Lucro da Nokia cresce 44% com aumento da quota de mercado
24/01/2008
A Nokia, a maior fabricante mundial de telemóveis, revelou que os seus resultados líquidos referentes ao último trimestre do ano passado registaram um crescimento de 44%, face ao período homólogo. A companhia sueca beneficiou do aumento da quota de mercado.
Os lucros nos três meses terminados a 31 de Dezembro, subiram para 1,84 mil milhões de euros, dos 1,27 mil milhões obtidos no mesmo período do ano anterior, superando a media das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um valor de 1,51 mil milhões de euros.
As vendas da fabricante sueca subiram 34% para 15,7 mil milhões, acima das previsões dos especialistas, que previam receitas de 14,9 mil milhões. A Nokia beneficiou do aumento das margens, em resultado da diversificação da gama de produtos, que vai desde equipamentos de menos de 50 dólares a telemóveis com GPS.
Neste período, a Nokia reforçou a sua posição de liderança no segmento dos equipamentos de telecomunicações móveis. A quota de mercado da companhia, no último trimestre, era maior do que a dos três rivais juntos: a Motorola, a Samsung e a Sony Ericsson.