Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 11/1/2019 10:52

jose antonio 1989 Escreveu:segundo a noticia apresentada no jornal , o jornal económico , bcp quer vender participação de 29.7% na inapa e novobanco com 9% também é tido como vendedor . aparentemente todos querem sair , cgd vendeu participação á parpublica e restantes bancos pelas noticias também querem sair . falta saber quem estará interessado em comprar e a que preço .

https://leitor.jornaleconomico.pt/edica ... omico/1971


bom dia

Seria fantástico que a banca zarpasse da inapa.
A única coisa que sabem fazer é empréstimos, para comprar outras empresas do ramo e assim ordenhar a inapa durante mais uns anos.
Agora gerir e fazê-la ter lucro esquece..., uma empresa que factura +-800M e tem resultados finais inferiores a 1% de lucro (quando não é prejuízo) é muito mal gerida.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 11/1/2019 2:20

segundo a noticia apresentada no jornal , o jornal económico , bcp quer vender participação de 29.7% na inapa e novobanco com 9% também é tido como vendedor . aparentemente todos querem sair , cgd vendeu participação á parpublica e restantes bancos pelas noticias também querem sair . falta saber quem estará interessado em comprar e a que preço .

https://leitor.jornaleconomico.pt/edica ... omico/1971
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 4/1/2019 21:43

Artista Romeno Escreveu:...
fraude a inapa é uma empresa mais que falida tal a divida... e o estado vai andar ao barulho diretamente isto é uma vigarice


Boas

se assim é... despachou o embrulho para a empresa dos buracos, assim a CGD fica com as contas mais bonitas

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/1/2019 21:39

jose antonio 1989 Escreveu:Isso é só uma transferência entre parceiros o valor nem é relevante , podia ser qualquer valor diferente . cgd ( estado ) vende á parpublica ( estado ) . se no futuro a participação gerar prejuízo , o contribuinte é amigo.

fraude a inapa é uma empresa mais que falida tal a divida... e o estado vai andar ao barulho diretamente isto é uma vigarice
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Inapa - Tópico Geral

por jose antonio 1989 » 4/1/2019 20:04

Isso é só uma transferência entre parceiros o valor nem é relevante , podia ser qualquer valor diferente . cgd ( estado ) vende á parpublica ( estado ) . se no futuro a participação gerar prejuízo , o contribuinte é amigo.
 
Mensagens: 138
Registado: 3/1/2019 11:08

Re: Inapa - Tópico Geral

por Ativo » 4/1/2019 20:00

In Negócios Online, em 04/01/2019:

«Estado compra 33% da Inapa à CGD por 15,8 milhões de euros.

A CGD alienou a sua participação na Inapa por 15,8 milhões de euros. As contas deste ano vão ser penalizadas em 600 mil euros. O comprador é o Estado, que já é acionista da Parpública.

A Caixa Geral de Depósitos vendeu a totalidade da sua participação, de 33%, na Inapa. O comprador é o Estado através da Direção Geral do Tesouro e Finanças. O Estado já é dono de uma posição através da Parpública.

O anúncio foi feito pelo banco público em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, enviado esta sexta-feira, 4 de janeiro, mas a operação ocorreu ainda antes do final de ano (e antes do fecho de contas), a 28 de Dezembro.

"No cumprimento do seu plano estratégico, nomeadamente no que diz respeito à alienação de ativos não core para a sua atividade, a CGD procedeu à transmissão de 148.888.866 ações preferenciais sem direito de voto de que era titular, representativas de 49,47% do total das ações preferenciais sem voto emitidas e de 33,01% do capital social da Inapa, tendo deixado de deter qualquer participação nesta sociedade", indica a nota.

Apesar da posição no capital social, os direitos de voto da CGD eram equivalentes a 24,94%, tendo em conta o limite aos votos que há na companhia do setor da distribuição de papel desde 2014. Qualquer acionista, independentemente da posição no capital, não pode votar com mais de um terço dos direitos.

O banco liderado por Paulo Macedo vai sair a perder desta operação. Regista uma menos-valia de 600 mil euros nas contas anuais de 2018, de acordo com a mesma fonte.

