E jà na 2a feira ... >>>>
Eu aconselho-te o Pro Real Time (que é o principal programa/site que estou a utilizar actualmente).
Já agora aproveito e actualizo o gráfico da Brisa: contando com o dividendo a Brisa entretanto escalou até mais de metade do range.
Já agora aproveito e actualizo o gráfico da Brisa: contando com o dividendo a Brisa entretanto escalou até mais de metade do range.
- Anexos
-
- BRISA.png (22.13 KiB) Visualizado 4324 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Análise Técnica
GreenSP Escreveu:Boa tarde,
Sou um novato nestas andanças, por isso o que eu queria saber é onde sacam esses gráficos de modo a poder fazer a vossa análise técnica.
Já agora, podiam elaborar esta conversa das escalas e qual a abordagem mais correcta?
Obrigado
Cumps
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=57613
começa por aqui...
Análise Técnica
Boa tarde,
Sou um novato nestas andanças, por isso o que eu queria saber é onde sacam esses gráficos de modo a poder fazer a vossa análise técnica.
Já agora, podiam elaborar esta conversa das escalas e qual a abordagem mais correcta?
Obrigado
Cumps
Obrigado
Cumps
- Registado: 29/4/2008 14:30
Aqui fica o gráfico actualizado...
- Anexos
-
- brisa-act.PNG (65.18 KiB) Visualizado 4652 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
tigstav Escreveu:Boas,
Entrei no papel no inicio da semana, depois de ver as analises feitas pelos nossos entendidos do fórum.
Sou um rookie na bolsa e por isso vou brincando com pouco capital.
Alguém pode voltar a analisar a brisa novamente?
Parece-me que teve um fecho interessante.
Abraços e bom fim de semana
Agora vou jantar e não me dá jeito estar a colocar o gráfico (posso depois colocar quando voltar).
Mas não se alterou nada para já: a Brisa tem estado a consolidar junto do suporte. Portanto está tudo na mesma...
Para quem está investido, faz sentido fechar a posição com uma perda ligeira se quebrar os suportes. Caso contrário, não faz sentido estar a fazer coisa alguma. A Bolsa requere paciência e por vezes é preciso ficar sentado e não decidir com base na impaciência.
Isto não é um conselho de investimento, é uma opinião.
Boas,
Entrei no papel no inicio da semana, depois de ver as analises feitas pelos nossos entendidos do fórum.
- Registado: 15/1/2008 17:50
...cada um sabe de si e deus sabe de todos.
O que é certo é que me deixei "convecer" pelos argumentos apresentados pelo Luka e pelo Marco Antonio.
Curiosamente..., ou talvez não, fechou que foi uma beleza, com volume e a testar a ema14. Caso a rompa, será (decidamente) mais um sinal de força.
Resta dizer que entrei esta manhã a 9.10 e com um pouco mais de paciencia ianda teria entrado um pouco mais abaixo.
Boa sorte para mim e para todos os que stão dentro desta Senhora - salvo seja que ela é muito grande(estás a ver SCP(arghhhhhhh)Nuno, não lhe chamei menina...)
BN
O que é certo é que me deixei "convecer" pelos argumentos apresentados pelo Luka e pelo Marco Antonio.
Curiosamente..., ou talvez não, fechou que foi uma beleza, com volume e a testar a ema14. Caso a rompa, será (decidamente) mais um sinal de força.
Resta dizer que entrei esta manhã a 9.10 e com um pouco mais de paciencia ianda teria entrado um pouco mais abaixo.
Boa sorte para mim e para todos os que stão dentro desta Senhora - salvo seja que ela é muito grande(estás a ver SCP(arghhhhhhh)Nuno, não lhe chamei menina...)
BN
scpnuno Escreveu:Nestes ultimos tempos, a escala descendente....
lolllllllllllllllll

Eu uso sempre escala logarítmica.
Como regra básica, pelo menos deve-se considerar o fecho.
Mas não existe uma regra definida que reuna unanimidade. Uma prática relativamente corrente é considerar uma ou várias sessões de confirmação, conforme o prazo. Por exemplo, para uma tendência de longo-prazo dar duas sessões de confirmação. Se a cotação se mantiver abaixo/acima da linha é sinal que foi quebrada.
Não tem interesse alargar muito os critérios (especialmente em percentagem). E vão sempre acontecer "falhanços"...
Mas não existe uma regra definida que reuna unanimidade. Uma prática relativamente corrente é considerar uma ou várias sessões de confirmação, conforme o prazo. Por exemplo, para uma tendência de longo-prazo dar duas sessões de confirmação. Se a cotação se mantiver abaixo/acima da linha é sinal que foi quebrada.
Não tem interesse alargar muito os critérios (especialmente em percentagem). E vão sempre acontecer "falhanços"...
linha de suporte
Digam-me uma coisa, quando é que se deve considerar que esta (ou outra) linha de suporte foi quebrada? Mede-se em número de sessões negativas, em percentagem...? (Desculpem-me a ignorância... ainda ando a tentar aprender alguma coisa
)

