Olá a todos
Espero que tenham todos tido um bom fim-de-semana
Na semana passada coloquei um post sobre a minha análise para a semana que iria iniciar-se, com a ideia de ir actualizando o mesmo com o decorrer da semana. A ideia é trocar pontos de vista e opiniões com todos aqueles que seguem com curiosidade o SP500 e com todos aqueles que costumam usar o SP500 como activo de negociação.
Neste momento de volatilidade elevada, tenho optado por trades de duração curta, tentando explorar pequenas tendências que apareçam. Tento igualmente "saltar fora" logo que exista abrandamento dessa mesma tendência, por motivos de protecção da carteira e para encaixar lucros. É claro que esta opção mais conservadora pode fazer com que seja perdida a ponta final de um dado movimento, mas a movimentação agressiva dos preços facilmente pode transformar uma posição ganhadora em perdedora. Logo adoptei esta opção mais conservadora.
Embora tenha uma visão de médio/longo prazo sobre os mercados, pelas razões que referi, neste momento prefiro os trades de curto prazo. Quando as condições estabilizarem, certamente vou alterar o meu tipo de estratégia e ter posições mais "estáveis".
Assim sendo e para adaptar-me a movimentação do mercado, rapidamente troco de pele.... de urso pra touro e o inverso. Não tenho a obsessão de estar certo, apenas gosto de tentar ler o mercado, para estar minimamente preparado para possíveis movimentações e não ser apanhado sem um "plano B"..... e tentar com isso fazer dinheiro, pois esse é o objectivo principal (descupem a frieza).
Depois desta palha toda, espero que não tenham dormido
Trago ainda a posição curta que abri no final da semana passada. Não é uma posição muito "pesada", pois a situção está um bocado confusa (já explico

) e não quero expor muito a minha carteira, pois facilmente a minha análise pode sair "furada".
O stop que tinha nos 1382,50 foi ajustado para 1386 (futuros). O ajuste foi feito para ficar acima do valor máximo feito na sexta (tirando aquele spike as 13:30). Não alterarei mais este stop. Se for activado terei que rever a minha análise e será provável que o SP500 esteja pronto para ir aos 1390/1400 ou até um bocadinho mais.
Mas como tinha dito a posição em que estamos está um bocado "confusa" e passo a explicar:
Por um lado temos um índice que está em queda desde os máximos feitos em Outubro.... e uma situação macroeconómica bastante cinzenta, para não ser muito agressivo. Tivemos várias situações muito complicadas no sector financeiro e acho que não passaremos por cima desta turbulência toda com a facilidade que tem sido propagandeada nos meios de comunicação social.
Mas por outro lado quando olho para alguns indicadores em gráficos diários começo a ver alguns sinais "bull" . E o rally feito desde o dia 17 de março não pode ser desprezado.
No entanto em time-frames mais curtos os mesmos indicadores já dão sinais um bocado mais para o lado "bear".
Assim sendo, como podem ver, não vale a pena na minha opinião ter posições muito relevantes.
A minha opção pelo lado "curto" deve-se aos seguintes factores:

Perda de momentum no rally (eu sei que pode estar a "ganhar energia" para novos voos, mas sinceramente achei estranho a falta de força para chegar com alguma consistência aos 1390)

O forte salto nas T-bonds. Gosto bastante de usar este activo como um "indicador" de possível quebra nos mercados accionistas.

O lado bear tem sido o lado mais "forte" nos últimos tempos (desde outubro), logo quando tenho dúvidas prefiro estar do lado da trend "dominante"
Mas é como referi. Facilmente posso ser stopado...
Terei então que repensar estratégias. Mas para ficar convencido que os touros vão comandar nos tempos que se seguem, terei que ver algo como uma ida aos 1410/1430, seguido duma correcção até 1350/1360 (com os touros a mostrarem que conseguem segurar o índice a este nível). Acho que um cenário deste tipo mostraria bastante poder por parte dos touros.
Mas não vamos por o carro a fente dos bois.
Vamos ver se o índice tem força para ir pelo menos aos 1400.
Espero o vosso feed-back
Uma óptima semena de trading para todos
Um abraço
