Página 1 de 1

Direitos

MensagemEnviado: 9/4/2008 17:25
por MrMatas
Coloquei a minha dúvida noutro tópico...

MensagemEnviado: 8/4/2008 14:58
por CerealKiler
JPCC Escreveu:
lutav Escreveu:oh ilustres, e irmos pelo mais "obvio" (digo eu!), e lembrar que o "1" está ao lado do "2", e o homem está entalado a 2,90? :roll:

(agua! muito boa!)

beijos e abraços :wink:


Desculpem... antes fosse 1,90!!!!!!!!!
A VERDADE É MESMO ESSA, 2,902.90
2,90
2,90
....

QUE FAÇO?

Um abraço[/b]


ahhhhhhhhh que 1 é bem diferente de 2...
se vender os direitos ainda fazes algum encaixe para ajudar a baixar o "entalo"... se tiver capital para adquirir mais acções tb pode melhorar o preço médio...

resta saber se quer e tem dinheiro para acompanhar o aumento...ou se não quer acompanhar o aumento então venda os direito para realizar dinheiro e melhorar o dito "entalo".

MensagemEnviado: 8/4/2008 9:57
por AdamSmith
Marco,

Concordo com a tua apreciação, quanto ao risco elevado no que toca à negociação de direitos, contudo, não deixa de ser uma execelente oportunidade de podermos realizar umas "mais valiazitas".
É necessário respeitar algumas regras, uma vez que aqui não existem históricos e a análise técnica, não funciona.
Na minha opinião, para quem quiser arriscar nos direitos, tem que encontrar um valor razoável para o subjacente, isto é, se eu como investidor achar que comprar BCP a um preço teórico de 1,55 já é um bom preço, então terei que comprar direitos a 0,116, quando à partida eles irão iniciar a negociação a 0.233 que corresponde a uma cotação de 1.90 (caso os meus cálculos não tenham falhas).
Penso que esta é a postura indicada para negociar em direitos, pelo menos comigo tem dado certo, quer nos direitos da Sonae Industria quer nos da Sonae Capital.

Abraço,

MensagemEnviado: 8/4/2008 8:56
por pvg80713
CJMC Escreveu:Boa noite a todos

Obrigado pelos esclarecimentos sobre este tópico, pois é a primeira vez que defronto esta situação: "aumento de capital" e "direitos" são assuntos novos para mim.

Por isso, gostaria de saber onde se vão negociar os direitos e adquirir as novas acções. Será através de uma qualquer plataforma de compra e venda de acções (utilizo a do Santander)? Na prática, e salientado que é a primeira vez que encaro estas situações, onde deverei actuar?

Desde já agradeço a vossa colaboração.

CJMC


sim CJMC, em todas as plataformas vais poder negociar direitos. Quinta feira. deves procurar na tua plataforma porque a negociação de direitos por vezes está num sitio diferente das acções.

cumprimentos

MensagemEnviado: 8/4/2008 8:52
por pvg80713
MarcoAntonio Escreveu:
Estar "entalado" é um estado mental




Marco, esta vai ficar para a história.

MensagemEnviado: 7/4/2008 23:04
por CarlosCoutinho
Boa noite a todos

Obrigado pelos esclarecimentos sobre este tópico, pois é a primeira vez que defronto esta situação: "aumento de capital" e "direitos" são assuntos novos para mim.

Por isso, gostaria de saber onde se vão negociar os direitos e adquirir as novas acções. Será através de uma qualquer plataforma de compra e venda de acções (utilizo a do Santander)? Na prática, e salientado que é a primeira vez que encaro estas situações, onde deverei actuar?

Desde já agradeço a vossa colaboração.

CJMC

MensagemEnviado: 7/4/2008 21:25
por Deepblue
Para te tentar ajudar vou disponibilizar aqui uma calculadora automática criada para o efeito que foi publicada na área de notícias de um site nacional.

Podes tentar fazer as mais variadas simulações e descortinar o melhor cenário mas basicamente a solução parece estar dependente de acreditares que as acções tem potencial ou não independente do resto, sem esquecer que para ires ao aumento vais ter que disponibilizar as verbas inerentes à compra de novas acções.

