Página 1 de 2

Enviado:
21/4/2008 19:50
por djovarius
O grande problema são claramente as cargas fiscais que se usam na Europa.
Nos EUA, mesmo com o barril agora a 117 USD, o galão de gasolina na bomba sai a 3,5 USD o que dá ainda menos que um dólar por litro, ou seja menos que € 0.70 por litro, ou seja metade do valor português.
Daí que o actual preço do barril ainda não está no limite da ruptura. Com a nossa carga fiscal, sim, torna-se problemático.
Talvez contribua para o esforço de poupança que é necessário, mas é sufocante para a maioria das empresas.
Abraço
dj

Enviado:
21/4/2008 19:27
por MarcoAntonio
JAM Escreveu:Há muitos anos que na Europa o gasóleo custa quase o mesmo que a gasolina.
JAM, era quase o mesmo mas diferente e para menos, tendo passado a ser quase o mesmo mas diferente e para mais.
Em 6 anos o gasóleo subiu uns 15% face ao preço da gasolina.
A par disso houve também ajustes nas políticas fiscais mas tem sido algo relativamente uniforme pela Europa fora. O factor principal aqui é a "dieselização" mesmo que leva quer à subida relativa do preço do gasóleo quer a alterações fiscais.
Antigamente o gasóleo era um excedente. Por razões de equilibrio de procura versus oferta havia interesse a incentivar mais o consumo de gasóleo e menos o da gasolina. À medida que o tempo foi passando isso foi sendo cada vez menos verdade...
A taxação do gasóleo é menor na Europa (era antes e continua a ser) mas também tem vindo a ser progressivamente aumentada.
O ISP sobre a gasolina subiu cerca de 8% e sobre o gasóleo subiu cerca de 11% em média na Europa entre 2002 e 2008.
O caminho natural e em resultado da "dieselização" é a harmonia de preços (eventualmente o gasóleo até poderá passar o preço da gasolina).
Aqui neste PDF da Apetro tens por exemplo um histórico entre 2004 e 2008 entre gasoleo e gasolina antes de impostos. E a evolução a nível de impostos é semelhante na Europa em geral...
http://www.apetro.pt/Uploads/%7B5CD0FE9 ... E64%7D.pdf

Enviado:
21/4/2008 19:04
por MarcoAntonio
Em 2004 o ISP era de 0.52 euros por litro. O IVA era de 19%. A Gasolina 95 estava a 1 euro.
Em 2008 o ISP está em 0.58 euros por litro. O IVA está a 21%. A Gasolina 95 está a 1.4 euros.

Enviado:
21/4/2008 19:02
por Sei lá
MarcoAntonio Escreveu:Devido ao enorme aumento de procura de gasóleo na Europa nos últimos anos, agora nos mercados internacionais gasolina e gasóleo já custa sensivelmente o mesmo. A tendência é para virem a ficar também par a par nas bombas de gasolina.
Há muitos anos que na Europa o gasóleo custa quase o mesmo que a gasolina. Só em Portugal o gasóleo pagava menos imposto, porque os automóveis com motor a diesel eram penalizados no acto da compram, devido às suas cilindradas superiores. Actualmente essa penalização está reduzida pela entrada como factor de IA de algo mais que a cilindrada do motor.
O problema é que ao longo destes tempos a Galpenergia soube ajustar o preço base do gasóleo para seu proveito, e neste momento o gasóleo base é mais caro que a gasolina, apesar de contribuir menos para os cofres do estado. Uma vez mais o benefício fiscal do consumidor caminha para ficar na mão do produtor.

Enviado:
21/4/2008 18:59
por toninho
Em todo o caso, conjugando com o IVA, o imposto final resulta em algo que não é directamente proporcional e isso realmente faz todo o sentido. No fundo, digamos que o que não faria qualquer sentido seria um dos extremos: impostos completamente proporcionais ou impostos completamente fixos.

Enviado:
21/4/2008 18:55
por MarcoAntonio
Eu acho que faz sentido. O ISP é uma receita para o estado e ao ser fixo, sendo o consumo dos combustíveis relativamente estável, será também uma receita relativamente estável.
E como dizes, resulta numa suavização dos preços.
Bem, com um imposto proporcional a gasolina em vez de 1.41 estava agora pelos 4 euros por litro!
Bem, se já assim "inventam", eu nem quero imaginar o que as pessoas diriam se fosse proporcional...


Enviado:
21/4/2008 18:54
por toninho
Pensando melhor talvez até faça sentido senão o orçamento de estado ficaria demasiado imprevisível.

