Página 1 de 1

MensagemEnviado: 24/1/2008 19:54
por SMALL2007
Exacto.

Se fossem melhores traders do que investidores, provavelmente seriam traders, e não Directores Financeiros ou Empresários de longo prazo.

Para mim até é mau sinal, embora goste de ver. É sinal que estão mais preocupados com a imagem do que com o negócio.
Até porque se achassem que estava mesmo barata, compravam mesmo muito, e não estes peanuts.
Tipo o que faz o Belmiro, vende caro, recompra barato e passado uns anos enfia o mesmo na bolsa novamente caro.

Re: UU

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:39
por MarcoAntonio
luislobs. Escreveu:Uma coisa é certa, as empresa só reforçam no capitam quando acreditam que os mercados tendem em nao cair mt mais do que o presente.


Não necessariamente. Também compram quando querem travar/atenuar as quedas (por exemplo para se protegerem de OPA's)...

E mesmo que estejam a comprar por acreditarem que não vai cair mais, as empresas também se enganam.

UU

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:34
por luislobs.
Uma coisa é certa, as empresa só reforçam no capitam quando acreditam que os mercados tendem em nao cair mt mais do que o presente.

Depois nesse mesmo presente voltam as OPAS, com toda gente a olhar a melhor presa possivel.

Depois será que o Bcp já anda a comprar capital proprio?È que anda ali um marmanjo a comprar paletes.

,

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:31
por Resina
Ulisses Pereira Escreveu:Não é essa conclusão final que eu retiro. O que eu digo é que não podemos tirar qualquer conclusão... As empresas querem sinalizar que as acções estão "baratas" mas a história diz-nos que não é tão linear assim.

Ok, compreendo que o que elas querem demonstrar é que as acções estão "baratas", mas infelizmente não é isso que comanda os mercados... Os outros factores fazem com que na realidade isso não seja uma razão para adquiri-las...
Acho que neste momento o que deveremos fazer é estar "quietos" no nosso lugar e "aproveitar" o facto dos mercados corrigem para termos boas "empresas" a baixo custo. Tal como diz o "guru" Warren Buffet...
Abraço
Ps: Acho que os forenses e o público em geral tem muita "pressa" que isto inverta... Eu acho mais que é deixar o mercado andar, observar bem e tomar uma atitude de compra, na altura correcta.

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:27
por MarcoAntonio
No fundo, as empresas são parte interessada e como o Ulisses refere, tentam passar uma mensagem ao mercado, uma mensagem que não é necessariamente particularmente isenta/objectiva ou esclarecida. As empresas cometem erros nas avaliações que fazem e também não têm um conhecimento especial do que o futuro dos mercados nos reserva.

No fundo, são (praticamente) tão passíveis de se enganarem como o comum investidor caso contrário dedicavam-se em exclusivo aos mercados de capitais e não precisavam de mais negócio nenhum...
;)


Curiosamente, quando as empresas têm sucesso nessa gestão, são depois acusadas de manipulação (estou a lembrar-me por exemplo da Sonae / Belmiro de Azevedo).
:lol:

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:22
por Ulisses Pereira
Não é essa conclusão final que eu retiro. O que eu digo é que não podemos tirar qualquer conclusão... As empresas querem sinalizar que as acções estão "baratas" mas a história diz-nos que não é tão linear assim.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:19
por Resina
Ulisses Pereira Escreveu:Resina, não deixa de ser curioso que em 2000 foi um ano em que em Portugal houve várias empresas a comprarem acções próprias após as primeiras correcções...

Pois, talvez para elas o valor unitario de cada uma seja atractivo, mas isso não significa que continue com as quedas... Logo se aproveitar.mos esse teu comentario e o aplicarmos na actualidade, poderemos ter uma continuidade de quedas... :? :?
Abraço

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:12
por Ulisses Pereira
Resina, não deixa de ser curioso que em 2000 foi um ano em que em Portugal houve várias empresas a comprarem acções próprias após as primeiras correcções...

O que eu quero dizer é que se há empresas que têm sucesso nesta estratégia outras não. A compra de acções próprias não é um indicador "bullish" fiável.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:06
por Auditor
A própria PT prevê gastar até 2 mil milhões de euros no actual programa de compra de acções próprias.

MensagemEnviado: 23/1/2008 17:03
por Resina
Ulisses Pereira Escreveu:Face às quantidades transaccionadas, mais do que investimentos fortes, são quase sinais que as empresas querem dar ao mercado. Sinais de que a empresa está "barata", naturalmente. Mas historicamente não têm sido sinais fiáveis disso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, acho que não só é isso, mas tambem como essas empresas investem no longo prazo, o que agora pode acabar por ser pouco rentável, dentro de 1/2 anos torna-se rentável... Quando elas investem é no longo prazo e o objectivo não é momentaneo...
Abraço

MensagemEnviado: 23/1/2008 14:38
por Mdois
Mas se as quedas continuarem no curto prazo, nem estas compras de Acções e Quotas próprias lhes vale. Aliás só podem comprar até 10% do seu Capital.

Acho que vamos ter um Inverno muito complicado, apesar do SOL estar convidativo por todo o país.

Penso que é preferível estar de fora. E quando arriscar,...tem que ser politicas Daytrading...se quiser dormir descansado.

MensagemEnviado: 23/1/2008 11:41
por Ulisses Pereira
Face às quantidades transaccionadas, mais do que investimentos fortes, são quase sinais que as empresas querem dar ao mercado. Sinais de que a empresa está "barata", naturalmente. Mas historicamente não têm sido sinais fiáveis disso.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 23/1/2008 10:55
por fiódor
Tem havido compras por parte das empresas, mas acho que ontem até foi mais para evitar o descalabro, nomeadamente na Novabase e na Mengil e acho que na cimpor tb. Se eles não seguram a cotação a coisa podia ficar bem negra.

Cumps

MensagemEnviado: 23/1/2008 10:35
por Mdois
E hoje parece-me que esta compra de Acções e Quotas próprias continua por parte de algumas empresas...

MensagemEnviado: 23/1/2008 0:09
por karlitos
por acaso estive para questionar sobre isso mesmo...

tem-se visto muitas compras de capital próprio por tarte de empresas.

fiquei esclarecido.

Empresas "aproveitam" e compram Acções e Quotas Pr

MensagemEnviado: 23/1/2008 0:02
por Mdois
Hoje algmas empresas aproveitaram as quedas verificadas pela manhã e foram ás compras. Com estas descidas bruscas, as empresas que têm dinheiro "vivo" aproveitam para comprar Acções e Quotas Próprias.

Com estas medidas, fazem altos negócios no futuro. Por vezes este tipo de negócio é mais rentável do que investir em Imobilizado. Compram barato e daqui por uns meses vão vender com excelentes mais-valias. A questão é saber se este é o momento certo para comprar. Mas, isso ninguém sabe.

Outro objectivo destas compras é também travar um pouco a queda da própria acção.

Os americanos cairam muito menos do que se esperava, mas os perigos de recessão não estão afastados e por isso, é preciso ter algumas cautelas. Pois a baixa dos juros ajuda a estimular a economia, mas se as taxas baixam é porque algo vai mal.

A baixa dos juros é "um pau de dois bicos".

Sou da opinião de que os mercados vão continuar muito voláteis nos próximos tempos.