Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novabase - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Novabase - Tópico Geral

por Royal Orange » 7/2/2014 15:57

ParaCima Escreveu:perdes tanto nos dividendos como nas mais-valias, é igual. o problema dos dividendos na minha opinião é a descapitalização da empresa. "juros" é nos depósitos a prazo. de certeza que os accionistas da PT preferiam nunca ter recebido aqueles dividendos todos... penso eu. ainda por cima com a dívida brutal que tinha a empresa. chamo a isso boa gestão LOL


Não, o efeito não é igual.

Quando uma empresa distribui dividendos, estes são calculados sobre o lucro depois de impostos, ou seja, a empresa paga IRC sobre esse montante. Posteriormente, quando o accionista recebe o dividendo, este paga + 28% de IRS. Ou seja, és tributado duplamente em 2 esferas diferentes.

No caso de nao distribuir dividendos a empresa so pagaria IRC sobre os lucros e o accionista seria remunerado pela valorizaçao da empresa, pagando IRS apenas na realizaçao de mais valias.

A distribuiçao de dividendos so faz sentido se a empresa nao tiver mais nada util onde investir o lucro gerado.
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 140
Registado: 29/11/2007 9:40

Re: Novabase - Tópico Geral

por speculator » 7/2/2014 10:35

No caso da Novabase a questão da descapitalização não se coloca, uma vez que o net cash da empresa deve ser entendido como uma “gordura” pela qual se torna preferível remunerar o accionista.
A prazo será de esperar uma optimização da estrutura de capitais da empresa, pelo que a contracção de alguma dívida para financiamento na estratégia de internacionalização da empresa seria muito bem-vinda.
E, francamente, queiram explicar-me essas políticas de planeamento fiscal, uma vez que não entendo como se aborda a questão do imposto sobre os dividendos e não sobre as mais-valias…
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 13:32

Re: Novabase - Tópico Geral

por 5element » 7/2/2014 10:18

ParaCima Escreveu:perdes tanto nos dividendos como nas mais-valias, é igual. o problema dos dividendos na minha opinião é a descapitalização da empresa. "juros" é nos depósitos a prazo. de certeza que os accionistas da PT preferiam nunca ter recebido aqueles dividendos todos... penso eu. ainda por cima com a dívida brutal que tinha a empresa. chamo a isso boa gestão LOL


Não esquecer que uma empresa que distribui bons dividendos normalmente são empresas com bons lucros e com excelente potencial. A caso da PT é completamente distinto, a cotação atual reflete a conjuntura dos últimos anos e a empresa está num processo de fusão.

cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 107
Registado: 10/6/2011 20:28
Localização: Porto

Re: Novabase - Tópico Geral

por ParaCima » 7/2/2014 0:16

perdes tanto nos dividendos como nas mais-valias, é igual. o problema dos dividendos na minha opinião é a descapitalização da empresa. "juros" é nos depósitos a prazo. de certeza que os accionistas da PT preferiam nunca ter recebido aqueles dividendos todos... penso eu. ainda por cima com a dívida brutal que tinha a empresa. chamo a isso boa gestão LOL
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 mi

por IzNouGuud » 6/2/2014 23:47

Cardoso25 Escreveu:Rasteiro se me permites o comentário. Podes não investir numa empresa por causa do dividendo, mas se puderes receber dividendos e continuar a ter uma valorização, não compensa?


Não compensa!
Imagina que o dividendo era de 10 cêntimos por ação. Recebias 7,2 (2,8 iam para impostos), mas no dia seguinte a ação corrige 10 cêntimos. Ou seja, na prática perdes os 28% de imposto.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Re: Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 mi

por Cardoso25 » 6/2/2014 22:19

rasteiro Escreveu:
IzNouGuud Escreveu:
rasteiro Escreveu:O conselho de administração da Novabase vai entregar cerca de 6,3 milhões de euros, aos accionistas, o


Pois, OK.
mas eu invisto semmpre numa empres no impacto da noticia e não no valor do dividendo.
Já vasta pagar 28% sobre as nmais valias, quanto mais ficar com elas por causa do dividendo.
e têm-se visto que isso é má politica, pois no geral sai-se sempre a perder.
eu jogo no impacto da noticia e mais nada.