MensagemEnviado: 7/4/2008 21:22
por MarcoAntonio
JPCC, o preço médio a que as tens é irrelevante. Isso não interessa para a decisão que vais tomar.


Estar "entalado" é um estado mental, nada mais, tu tens acções ao valor de qualquer outro investidor neste momento e estão todos na mesma situação: se daqui para a frente subir, ganham; se daqui para a frente descer, perdem.

Seja o preço médio 1.5... 2.9... seja lá o que for.

Não faz qualquer diferença...

MensagemEnviado: 7/4/2008 21:09
por JPCC
lutav Escreveu:oh ilustres, e irmos pelo mais "obvio" (digo eu!), e lembrar que o "1" está ao lado do "2", e o homem está entalado a 2,90? :roll:

(agua! muito boa!)

beijos e abraços :wink:


Desculpem... antes fosse 1,90!!!!!!!!!
A VERDADE É MESMO ESSA, 2,902.90
2,90
2,90
....

QUE FAÇO?

Um abraço[/b]

MensagemEnviado: 7/4/2008 20:01
por lutav
oh ilustres, e irmos pelo mais "obvio" (digo eu!), e lembrar que o "1" está ao lado do "2", e o homem está entalado a 2,90? :roll:

(agua! muito boa!)

beijos e abraços :wink:

bcp

MensagemEnviado: 7/4/2008 19:49
por ptcompaq
Entalado a 1,90 :shock: Não me importava nada de estar entalado assim. Que posso eu dizer que estou a 2,98 :oops:

MensagemEnviado: 7/4/2008 19:00
por MarcoAntonio
Como parece que não ficou claro eu vou explicar novamente.


O que é que condiciona o valor dos direitos?

Essencialmente são 3 coisas: a evolução do subjacente (aumentos de capital à parte); a procura no aumento de capital propriamente dito; e a especulação/arbitragem.

Quem especula com os direitos não está interessado em aderir ao aumento de capital, está apenas a querer ganhar com as variações (positivas) e portanto vai querer desfazer-se dos direitos ou da maior parte deles até ao fim do prazo de negociação.

Ora, as variações dos direitos tenderão a ser variações amplificadas do subjacente (o que desde logo atrai muitos investidores). O que certamente é uma oportunidade mas acarreta riscos e tem condicionantes significativas que não devem ser ignoradas. Note-se que nesta altura há investidores a ponderar desfazerem-se das acções todas e substituirem por direitos...

Quando se pondera especular com os direitos convém saber bem do que se trata, das condicionantes e dos riscos envolvidos. A experiência aqui é determinante.

Se alguém que está a ver os direitos pela primeira ou segunda vez e acha que encontrou uma oportunidade para fazer uns trocos fáceis e valentes, pense duas vezes ou três primeiro antes de fazer alguma coisa.

MensagemEnviado: 7/4/2008 18:33
por MarcoAntonio
AdamSmith Escreveu:Há algo que não percebo na tua explicação, quanto a equiparar a negociação em direitos com os warrants.
Tenho ganho sempre dinhairo a negociar direitos.


Tens ganho sempre porque tem corrido sempre bem.

Quando corre mal, perde-se...
:wink:


AdamSmith Escreveu:(...)
Conclusão:
O único risco que aqui vejo está associado à descida dos direitos que em percentagem têm sempre uma oscilação elevada


Exacto. É precisamente o que estou a dizer e como vês, é relativamente semelhante à mecânica de um warrant (até porque de facto ambas as ferramentas representam algo relativamente semelhante: um direito de compra de uma acção no futuro).

Ambos tendem a ser ferramentas "alavancadas": quando o subjacente sobe, sobem mais; quando o subjacente desce, descem mais.

As maiores diferença é que o warrant vai a zero bastante mais facilmente e em contrapartida os direitos tendem a ter uma janela temporal mais curta para serem negociados.

AdamSmith Escreveu:porém, penso que os investidores não ficam a zero, em último caso, têm as acções, que dificilmente valem zero a menos que a empresa esteja falida.

Abraço,


Exacto, foi o que eu disse. Em termos de risco de falência os direitos são melhores que os warrants...

