Página 1 de 1

MensagemEnviado: 2/2/2008 20:05
por atomez
As bandas de Bollinger são calculadas por:

- média móvel, normalmente 20 dias (linha central)

- Somar e subtrair à MM n desvios padrões da cotação, normalmente n=2 desvios padrões dos últimos 20 dias (bandas superior e inferior)

A informação que isto dá é idêntica à média móvel mais uma medida da volatilidade - quanto mais larga a banda num ponto maior a volatilidade.

A interpretação básica é assim:

- quando toca numa das bandas é sinal de inversão de tendência

- quando fura uma das bandas é sinal de continuação de tendência

- muitas vezes a MM central é um suporte/resistência

É claro que isto são indicações genéricas que têm de ser avaliadas em conjunto com outros indicadores e também se uma dada cotação ao longo do tempo apresenta uma boa correlação com estes princípios oou se pelo contrário os falha muitas vezes.

Um caso recente em que usei as bandas de Bollinger foi na inversão de tendência da AMD.

As 2 velas brancas contra a tendência do mercado, o tocar na banda inferior, o estar perto do mínimo histórico e o historial das bandas ser bastante "clean" levaram-me a concluir que ia inverter e com a banda bastante larga que teria boa margem para ganhos.

Neste momento a indicação que dão é que como está quase a tocar a banda superior e em cima de uma resistência nos 8, é de manter sob vigilância porque pode ser um ponto de inversão, desta vez para baixo, mas também pode indicar a continuação para cima acompanhando o alargamento da banda.

PS: No caso de a coisa resultar e der bons ganhos recomendo a abertura de uma garrafita de champagne Bollinger bem fria :mrgreen:

MensagemEnviado: 31/1/2008 17:20
por Ulisses Pereira
Essa da "minha escola de pensamento" é um nome pomposo. :)

Acho que cada analista escolhe os métodos que mais se ajustam ao seu estilo de "trading" e até à sua personalidade. Os meus livros preferidos sobre o mercado estão no artigo que penso tu já conheceres. Naturalmente que, ao longo dos anos, vais refinando a tua forma de actuar, a forma de analisares os mercados. E, no meu caso particular, apenas espreito para o RSI para avaliar do "aquecimento" de um título. Tirando este pormenor, para mim a análise resume-se a suportes, resistências, linhas de tendência e padrões. Além, naturalmente, do sentimento do mercado, algo mais subjectivo que gosto muito de incluir no meu pensamento sobre o mercado.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 31/1/2008 16:41
por urukai
Caro Ulisses,

podes recomendar-me bibliografia para essa tua escola de pensamento e abordagem aos mercados?

A panóplia (diria mesmo enchente) de indicadores acabam mtas vezes por me baralhar e talvez fosse mais feliz se apenas me regesse por suportes, resistências, lt e volumes.

Obrigado.
Um abraço.

MensagemEnviado: 31/1/2008 16:39
por MarcoAntonio
Em termos muito simples é uma banda (faixa de valores) em torno do valor actual (cotação/índice/etc) que varia de largura conforme a volatilidade...

Outro indicado identico é o price envelope (este tem uma largura fixa ao passo que as bandas de bollinger têm uma largura variável).

MensagemEnviado: 31/1/2008 16:35
por habanero04

MensagemEnviado: 31/1/2008 16:33
por Ulisses Pereira
Se pesquisares na net, encontrarás aquilo que qualquer um de nós te poderá colocar aqui como "copy paste".

Quanto a indicadores, cada um tem a sua função. Eu pessoalmente, não uso nenhum.

Um abraço,
Ulisses

banda bollinger

MensagemEnviado: 31/1/2008 16:32
por pedroseq
o que é a banda bollinger, que informação que dá. Na analise tecnica qual é o indicador melhor?