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças fez a aquisição destas posições ao banco público por 15,8 milhões de euros. Tendo em conta a posição detida através de ações preferenciais e ações ordinárias, é difícil fazer uma extrapolação para o valor atribuído à distribuidora presidida por Diogo Rezende.

O que é certo é que o Estado pagou mais do que a capitalização bolsista total da Inapa, no que diz respeito às ações ordinárias cotadas: o valor de mercado da distribuidora no fecho de hoje foi de 11,9 milhões de euros tendo em conta as ordinárias.

Já incluindo as ações preferenciais, o valor de mercado da Inapa é de 42 milhões de euros, de acordo com o site da empresa.

Venda durante mudança no poder
O Estado junta-se ao BCP, Novo Banco e Nova Expressão que são já acionistas da empresa. Aliás, o Estado fica com uma participação superior a 33,33% do capital social da instituição financeira, já que junta a participação da DGTF à da Parpública.

O Ministério das Finanças recusou-se a fazer comentários ao Negócios sobre a operação.

Só que, tendo em conta a existência das ações preferenciais que foram emitidas em 2011 e subscritas pelos bancos, o poder não equivale ao capital social. Neste momento, a CGD (agora o Estado), com 24,94%, é a segunda entidade com mais direitos de voto na Inapa, atrás do BCP, com 30%. A Parpública tem 8%, seguida dos 6% do Novo Banco, um banco que também está a alienar ativos não centrais para a sua atividade.

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças entra no capital da Inapa quando esta se encontra em mudança.

Em novembro, a assembleia-geral da distribuidora deliberou o fim das ações preferenciais, e a sua conversão em ações ordinárias – decisão que foi alvo de uma impugnação judicial por parte do acionista Nova Expressão, liderada por Pedro Baltazar. Essa alteração prepara-se para mudar o poder na empresa. A posição da CGD, agora vendida ao Estado, por exemplo, vai passar a ser de cerca de 35% do capital social, de acordo com cálculos do Negócios.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Inapa - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 4/1/2019 11:06

E que tal um 2019 melhor que o de 2018,... :clap: :mrgreen: \:D/

Por enquanto é isto,... :shock: :oops:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
INAPA.semanal.png
INAPA.semanal.png (91.08 KiB) Visualizado 12941 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 3/1/2019 10:11

maturidade Escreveu:Boas.
esta é daquelas que nada me estar a espantar este comportamento neste inicio de ano na bolsa.
Alguém fez atrás as contas que com a entrada dos Alemâes nesta ação o valor médio viria para os 0.0850/0.09.
Logo entrei de cabeça nos 0.0650 .

abraços


boas

podias dizer onde viste essa matemática?

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por maturidade » 3/1/2019 9:58

Boas.
esta é daquelas que nada me estar a espantar este comportamento neste inicio de ano na bolsa.
Alguém fez atrás as contas que com a entrada dos Alemâes nesta ação o valor médio viria para os 0.0850/0.09.
Logo entrei de cabeça nos 0.0650 .

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 2/1/2019 21:01

Flavc Escreveu:Bem considerar normal!! uma desvalorização de quase 50% desde novembro (julgo) é uma afirmação a meu ver sem sentido. E se for assim talvez não seja de admirar uma valorização de quase 100% a curto prazo, que até me parece mais lógica ( e não é por estar dentro, pois tenho ordem de venda de uma tranche a valores ainda mais altos).


Boas Flavc

Atendendo ao ambiente "bolsista" que rodeia a Inapa parece-me normal.
Os índices americanos caíram e levaram por arrasto os restantes. A bolsa Portuguesa vem de um passado atribulado, onde algumas cotadas de valor foram retiradas, logo suscita menor interesse por parte do capital estrangeiro fazendo com que o volume negociado seja muito menor. Empresas com divida elevado, resultados fracos, fraco volume em bolsa, tais como inapa, martifer, impresa, tdu,... quando o mercado tende para as quedas, estas empresas tem quedas mais expressivas. Por terem caido 40%...50% nao é de admirar