MensagemEnviado: 7/4/2008 18:21
por AdamSmith
MarcoAntonio Escreveu:Exacto.



Mas queria acrescentar algo pois é uma enorme tentação que surge nestas alturas: especular com os direitos.

O meu conselho é que não especulem com os direitos a menos que tenham muita experiencia neste tipo de cenários e saibam muito bem no que consiste especular com os direitos. No fundo, acaba por ser um pouco identico a negociar warrants com a agravante de que a janela temporal é muito curta (em contrapartida o risco de virem a valer zero é substancialmente melhor).

A menos que tenham bastante experiencia com a negociação de direitos, mantenham-se afastados disso.


Marco,

Há algo que não percebo na tua explicação, quanto a equiparar a negociação em direitos com os warrants.
Tenho ganho sempre dinhairo a negociar direitos.
Vejamos:
- Comprei direitos da Sonae capital a 0.16 que correspondia à cotação de 1.28, ainda hoje estaria a ganhar dinheiro. No entanto, vendi esses mesmo direitos a 0.18 e realizei logo a mais valia de 2 centimos ou seja +12,5%.
- Se tivesse ficado com os direitos tinha ficado com as acções a um preço médio de 1.28, quando estas entraram na bolsa a 1.68 correspondente ao fecho dos direitos a cerca de 0.21.
- Se os direitos hipotéticamente fossem para zero eu continuaria a ter as acções a 1.28, qual seria então a cotação da Sonae capital nesse caso?
Conclusão:
O único risco que aqui vejo está associado à descida dos direitos que em percentagem têm sempre uma oscilação elevada, porém, penso que os investidores não ficam a zero, em último caso, têm as acções, que dificilmente valem zero a menos que a empresa esteja falida.

Abraço,

MensagemEnviado: 7/4/2008 18:19
por Vencer na Bolsa
Você tem cerca de 60.000€ investidos num só activo e não sabe a esta "hora do campeonato" o que vai fazer com tal posição? Não tem um plano de acção ou trading?

Seguramente tal position size é uma parte da carteira geral, mas independentemente do valor geral da carteira, acho que tal montante já é um valor considerável e que já deveria saber o que fazer com o que tem em mãos.

Re: BCP - SOS: Preciso de Ajuda

MensagemEnviado: 7/4/2008 18:09
por rosario
JPCC Escreveu:Sou um dos "entalados" do BCP. Tenho à volta de 30.000 acções a um preço médio de 1,90 €.



Se está "entalado" a 1,90 porque não as vendeu hoje de modo a "desentalar-se" ?!

MensagemEnviado: 7/4/2008 18:03
por Vencer na Bolsa
Não vejo como está entalado a esse preço pois com o "acerto automático" o amigo ñ perdeu nada visto que as acções foram "reajustadas" mas você tem os direitos.
Hoje até foi sessão verde, logo entalado, PARA JÁ, NÃO ESTÁ.

É muito complicado dar ideias, sem conhecer o perfil da pessoa/investidor em causa, do porque que ele está com tais activos em carteira, não saber pq esse investidor tem ainda acções em carteira, qual a sua eventual estratégia para este actual AC, Etc.

A minha resposta somente serve para dar uma ligeira ideia do que eu faria se tivesse tais activos e direitos em carteira e se estivesse a pensar continuar no BCP pensando no médio a longo prazo.

:arrow: VENDIA AS ACÇÕES (muito provavelmente teria vendido Hoje, pois a proximidade dos direitos - Quinta-Feira - fará com que preço das acções sejam penalizadas(maior probabilidade)).

:arrow: Ficaria com os direitos, para fazer ARBITRAGEM/Especular.
:arrow: Nos últimos 2 dias, dependendo do comportamento das negociações dos direitos, completava o POSITION SIZE que me interessava para estar investido no BCP. ( Aqui é difícil de explicar pois meu comportamento/estratégia estaria dependente de muitos factores).


MEU CASO:
Estou fora (não tenho BCP em carteira), vou seguir o que se vai passar na negociação dos direitos para aproveitar alguma eventual ARBITRAGEM.

Nos últimos 2 dias, se direitos sofreram queda interessante pensarei eventualmente em comprar direitos ou acções para alongar, depende do que estiver mais em conta para comprar.

