Página 1 de 1

MensagemEnviado: 30/1/2008 12:33
por LTCM
Blasterman Escreveu:assim o dolar desce, o meu activo real desce, mas o warrant sobe compensando a descida do activo real.

eu faço com uma proporçao de 1/15 (devido à elevada volatilidade dos warrants, nao preciso de mais que isso).

Mas olha posso-te dar um exemplo de um hedge (acho que posso chamar assim) feito por mim no inicio deste ano.

tinha comprado um fundo bovespa, dia 29 de dezembro. usei 1500 euros.

dps senti os mercados a desabarem e, perdendo 3% comprei um ETF short emerging market, com uma exposiçao de cerca de 2500 euros, enquanto resgatava o fundo. O intuito era, enquanto esperava pelo "D+1" nao perder mt dinheiro.

naqueles dias de espera o fundo caiu a pique, mas eu tinha o short. moral da historia, perdi 8% no fundo bovespa e ganhei 12% no short ETF.


é preciso é sermos pessoas atentas ao mercado e nao termos a mania de contrariarmos o mercado.


Bom post :!: :wink: :) :idea:

MensagemEnviado: 30/1/2008 12:06
por petar
O BIG permite negociar ETFs?

MensagemEnviado: 30/1/2008 6:49
por Blasterman
bem, possivel é sempre.

eu por exemplo em tempos de incerteza compro um warrant eur/usd, quando tenho mt dinheiro investidos em activos em dolares.

assim o dolar desce, o meu activo real desce, mas o warrant sobe compensando a descida do activo real.


e nem é preciso faze-lo com tanto dinheiro assim...

eu faço com uma proporçao de 1/15 (devido à elevada volatilidade dos warrants, nao preciso de mais que isso).

quanto ao tamanho do portfolio em percentagem, obviamente que neste momento temos de aumentar a exposiçao às commodities, se queremos ganhar dinheiro.

eu estou +- como tu
tenho 25% agricultura e 30% prata, com alguma liquidez que uso pra comprar alguns ETFs esporadicos do tipo short (ou comprar accoes numa optica de trading diario ou bi-diario)

pq neste momento, tenho receio em me enfiar em accoes numa perspectiva de mais de 2 dias...


Mas olha posso-te dar um exemplo de um hedge (acho que posso chamar assim) feito por mim no inicio deste ano.

tinha comprado um fundo bovespa, dia 29 de dezembro. usei 1500 euros.

dps senti os mercados a desabarem e, perdendo 3% comprei um ETF short emerging market, com uma exposiçao de cerca de 2500 euros, enquanto resgatava o fundo. O intuito era, enquanto esperava pelo "D+1" nao perder mt dinheiro.

naqueles dias de espera o fundo caiu a pique, mas eu tinha o short. moral da historia, perdi 8% no fundo bovespa e ganhei 12% no short ETF.


é preciso é sermos pessoas atentas ao mercado e nao termos a mania de contrariarmos o mercado.

Ps: nao acredito que estejamos numa bolha agricola. Mas se o tivermos, ainda se encontra bem no inicio. Até rebentar nao me doa a mim a barriga.

abraço

MensagemEnviado: 30/1/2008 3:36
por tatanka
Blasterman Escreveu:bem, é verdade, mas tb te estas a esquecer que msm transacionando em euros (caso do fundo da parworld), dado que o sector o faz em dolares, a actualizaçao é feita antes de nos ser apresentada a percentagem.


Blaster, pelo que leio no prospecto do fundo, é feito hedge cambial.
" Highly appropriate for investors with euro-denominated portfolios as they obtain the performance of USD-denominated indices in euros (quanto performance). "


Entendo isto como hedge cambial, mas para falar a verdade, não é claro para mim.

Já agora, de que formas achas possível um pequeno investidor fazer hedge cambial? Currency ETF's?

Ha, já agora, deixa-me dizer que em condições normais, mais que 10-15% do portfolio alocado á soma de metais+mercadorias agrícolas, me parece demasiado arriscado.
Actualmente devo ter 20% em agrícolas + 10% em ouro (mineira), mas quando isto estabilizar pretendo nivelar o portfolio....

Abraço e BN!

MensagemEnviado: 30/1/2008 3:19
por Blasterman
e de facto eu tb me sinto um bocadinho assim

tanto que a minha carteira é so... agricultura e prata

pouca diversificaçao, mas nao vejo outra soluçao... e como me estou a dar bem...