A Inapa esta ainda no processo de fusão de acções, compra da empresa alemã, que mais parece uma banhada que os pequenos accionistas vão levar.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Flavc » 2/1/2019 16:11

Bem considerar normal!! uma desvalorização de quase 50% desde novembro (julgo) é uma afirmação a meu ver sem sentido. E se for assim talvez não seja de admirar uma valorização de quase 100% a curto prazo, que até me parece mais lógica ( e não é por estar dentro, pois tenho ordem de venda de uma tranche a valores ainda mais altos).
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 2/1/2019 16:01

Flavc Escreveu:Parece-me que o Maturidade fez uma excelente entrada na INapa. Wellcome aboard. Esta coisa que o Kuby diz relativamente à Inapa ( e outras), nomeadamente a tentativa de análise gráfica, não dá grandes ajudas, para quem quer entrar ou sair. O mercado julgo eu, prepara-se para valorizar as impresas do setor do papel e a Inapa vai levar a sua conta.


Cuidado... esta tal como outras "peanners" caíram muito em Dezembro, não quer dizer que para ja voltem ao valor que estavam em novembro

A inapa esta envolta neste processo de junção de acções mais a compra (se correr mal "fusão") da empresa alemã. Por isso esta desvalorização parece normal.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Flavc » 2/1/2019 15:20

Parece-me que o Maturidade fez uma excelente entrada na INapa. Wellcome aboard. Esta coisa que o Kuby diz relativamente à Inapa ( e outras), nomeadamente a tentativa de análise gráfica, não dá grandes ajudas, para quem quer entrar ou sair. O mercado julgo eu, prepara-se para valorizar as impresas do setor do papel e a Inapa vai levar a sua conta.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por TheKuby » 27/12/2018 19:12

Boas

Esta historia da compra da empresa Alemã com uma entrada em capital irrisória e a conversão das preferenciais em regulares, tem história por detrás e vai "acabar" com os pequenos acionistas. Parece que se prepara mais um embuste.

Em relação à TDU, as obras que tem em carteira são dificeis de converter em cash e o endividamento não desce. Em algum momento vai ter de restruturar a divida e aí....bye.

A Impresa não consegue financiar-se (já nem ativos tem para vender) e o vencimento da divida vai também fazer estragos...sérios.

A Sonae Industria depende tanto do exterior que num momento em que se reorganizava a constipação mundial vai criar uma pneumonia e o endividamento...faz o resto.

A Martifer pode ser uma aposta interessante, mas a diversificação não permite concentrar-se no que é rentável para a fazer crescer.

Não ponho gráficos pois todas (exceto Martifer) parecem o Kamicase do Aquashow e as resistências (que na tendência que apresentam é o mais importante para validar uma inversão) estão a "milhas" de distância, pelo que tecnicamente.....só os crentes....

Este ano nem o inicio de ano as safa.

Cumps
Kuby
Cumprimentos

MigRod
 
Mensagens: 127
Registado: 1/9/2006 18:07
Localização: São Julião

Re: Inapa - Tópico Geral

por maturidade » 27/12/2018 17:26

novato Escreveu:
maturidade Escreveu:Boas.
Hoje comecei a construir a minha carteira nas small caps para 2019.
esta já cá esta a 0.0650 com 50000mil.
Mais virão até 31Dez.
Impresa, T.duarte, S.Ind, Martifer, etc.
O mês da janeiro costuma ser muito Bom.
Vamos lá ver se o tiro não me sai pela culatra.


Abraços


Boas!
Cofina já não faz parte?
tambem estavas dentro, certo??



Boas.
estou e estarei v~em descansado.
mas agora estou numa de small caps para vender durante o mês de Janeiro/fevereiro.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Inapa - Tópico Geral

por novato » 27/12/2018 17:21

maturidade Escreveu:Boas.
Hoje comecei a construir a minha carteira nas small caps para 2019.
esta já cá esta a 0.0650 com 50000mil.
Mais virão até 31Dez.
Impresa, T.duarte, S.Ind, Martifer, etc.
O mês da janeiro costuma ser muito Bom.
Vamos lá ver se o tiro não me sai pela culatra.


