Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Corticeira Amorim - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/12/2020 20:32

Dois comentários ao post:

:arrow: Ter sido dado ênnfase num seminário raramente faz com que uma acção em Portugal mude o seu rumo.

:arrow: Os últimos anos têm sido de retracção, mas é absolutamente normal depois da acção ter subido 2300%! Ou seja, se olharmos para a "Big picture" rapidamente percebemos que ela não tem sido esquecida pelo mercado...

Deixo o gráfico de longo prazo (não actualizado com a sessão de hoje) para ilustrar com mais clareza o que digo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ca.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 22/12/2020 20:29

Pedro2018 Escreveu:Foi muito interessante, hoje num seminário internacional de gestoras de fundos perceber a opinião de grandes gestores sobre a Corticeira Amorim considerando-a uma das empresas com melhor gestão em Portugal e classificando-a como das mais sólidas e de mercado mais seguro.
A Corticeira Amorim é líder mundial do seu ramo e tem classificações de grande inovação ao nível da diversificação de produto.
Parece-me que com o enfase que foi dado no seminário deixará de ser tão esquecida pelo mercado.



É tudo isso, mas continua cara...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Pedro2018 » 22/12/2020 20:05

Foi muito interessante, hoje num seminário internacional de gestoras de fundos perceber a opinião de grandes gestores sobre a Corticeira Amorim considerando-a uma das empresas com melhor gestão em Portugal e classificando-a como das mais sólidas e de mercado mais seguro.
A Corticeira Amorim é líder mundial do seu ramo e tem classificações de grande inovação ao nível da diversificação de produto.
Parece-me que com o enfase que foi dado no seminário deixará de ser tão esquecida pelo mercado.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 18/11/2020 20:04

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:

O unico dado relevante que tiro dos dados do larilau .....


Amigo ParaCima, independentemente de concordâncias ou discordâncias, vamos ver se conseguimos concordar com o meu Nick. Lá para trás, num outro post, referiu Lurabau, agora fui promovido a Larilau. É mesmo Laribau: um mendigo da minha terra (na altura não havia o conceito dos sem abrigo) que ia importunando quem passava e que nem por isso deixava de ser uma personalidade lá da terra... E olhe que ele não iria achar muita graça se lhe chamassem Larilau... 8-) 8-) 8-) 8-) :mrgreen:

https://mariadocarmocorreia.wordpress.c ... 3/laribau/


Nao seja presunçoso, enganei-ME. Bem sei que me consideras o nirvana do investimento, mas isso nao faz de ti mais que um laribau.

Grande abraço, ve la se abre o monte que o topico era interessante, em vez de andares aqui em picardias laribausticas
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Laribau » 18/11/2020 19:23

ParaCima Escreveu:

O unico dado relevante que tiro dos dados do larilau .....


Amigo ParaCima, independentemente de concordâncias ou discordâncias, vamos ver se conseguimos concordar com o meu Nick. Lá para trás, num outro post, referiu Lurabau, agora fui promovido a Larilau. É mesmo Laribau: um mendigo da minha terra (na altura não havia o conceito dos sem abrigo) que ia importunando quem passava e que nem por isso deixava de ser uma personalidade lá da terra... E olhe que ele não iria achar muita graça se lhe chamassem Larilau... 8-) 8-) 8-) 8-) :mrgreen:

https://mariadocarmocorreia.wordpress.c ... 3/laribau/
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 18/11/2020 19:11

Manu78 Escreveu:São opiniões... Mas enquanto existir quem pague o que o mercado diz que vale 10.20€ (por agora) :lol:
Em 2016 iniciou nos 5.85€ +- e fechou o ano nos 8.25€ +-, se houve uma venda a 7.90€ acaba por ser normal aos valores à data.

No meu caso que entrei em 2012, estou muito contente com a empresa. \:D/ (aproveitei para voltar a reforçar este ano com crise do covid19)

Até agora é uma empresa bem gerida, mas ficarei atento nos próximos meses, até porque a gestão já informou que irá novamente analisar os dossiers das possíveis aquisições.

Abraço e bons negócios

https://eco.sapo.pt/entrevista/corticei ... s-em-2021/


Compram empresas que produzem bens substituto(e depois dizem que querem acabar com o mercado de substitutos.

Qual tem sido o crescimento organico?

O unico dado relevante que tiro dos dados do larilau é que tem depreciado muito menos que em anos anteriores( o que nao acredito(, ou tem reduzido a divids e assim sendo o servico da divida tem sido reduzido substsncialmente em relacao ao ebitda
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por MF@Invest » 18/11/2020 17:14

São opiniões... Mas enquanto existir quem pague o que o mercado diz que vale 10.20€ (por agora) :lol:
Em 2016 iniciou nos 5.85€ +- e fechou o ano nos 8.25€ +-, se houve uma venda a 7.90€ acaba por ser normal aos valores à data.

