Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 7/11/2018 11:17

boas

Assim por alto, se estas con"fusões" forem todas para a frente, a actual posição dos accionistas será diluída para 1/3
Com a historia da troca de obrigações na compra da empresa alemã. já se esta a ver que vão falhar todos os prazos e no fim os alemães ficam com 23% do capital da inapa, ou seja os actuais accionistas ainda vão ver a sua posição ainda mais diluída.

Registado: 4/6/2008 10:19

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 11:18

Flavc Escreveu:Por falar em duro de ouvidos, às vezezes o Eagle até me parece uma pessoa inteligente com bons comentários (alguns infelizmente repetidos). Outras vezes parece que não consegues pensar " fora da caixa" e ir além do que parece óbvio. Mesmo aos acionistas com grandes posições preferenciais não lhes interessa a desvalorizaão das ações da Inapa, mas como sempre devem pressionar para tentar melhorar as suas posições.

Há muitos anos :

Resultados da treta
Divida gigante
Gooodwill gigante

Base acionista sem interesse

Colocação de baton

As moscas são as mesmas

Registado: 11/5/2018 15:17

por Flavc » 7/11/2018 11:25

Carlosousa e até admitindo como possível esse cenário eu pergunto qual o problema de ver reduzida a minha participação como pequeno acionista (que como é obvio não pretende qq controle) se por exemplo de uma posição de 2% a valer 400 mil euros eu passo a ter uma posição de 1% mas com as ações podem valer com o novo enquadramento 600 mil euros.?? Para os pequenos acionistas é sobretudo o valor atual e futuro da empresa e o valor total da suas ações que interesssa. O resto é conbersa de Eagle, lol.

Registado: 9/3/2017 16:10

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 11:33

Flavc Escreveu:Carlosousa e até admitindo como possível esse cenário eu pergunto qual o problema de ver reduzida a minha participação como pequeno acionista (que como é obvio não pretende qq controle) se por exemplo de uma posição de 2% a valer 400 mil euros eu passo a ter uma posição de 1% mas com as ações podem valer com o novo enquadramento 600 mil euros.?? Para os pequenos acionistas é sobretudo o valor atual e futuro da empresa e o valor total da suas ações que interesssa. O resto é conbersa de Eagle, lol.

Conbersa de eagle há muitos meses que não vê a carteira desvalorizada , ao contrario de crenças e euforias , que vêm a carteira desvalorizada nos últimos meses .

Mercados já fizeram máximos e euforias já terminaram .

Neste ambiente acções com piores fundamentais passam a ter piores desempenhos.

Nesta cotada a nível fundamental ainda não se vê nada de interesse para futura valorização.

E aquele Goodwill gigante terá de ser tratado

Estas são boas para deixar aos netos para valorizarem

por carlosdsousa » 7/11/2018 12:02

Flavc Escreveu:Carlosousa e até admitindo como possível esse cenário eu pergunto qual o problema de ver reduzida a minha participação como pequeno acionista (que como é obvio não pretende qq controle) se por exemplo de uma posição de 2% a valer 400 mil euros eu passo a ter uma posição de 1% mas com as ações podem valer com o novo enquadramento 600 mil euros.?? Para os pequenos acionistas é sobretudo o valor atual e futuro da empresa e o valor total da suas ações que interesssa. O resto é conbersa de Eagle, lol.

Boas caro Flavc

Posso estar a fazer mal as contas...

Se hoje tiveres 10k acções da inapa a €0,1 isto vale €1k
Se as acções preferenciais (300M) forem transformadas em ordinárias, estamos a falar no fim, em mais que triplicar o numero de acções ordinárias. É passar de 150M para 450M de açoes ordinarias. ou seja o bolo é o mesmo, o numero de fatias aumenta logo a cotação vai para +- 1/3.
As tuas 10k acções, passam a +-€0,033 por acção valendo a tua posição €330.
Sem considerar a historia com os alemães, onde o mais certo é a tua posição ainda ser mais diluída, até a tua posição voltar a valer €1k a cotação vai ter que subir 200%

esta brincadeira faz-me lembrar o BCP, com os aumentos de capital, onde as posições iniciais foram esmagadas para menos de 1%

mas mais um vez posso esta enganado, cumprimentos

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 12:07

carlosdsousa Escreveu:

Boas caro Flavc

Posso estar a fazer mal as contas...

