Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Sistema de trading "Tromba Rija"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

por marath » 28/5/2008 23:34

Grande Cem,

Eu tenho o TR a funcionar, e não me parece mau :), mas a minha experiência é muito reduzida logo a minha opinião vale pouco. Vou seguir o teu conselho.

Fica um gráfico da PTI com O TR que tenho actualmente a funcionar, pode servir de comparação ...
Anexos
pti 2008.05.28.bmp
pti 2008.05.28.bmp (1.43 MiB) Visualizado 1894 vezes

Registado: 22/9/2007 13:24

por marath » 9/6/2008 22:13

Caro Cem

Agradeço a ajuda, no entanto por falta de oportunidade ainda não tive tempo de por em prática as tuas instruções. O componente lrs que tenho no meta é o que transcreveste. No entanto tenho tambem o pvtc que é invocado no tromba rija em :

"trombarija:=
If(
FmlVar("LRS","SIGNALLRS") > 0
AND
FmlVar("PVTC","SIGNALPVTC") > 0 ,
1 ,
If(
FmlVar("LRS","SIGNALLRS") < 0
AND
FmlVar("PVTC","SIGNALPVTC") < 0 ,
-1,
0 )) ;

trombarija ;"

Deste modo como deve ficar este script retirando o PVTC?

Desculpa a ignorancia mas não percebo nada de programação :shock:

Re

por Cem pt » 9/6/2008 22:27

Oi Marath!
Se usares só a componente "LRS", tal como sugeri, integrada no "Tromba Rija", para eliminares o "PVTC" nas linhas de programa que enunciaste, basta colocares:

"trombarija:=
If(
FmlVar("LRS","SIGNALLRS") > 0 ,
1 ,
If(
FmlVar("LRS","SIGNALLRS") < 0 ,
-1 ,
0 )) ;

trombarija ;"

Abraço e boa sorte.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por marath » 9/6/2008 22:36

Foi o que fiz...por dedução, mas dá-me o erro "this variable does not exist in the specified formula" e coloca o cursor a piscar a seguir a "LRS", na terceira linha, mesmo antes da virgula!

O LRS está lá no indicator builder. Alguma sugestão?

Mais uma vez agradeço a paciência para com a minha ignorância.

por marath » 9/6/2008 22:55

marath Escreveu:Foi o que fiz...por dedução, mas dá-me o erro "this variable does not exist in the specified formula" e coloca o cursor a piscar a seguir a "LRS", na terceira linha, mesmo antes da virgula!

O LRS está lá no indicator builder. Alguma sugestão?

Mais uma vez agradeço a paciência para com a minha ignorância.

Bem o problema é que nas functions, na opção que permite paste ás formulas não aparece nenhuma FmlVar("LRS","SIGNALLRS"). Aparece por exemplo FmlVar("LRS","SIGNALTRENDA") e se eu paste esta no lugar da anterior ele deixa de dar erro nesta linha passando a dar erro na linha de baixo que contem "FmlVar("LRS","SIGNALLRS") < 0"...

Por que será que desapareceu a função SIGNALLRS ?

Re

por Cem pt » 9/6/2008 23:08

Marath:
No meu post do dia 28 de Maio, em vez de pores o nome de "LRS" podes pôr o nome de "Tromba Rija" às linhas de programa que se seguem uma vez que o indicador fica muito mais fácil do que o original por não incluir a antiga componente "PVTC".
De facto esta versão de 28 de Maio não inclui nenhuma variável com o nome de "signallrs" e portanto era lógico que essa fórmula teria de retornar um erro.
Abraço.
Cem

por marath » 9/6/2008 23:26

Certo. Entretanto reverti para o antigo TR que funciona bem, mas vou tentar essa solução amanhã. O LRS passa a denominar-se Tromba Rija e espera-se que o Expert Tromba Rija continue a reagir bem ao indicador Tromba Rija, com sinais incluidos...vou tentar.

Mais uma vez obrigado

por SobeSobeBalaoSobe » 17/12/2008 13:10

Boa tarde,

Antes de mais os meus agradecimentos ao Cem por ter partilhado este sistema com o fórum.

Depois de montar o sistema tal como descrito, também obrive resultados diferentes daqueles descritos para a EDP e PSI20. Concluo que isso seja devido às diferenças nas bases de dados mas também detectei uma questão importante na componente relacionado com o volume. O indicador de média móvel ajustada com volume: mov(C,42,VOL) tem uma característica negativa que pode originar diferenças nos testes. Pelo que percebi esse indicador é o VAMA (Dick Arms) e usa no seu cálculo a média de volume de TODO o histórico disponível, e isso tem duas consequências:
- O comportamento da média móvel modifica-se à medida que o volume médio aumenta ou diminui. Isto é sobretudo notado em históricos grandes em que os volumes médios aumentam ao longo do tempo, sendo a média móvel muito mais lenta no início do que no final do histórico.
- Outra consequência é que se tivermos dois históricos do mesmo activo, mas um deles maior do que o outro, faz com que o VAMA tenha valores diferentes num e noutro!
Talvez o VAMA possa ser substituido por outro tipo de média móvel ajustada pelo volume, para evitar estas questões (?).

Em relação à componente LRS obtive resultados muito interessantes, bem superiores à componente relacionada com o volume, tal como o resto das pessoas que testou o sistema.

Abraços,
SSBS

Registado: 9/12/2008 19:06

Re

por Cem pt » 17/12/2008 16:30

De nada, amigo SSBS!

Quanto à componente de volume deves ter razão, de facto as médias de volume vão sendo cada vez mais crescentes, em especial com peaks acentuados nos finais dos bull markets, pode-se tentar no futuro corrigir essa dispersão afuniladora quando tiver tempo para olhar com mais atenção para esse efeito.

Também é um facto que a componete LRS, que por acaso também faz parte de um pequeno percentual do meu actual sistema de trading "Masteroid 2009", é bastante mais performante que a componente de volume.

Daí eu ter concluído que é preferível usar apenas no vosso trading pessoal, caso estejam interessados e desejem correr o risco por vossa conta, a parte da fórmula isolada da componente das regressões lineares LRS para quem eventualmente quiser incluir e construir o seu próprio sistema de trading.

Abraço e boa sorte.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google [Bot], leomiguel77, PAULOJOAO, zulu404 e 15 visitantes