No meu caso que entrei em 2012, estou muito contente com a empresa. \:D/ (aproveitei para voltar a reforçar este ano com crise do covid19)

Até agora é uma empresa bem gerida, mas ficarei atento nos próximos meses, até porque a gestão já informou que irá novamente analisar os dossiers das possíveis aquisições.

Abraço e bons negócios

https://eco.sapo.pt/entrevista/corticei ... s-em-2021/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 22
Registado: 7/3/2019 12:25

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Laribau » 18/11/2020 15:42

Não é necessário um grande esforço de imaginação para perceber porque a CA está cara e não se mostra muito afoita em dar alegrias aos seus mais recentes acionistas. De relembrar que o Sr. Américo Amorim vendeu 10% a 7,90 € em 2016. Pois bem, vejamos a evolução do EBITDA e dos RL desde 2008:

EBITDA .......................... RL

2008 48 ........................ 6.15
2009 38.5 ........................ 5.1
2010 66 ..........................20.5
2011 72.4 ........................ 25.3
2012 82.5 ........................ 31.0
2013 78.1 ........................ 30.3
2014 86.7 ........................ 35.8
2015 100.2 ........................ 55.0
2016 122.3 ........................ 102.7
2017 133.6 ........................ 73.0
2018 133.9 ........................ 77.4
2019 124.7 ........................ 74.9

O ano de 2020, mais coisa menos coisa, vai pelo mesmo caminho de 2019 (a 30/6/2020; EBITDA: 68.3 /RL:40). Repare-se na evolução do EBITDA nos últimos 3 anos e atente-se no EV da CA ao dia de hoje (cotação de hoje e DL de 30/6): 12 x EBITDA de 2019. Numa empresa que tem o seu EBITDA praticamente estagnado. Este é um múltiplo que não "casa" bem com o ciclo de negócio da Corticeira. Mas evidencia a boa venda de 10% da empresa em 2016.
Agora, o desempenho técnico da ação é viatura para ser lavada pelo Ulisses, eu nessa estrada não sei conduzir, mas o gráfico não deixa de espelhar (em tendência) a evolução do negócio. O que, naturalmente, teria de ser o caso. Fundamentais e técnica podem divergir no curto prazo, mas se no longo prazo não se acompanharem, algo estará errado... 8-)
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 18/11/2020 13:21

Não vou entrar nesta discussão de análise fundamental. Não porque não seja interessante, mas porque não estou por dentro do negócio para opinar esclarecidamente.

Aquilo que quero acrescentar neste tópico é o gráfico de longo prazo da Corticeira. Na verdade, olhando para a correcção dos últimos anos, é apenas um movimento normal depois de um crescimento absolutamente inacreditável da acção que multiplicou por mais de 24 o seu valor em Bolsa em 8 anos. Sim, é uma acção da Bolsa portuguesa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
corticeira.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 18/11/2020 1:37

Laribau Escreveu:
ParaCima Escreveu:
forza algarve Escreveu:outra joia da coroa lusitana mas que amarga nos 10 euros faz meses/anos

Nesta fase esta cara... nem sei como se msntem a estes preços... crescimento estagnado" nuvens bem negras no horizonte...


Terá sido por distração que o A. Amorim vendeu 10% a 7,90 € em 2016?


estamos uma vez de acordo? o que se passa. qual de nós tem covid? não vale mais que 5 euros. tanto é que com o fecho da restauranção a nivel mundial, as garrafas de vinho passam a ter menos mercado. portanto, as rolhas que representam 70% do vn está em risco. os produtores vão ter um problema com a procura, não vao te possibilidade de armazenar o vinho, e ai as pipas e os pacotes de plastico e papel são muito melhores meios de armazenamento.... em casa o consumir habitual nao usa garrafas, utiliza box...

depois temos a parte dos materiais de construção... a construção continua a bombar, mas todos sabemos o que vai acontecer a seguir,

a empresa tem alguma produção propria que sendo convertida em créditos de carbono poderiam valorizar mais alguma coisa, não sei se conseguem obter esses créditos... mas todo o negócio base esta em risco.

com tudo isto, acho que ao nível da gestão estamos a falar da empresa mais bem gerida no psi.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Sacanitajose » 17/11/2020 20:10

:mrgreen: E só agora é que, se sabe !?
CARA !? Qual o suporte :-k :!: :?: inicio crise, fez 7,48 ! Na situaçã0 actual , :-k do Excesso de Covid !!! Natal, em casa ! :oh: Aguardo fim do mês, onde espero uma queda, global ! Pela falta de civismo e o aumento, das infeções ! :idea:
:pray: Oxalá, me engane !
Bom jantar :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Laribau » 17/11/2020 20:05

ParaCima Escreveu:
forza algarve Escreveu:outra joia da coroa lusitana mas que amarga nos 10 euros faz meses/anos

Nesta fase esta cara... nem sei como se msntem a estes preços... crescimento estagnado" nuvens bem negras no horizonte...