Enviado:
21/4/2008 18:50
por toninho
Obrigado pelas informações. De facto, não fazia a mínima ideia de que o ISP seria fixo por litro. Faz sentido tendo em conta o estudo do Elias mas parece fazer pouco sentido em termos práticos principalmente havendo variações tão bruscas do preço do petróleo. Pelo menos tem a "vantagem" de suavizar as subidas...
Abraço

Enviado:
21/4/2008 18:49
por MarcoAntonio
É isso mesmo que eu estou a dizer.


Enviado:
21/4/2008 18:45
por nunofaustino
O ISP é um valor fixo, mas que é ajustado da inflação todos os anos... ou seja, de ano para ano aumenta cerca de 2-3%.
Um abr
Nuno

Enviado:
21/4/2008 18:42
por MarcoAntonio
O ISP não é bem fixo, Nuno. O governo tem ao longo dos anos alterado o ISP, mas são mudanças arbitrárias ("escolhidas" pelos governos) e conclui-se que a carga fiscal (IVA+ISP) tem subido em euros a um ritmo mais ou menos semelhante ao da inflacção.

Enviado:
21/4/2008 18:42
por toninho
Mais concretamente, quer dizer que o ISP é proporcional aos litros vendidos, e portanto um valor fixo por litro?

Enviado:
21/4/2008 18:37
por MarcoAntonio
Não era isso que eu estava a dizer mas também se chega a essa conclusão (por arrasto).
O que estava a dizer é que sendo o custo da gasolina menos de metade do valor a que nos sai na bomba (a maior parcela é impostos) a subida do crude/gasolina no mercado não se vai reflectir por inteiro no preço final.
Daí se conclui também (ao verificar-se que assim é, que a gasolina na bomba não subiu na mesma proporção) que a carga fiscal subiu a um ritmo mais baixo.
E que portanto por arrasto, em termos proporcionais a carga fiscal agora é menor.
Isto é, se isto continuasse assim ad-eternum, a carga fiscal acabaria por ser ultrapassada pelo custo base da gasolina (este passava a ser mais de metade do valor pago na bomba) and so on and so on...

Enviado:
21/4/2008 18:36
por nunofaustino
Os impostos têm uma componente fixa (ISP) e outra variável (IVA).
Assim, para um preço mais baixo, os impostos têm uma % superior.
Um abr
Nuno

Enviado:
21/4/2008 18:33
por toninho
MarcoAntonio Escreveu:O outro gráfico mostra para onde vai o dinheiro que pagamos quando enchemos o depósito. E naturalmente por arrasto explica porque é que
a gasolina sobe menos que o crude: porque o custo do crude é apenas uma pequena parcela e a carga fiscal não tem subido na mesma proporção do crude.
Eu sublinho isto porque a mensagem que circula por aí é precisamente a inversa: a gasolina sobe mais do que o crude e a culpa é das petrolíferas e dos governos que se estão a aproveitar.

Estás a querer dizer que anteriormente, por exemplo em 2000, o ISPP teria um peso substancialmente superior a 42,6% do preço final? Esta é uma questão que nunca consegui esclarecer ao certo. O ISPP é proporcional ao custo mas de forma não linear, é isso que acontece?

Enviado:
21/4/2008 18:29
por MarcoAntonio
Assim numa estimativa por alto, 35 dos 50 centimos de subida da gasolina entre 2000 e 2008 justifcam-se com a subida do crude.
A subida de 15 centimos (estimativa) da carga fiscal, corresponde a um incremento de 2.4% anuais (um valor abaixo da inflacção média nestes anos).
Não me parece que se possa culpar os vários governos neste espaço de tempo entre 2000 e 2008 pela subida da gasolina.
São estimativas e numa visão algo simplicista, mas os números exactos por certo não andarão muito longe destes valores.
Infelizmente em torno desta história do crude versus gasolina há muito misticismo e circula muita contra-informação: a culpa é dos governos/impostos, a culpa é da liberalização, etc, etc.
Ora, a culpa principal da subida constata-se afinal é mesmo do crude e para o resto sobra pouco espaço.

Enviado:
21/4/2008 18:12
por MarcoAntonio
Já agora, dois gráficos relativamente actualizados e bastante esclarecedores...
Devido ao enorme aumento de procura de gasóleo na Europa nos últimos anos, agora nos mercados internacionais gasolina e gasóleo já custa sensivelmente o mesmo. A tendência é para virem a ficar também par a par nas bombas de gasolina.
O outro gráfico mostra para onde vai o dinheiro que pagamos quando enchemos o depósito. E naturalmente por arrasto explica porque é que
a gasolina sobe menos que o crude: porque o custo do crude é apenas uma pequena parcela e a carga fiscal não tem subido na mesma proporção do crude.
Eu sublinho isto porque a mensagem que circula por aí é precisamente a inversa: a gasolina sobe mais do que o crude e a culpa é das petrolíferas e dos governos que se estão a aproveitar.