mr. share Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:mr. share Escreveu:acho que não estamos a falar a mesma lingua...
Aparentemente, não!
O tipo de escala que se utiliza, num gráfico destes é determinante. Lê os posts todos...mr. share Escreveu:o boneco é igual para todos, agora cada um traças as linhas que quiser, simplesmente eu mostrei um diferente, na qual a quebra do suporte dos 9€ pode levar a brisa a um tombo enorme...
No meu também e por razões redobradas. Por isso é que digo que se quebrar aquela zona só mesmo por falta de disciplina é que se explica não fechar a posição (com uma perda ligeira).
não percebo o que queres dizer com isto "O tipo de escala que se utiliza, num gráfico destes é determinante."
o MarcoAntonio já respondeu:
Esse gráfico está em escala linear. Não podes comparar uma subida de 3.5 para 4 euros com uma subida de 9.5 para 10 euros como se fossem a mesma coisa porque não são.
se reparasres bem, nos teus gráficos a distância, na escala vertical, entre 3 e 4 é igual à de entre 9 e 10, mas nos nossos não!
Existem muitos tópicos no Caldeirão sobre o tema, mas deixo-te dois que já poderão dar-te uma luz sobre o que se está a debater:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ogaritmica
Tu traçaste uma linha diferente da minha porque usaste um gráfico em escala linear. Um gráfico em escala linear trata uma subida de 1 para 2 euros (+100%) da mesma forma que uma subida de 10 para 11 euros (+10%).
Quando obviamente são duas coisas completamente diferentes!
A tua LT no meu gráfico apareceria como uma curva que sobe cada vez mais de devagar...
Tu traçaste uma linha diferente da minha porque usaste um gráfico em escala linear. Um gráfico em escala linear trata uma subida de 1 para 2 euros (+100%) da mesma forma que uma subida de 10 para 11 euros (+10%).
Quando obviamente são duas coisas completamente diferentes!
A tua LT no meu gráfico apareceria como uma curva que sobe cada vez mais de devagar...
MarcoAntonio Escreveu:mr. share Escreveu:acho que não estamos a falar a mesma lingua...
Aparentemente, não!
O tipo de escala que se utiliza, num gráfico destes é determinante. Lê os posts todos...mr. share Escreveu:o boneco é igual para todos, agora cada um traças as linhas que quiser, simplesmente eu mostrei um diferente, na qual a quebra do suporte dos 9€ pode levar a brisa a um tombo enorme...
No meu também e por razões redobradas. Por isso é que digo que se quebrar aquela zona só mesmo por falta de disciplina é que se explica não fechar a posição (com uma perda ligeira).
não percebo o que queres dizer com isto "O tipo de escala que se utiliza, num gráfico destes é determinante."
- Registado: 29/11/2007 10:48
mr. share Escreveu:acho que não estamos a falar a mesma lingua...
Aparentemente, não!
O tipo de escala que se utiliza, num gráfico destes é determinante. Lê os posts todos...
mr. share Escreveu:o boneco é igual para todos, agora cada um traças as linhas que quiser, simplesmente eu mostrei um diferente, na qual a quebra do suporte dos 9€ pode levar a brisa a um tombo enorme...
rsacramento Escreveu:mr. share Escreveu:realmente a AT mostra o que os nossos olhos querem ver....
e que tal este boneco?
ao nivel de toques tem tantos como os outros bonecos, e neste as coisas já não estão tão bonitas
acho que é por usares uma escala linear, enquanto que nós usamos uma semi-log (mas o MarcoAntonio explica-te isso muito melhor que eu)
desculpa?
acho que não estamos a falar a mesma lingua...
o boneco é igual para todos, agora cada um traças as linhas que quiser, simplesmente eu mostrei um diferente, na qual a quebra do suporte dos 9€ pode levar a brisa a um tombo enorme...
- Registado: 29/11/2007 10:48
Ou se quiseres, noutras palavras: não traçaste uma recta ascendente mas uma curva que sobe cada vez mais devagar. Qualquer tendência minimamente consistente tenderá a afastar-se dessa linha...
BUY POINT
MarcoAntonio Escreveu:O trade pode coincidir com um swing ou não (pode por exemplo ser o resultado de vários swings, não é necessário que vá visitar os 10.40 num único swing).
Além disso, os 10.40 são apenas uma referência, um target. Um trade baseado nestes pressupostos não precisa de ser fechado naquela zona de resistência (entretanto a LT vai subindo e vai servindo de trailing stop, ora se a Brisa mantiver a sua tendência de longo-prazo o trade pode vir a ser fechado acima desse valor e mantido por muitos meses).

està agora de novo nos 9 € (zona de entrada)

- Anexos
-
- brisa.png (241.25 KiB) Visualizado 5200 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Esse gráfico está em escala linear. Não podes comparar uma subida de 3.5 para 4 euros com uma subida de 9.5 para 10 euros como se fossem a mesma coisa porque não são.