Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC - Veolia Environ

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 17/1/2009 16:23

Olá Elias,

Sabes bem que aprecio a tua participação no Caldeirão e não me leves a mal a insistência:

Colocas dezenas de gráficos sem o volume.

O volume é o indicador mais importante a seguir ao preço, é através do volume que se pode confirmar a validade da variação do preço, a validade de uma quebra de suporte/resistência, de um breakout, divergências... enfim... muito mais importante do que uma MM por exemplo.

Peço-te que sejas sensível a isso e que passes a colocar sempre o volume nos gráficos.

Por exemplo:

Afinal aquele arranque poderoso foi sol de pouca dura, agora é ver se o suporte dos 17-17,5 aguenta.

Será que o volume confirmou esse arranque?
Haveria divergência entre o volume e o preço?

Será que o sol de pouca dura era de esperar?



Obrigado e

Abraço
Anexos
Veolia.PNG
Veolia.PNG (23.4 KiB) Visualizado 8180 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 17/1/2009 12:10

Afinal aquele arranque poderoso foi sol de pouca dura, agora é ver se o suporte dos 17-17,5 aguenta.
Anexos
vie.PNG
vie.PNG (21.35 KiB) Visualizado 8230 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por keijas » 19/12/2008 22:42

Elias Escreveu:keijas, confesso que não identifico uma resistência relevante nos 21 euros...

1 abraço,
Elias


Elias, a minha duvida com a referida resistência está em fechos de 2002 e 2003,imagine-se, quase há um século que não andava por estas paragens.


Entretanto fiz uma pesquisa no BOURSORAMA e deparei com este comentário:
Véolia: déborde la barre des 20E teste 21E.


(CercleFinance.com) - Véolia a effacé la MM50 (19,6E) puis débordé le palier des 20,5E et s'attaque désormais à la barre des 21E (résistance testée à l'ouverture le 5 novembre dernier.
En cas de franchissement, le titre devrait progresser sans résistance en direction des 22,71E ('gap' baissier du 17 octobre) puis jusque vers le seuil pivot moyen terme des 26E (MM100).

um abraço
keijas
 
Mensagens: 905
Registado: 17/5/2008 19:41
Localização: ourem

por Elias » 19/12/2008 21:30

keijas, confesso que não identifico uma resistência relevante nos 21 euros...

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por keijas » 19/12/2008 21:01

Olá "Elias"

1--Uma dúvida:
para a VEOLIA arrebitar não tem que vencer a resistência que existe nos 21?

2--Estou completamente de acordo com as palavras
do "LOAMIL" no tópico da Vivendi

que continues a compartilhar, obrigado

um abraço
keijas
 
Mensagens: 905
Registado: 17/5/2008 19:41
Localização: ourem

por fiódor » 19/12/2008 17:20

Acho que nesse breakout só falta é volume...Além da indefinição da direcção dos mercados.

Se fosse em bull mode era entrada longa na certa.

Cumps
Fiódor

_______________________________
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 874
Registado: 11/9/2004 15:25
Localização: Porto/Portugal

por Elias » 19/12/2008 17:16

pois... eu cá é mais bolos :lol:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 19/12/2008 17:14

Olá Elias,

Lá foste ao baú desencantar este tópico.

Nesta altura andava a tomar os comprimidos verdes e brancos, nota-se não é?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 19/12/2008 16:58

Parece que temos aqui uma bela base nos 17-17,4

Véolia a arrebitar

p.s. - Crómio podes por favor editar o título do post para uniformizar com os outros do CAC? Obrigado
Anexos
vie.PNG
vie.PNG (23.6 KiB) Visualizado 9470 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

sentido foi

por ASLPINZIO » 22/10/2008 11:47

de dizer q este ano ja fez 3 alertas de não alcançar os objectivos. A queda em bolsa esta a ser uma grande dor de cabeça para os accionistas . As pessoas estão a reduzir as despesas em tudoe mesmo a nivel de poluição deixou de ser uma prioridade o seu tratamento. Ha q cortar custos....
 
Mensagens: 71
Registado: 20/5/2008 10:14
Localização: 9

Re: que queda!

por uly » 20/10/2008 21:54

PINZIO Escreveu:e vão 3 alertas !

Pode explicar esses 3 alertas?
pelos gráfico vejo que está com tendência de queda em todos os horizontes temporais.
Jé agora deixo aqui os gráficos.

A preto uma resistência que vem 2003 mas não creio que tenha muita força (é antiga e na última sessão passou por ela com um volume alto)

Tem andado sempre na faixa inferior da bollinger.
O único facto relevante é estar com um RSI abaixo de 30 (não tinha reparado nisso, mas por desconfiar que havia de facto algo fui pesquisar sobre o RSI e li que abaixo de 30 pode ser considerado um sinal de entrada)
Para mim, está claramente Bearish e pelo que tenho aprendido, não indica nenhum sinal claro de voltar a subir.
Quer a linha de descida de longo prazo (vermelho) como de curto prazo parece ser claramente de descida e longe de ser quebrada.

Cump
Uly

P.S.:
Desde já as minhas desculpas por prováveis erros, mas a minha experiência é pouca, e como sou adepto do LBD (Lear by Doing) fica aqui a minha primeira contribuição
Anexos
longo.JPG
Longo
longo.JPG (71.36 KiB) Visualizado 9642 vezes
médio.JPG
médio
médio.JPG (62.79 KiB) Visualizado 9625 vezes
curto.JPG
curto
curto.JPG (65.25 KiB) Visualizado 9640 vezes
 
Mensagens: 65
Registado: 17/4/2008 11:13
Localização: Pombal

que queda!

por ASLPINZIO » 20/10/2008 18:29

e vão 3 alertas !
 