Se hoje tiveres 10k acções da inapa a €0,1 isto vale €1k
Se as acções preferenciais (300M) forem transformadas em ordinárias, estamos a falar no fim, em mais que triplicar o numero de acções ordinárias. É passar de 150M para 450M de açoes ordinarias. ou seja o bolo é o mesmo, o numero de fatias aumenta logo a cotação vai para +- 1/3.
As tuas 10k acções, passam a +-€0,033 por acção valendo a tua posição €330.
Sem considerar a historia com os alemães, onde o mais certo é a tua posição ainda ser mais diluída, até a tua posição voltar a valer €1k a cotação vai ter que subir 200%

esta brincadeira faz-me lembrar o BCP, com os aumentos de capital, onde as posições iniciais foram esmagadas para menos de 1%

mas mais um vez posso esta enganado, cumprimentos

Não estive a ver os números em pormenor , mas a ideia é essa , a diluição vai ser brutal .

Mas existe sempre quem veja arco iris e não faça contas .

Sim para depois recuperar dessa diluição brutal , é necessário uma subida astronómica .

Por isso disse é um bom titulo para deixar para os netos para recuperar todo o investimento

Para não falar nos resultados , que duvido que mudem , mesma gestão , mesmas estratégias , esta estratégia de aquisições na europa , já existe há muito e provavelmente vem dai o GOODWILL monstruoso.

por higher » 7/11/2018 12:13

Boas,

Não concordo;para mim,as preferenciais estão incorporadas no valor da empresa á muito tempo...( 44M)!Caso não estivessem a empresa hoje valia 14M...?!Todos temos direito á nossa opinião...!

Registado: 1/1/2012 21:51

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 12:22

higher Escreveu:Boas,

Não concordo;para mim,as preferenciais estão incorporadas no valor da empresa á muito tempo...( 44M)!Caso não estivessem a empresa hoje valia 14M...?!Todos temos direito á nossa opinião...!

Vendas têm vindo a cair
Faturação a cair
Margem bruta a cair

Acções ordinárias 150 MILHÕES
Acções Preferenciais 300 MILHÕES

GOODWILL 180 MILHÕES
Ativos INTANGIVEIS 118 MILHÕES
Divida 293 MILHÕES

Ativos Fixos 70 MILHÕES

Pelos resultados péssimos nos últimos anos e pelo balanço até poderia valer menos .
Valor acrescentado é o que menos tem .

RESULTADOS :

2018 1º SEM : 100 Mil euros

2017 : 200 Mil euros
2016 : 4 Milhões
2015 : PREJUIZOS 400 MIL EUROS
2014 : 2 Milhões
2013 : 1 Milhão
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 7/11/2018 12:40, num total de 1 vez.

por carlosdsousa » 7/11/2018 12:35

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
higher Escreveu:Boas,

Vendas têm vindo a cair
Faturação a cair
Margem bruta a cair

Acções ordinárias 84 MILHÕES
Acções Preferenciais 298 MILHÕES

GOODWILL 180 MILHÕES
Ativos INTANGIVEIS 118 MILHÕES
Divida 293 MILHÕES

Ativos Fixos 70 MILHÕES

Pelos resultados péssimos nos últimos anos e pelo balanço até poderia valer menos .
Valor acrescentado é o que menos tem .

RESULTADOS :

2017 : 200 Mil euros
2016 : 4 Milhões
2015 : PREJUIZOS 400 MIL EUROS
2014 : 2 Milhões

boas

...
Acções ordinárias 84 MILHÕES
...

penso que sejam 150 Milhões o numero de Acções ordinárias

cumprimentos

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 12:38

Está correto , eu estava a ver o RC de 2017

A 30 de JUNHO de 2018 são 150 M ordinárias e 300 M preferenciais .