MensagemEnviado: 30/1/2008 3:17
por Blasterman
bem, é verdade, mas tb te estas a esquecer que msm transacionando em euros (caso do fundo da parworld), dado que o sector o faz em dolares, a actualizaçao é feita antes de nos ser apresentada a percentagem.

nao estou ciente das valorizaçoes das empresas que referiste, nao as estudei simplesmente, dado ser um pequeno investidor (nao tenho acesso a elas).

de qualquer forma, no que ao DBA me diz respeito, comprei no final de dezembro com um cambio mt semelhante ao actual. por isso, nao me queixo.
alem disso podes sempre fazer hegdes pra compensar o risco cambial.

apenas digo que concordo plenamente com a tua visao de investimento, seja em que activo resolveres investir.

abraço

MensagemEnviado: 30/1/2008 3:11
por tatanka
Claro Blaster, numa accao como MOS ou TRA é mais elevado.
Basta ver a sua volatilidade.
Por outro lado, o seu retorno pode ser bem mais elevado que um ETF. Basta olhares para o retorno destas duas companhias no ano que passou :wink:
Tudo depende do perfil de risco do investidor.

Um factor que não nos podemos esquecer é o risco cambial. O DBA transacciona em dolares. Tomando como exemplo o ano passado, dos 30 ou 40% de rentabilidade q este ETF apresentou, teríamos de descontar 12% devido á perca do USDXEUR.
Uma empresa cuja percentagem de vendas seja maioritariamente para o exterior, acaba por ser uma boa defesa.

Por outro lado, a quebra do dolar, leva ao aumento da inflação que contribui positivamente para o aumento das mercadorias agrícolas....

Pessoalmente estive investido uma pequena quantia durante o mês de Dezembro em DBA, aproveitando um bom momentaneum, fui buscar uns trocos.

Os fundamentais apontam para uma continuação da subida, e sinceramente, para além do sector da energia/metais, não vejo onde colocar o dinheiro no momento.

na minha opiniao..

MensagemEnviado: 30/1/2008 3:00
por Blasterman
ola

este é um assunto que me interessa pq investi em agricultura várias vezes

neste momento tenho o DBA

das várias opçoes que colocaste, a minha preferencia vai mesmo para o DBA.
Tb gosto do fundo da Parworld (tb ja o tive), mas tal como todos os fundos estes têm o defeito de nao poderes transacionar em tempo real, o que por vezes se pode tornar complicado.

quanto a accoes do sector, o unico contra é que nem sempre a empresa reflete o desempenho do sector (se virmos alguns casos noutros sectores, como o das renovaveis, a situaçao ainda fica mais clara).

Mas concordo... o investimento na agricultura tem tudo pra ser um bom investimento, desde que se tenha noçao da volatilidade das commodities.

um abraço

MensagemEnviado: 30/1/2008 1:45
por tatanka
arnie Escreveu:Interessante esse Greenhaven ETF.

Quero apenas chamar a atenção para o volume. Estes "titulos" são recentes, muitos investidores ainda não têm conhecimento dos mesmos e como tal o volume é relativamente inexistente, ou seja, um movimento brusco e o "titulo" pode em pouco minutos apresentar quedas demasiado pesadas.

Acompanhem os "titulos" em questão a nivel intraday durante uns dias para terem a noção dos spreads. Há spreads enormes que aquando de movimentos de pânico podem fazer a diferença entre um prejuizo e uma "falencia"

um abraço
arnie


Arnie, tens a certeza que isso se aplica a ETF's?

Um ETF limita-se a seguir um indice. Para tal investe em activos financeiros que permita replicar o indice que acompanha.
Quando o valor dos activos se afasta do valor do ETF em bolsa (devido a variações na procura), entram em acções agentes responsáveis pela arbitragem do ETF, repondo um vajor justo.

Julgo que a arbitragem inerente a qualquer ETF funciona mesmo com pouco volume, mas carece de uma confirmação empirica, comparando a variação do ETF com os indices que acompanha (SP GSCI, DJ-AIG,CCI).

Abraço

Re: investimento em agricultura

MensagemEnviado: 29/1/2008 23:01
por tatanka
fundamentalista Escreveu:Caro Tatanka,

Como em qualquer investimento, antes disso deves ter uma estratégia de actuação e crescimento que identifique o que pretendes que a tua empresa venha a deter. Deves identificar pontos fortes e pontos fracos face à concorrência nos negócios em que te pretendes envolver.

