Obrigado, amigo Crómio!
Infelizmente ainda não me retirei para as Caraíbas

.
Este último ano em termos profissionais tem sido de uma exigência enorme em termos de quantidade de trabalho, pelo que não terei certamente dedicado ao trading o tempo e a atenção que gostaria.
Continuo no entanto a acreditar que se há caminhos possíveis de ser trilhados para se chegar ao Olimpo, a solução continua a residir numa mistura explosiva de um bom sistema de trading com um método de money management que faça sentido, cada vez tenho essa convicção mais e mais embrenhada.
O Metastock Pro continua a ser a minha plataforma básica de trading para o desenvolvimento dos indicadores dos sistemas de trading. Até pode haver outras melhores, mas já estou demasiado familiarizado com a linguagem das fórmulas e portanto não penso mudar.
Em relação ao money management estamos conversados, espero aplicar, logo que possa, o que preconizei neste pequeno artigo da "bomba atómica".
Se apanhar no exemplo do EURUSD uma boa tendência estável por muitas semanas e com algumas correcções pelo meio, seria sem dúvida o melhor cenário que me poderia acontecer.
Quanto ao sistema de trading que gera os sinais de compra e venda, repito talvez um pouco o que já anteriormente aqui referi: basicamente trabalha com 4 indicadores diferenciados em 2 time frames distintas, uma para longo prazo e outra para médio prazo.
Se estiverem as componentes de tendência em sintonia significa que nem questiono os motivos fundamentais, é fogo à peça na direcção apontada em simultâneo.
A maior novidade deste sistema recai na forma inovadora de poder aplicar os conceitos da piramidadgem controlada.
Para que isso fosse possível tive de construir um novo sistema de trading que levasse em conta exactamente a incorporação de uma componente oscilatória para correcções do mercado com algum significado em zonas de "make or break".
Ou seja, se o mercado retomar novamente o sentido da tendência aproveitam-se os lucros pontuais do reforço nas correcções, mas se o mercado continuar a contrariar a tendência dominante então sucede rapidamente o fecho das posições totais e a inversão da tendência de médio prazo.
Os patamares do reforço de posições oscilatórias coincidem com os de alavancagens adicionais para reforços de tendência das posições iniciais da trade. São bastante próximos dos níveis de inversão de tendência e daí a razão para aí se estabelecer o local optimizado do aumento do risco controlado da trade.
Isto agora parece um pouco complicado de explicar e por isso nada melhor do que tentar mostrar no exemplo do EURUSD como funciona o conjunto explosivo em termos práticos. Se calhar a experiência até pode ser uma verdadeira barracada, mas paciência, logo se vê, os testes preliminares que fiz são apesar de tudo bastante animadores, veremos!
Abraço amigo,
Cem