Mas efectivamente há muitas semelhanças com esse tal livro, quer em termos de estrutura, quer nos termas abordados. Claro que dito de outra forma e com pequenos desvios do tema.
Mas claro, pode ser coincidência. Seria necessário analisar tudo em pormenor.
Numa análise mais atenta, a estrutura é muito idêntica (os temas escolhidos e a distribuição e sequencia dos mesmos), tem algumas passagens muito semelhantes, mas de repente tem uma coisas no meio que até chegam a mudar o sentido... Ou seja, se te inspiraste no tal trabalho que refiro, acabas por começar de acordo com a ideia, mas depois, talvez para não ser igual, acabas por te deixar arrastar para outro lado.
Apesar disso, essa semelhança dá-se apenas em alguns textos.
POr exemplo, esta parte é muito semelhante. Só que os teus textos são mais pequenos e aborda a questão apenas superficialmente sem grande ênfase académico.
http://vencernabolsa.blogspot.com/searc ... rte%203%29
Este é muito parecido com o livro da Maria Bartiromo - "use the news"
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... icias.html
No texto que se segue abordas, ainda que de forma superficial, uma das teorias desse livro que falo e que nunca vi, dessa forma, ser tratado em outro
livro sobre bolsa. Aliás, chegas a referir a ordem do Caos. Algo que depois leva aos fractais, mas que tu não abordas.
Teoricamente, como criaturas de hábitos que somos, é natural que ao operarmos na Bolsa se formem alguns momentos em que o mercado parece muito previsível. É importante lembrar o seguinte: se o mercado fosse totalmente previsível, então a Bolsa que conhecemos não existiria porque as acções que fossem subir não seriam vendidas e as que fossem descer ninguém as quereria. É o risco que cria a oportunidade: as pessoas dividem-se entre os ambiciosos que querem seguir em frente e os cépticos que têm medo. Tudo se reduz ao medo e à esperança: como dizia Jesse Livermore, um dos maiores especuladores da Bolsa, são os dois únicos sentimentos que existem no mercado.
A crença das multidões numa determinada leitura técnica pode também causar alguns fenómenos de previsibilidade do mercado durante algum tempo, mas isso é temporário, dado que todos tentam depois antecipar esses padrões conhecidos, acabando por destruí-los pois o curso dos acontecimentos é ele próprio modificado.
Seguindo a ideia de que existem padrões técnicos na Bolsa, podemos até aceitar que a História se repete, mas com variações dentro dessa repetição. O grande desafio que nos fascina é perceber a ordem subjacente a esse caos. Por vezes é espantoso ver como se repetem esses padrões, outras vezes como é decepcionante verificar que isso é ilusório
No link abaixo esta quase igual, mas menos académico, do que nesse livro. Aliás, os próprios calculo São parecidos.
Depois quando falas da inflação, ficas por ai... Pois nesse livro fala do Present Value para decompor o efeito do compounding, que é o que tu apresentas.
Para alem disso nesse livro apresenta o cashflow de todas as operações.
http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/ ... tados.html
Resumindo, nesta coisa de escrever livros, é importante distanciarmo-nos um pouco do que lemos em outros e tomar algum cuidado com essas coisas.
Em todo o caso, o forúm nao é o local proprio para esta troca de saudáveis impressoes e continua a ser muito extemporaneo qualquer observaçao minha, para alem de ter achado piada a essas coencidencias.
Vamos aguardar por tudo completo e depois, se quiseres, dou-te a minha opiniao.
Abraço, V.