Ao nível do investimento que responde ao teu objectivo estratégico, deves primeiro que tudo caraterizar muito bem o(s) mercado(s) em que vais actuar e o(s) segmento(s) de mercado alvo, compreendendo as suas necessidades e os pontos fortes e fracos do teu produto. Deves esforçar-te por minimizar os pontos fracos e maximizar os pontos fortes e deves traçar objectivos realísticos para a tua actuação, tendo em conta as tudas capacidades de limitações.

Deves realizar um cronograma de investimento bem calendarizado e programar a forma de financiamento, bem como realizar uma análise de viabilidade.

Deves traçar cenários optimistas e pessimistas e um "exit plan", caso as coisas não corram da forma prevista.

Depois deves trabalhar afincadamente para montar a organização, por a máquina a funcionar e gerir o processo, observando se vais cumprindo ou não os
objectivos que traçaste de forma a poderes rever objectivos e analisar a performance.

Enfim, estes são apenas alguns tópicos gerais que deverás observar.

cumprimentos
fundamentalista


Pontos Fortes:

--> Fraca correlação com a bolsa. Positivo em tempos de incerteza.
-->Aumento da população mundial sem acompanhamento de um aumento de produção agrícola
-->Procura por parte das economias emergentes.
-->Diminuição nos incentivos/subsidios á produção agrícola
-->Aumento da procura por parte de biocombustiveis
-->Dificuldades na criação de áreas agricolas, e abastecimento de agua

Pontos Fracos:
--> Sector em alta já algum tempo. Demasiado esticado? Receio de sectores da moda. Podemos estar a assistir ao formar de uma bolha.
--> Medidas governamentais esperadas para combater aumento de preços de bens essenciais (leite, por ex.)

Objectivos
--> Valorização de 20-30% durante o ano 2008

Reforços
--> Não previstos

Saida
--> Stop loss a 20% do preço de compra
--> Saida após se verifique tendencia clara de quebra

Peso no Portfolio
--> 20%

MensagemEnviado: 29/1/2008 20:55
por arnie
Interessante esse Greenhaven ETF.

Quero apenas chamar a atenção para o volume. Estes "titulos" são recentes, muitos investidores ainda não têm conhecimento dos mesmos e como tal o volume é relativamente inexistente, ou seja, um movimento brusco e o "titulo" pode em pouco minutos apresentar quedas demasiado pesadas.

Acompanhem os "titulos" em questão a nivel intraday durante uns dias para terem a noção dos spreads. Há spreads enormes que aquando de movimentos de pânico podem fazer a diferença entre um prejuizo e uma "falencia"

um abraço
arnie

MensagemEnviado: 29/1/2008 19:52
por Pata-Hari
Outra vantagem é a fiscalidade, que funciona como a fiscalidade das acções.

MensagemEnviado: 29/1/2008 18:21
por tiagopt2
tatanka Escreveu:ETF transacciona exactamente como uma acção.

Alternativa muito valida a MOS, TRA.


Todos os intermediários financeiros permitem isso?
Eu trabalho com a caixadirecta investimento e não consigo encontrar a opção para negociar este género de activos. Por acaso ninguém sabe como se faz? Agradecia uma ajudinha :roll:

Re: investimento em agricultura

MensagemEnviado: 29/1/2008 16:13
por Bart Simpson
tatanka Escreveu:Boas,

Estou a planear um investimento no sector agrícola neste momento.
Estou a pensar num ETF (DBA), ou uma empresa ligada á area de fertilizantes (MOS), ou um fundo de investimento (Parworld Agriculture).

O sector já vem um pouco esticado, mas ainda assim, penso que tem tudo para continuar a subir.

O que é q acham do timing de entrada neste sector?

Eu vou adquirir este novissimo ETF, por ser mais diversificado, pois além de agricultura tem energia e metais.(tenho que esperar o fim do mês para ter guita).É um ETF muito equilibrado
http://www.greenhavenfunds.com/
jeab

MensagemEnviado: 29/1/2008 14:49
por tatanka
ETF transacciona exactamente como uma acção.

Alternativa muito valida a MOS, TRA.

MensagemEnviado: 29/1/2008 14:37
por tiagopt2
Para saber mais detalhes sobre o que é um ETF fica o link http://www.euronext.com/editorial/wide/ ... 08-PT.html

MensagemEnviado: 29/1/2008 14:26
por tiagopt2
Boa tarde.

Também eu tenho andado a sondar umas acções ligadas ao sector agrícola para juntar ao meu portfolio. Após uma ligeira quebra parecem querer recuperar novamente. Em relação à MOS, já tinha ponderado entrar nela, e continuo a ponderar.