Enviado:
21/4/2008 17:51
por MarcoAntonio
Já agora, acrescentei na tabela os preços do gasóleo em 2004 e 2008.

Enviado:
21/4/2008 17:43
por MarcoAntonio
Ah, ok.
Sim, o gasóleo subiu mais mas por outro fenómeno bem conhecido que dá pelo nome de "dieselização". A proporção de automóveis a Diesel na estrada disparou o que provocou uma grande alteração nas relações de procura.

Enviado:
21/4/2008 17:39
por nunofaustino
Marco... o JAM está a falar do gasóleo... esse +e capaz de ter duplicado de preço de 2000 para 2008 (10% de subida ao ano).
A verdade é que o gasóleo tem subido mais do que a gasolina (mas mesmo assim abaixo da subida do petróleo).
Um abr
Nuno

Enviado:
21/4/2008 17:36
por MarcoAntonio
JAM Escreveu:O objectivo era dar uma idea geral da subida. Lembro-me de meter 6 contos de gasoleo (+- 50 litros) em 2000, e agora para esses 50 litros preciso de deixar lá 60 Euros, ou seja o dobro. Agora façam as contas para terem uma ideia de quanto tem subido o preço do gasoleo sem impostos e comparem com o aumento do crude, e descubram a quem andamos nós a pagar efectivamente mais, se ao estado se à Galpenergia.
Esses números também não estão bem. A gasolina 95 em 2000 andava pelos 0.90 euros.
Na verdade, entre 1999 e 2004 a gasolina subiu muito pouco, a subida mais forte foi entre 2004 e agora mas nem essa reflecte a subida do crude.
Aqui ficam os valores reais aproximados:
2000
Gasolina 95 = ~0.9 euros
Gasóleo = ~0.6 euros
crude = 25 euros
Abril/2004
Gasolina 95 = 1 euro
Gasóleo = 0.75 euros
crude = 28 euros
Abril/2008
Gasolina 95 = 1.4 euros
Gasóleo = 1.3 euros
crude = 74 euros
Os valores de 2004 e 2008 são confirmados. O de 2000 é aproximado e já o vi em mais do que um gráfico histórico do preço da gasolina e ao contrário do que a nossa memória traiçoeira nos possa dizer, entre 99 e 2004 a subida foi muito lenta.

Enviado:
21/4/2008 17:06
por Sei lá
Eu sei que podem enganar, por isso tive o cuidado de avisar que é tudo de 1 de Janeiro e a "olhómetro".
O objectivo era dar uma idea geral da subida. Lembro-me de meter 6 contos de gasoleo (+- 50 litros) em 2000, e agora para esses 50 litros preciso de deixar lá 60 Euros, ou seja o dobro. Agora façam as contas para terem uma ideia de quanto tem subido o preço do gasoleo sem impostos e comparem com o aumento do crude, e descubram a quem andamos nós a pagar efectivamente mais, se ao estado se à Galpenergia.

Enviado:
21/4/2008 16:22
por MarcoAntonio
Esses valores enganam um pouco, JAM, dado que a relação cambial muda substancialmente ao longo do ano.
Por exemplo, em 2000 o EURUSD esteve acima do 1 apenas em Janeiro e depois o resto do ano abaixo tendo chegado aos 0.82 ( 1 usd = 1.22 eur ).
O preço médio do crude em 2000 andou mais pelos 32 euros. Em 2002 andou pelos 25~30 euros a maior parte do tempo.
De qq das formas já está muito mais correcto que os valores do primeiro post (penso que são baseados no tal mail que anda a circular por aí e não sei onde foram buscar tais números mas estão totalmente errados).

Enviado:
21/4/2008 16:12
por Sei lá
MarcoAntonio Escreveu:Garfield, os números estão mal.
O petróleo desde 2000 para agora passou a custar mais do dobro (em euros).
Isto foi feito em 5min e com valores a "olhómetro" no gráfico. Depois de feito o historial cambial em 1 de janeiro de cada um dos anos dá isto:
Ano - Preço (Euros)
99 - 11,1
00 - 23.8
01 - 28.6
02 - 22.4
03 - 31.4
04 - 27
05 - 31.6
06 - 54
07 - 41.7
08 - 63.2

Enviado:
21/4/2008 11:59
por Elias
Garfield Escreveu:e a teoria dos impostos tambem ja esta mais do que gasta pois quem olha a serio sabe que apesar do peso elevado dos impostos no preço final a verdade é que a base de tributação é mais elevada em Portugal do que noutros paises.
que países? podes dar alguns exemplos?
(nota: espanha não vale

)