Abraços


Boas!
Cofina já não faz parte?
tambem estavas dentro, certo??
 
Mensagens: 435
Registado: 30/3/2003 22:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por maturidade » 27/12/2018 16:52

Boas.
Hoje comecei a construir a minha carteira nas small caps para 2019.
esta já cá esta a 0.0650 com 50000mil.
Mais virão até 31Dez.
Impresa, T.duarte, S.Ind, Martifer, etc.
O mês da janeiro costuma ser muito Bom.
Vamos lá ver se o tiro não me sai pela culatra.


Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 19/11/2018 15:03

boas

Hoje já esta a levar um aperto, vamos ver como corre...

Pena não haver uma explicar como se vai dar o processo de fusão das duas cotadas (se lhe posso chamar isso)

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 16/11/2018 20:12

higher Escreveu:A INAPA desde que houve o anuncio do aumento de capital 2011( abril de 2011),...até á sua "execução"( Outubro de 2011),...desvalorizou desde os 0,31 até aos 0,13( mais ou menos 1/3);daí,eu dizer que as preferenciais já estão incorporadas no valor da empresa.


boas

Hoje estava a espera que houve-se uma grande descida na cotação depois das decisões de ontem a assembleia da Inapa. como nao houve de certa forma fiquei surpreendido.

Depois lembrei-me que as acções da inapa em acções preferenciais também têm cotação (nos últimos 6 meses mais menos acompanhou a cotação das acções ordinárias). Pode ser ignorância minha, mas se há um valor de mercado atribuído, esse valor deve ser considerado no processo de fusão. Com um rácio de 1,2, o resultado final deve dar uma cotação +-€0,08...

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 21:42

Por aqui nesta cotada, nunca esteve bom , para os pequenos acionistas , mas com o passar do tempo vai de mal a pior .

Após a conversão das acções preferenciais fica assim :

"De acordo com os cálculos do Negócios, e com base no factor de conversão proposto pela Parcaixa :"

E com a possibilidade de no futuro a empresa alemã converter as obrigações e adquirir uma posição de 23% do capital , diluindo ainda mais a posição dos atuais acionistas .

Complicado …..
Anexos
inapa part qualif.PNG
inapa part qualif.PNG (9.61 KiB) Visualizado 10919 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 15/11/2018 20:56

boas

Quando é que estas alterações se vão reflectir em bolsa?

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 18:53

"CGD, BCP e Novo Banco passam a ter mais de 70% da Inapa

Com a assembleia-geral desta quinta-feira, a banca perde o direito prioritário na recepção de dividendos da Inapa, que nunca aconteceu, mas asseguram o controlo accionista da distribuidora de papel. Mas há uma impugnação a caminho."

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 7/11/2018 17:34

Obrigado.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Inapa - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 17:30

Celsius-reloaded Escreveu:O que é isso do Goodwill?


EM termos simplistas .

Quando faço a aquisição de uma empresa :

Valor Contabilistico de Balanço dos ativos : 1 Milhão

Valor que pago : 2 Milhões

Vou consolidar a empresa que adquiri no meu balanço e meu ativo cresce 1 Milhao e levo 1 Milhão a uma rubrica de Goodwill mas saíram 2 milhões da minha empresa .

É o valor que paguei acima dos ativos do balanço porque penso que vou recuperar no futuro com negocio fantástico que fiz .
Na pratica muitas vezes o valor nunca é recuperado , os 2 milhões foram pagos e fiquei com 1 milhão de ativos e 1 milhão de nada que fica lá no balanço para 1 dia ser limpo , visto ser um valor não recuperável .

Valor pago provavelmente sem retorno , e que um dia deverá ser contabilizado como um custo , se não for antes amortizado.

Depois quando acontecem as reestruturações , muitas vezes é limpo o Goodwill como um custo como penso que aconteceu com uma pequena parte ainda na Impresa .

Simplificadamente é isto
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 7/11/2018 17:36, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 7/11/2018 17:13

O que é isso do Goodwill?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, chico_laranja, dmaa, Ferreiratrade, Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, latbal, malakas, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, RP_Stocks, SalvaFP, Shift72 e 139 visitantes