Página 1 de 1

Enviado:
20/2/2003 1:29
por MarcoAntonio
E agora, o Nasdaq resolveu complicar...
Se o volume já era fraco nas velas anteriores, ainda mais fraco foi hoje, sessão em que realizou uma <i>inside bar</i>. Com este volume e esta barra o sinal da sessão de hoje é claramente de indecisão, ainda por cima realizado dentro daqueles níveis de S/R, previamente traçados.
Depois desta breve consolidação de hoje, provavelmente teremos de volta já amanhã um movimento mais decidido (se for para baixo, abortará o <i>upswing</i>, se for para cima provavelmente efecua novos máximos e projectando o <i>upswing</i> para uma zona com poucas referências até aos 1425pts). Estas considerações dizem respeito ao curtíssimo-prazo. A leitura para o médio e longo-prazo mantém-se para já a mesma e pode ser encontrada em <i>updates</i> anteriores.

Enviado:
20/2/2003 1:09
por MarcoAntonio
A explosividade «prometida» ficou aquém das expectativas. Quebrou o suporte, mas a queda foi contida e o índice acabou mesmo por corrigir de novo até ao final.
Actualizarei de seguida o gráfica com a <i>big picture</i>.

Enviado:
19/2/2003 19:09
por MarcoAntonio
Nota: O suporte indicado no post anterior é um suporte de curtíssimo-prazo (válido para as sessões de ontem e de hoje). Acrescente-se que existe ali um gap (da abertura de ontem) o que aumenta a «explosividade» provável na quebra deste suporte.

Enviado:
19/2/2003 19:07
por MarcoAntonio
Este suporte horizontal no Nasdaq Composite parece uma autentica bomba relógio...
Mais logo actualizarei os gráficos com a sessão de hoje. Para já temos inversões de curtíssimo prazo mesmo em cima de referências que eu tinha adiantado e que consistiam no primeiro target para o <i>upswing</i>. Os receios qnt ao volume no caso particular do Nasdaq parecem ter fundamento (entretanto já espreitei o SPX e a situação do volume é mais crítica ainda nesse índice, o qual tem aliás apresentado fraqueza relativa face ao DAX e ao Nasdaq Composite nas últimas semanas).

Enviado:
19/2/2003 14:29
por MarcoAntonio
Errata: Queria obviamente dizer, <i>lower-high</i> de Janeiro, ou seja, mesmo em Janeiro que o Nasdaq Composite realizou um máximo que era em si sinal de fraqueza fez as sessões de subida com mais volume do que está a fazer agora - é uma boa razão para estar de «pé-atrás».

Enviado:
19/2/2003 14:17
por MarcoAntonio
Já agora complemento com <i>update</i> ainda do gráfico do Nasdaq pois existem dois pormenores que gostaria de assinalar:

Fechou igualmente limite da zona de S/R, um ponto ideal para inverter; no entanto, se fechar acima com outra boa vela aumentam tb as probabilidades para um bom <i>rebound</i> que poderá levar o Nasdaq Composite até à próxima referência (ver anterior <i>update</i> com análise mais detalhada).

Por outro lado, o volume volta a decepcionar. Mais uma sessão com uma grande <i>marobozu branca</i> e sería de esperar outro comportamento por parte do volume (compare-se o volume destas duas velas com o volume de outras idênticas durante o período Outubro/Dezembro ou mesmo durante a realização do <i>lower-low</i> em Janeiro).
DAX - Gráfico actualizado e brevíssimo comentário.

Enviado:
19/2/2003 10:00
por MarcoAntonio
Gráfico actualizado com a sessão de ontem (não inclui ainda a sessão de hoje).
Com a sessão de ontem (e com o que já decorreu da sessão de hoje), a referência dos 2750pts para o curtíssimo-prazo sai reforçada.
Análise mais detalhada em:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=