Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 31/5/2023 13:55

Flavc, quando um banco quer vender, vende. O timing nesses casos não existe.
Em relação ao "doutas" agradeço o elogio, mas bem sei que aqui não há doutores.
Em relação à Inapa, como vês, falta uma unha negra para lá chegar. Aqui vou ponderar quantas comprarei. Espero que tenhas sucesso nos investimentos.
Dado o estado de sobrevenda não me parece difícil identificar a inversão de tendência.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Flavc » 31/5/2023 11:24

Eu agradeço bastante o que escreve o Rio Mondego sobre a Inapa. Já o Álvaro, que eu também leio, por vezes como dizem na minha terra "tem umas certezas ..." eheh que "sem saber ler e escrever " leva com um ou outro evento internacional importante, que pode acabar por ir de encontro às suas previsões " á la mode zandinga" eheh. Aquilo que influenciou bastante a cotação da Inapa foi a recente venda de resmas do BCP. O " timing" escolhido pelo BCP é que ainda não consegui perceber, mas com as taxas e taxinhas que vão cobrando aos clientes, podem bem absorver uma ou outra venda com prejuizo da Inapa.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 31/5/2023 10:06

Por lapso de escrita nao foi referido "hecatombe"
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 31/5/2023 9:42

Bom dia Àlvaro! Penso que não será só a INAPA. Mas respeito a tua douta opinião. E desculpa teres andado a ler a "palha" que por aqui vou deixando, mas prometo não infestar este espaço com muito mais fraseologia estéril e a indispor outros comentadores, como se revela ser o teu caso. Àlvaro acredita que "ando nisto" há mais de 30 anos. Já apanhei muitos sustos. Sou do tempo em que um primeiro-ministro disse que se andava a vender gato por lebre e após estas palavras foi a hetacombe na nossa bolsa! Conheço de há muitos anos o Ulisses Pereira, o Marco António e a Marta, administradores do fórum, cheguei a estar com eles pelo menos em dois almoços, onde marcou presença um célebre corretor de bolsa, chamado Pedro Caldeira e se bem me recordo um dos quais foi na Mealhada e o outro foi em Aveiro. Se me identificar certamente que se lembrarão de mim. Escrevo aqui recentemente, como podes constatar mas vou conter os impetos da escrita. Não escrevo um livro porque sou um simples ignorante,consciente das minhas limitações e pouco mais estudei para além da quarta classe, limitando-me a ir aprendendo com quem sabe e não tenho a tua craveira inteletual para o escrever. Desejo que tenhas sucesso nos teus investimentos.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 31/5/2023 9:12

Mondego, ainda não percebeste que mesmo que escrevas um livro a Inapa cai? Já não falta muito, mas será melhor olhares para 37, só um milagre a livrará de lá ir, foi de lá que partiu, é para lá que voltará. Isto aqui não corre como os rios... isto aqui às vezes volta para trás. :? :?
Muita água teria de correr para se segurar por aqui, mas quem temo molho é o BCP, portanto... é fazer as contas.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 31/5/2023 9:06

Ou serão os fundos a realizarem mais valias ou a limitarem perdas. Ou há pedidos de resgate ou ajustamento de carteiras de investimentos e daí a liquidação de posições nos ativos financeiros.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 31/5/2023 9:00

Ou será antes o receio de um ataque nuclear preventivo?
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 31/5/2023 8:23

Bom dia. Estarão os mercados nervosos com as votações que decorrem hoje no Congresso para aprovação do acordo celebrado entre Biden e McCarthy no atinente ao aumento do teto da dívida pública?
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Roberto Geissiniii » 31/5/2023 8:07

@trend=friend
não acredito que o administração faça isso. Creio que mais depressa faz a Nova Expressão uma OPA do que a administração um MBO.
 
Mensagens: 8
Registado: 23/5/2023 10:11

Re: Inapa - Tópico Geral

por trend=friend » 31/5/2023 7:06

Diria que o maior de todos os riscos para os pequenos acionistas da Inapa é haver uma operação em que seja retirada de bolsa, por exemplo através de um MBO como o da Cofina (a acompanhar com interesse).

