Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vodafone

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Eu também

por Menage à Trois! » 20/2/2003 13:37

Eu pago para ver e náo me importo de ficar com a Telecel em carteira a receber apenas dividendos :-) Serei uma pedra no sapato da Vodafone :-)

Contem comigo.
As minhas 28000 acções daqui não saem!

LOlolololLolol

Menage à Trois
Menage à Trois!

por Visitante » 20/2/2003 10:23

A questáo é avaliaçáo findamental da empresa que a propria admite ser acima do preço da OPA. O artigo188 permite que o preço da OPA (náo da potestativa) seja revisto em alta pela propria CMVM desde que provado que o valor oferecido náo é equitativo e isso é facil quer pelas analises das casas de corretagem, quer pela vodafone. :-) Eu pago para ver e náo me importo de ficar com a Telecel em carteira a receber apenas dividendos :-) Serei uma pedra no sapato da Vodafone :-)
Visitante

Por "liana" ninguém te conhece...

por JAS » 20/2/2003 4:55

Só vim ler o post pela curiosidade de ver quem era o Tarzan que andava aqui de liana... Descobri que o nosso amigo Viana, além de não se registar quando entra, continua a escrever tão depressa que até troca as letras no nome...

Amigo Viana,
Tu também andaste na potestativa da PTD como eu andei.
Portanto não te esqueças do truque que envolve estas operações.
A Potestativa poderá ser lançada nos 6 meses seguintes e pelo valor da média ponderada. Não te esqueças que a transação da OPA entra nessa média com o peso de muitos milhões de títulos. Com um free-float, pós-OPA que permita a potestativa, inferior a 10% as transações que se façam a seguir quase não contam para a média se a potestativa for lançada próximo do final dos 6 meses. Isso significa, em termos practicos, que o valor da potestativa será igual ou muito próximo do da OPA. Sendo assim não tem qualquer interesse não vender na OPA e ficar com os títulos empatados 6 meses.
No final, não aceitares o valor proposto para a potestativa, mesmo que tenhas razão, significa que ficarás com os títulos em carteira provavelmente durante muitos anos até que um tribunal se pronuncie.
E isso, no caso da PTD, achei que me dava montes de chatices, que gastava dinheiro com advogados, e mesmo que ao fim de muitos anos ganhasse a causa não sei se retiraria algum lucro desse empate de capital.

Portanto, quanto a mim, a única hipótese de valorização para os títulos da VOD baseia-se em admitir que eles não conseguem obter os 90%. Aí sim, os títulos poderão valorizar-se porque a VOD tentará comprar em bolsa o que lhe faltar. E, se entretanto demorar mais do que 6 meses a conseguir os 90%, a potestativa começa a ter interesse.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Estou a ver...

por Liana » 20/2/2003 1:43

A jogada da Vodafone Group parte pela exaustáo daqueles accionistas que, pela diversa (des)informaçáo que jurge no mercado a respeito desta oferta e de outras lançadas pela Voidafone Gorup a congeneres da Vodafone/Telecel, por desacreditarem num mercado cada vez menos correcto e trasparente, porque querem apanhar outros negocios que consideram mais rentavies e/ou pelo simples medo de que a Vodafone Group ganhe esta "luta", largam as suas posiçóes, oferecendo a saldos as acçóes a vodafone que, possivelmente, directa ou indirectamente as compra no mecado.

A estrategia da vodafone group náo poderia ser diferente da actual. Certamente que ninguém estava a espera que, num primeira oferta, fossem oferecidos 9.5Euros ou mesmo 10Euros de acordo com as avaliaçóes do mercado e da propria Telecel, esperavam todos é que a oferta, na altura do registo definitivo fosse revisto, náo aconteceu e desiludio muitos investidores.

Náo sei se a Vodafone Group vai ou náo rever o preço da oferta, mas uma coisa tenho a certeza se a revisáo da oferta acontecer para os 9 Euros (minimo possivel de acordo com a lei - +5% da oferta anterior) acredito que teria sucesso garantido e mesmo assim a Vodafone estaria a comprar um empresa muito, muito, muito a saldos.

Eu náo vendo e como referi no post acima, em caso de potestativa ca estarei a enviar uma carta para a CMVM a solicitar a revisáo do preço.

Tenho a carta já preparada onde para além das avaliaçóes feitas quer pela telecel quer pelas casas de notaçáo financeira, reuni uma serie de informaçáo interessante e relevante sobre a Telecel.

Vamos aguardar serenamente e sem ceder a pressoes. Para amanha o titulo pode reagir em alta.

cUMPS, vIANA

NOTA: Estou carregadinho de Vodafone Telecel.
Liana

Vodafone

por liana » 20/2/2003 0:18

O preço oferecido pela Vodafone Group para a compra da posiçáo ainda náo detida na Vodafone Telecel é efectivamente baixo, a demonstrar esta o comunicado da Telecel, as analises fundamentais e price targets ao titulo, tanto da propria Telecel que o assume como de grandes casas financeiras. Por esse motivo é viavel que, caso a Vodafone consiga adquirir os 90% que lhe permite lançar uma OPA potestativa e retirirar a sua subsidiaria do mercado, que os accionistas minoritarios solicitem ao abrigo do artigo 194º alinea 1 ("Quem, após o lançamento de oferta pública de aquisição geral em que seja visada sociedade aberta que tenha como lei pessoal a lei portuguesa, ultrapasse, directamente ou nos termos do n.° 1 do artigo 20.°, 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social pode, nos seis meses subsequentes ao apuramento do resultado da oferta, adquirir as acções remanescentes mediante contrapartida calculada nos termos do artigo 188.°.") e do artigo 188º alinea 2 do Cod.MVM (" Se a contrapartida não puder ser determinada por recurso aos critérios referidos no n.° 1 ou se a CMVM entender que a contrapartida, em dinheiro ou em valores mobiliários, proposta pelo oferente não se encontra devidamente justificada ou não é equitativa, por ser insuficiente ou excessiva, a contrapartida mínima será fixada a expensas do oferente por auditor independente designado pela CMVM.") solicitar a revisáo do preço para um valor que náo seja considerado insuficiente. Assim, quando qualquer accionista o pode reclamar, o preço da OPA poderá ser obrigado a ser revisto para preços superiores ao que acredito que a Vodafone Group poderia concretizar a sua oferta com sucesso e sem ferir susceptibilidades, cair em descredito e, principalmente, sem se arriscar a ver o preço da sua oferta revista pela CMVM.

Eu, na minha humilde opiniáo, considero um disparate a venda de posiçóes detidas na Telecel abaixo dos 9 Euros, principalmente depois do comunicado da Vodafone Telecel.

Estou neste momento a investigar todas as transacçóes comunicadas ao mercado de compra e venda de Telecel pois podera ter havido lugar a manipulaçáo de preços.

Com os cordiais cumprimentos,
Viana
liana

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 351 visitantes