abraços


Rasteiro se me permites o comentário. Podes não investir numa empresa por causa do dividendo, mas se puderes receber dividendos e continuar a ter uma valorização, não compensa?
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Novabase - Tópico Geral

por ParaCima » 6/2/2014 21:57

eu também não sou muito favorável há distribuição de dividendos... basta olhar para o exemplo da PT. estou dentro nesta empresa por acreditar nos fundamentais. pelas minhas contas Ev/ebitda=6,37
ev/fvf=2,88
solvabilidade=0,47
P/s=0,5
book=1,06

olhando só para o indicador do book, a empresa gerando um RL 7 milhões por ano com uma capitalização bolsista de 108M. ao fim de uma ano já está em paridade com o book. só tenho pena é de não ter entrado antes. andei a olhar quando estava nos 3 euros. de repente deu um salto e fiquei á espera que caísse um pouco, mas ontem decidi entrar. amanhã logo se vê. se valorizasse até aos 4 vendia, não acredito, talvez até corrija. tenho as maos fortes, pelos factores referidos em cima.

Ps: rasteiro compras á espera que a noticia seja boa, ou analisas e com essa análise compras consoante as expectativas da tua análise?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 mi

por rasteiro » 6/2/2014 21:28

IzNouGuud Escreveu:
rasteiro Escreveu:O conselho de administração da Novabase vai entregar cerca de 6,3 milhões de euros, aos accionistas, o que significa uma remuneração de 20 cêntimos por acção.

“O conselho de administração da tecnológica aprovou a alteração da política de remuneração accionista, nos termos da qual passará a ser proposto à Assembleia Geral o pagamento anual de um montante correspondente a, pelo menos, 30% do resultado líquido consolidado do Grupo Novabase que for apurado em cada exercício social, eliminando assim o limite superior da política anteriormente em vigor”, explicou a empresa em comunicado.



Assim, o Conselho de Administração liderado por Luís Paulo Salvado (na foto) vai propor à Assembleia Geral anual de 2014 a distribuição de 6.280.278,80 euros aos accionistas. Este pagamento, que corresponde a um montante equivalente a 83,62% do resultado líquido consolidado, representa um dividendo de 20 cêntimos por acção.



No ano passado, a Novabase entregou inicialmente cerca de 3 milhões de euros aos accionistas, em forma de dividendo e no início do último trimestre reforçou esse dividendo em mais 15 milhões de euros.

OPTIMAS NOTICIAS
:clap: :clap: :clap: :clap:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html


O pagamento de dividendos é (quase) sempre mau.
Mau para o acionista que vê ação corrigir o valor bruto, mas só recebe o valor liquido.
Mau para a empresa que distribui verbas que seriam mais uteis noutros investimentos.


Pois, OK.
mas eu invisto semmpre numa empres no impacto da noticia e não no valor do dividendo.
Já vasta pagar 28% sobre as nmais valias, quanto mais ficar com elas por causa do dividendo.
e têm-se visto que isso é má politica, pois no geral sai-se sempre a perder.
eu jogo no impacto da noticia e mais nada.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 mi

por MarioBarradas » 6/2/2014 21:15

IzNouGuud Escreveu:O pagamento de dividendos é (quase) sempre mau.
Mau para o acionista que vê ação corrigir o valor bruto, mas só recebe o valor liquido.
Mau para a empresa que distribui verbas que seriam mais uteis noutros investimentos.


Tás a partir do pressuposto de que a empresa acerta sempre nos seus investimentos.
A necessidade aguça o engenho. É importante remunerar o capital. Até quero acreditar, embora não tenha provas, que uma empresa consegue capital mais barato tanto quanto mais remunera os seus accionistas.
 
Mensagens: 30
Registado: 19/1/2014 18:09

Re: Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 mi

por IzNouGuud » 6/2/2014 21:01

rasteiro Escreveu:O conselho de administração da Novabase vai entregar cerca de 6,3 milhões de euros, aos accionistas, o que significa uma remuneração de 20 cêntimos por acção.