Re: BCP - SOS: Preciso de Ajuda

MensagemEnviado: 7/4/2008 17:27
por luislobs.
JPCC Escreveu:Boas a todos...

Pedia a vossa opinião para as acções do BCP e para o aumento de capital.

Sou um dos "entalados" do BCP. Tenho à volta de 30.000 acções a um preço médio de 1,90 €.

O que é que eu devo fazer para não ficar mais ENTALADO????????????

Compro no aumento?
Vendo os direitos?
Vendo agora (amanhã ou depois)?
Quanto é que irá baixar após a cotação do aumento de capital?

Comportamento a médio/ longo prazo das acções?

Eu sei que o(s) mercado(s) são imprevisiveis... mas existem quem saiba mais ou menos o que poderá acontecer!

Gostava que me aconselhassem!

Antecipadamente agradeço!

Um abraço!

PS: Actualmente tenho onde investir o dinheiro, com menos risco, do que tê-lo no BCP... quanto mais não seja amortizar o empréstimo da casa...


Naos estou a perceber bem..1.90 está entalado???

MensagemEnviado: 7/4/2008 16:03
por MarcoAntonio
Exacto.

Para por as coisas o mais simples possível:


Pretendes ir ao aumento de capital?
Então mantém os direitos.

Não pretendes acompanhar o aumento de capital?
Então vende os direitos...


Se vais ou não acompanhar o aumento de capital, tal como o Ulisses referiu e desde que tenhas disponibilidade financeira para reforçar a tua carteira em acções BCP, depende apenas do que entendes que vai ser o futuro do BCP. À partida será a mesma que tinhas antes do aumento de capital ser anunciado.


Mas queria acrescentar algo pois é uma enorme tentação que surge nestas alturas: especular com os direitos.

O meu conselho é que não especulem com os direitos a menos que tenham muita experiencia neste tipo de cenários e saibam muito bem no que consiste especular com os direitos. No fundo, acaba por ser um pouco identico a negociar warrants com a agravante de que a janela temporal é muito curta (em contrapartida o risco de virem a valer zero é substancialmente melhor).

Para o investidor típico: vou ao aumento de capital, fico com os direitos; não vou, vendo os direitos.

Os direitos são de alguma forma semelhantes aos warrants e os investidores sentem-se atraidos por negociar os direitos no muito curto-prazo. É um investimento altamente especulativo, com uma janela temporal muito curta e que portanto representa um risco bastante elevado.


A menos que tenham bastante experiencia com a negociação de direitos, mantenham-se afastados disso.

MensagemEnviado: 7/4/2008 15:48
por Ulisses Pereira
JPCC, deixa-me dizer-te que o aumento de capital em nada deve influir naquilo que achas ser o futuro da acção. Por isso, a ideia que tinhas antes do aumento de capital não deve ser alterada.

Apenas te quero dizer que a única coisa que não deves fazer é, simultaneamente, não ires ao aumento de capital e não venderes os direitos.

Venderes os direitos ou ires ao aumento de capital só depende daquilo que acreditas vir a ser o desempenho nos próximos tempos do BCP em Bolsa.

Um abraço,
Ulisses

BCP - SOS: Preciso de Ajuda

MensagemEnviado: 7/4/2008 15:43
por JPCC
Boas a todos...

Pedia a vossa opinião para as acções do BCP e para o aumento de capital.

Sou um dos "entalados" do BCP. Tenho à volta de 30.000 acções a um preço médio de 1,90 €.

O que é que eu devo fazer para não ficar mais ENTALADO????????????

Compro no aumento?
Vendo os direitos?
Vendo agora (amanhã ou depois)?
Quanto é que irá baixar após a cotação do aumento de capital?
Comportamento a médio/ longo prazo das acções?

Eu sei que o(s) mercado(s) são imprevisiveis... mas existem quem saiba mais ou menos o que poderá acontecer!

Gostava que me aconselhassem!

Antecipadamente agradeço!

Um abraço!

PS: Actualmente tenho onde investir o dinheiro, com menos risco, do que tê-lo no BCP... quanto mais não seja amortizar o empréstimo da casa...