestimento em fundo de maneio foi tido em conta no cálculo do valor intrinseco neste meu modelo de análise; (ii) a taxa de desconto utilizada por mim encontra-se em linha com o meu modelo de risco e de alocação de capital utilizado internamente para comparação de variadas ações que tenho em vista. Utilizo uma taxa que me permita compensar o risco envolvido no meus investimentos e que tenha em conta o custo de oportunidade (investimentos alternativos). Utilizar taxas de 2-3% é irrealista a meu ver. Além disso, utilizar taxas de juro muito baixas é um cenário irrealista e insustentável a longo prazo; (iii) discordo plenamente contigo, e com possíveis bibliografias que suportem a tua tese, em não ter em consideração a hipotética taxa de imposto que os acionistas pagariam fosse o free cash flow distribuído pelos acionistas, mesmo que este seja reinvestido na empresa. Este valor tem que ser tido em conta na avaliação de ações, a não ser que os acionistas não paguem impostos sobre os dividendos. Warren Buffett, por exemplo, utiliza este método na determinação do valor intrínseco, o que faz todo o sentido em termos racionais. Aliás, ele faz referência a este ponto mais que uma vez nas suas cartas aos acionistas da Berkshire Hathaway.
 
Mensagens: 10
Registado: 10/8/2016 17:20

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 19/10/2016 9:41

Não dá para ver a noticia completa mas parece-me que ainda falta contabilizar os dividendos ...
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Rango » 19/10/2016 0:44

A campeã do PSI20... :!:

Corticeira Amorim rendeu 1000% em bolsa em cinco anos
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _anos.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por zenden » 18/10/2016 22:27

Este fds saiu uma noticia interessante no Expresso, sobreiros de regadio pode ser a nova aposta pois permite encurtar significativamente o ciclo de crescimento da cortiça. Isto vai tornar o negócio mais rentável.
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!
 
Mensagens: 335
Registado: 18/12/2002 16:30
Localização: Seixal

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/10/2016 22:15

"Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional."


esta metodologia tem 4 pontos criticos,1- o fundo de maneio tem que entrar, agora importa questionar se será sempre esse valor tão alto de investimento em fml se vai repetir que eu não considero fundo de maneio investimento de coisa nenhuma....2- e a taxa de desconto é alta demais com as taxas de juro risk free em euros negativas, :-k, por outro lado há que ver que a empresa possivelmente terá perspectivas mais risonhas no que ao crescimento concerne que há uns anos atrás, convém não exagerar mas 15 euros é bolha4-o imposto sobre os dividendos nunca é descontado na avaliação de uma empresa, simplesmente porque ela não vai distribuir o seu valor todo em dividendos! pode perfeitamente decidir reinvestir o free cash flow, posto isto são estes o meus pontos... corrigido facilmente se verá que o preço está num range alto mas ainda dentro do fair value
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 18/10/2016 22:14

Coincidência, tenho as minhas desde 8 Janeiro de 2014 a 2,30.
Sem duvida a melhor compra de sempre :clap:

Não sei se é bolha ou não mas só venderei quando der sinais claros de tendência decrescente.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/10/2016 21:56

frase filosófica " Eu sou médica, a minha filha vai casar-se com um emigrante que veio da Suiça e tem uma casa com piscina, e eu vivo num cortiço não pode ser" :mrgreen: :idea:

é verdade que os lucros da corticeira têm crescido, mas por muito que digam o contrario, o facto do free float ser baixo condiciona e muito, o preço, é de veras impressionante a força e a multiplicação desta ação desde que falei nela a 2,5 euros faz 2 anos e 2 meses :!: a corticeira está com per de unilever, não é de todo descabido porque parece ter morto as rolhas de plastico e de outros vedantes, mas um per de 30 leia-se 15 euros parece excessivo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por CORTIÇA » 18/10/2016 20:57

rodrigocouto Escreveu:Ricardmag, apesar de o participante _x_ já ter respondido parcialmente tua questão, mencionado o atual PER o qual está a níveis elevadícimos, até vou para além desse indicador.

Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional.

Bons negócios.


Já reparou ao tempo que ela está acima dos ditos 6€ referidos como valor justo...e adequado, será que quem compra acima dos 6€ durante tanto tempo, é assim tão mau a interpretar esses números, sobre a qual afirma que acima são especulativos, ao tempo que ela já passou os ditos 6€ e só mostrou e mostra consistência...Cptos[/quote]

"The market is there to serve you, not to instruct you": A Corticeira Amorim está numa bolha especulativa, tal como a Amazon e muitas outras ações no mercado. Eu não consigo prever a direcção da cotação (nem ninguém no mercado). Mas sei que, a estes valores, estarei a pagar muito acima do valor intrinseco de negócio, portanto não me interessa. Além disso, a número de ações em circulação (free float) representam menos de 10% do total, o que torna as ações desta cotada bastante iliquidas, o que é parte da explicação desta “bolha”.[/quote]


Claro que olhando para o gráfico só se pode dizer que se encontra em bolha especulativa...mas no mês de abril, grandes analistas desse Portugal também diziam o mesmo que o senhor que os 6€ era aconselhável reduzir a exposição...e repare onde ela anda...

Ainda bem que existem pessoas a pensar dessa forma, porque se ela sobe é sinal claro que o numero de vendedores é menor ao numero de compradores...agora imagine se esses analistas que andam à mais de 1 ano a dizer que está cara, e especulativa também pensavam como eu, ai ainda se iria tornar mais especulativa.

Quanto a questão de liquidez, nunca foi a liquidez de um titulo o factor de contribuir para tornar um activo especulativo, porque da mesma forma que essa liquidez pode ter impacto, provocando possíveis subidas, o mesmo acontece ao contrário, de maneira que a questão de liquidez é um detalhe e só pode ser importante, para quem pretende justificar x motivos difíceis de explicar...os fundamentos do apetite são outros...

Bons negócios.
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rodrigocouto » 18/10/2016 18:30

Ricardmag, apesar de o participante _x_ já ter respondido parcialmente tua questão, mencionado o atual PER o qual está a níveis elevadícimos, até vou para além desse indicador.

Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional.

Bons negócios.[/quote]

Já reparou ao tempo que ela está acima dos ditos 6€ referidos como valor justo...e adequado, será que quem compra acima dos 6€ durante tanto tempo, é assim tão mau a interpretar esses números, sobre a qual afirma que acima são especulativos, ao tempo que ela já passou os ditos 6€ e só mostrou e mostra consistência...Cptos[/quote]

"The market is there to serve you, not to instruct you": A Corticeira Amorim está numa bolha especulativa, tal como a Amazon e muitas outras ações no mercado. Eu não consigo prever a direcção da cotação (nem ninguém no mercado). Mas sei que, a estes valores, estarei a pagar muito acima do valor intrinseco de negócio, portanto não me interessa. Além disso, a número de ações em circulação (free float) representam menos de 10% do total, o que torna as ações desta cotada bastante iliquidas, o que é parte da explicação desta “bolha”.
 
Mensagens: 10
Registado: 10/8/2016 17:20

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 18/10/2016 16:07

maturidade Escreveu:se os resultados forem tão bons como o ultimo trimestre,
vejo a cotação a passar os 10.00€, num ápice.
será nesses valores que estou disposto a largar 50% da minha carteira.
já estou muito exposto nesta menina, e por cada 1000ações, já são precisos 9.000€uros.
Vou partir para outras.
O dinheiro não estica.

abraços



Vêm por este andar amanhã, já vendo 50% da minha carteira.
Muito bom.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, JotaFreitas1, macau5m, mquinaz, PAULOJOAO e 287 visitantes