
Previsões pessimistas do FMI não convencem presidente do BES
O presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, mostrou-se hoje céptico relativamente aos números ontem divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que reviram em baixa significativa a previsão de crescimento da economia portuguesa.
Sara Gamito
"Nós conhecemos melhor o nosso país do que o FMI. Acredito que podemos ter um melhor desempenho", afirmou Salgado, citado pela agência Lusa, à margem do ‘Colóquio 1808-2008 E o Futuro das Relações Económicas Portugal/Brasil’, organizado pela Espírito Santo Cultura e pelo Instituto Diplomático.
Estas considerações surgem depois do FMI ter ontem revisto em baixa a previsão para o crescimento económico português em 2008 de 1,8 para 1,3 %.
"Felizmente [a crise internacional] apanha Portugal numa fase de recuperação económica", comentou o presidente do BES.
Para Salgado, o "caminho" para o fortalecimento da economia portuguesa terá de passar pelo aumento das relações económicas e empresariais com o exterior e das exportações, com destaque para o Brasil, que, afirmou, pertence ao conjunto de países cuja posição internacional sairá reforçada da actual crise, centrada nos países industrializados.
http://www.diarioeconomico.iol.pt/edici ... 10411.html