Mensagens: 71
Registado: 20/5/2008 10:14
Localização: 9

rsi

por tcristovao » 13/3/2008 15:46

Boas MarcoAntonio,

Em primeiro analiso o RSI da acção no passado (2 anos ou mais), pois não sei explicar bem porquê, mas em algumas isto não funciona, ou deixa de funcionar quando muda a trend de medio/longo prazo.

A minha técnica é esperar que o RSI, estando abaixo dos 30,o volte a quebrar em alta para comprar.
É claro que depois, numa downtrend não fico à espera que o RSI vá até aos 70 para vender, pois ele não vai lá decerto. Espero apenas que faça um próximo próximo pico para vender.


Abraço e bons negócios,
Tiago
 
Mensagens: 28
Registado: 23/4/2004 11:05
Localização: Lisboa

Re: rsi 14 dias

por MarcoAntonio » 12/3/2008 21:05

tcristovao Escreveu:Olhando para a Veolia a 2 anos, não me parece assim tão mentirosa no que diz respeito ao RSI.
Este indicador meu preferido(14 Dias) deu bastantes sinais correctos de inversão no curto prazo.


Tcristovao, muito cuidado com essas ilacções tiradas pelo RSI. É claro que os picos do RSI vão coincidir com os picos da cotação (o gráfico do RSI tende a ser muito parecido com o da cotação).

Quais são as condições exactas que estás a considerar para um sinal de compra/venda tirado a partir do RSI?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

rsi 14 dias

por tcristovao » 12/3/2008 20:24

Olhando para a Veolia a 2 anos, não me parece assim tão mentirosa no que diz respeito ao RSI.
Este indicador meu preferido(14 Dias) deu bastantes sinais correctos de inversão no curto prazo.

Como ele está neste momento em sobrevenda acho que poderá fazer agora mais uma inversão de curto prazo, o que dá para ganhar uns trocos, sempre com os stops em alerta!
Mas lá está, enquanto ela não quebrar de novo na casa dos 60€ a tendência de médio/longo prazo é negativa.

Bons negócios.
Anexos
rsi14.jpg
rsi14.jpg (106.55 KiB) Visualizado 9889 vezes
 
Mensagens: 28
Registado: 23/4/2004 11:05
Localização: Lisboa

por rsacramento » 12/3/2008 19:57

sim, mas já tinha sido há uns dias
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 12/3/2008 19:47

Já coloquei lá alguns exemplos visuais, entretanto poderei acrescentar mais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 12/3/2008 19:34

@MarcoAntonio
a tua resposta é, para mim, uma grande lição de análise clássica!
quando actualizas o tópico As Linhas de Tendência Vistas à Lupa... ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 11/3/2008 22:50

O primeiro gráfico, onde está essa projecção, apresenta basicamente um H&S (tem múltiplas cabeças e ombros mas a figura é aceite enquanto tal). A projecção vale sempre o que vale. Permite-te ter uma ideia do alcance do movimento imediato (que neste caso até foi francamente ultrapassado).

Quanto à cunha, eu dispenso a figura. Mas sim, andou ali a fazer algo aparentado com uma cunha. Mas também andou a fazer algo aparentado com um triangulo como o que traçaste (para ser mais exacto foi pela ordem inversa). Nenhuma das figuras está suficientemente bem definida para eu a considerar e por isso passei por cima disso (e é também o conselho que te dou, não dês demasiada importância aos padrões nem os tentes encontrar em cada canto do gráfico senão começas a ver montes de coisas... só que depois vão ser pouco fiáveis).

Já agora, poderás questionar-te porque dou importância ao primeiro e não dou aos segundos (os que apresentaste): o primeiro está bastante bem definido na minha opinião e além disso temos um suporte extremamente bem definido que é coincidente com a neckline (portanto, consideres o H&S ou não, o suporte está lá e é claramente identificável).

Claro que este é daqueles aspectos que vai provavelmente depender bastante da sensibilidade e experiência do analista. É por isso que quase não há duas análises iguais!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Crómio » 11/3/2008 22:41

Marco,

Obrigado pela explicação. :)
Cinco estrelas...

Realmente falhou-me a resistência dos 60 e o logarítmico é mesmo imprescindível para esta análise...

Não querendo forçar a minha ideia pergunto-te: existia ali uma cunha?

Quando um suporte é quebrado, faz-se projecção também?
É isso que está no 1º gráfico que apresentas, certo?

Isto quando não se sabe negociar até as resistências atrapalham... e depois digo que ela é que me enganou...

Obrigado e abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 11/3/2008 22:17

Já agora, se utilizares gráficos de longo-prazo (ou com grandes variações) utilizando uma escala linear não vais dar conta de importantíssimas linhas de tendência. Neste tipo de gráficos a escala linear é completamente desadequada...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 11/3/2008 22:14

O pânico e a violência da quebra entende-se também pelo facto de pela mesma altura ter sido quebrada uma importântíssima LT ascendente que definia a tendência da alta dos últimos anos.
Anexos
vie-lp.PNG
vie-lp.PNG (61.86 KiB) Visualizado 10056 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 11/3/2008 22:07

Deixo-te o gráfico ilustrando o que descrevi.
Anexos
vie.PNG
vie.PNG (60.08 KiB) Visualizado 10079 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Adrox » 11/3/2008 22:05

Olhando para esse gráfico há 1 coisa que salta logo à vista: Volume.

Os volumes das descidas foram muito fortes, demonstrando força vendedora muito forte...


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 381
Registado: 29/11/2007 1:43
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 11/3/2008 21:54

Nota que no teu texto estás a utilizar o termo resistência para denominar suportes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38238
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, ABDM, afcapitao, Bing [Bot], Ferreiratrade, m-m, MP65, Phil2014, Shimazaki_2, simvale e 367 visitantes