Isto porque se oferecerem 2x ou 3x o seu valor atual (a Cofina dificilmente será vendida por muito menos que os 70m, por ex) ainda continuará barata para os lucros e turnover, mas nada haverá a fazer… E com market cap destes não é difícil nem requer grande sofisticação
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 30/5/2023 18:34

Que medidas podemos tomar para a INAPA deixar de dar prejuízos e passar a dar lucros.
Será com as seguintes, chegamos lá?

1) Ampliar a carteira de clientes;
2) Fidelizar os clientes;
3) Aumentar o ticket médio das compras;
4) Reduzir custos;
5) Aumentar a produtividade;
6) Investir em marketing e publicidade;
7) Inovar em produtos e serviços;
8) Analisar o mercado e a concorrência.

E também se torna necessário que os ilustres acionistas do fórum, aquando das Assembleias Gerais, compareçam ou se façam representar.
Constei que nesta última do dia 25, NÃO estiveram presentes/representados 167.298.566 ações correspondentes a igual número de direitos de votos. Para um capital social da INAPA que está divido em 526.225.508 ações, acho que é muito.
Face à minha preocupação alguns senhores acionistas até já me disseram que algumas estavam em boas mãos, para eu não ficar preocupado que estavam seguras e que iriam desempenhar um ótimo papel em Assembleia Geral! Desconhecendo contudo o paradeiro das restantes. Se vocês souberem do paradeiro de algumas vão-me mantendo informado, porque acho que a INAPA pode entrar nos "eixos", tudo dependendo da vossa ajuda.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/5/2023 16:07

Quando olhamos para o semanal ficamos com a ideia que a qualquer momento poderá estoirar, mas esse episódio BCP estraga tudo.
Anexos
inapa.PNG
inapa.PNG (71.27 KiB) Visualizado 7127 vezes
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/5/2023 15:47

Aqui dificilmente vira antes de 37 e o BCP é responsável pelo descalabro. Quem mete a cabeça sabeendo que estão a a :shock: despachá-las?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por trend=friend » 30/5/2023 15:19

Rio Mondego Escreveu:Caro trend-friend, qual é a sua opinião relativamente ao número 1 do art. 16 do CVM cuja redação publico a fim de facilitar o trabalho de efetuar a consulta:
SECÇÃO II
Participações qualificadas
Artigo 16.º
Deveres de comunicação
1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 5 %, 10 %, 15 %, 20 %, 25 %, um
terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital
social de uma sociedade emitente de ações admitidas à negociação em mercado
regulamentado referida no n.º 1 do artigo 13.º-B e quem reduza a sua participação
para valor inferior a qualquer daqueles limiares, comunica esse facto à sociedade
participada e à CMVM, o mais rapidamente possível e no prazo máximo de quatro
dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento.

Como tenho li interpretações dípares e como o BCP já efetou a comunicação quando reduziu a sua participação abaixo dos 5%, na minha humilde opinião, não necessita de efetuar mais nenhuma comunicação, quando alienar a última ação, partilha dessa interpretação?
Obrigado


Partilho pois! E não há-de faltar muito para esgotar, 50m transaccionadas depois de 24/4… resta saber quantas eram do bcp
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 30/5/2023 15:08

Caro trend-friend, qual é a sua opinião relativamente ao número 1 do art. 16 do CVM cuja redação publico a fim de facilitar o trabalho de efetuar a consulta:
SECÇÃO II
Participações qualificadas
Artigo 16.º
Deveres de comunicação
1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 5 %, 10 %, 15 %, 20 %, 25 %, um
terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital
social de uma sociedade emitente de ações admitidas à negociação em mercado
regulamentado referida no n.º 1 do artigo 13.º-B e quem reduza a sua participação
para valor inferior a qualquer daqueles limiares, comunica esse facto à sociedade
participada e à CMVM, o mais rapidamente possível e no prazo máximo de quatro
dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento.