Obrigado

por higher » 7/11/2018 16:43

A INAPA desde que houve o anuncio do aumento de capital 2011( abril de 2011),...até á sua "execução"( Outubro de 2011),...desvalorizou desde os 0,31 até aos 0,13( mais ou menos 1/3);daí,eu dizer que as preferenciais já estão incorporadas no valor da empresa.

Registado: 1/1/2012 21:51

por Celsius-reloaded » 7/11/2018 17:13

O que é isso do Goodwill?
31 de Julho: dia de São Stop.

Registado: 29/11/2007 2:35

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 17:30

Celsius-reloaded Escreveu:O que é isso do Goodwill?

EM termos simplistas .

Quando faço a aquisição de uma empresa :

Valor Contabilistico de Balanço dos ativos : 1 Milhão

Valor que pago : 2 Milhões

Vou consolidar a empresa que adquiri no meu balanço e meu ativo cresce 1 Milhao e levo 1 Milhão a uma rubrica de Goodwill mas saíram 2 milhões da minha empresa .

É o valor que paguei acima dos ativos do balanço porque penso que vou recuperar no futuro com negocio fantástico que fiz .
Na pratica muitas vezes o valor nunca é recuperado , os 2 milhões foram pagos e fiquei com 1 milhão de ativos e 1 milhão de nada que fica lá no balanço para 1 dia ser limpo , visto ser um valor não recuperável .

Valor pago provavelmente sem retorno , e que um dia deverá ser contabilizado como um custo , se não for antes amortizado.

Depois quando acontecem as reestruturações , muitas vezes é limpo o Goodwill como um custo como penso que aconteceu com uma pequena parte ainda na Impresa .

Simplificadamente é isto
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 7/11/2018 17:36, num total de 2 vezes.

por Celsius-reloaded » 7/11/2018 17:34

Obrigado.
31 de Julho: dia de São Stop.

Registado: 29/11/2007 2:35

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 18:53

"CGD, BCP e Novo Banco passam a ter mais de 70% da Inapa

Com a assembleia-geral desta quinta-feira, a banca perde o direito prioritário na recepção de dividendos da Inapa, que nunca aconteceu, mas asseguram o controlo accionista da distribuidora de papel. Mas há uma impugnação a caminho."

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais

por carlosdsousa » 15/11/2018 20:56

boas

Quando é que estas alterações se vão reflectir em bolsa?

cumprimentos

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 21:42

Por aqui nesta cotada, nunca esteve bom , para os pequenos acionistas , mas com o passar do tempo vai de mal a pior .

Após a conversão das acções preferenciais fica assim :

"De acordo com os cálculos do Negócios, e com base no factor de conversão proposto pela Parcaixa :"

E com a possibilidade de no futuro a empresa alemã converter as obrigações e adquirir uma posição de 23% do capital , diluindo ainda mais a posição dos atuais acionistas .

Complicado …..
Anexos
inapa part qualif.PNG
inapa part qualif.PNG (9.61 KiB) Visualizado 2346 vezes

por carlosdsousa » 16/11/2018 20:12

higher Escreveu:A INAPA desde que houve o anuncio do aumento de capital 2011( abril de 2011),...até á sua "execução"( Outubro de 2011),...desvalorizou desde os 0,31 até aos 0,13( mais ou menos 1/3);daí,eu dizer que as preferenciais já estão incorporadas no valor da empresa.

boas

Hoje estava a espera que houve-se uma grande descida na cotação depois das decisões de ontem a assembleia da Inapa. como nao houve de certa forma fiquei surpreendido.

Depois lembrei-me que as acções da inapa em acções preferenciais também têm cotação (nos últimos 6 meses mais menos acompanhou a cotação das acções ordinárias). Pode ser ignorância minha, mas se há um valor de mercado atribuído, esse valor deve ser considerado no processo de fusão. Com um rácio de 1,2, o resultado final deve dar uma cotação +-€0,08...

cumprimentos

por carlosdsousa » 19/11/2018 15:03

boas

Hoje já esta a levar um aperto, vamos ver como corre...