No entanto, não me parece ser, tecnicamente, este o timing ideal. Está bastante próxima do máximo histórico, o que pode servir uma vez mais como resistência.

Se a sua entrada for ponderada pelo lado curto, aí é diferente. Embora ainda esteja abaixo da LTa de longo prazo, tem tudo para recuperar pelo menos até ela.


Já agora, perdoem a ignorância... :oops: Como se investe num ETF? Compra-se em mercado como se se tratasse de uma acção, ou subscreve-se como se fosse um fundo?

MensagemEnviado: 29/1/2008 14:13
por tatanka
Obrigado Scorpio.
Fico satisfeito por ver que a grande maioria dos analistas aconselham investimentos em agricultura.
Mas por outro lado, receio sempre as "acções" da moda.....
Estranhei que o senhor fosse tão anti-Greenspan....


Fundamentalista, obrigado pelos conselhos. Mentalmente já tenho a estrategia definida, vou coloca-lo em papel.

MensagemEnviado: 29/1/2008 13:29
por tatanka
Já agora acrescento que 2 etf's muito populares em agricultura são o MOO e o DBA.
O DBA trabalha sobre contractos de soja, arroz, acucar...

O MOO investe em accoes de 10/15 companhias ligadas ao sector.

MensagemEnviado: 29/1/2008 13:25
por tatanka
buy in a index, na pratica significa investires nalgum produto financeiro que replique um indice.

O mais comum é o investimento em ETF's.
Um ETF é gerido de forma passiva, simplesmente replicando um indice. Desta forma, tem comissões de gestão muito mais baixas (na ordem dos 0.5%), que um fundo activo.

MensagemEnviado: 29/1/2008 13:05
por MNFV
Obrigado Scorpio,

já agora, quando ele fala em «buy an index» refere-se a que tipo de produto financeiro em particular?

Obrigado

«
If you want to get into the agricultural market, what is the most efficient way to do it if you don't have the wherewithal to be able to utilise, you know, the Chicago Board of Trade and things like that. Are there indices that one should look at without having to monitor them every day, a simple way of getting in, in other words?

Well, Lindsay, I mean many academics and many consultants have demonstrated over and over again the best way for most people to invest in anything, stocks, currencies, whatever, is through an index. I'm not the first to come up with that and you either. That's been demonstrated too many times. People who invest in indexes outperform 80% of active fund managers year after year after year.

The best thing for most people to do is buy an index. I mean first do your homework and decide, "Yes, I want to buy stocks. Yes, I want to buy American stocks. Yes, I want to buy commodities," whatever it is. And then if you decide you want to buy that asset class, the best way to invest, no matter what the asset class, is to buy an index.
»

Re: investimento em agricultura

MensagemEnviado: 29/1/2008 12:52
por fundamentalista
Caro Tatanka,

Como em qualquer investimento, antes disso deves ter uma estratégia de actuação e crescimento que identifique o que pretendes que a tua empresa venha a deter. Deves identificar pontos fortes e pontos fracos face à concorrência nos negócios em que te pretendes envolver.

Ao nível do investimento que responde ao teu objectivo estratégico, deves primeiro que tudo caraterizar muito bem o(s) mercado(s) em que vais actuar e o(s) segmento(s) de mercado alvo, compreendendo as suas necessidades e os pontos fortes e fracos do teu produto. Deves esforçar-te por minimizar os pontos fracos e maximizar os pontos fortes e deves traçar objectivos realísticos para a tua actuação, tendo em conta as tudas capacidades de limitações.

Deves realizar um cronograma de investimento bem calendarizado e programar a forma de financiamento, bem como realizar uma análise de viabilidade.

Deves traçar cenários optimistas e pessimistas e um "exit plan", caso as coisas não corram da forma prevista.

Depois deves trabalhar afincadamente para montar a organização, por a máquina a funcionar e gerir o processo, observando se vais cumprindo ou não os
objectivos que traçaste de forma a poderes rever objectivos e analisar a performance.

Enfim, estes são apenas alguns tópicos gerais que deverás observar.

cumprimentos
fundamentalista

MensagemEnviado: 29/1/2008 12:45
por Scorpio

investimento em agricultura

MensagemEnviado: 29/1/2008 12:35
por tatanka
Boas,

Estou a planear um investimento no sector agrícola neste momento.
Estou a pensar num ETF (DBA), ou uma empresa ligada á area de fertilizantes (MOS), ou um fundo de investimento (Parworld Agriculture).

O sector já vem um pouco esticado, mas ainda assim, penso que tem tudo para continuar a subir.

O que é q acham do timing de entrada neste sector?