Como tenho li interpretações dípares e como o BCP já efetou a comunicação quando reduziu a sua participação abaixo dos 5%, na minha humilde opinião, não necessita de efetuar mais nenhuma comunicação, quando alienar a última ação, partilha dessa interpretação?
Obrigado
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Daniel600 » 30/5/2023 12:22

Bom dia,

Por isso perguntei ontem quando será a próxima apresentação da resultados!

Penso que seja muito importante ver ser os resultados positivos que a empresa tem vindo a mostrar estão consolidados. De modo a trazer confiança na empresa especialmente ao pequeno investidor que é o meu caso, para voltar a entrar na empresa!
 
Mensagens: 16
Registado: 11/2/2016 22:14

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 30/5/2023 11:33

Para tornar atrativo o investimento em compra de ações de uma determinada empresa, nomeadamente da INAPA, é importante fazer uma análise da empresa e do mercado financeiro.
Alguns pontos que podem ser considerados são:

Analisar a empresa:

Antes de investir numa empresa, é importante que se conheça o negócio e se entenda como ele funciona.
Alguns pontos que podem ser considerados são: 1) o histórico da empresa, 2) sua posição no mercado, 3) seus concorrentes e 4) sua estratégia de crescimento.

Analisar o mercado financeiro:

É importante acompanhar as notícias do mercado financeiro e entender como ele se comporta.
Alguns pontos que podem ser considerados são a taxa de juros, a inflação e a situação política do país e infelizmente a guerra na Ucrânia. E não falamos Covid-19 porque parece que ela já passou, eheheh!
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 30/5/2023 11:04

Bom dia. Uma sociedade comercial anónima pode adquir ações próprias nas seguintes situações: A título gratuito; Em ação executiva movida contra o acionista; Se dispuser de reservas livres em montante não inferior ao dobro do contravalor a prestar; Se as ações forem adquiridas para redução do capital social; Se as ações forem adquiridas para serem alienadas no prazo de um ano; Se as ações forem adquiridas por uma sociedade dominada. Em qualquer caso, o limite máximo de ações próprias que uma sociedade pode deter é de 10% do seu capital social.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 30/5/2023 10:25

Bom dia! Uma saudação e um obrigado ao amigo Purificação.
Das seguintes quais são as melhores estratégias para um investimento em ações:
1) Buy and hold: essa estratégia consiste em comprar ações de empresas na bolsa e mantê-las para o longo prazo;
2) Value investing: essa estratégia consiste em comprar ações de empresas que estão subvalorizadas pelo mercado;
3) Growth investing: essa estratégia consiste em comprar ações de empresas que estão crescendo rapidamente.
Espero que opinem pois o fórum está paradito!
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/5/2023 9:27

Stess, parece-te? O que me parece é que há muito quem esteja a olhar mais para baixo de 4! Se fechar abaixo de 4 é certo e sabido que cairá mais uns degraus. Deixa lá a sobrevenda, ese valor é chave, se o perder temos os ursos a mandá-la mais para baixo. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por STRESSZERO » 30/5/2023 8:45

Boas

O BCP deve ter fechado a posição... :mrgreen:

Bons negócios!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/5/2023 8:34

Pois é, pois é... está feita para furar 4 e ir por aí abaixo... :shock:
Entrar só mesmo mais abaixo!
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 30/5/2023 8:22

Daniel600 Escreveu:Boa noite,

Alguém sabe quando a Inapa volta a apresentar resultados?

Cumprimentos
Daniel Silva


Boas

No ano de 2022, a apresentação de resultados do 1º semestre foi feita a 21 de Setembro. Por isso este ano também deve ser por essa altura.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Daniel600 » 29/5/2023 21:21

Boa noite,

Alguém sabe quando a Inapa volta a apresentar resultados?

Cumprimentos
Daniel Silva
 
Mensagens: 16
Registado: 11/2/2016 22:14

Re: Inapa - Tópico Geral

por iniciado1 » 29/5/2023 19:58

Amen.... :shock:
 
Mensagens: 213
Registado: 12/4/2021 11:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], farami, Google [Bot], jlmt, joao garcao, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 372 visitantes