Pena não haver uma explicar como se vai dar o processo de fusão das duas cotadas (se lhe posso chamar isso)

cumprimentos

por maturidade » 27/12/2018 16:52

Boas.
Hoje comecei a construir a minha carteira nas small caps para 2019.
esta já cá esta a 0.0650 com 50000mil.
Mais virão até 31Dez.
Impresa, T.duarte, S.Ind, Martifer, etc.
O mês da janeiro costuma ser muito Bom.
Vamos lá ver se o tiro não me sai pela culatra.

Abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por novato » 27/12/2018 17:21

maturidade Escreveu:Boas.
Mais virão até 31Dez.

Abraços

Boas!
Cofina já não faz parte?
tambem estavas dentro, certo??

Registado: 30/3/2003 22:07

por maturidade » 27/12/2018 17:26

novato Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
Mais virão até 31Dez.

Abraços

Boas!
Cofina já não faz parte?
tambem estavas dentro, certo??

Boas.
estou e estarei v~em descansado.
mas agora estou numa de small caps para vender durante o mês de Janeiro/fevereiro.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por TheKuby » 27/12/2018 19:12

Boas

Esta historia da compra da empresa Alemã com uma entrada em capital irrisória e a conversão das preferenciais em regulares, tem história por detrás e vai "acabar" com os pequenos acionistas. Parece que se prepara mais um embuste.

Em relação à TDU, as obras que tem em carteira são dificeis de converter em cash e o endividamento não desce. Em algum momento vai ter de restruturar a divida e aí....bye.

A Impresa não consegue financiar-se (já nem ativos tem para vender) e o vencimento da divida vai também fazer estragos...sérios.

A Sonae Industria depende tanto do exterior que num momento em que se reorganizava a constipação mundial vai criar uma pneumonia e o endividamento...faz o resto.

A Martifer pode ser uma aposta interessante, mas a diversificação não permite concentrar-se no que é rentável para a fazer crescer.

Não ponho gráficos pois todas (exceto Martifer) parecem o Kamicase do Aquashow e as resistências (que na tendência que apresentam é o mais importante para validar uma inversão) estão a "milhas" de distância, pelo que tecnicamente.....só os crentes....

Este ano nem o inicio de ano as safa.

Cumps
Kuby
Cumprimentos

MigRod

Registado: 1/9/2006 18:07

por Flavc » 2/1/2019 15:20

Parece-me que o Maturidade fez uma excelente entrada na INapa. Wellcome aboard. Esta coisa que o Kuby diz relativamente à Inapa ( e outras), nomeadamente a tentativa de análise gráfica, não dá grandes ajudas, para quem quer entrar ou sair. O mercado julgo eu, prepara-se para valorizar as impresas do setor do papel e a Inapa vai levar a sua conta.

Registado: 9/3/2017 16:10

por carlosdsousa » 2/1/2019 16:01

Flavc Escreveu:Parece-me que o Maturidade fez uma excelente entrada na INapa. Wellcome aboard. Esta coisa que o Kuby diz relativamente à Inapa ( e outras), nomeadamente a tentativa de análise gráfica, não dá grandes ajudas, para quem quer entrar ou sair. O mercado julgo eu, prepara-se para valorizar as impresas do setor do papel e a Inapa vai levar a sua conta.

Cuidado... esta tal como outras "peanners" caíram muito em Dezembro, não quer dizer que para ja voltem ao valor que estavam em novembro

A inapa esta envolta neste processo de junção de acções mais a compra (se correr mal "fusão") da empresa alemã. Por isso esta desvalorização parece normal.

cumprimentos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Costini1969, Daniel@Machado, Ferry57, Francisco Miguel, Google Feedfetcher, jmmalmeida, lfhm83, LoneWolf, m-m, malakas, Mmmartins, MSN [Bot], navaldoc, nook, pattern, vinas1976, Xadrezinho e 45 visitantes