Terá sido por distração que o A. Amorim vendeu 10% a 7,90 € em 2016?
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 17/11/2020 19:39

forza algarve Escreveu:outra joia da coroa lusitana mas que amarga nos 10 euros faz meses/anos

Nesta fase esta cara... nem sei como se msntem a estes preços... crescimento estagnado" nuvens bem negras no horizonte...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 17/11/2020 17:35

outra joia da coroa lusitana mas que amarga nos 10 euros faz meses/anos
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 5/11/2020 22:57

Olhando ao panorama, os resultados nao sao maus, mas a empresa está muito sobrevalorizada. Estamos a falar de uma empresa que tem 70% de vol. De negocios na venda de rolhas. As bebidas vao estar completamente pressionadas pela reducao da procura, e se este ano os produtores ainda engarrafaram, para o ano nao vao ter como armazenar, logo nao vao comprar rolhas. O sector da construcao tb vai sofrer, mesmo estes materiais estarem uma vertente de luxo. Por fim, e nao menos importante, estamos a falar de 60 milhoes de lucros anuais com um ev de 1,4 mm. Ou seja 23/24 de pe. Gosto muito desta empresa mas nao pagaria mais de 12 pe, pu seja, metade da cotacao actual


Penso que a empresa vai entrar em novos negocios brevemento, pelo menos, é essa a minha expectativa.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 5/11/2020 20:39

bons resultados da corticeira..se demonstra bem resiliente nesta terrivel fase
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Raizes » 17/9/2020 16:43

Gil Rumor, obrigada pela atenção.
 
Mensagens: 60
Registado: 21/7/2014 11:59

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Gil Rumor » 17/9/2020 16:14

Raizes Escreveu:Boa tarde,
será que há uma alma caridosa que possa colocar uma analise sobre esta cotada?


Raizes,

Sobre a corticeira amorim não há muito a dizer, tendência ascendente desde de Março, resistência mais relevante a curto prazo na zona 11.70.
Toda essa zona até aos 11.70€ é complexa e pode levar tempo até demonstrar qual o caminho a seguir" correção ou uma nova tendência "( que levará a realizar um novo máximo histórico acima 13.30€.
Anexos
corticeira amorim.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Raizes » 17/9/2020 13:06

Boa tarde,

será que há uma alma caridosa que possa colocar uma analise sobre esta cotada?
 
Mensagens: 60
Registado: 21/7/2014 11:59

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Gil Rumor » 9/9/2020 18:05

Diacono Escreveu:Só por curiosidade, porquê o uso dessas EMAS?


Diacono,
Utilizo medias exponencias por acompanhar o preço mais de perto. A escolha de 17 e 34 períodos para acompanhar o sentimento do mercado de quase 1 mês de negociação e 34 períodos corresponde a quase 2 meses. É um indicador que tenho deixado no gráfico nos últimos 12 anos, antes disso acompanhava as SMM 20,50,100e 200 períodos.
Se analisares ( no gráfico) os valores de médias moveis simples com os períodos ditos" mais utilizados" 20 e 50 períodos os sinais acabam por estar muito próximos.
Anexos
emas.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Diacono » 9/9/2020 16:17

Gil Rumor Escreveu:A corticeira Amorim a ter maior valorização no PSI-20 e esforçar-se para sair dessa zona complexa onde tem permanecido nos últimos 2 meses.



Só por curiosidade, porquê o uso dessas EMAS?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Gil Rumor » 9/9/2020 14:42

A corticeira Amorim a ter maior valorização no PSI-20 e esforçar-se para sair dessa zona complexa onde tem permanecido nos últimos 2 meses.
Anexos
corticeira.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Raizes » 12/8/2020 19:06

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ico-amorim

Três anos depois da morte de Américo Amorim, a filha do meio sucede à irmã Paula na presidência do mais rico império empresarial português. Marta Amorim, a mais discreta das três herdeiras, tem 48 anos e dois filhos com Nuno Barroca, o vice-presidente da maior corticeira mundial.

alguém comenta?
 
Mensagens: 60
Registado: 21/7/2014 11:59

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por zeNando » 4/8/2020 8:49

forza algarve Escreveu:O covid tambem afetou a corticeira que por via disso anulou a distribuiçao do dividendo extraordinario de dezembro


Diria que normal... pegando no exemplo duma das principais fontes de rendimento (rolhas), esta terá sido certamente bastante afectada dado que as vendes de vinho baixaram drasticamente. Até os produtores decidirem se vão colher tudo/produzir ou se vão apenas produzir uma parte, as coisas devem estar tremidas.
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Artista Romeno » 3/8/2020 20:03

forza algarve Escreveu:O covid tambem afetou a corticeira que por via disso anulou a distribuiçao do dividendo extraordinario de dezembro

Ja viste agora nao deu dividendo é de latao!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, iniciado1, Jota F, karaya75, maturidade, Minsk, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, rs521, Shimazaki_2, trend=friend, vasco007 e 230 visitantes