“O conselho de administração da tecnológica aprovou a alteração da política de remuneração accionista, nos termos da qual passará a ser proposto à Assembleia Geral o pagamento anual de um montante correspondente a, pelo menos, 30% do resultado líquido consolidado do Grupo Novabase que for apurado em cada exercício social, eliminando assim o limite superior da política anteriormente em vigor”, explicou a empresa em comunicado.



Assim, o Conselho de Administração liderado por Luís Paulo Salvado (na foto) vai propor à Assembleia Geral anual de 2014 a distribuição de 6.280.278,80 euros aos accionistas. Este pagamento, que corresponde a um montante equivalente a 83,62% do resultado líquido consolidado, representa um dividendo de 20 cêntimos por acção.



No ano passado, a Novabase entregou inicialmente cerca de 3 milhões de euros aos accionistas, em forma de dividendo e no início do último trimestre reforçou esse dividendo em mais 15 milhões de euros.

OPTIMAS NOTICIAS
:clap: :clap: :clap: :clap:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html


O pagamento de dividendos é (quase) sempre mau.
Mau para o acionista que vê ação corrigir o valor bruto, mas só recebe o valor liquido.
Mau para a empresa que distribui verbas que seriam mais uteis noutros investimentos.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 255
Registado: 18/7/2013 20:59

Novabase reforça política de dividendos e entrega 6,3 milhõe

por rasteiro » 6/2/2014 19:27

O conselho de administração da Novabase vai entregar cerca de 6,3 milhões de euros, aos accionistas, o que significa uma remuneração de 20 cêntimos por acção.

“O conselho de administração da tecnológica aprovou a alteração da política de remuneração accionista, nos termos da qual passará a ser proposto à Assembleia Geral o pagamento anual de um montante correspondente a, pelo menos, 30% do resultado líquido consolidado do Grupo Novabase que for apurado em cada exercício social, eliminando assim o limite superior da política anteriormente em vigor”, explicou a empresa em comunicado.



Assim, o Conselho de Administração liderado por Luís Paulo Salvado (na foto) vai propor à Assembleia Geral anual de 2014 a distribuição de 6.280.278,80 euros aos accionistas. Este pagamento, que corresponde a um montante equivalente a 83,62% do resultado líquido consolidado, representa um dividendo de 20 cêntimos por acção.



No ano passado, a Novabase entregou inicialmente cerca de 3 milhões de euros aos accionistas, em forma de dividendo e no início do último trimestre reforçou esse dividendo em mais 15 milhões de euros.

OPTIMAS NOTICIAS
:clap: :clap: :clap: :clap:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Novabase - Tópico Geral

por speculator » 6/2/2014 15:49

Os dividendos extraordinários não serão de esperar todos os exercícios. Essa política somente numa Portucel ou numa Corticeira Amorim...
Porém, e dado os níveis de solvabilidade excepcionais da empresa, porventura um reforço do dividendo ordinário possa acontecer. De qualquer modo, a sua regularidade torna-se praticamente certa dado o elevadíssimo net cash.
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 13:32

Re: Novabase - Tópico Geral

por baer » 6/2/2014 15:25

Boas,

Já perdeu alguma da força com que estava de manhã, vamos ver como serão os resultados.
A manter-se a politica de dividendos do ano passado ( 3,61% em Maio e 19% (!!!) em Outubro), será outro factor muito aliciante para manter esta cotada debaixo de olho.

Cumprimentos,
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Novabase - Tópico Geral

por rasteiro » 6/2/2014 12:07

speculator Escreveu:Apresentação de resultados no próximo dia 06… Tudo indica que a empresa cumpra o “guidance”, à semelhanças dos primeiros nove meses do ano.


Está animada, hoje esta menina.
Pareçe que o pessoal espera bons resultados dela logo após o fecho dos mercados.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Novabase - Tópico Geral

por speculator » 3/2/2014 20:37

Apresentação de resultados no próximo dia 06… Tudo indica que a empresa cumpra o “guidance”, à semelhanças dos primeiros nove meses do ano.
 
Mensagens: 17
Registado: 29/11/2007 13:32

Re: Novabase - Tópico Geral

por pauladuarte87 » 22/1/2014 8:57

Rocha28 Escreveu:se nao estou em erro em marco do ano passado a NovaBase era candidata a entrada no PSI20, mas tal nao se sucedeu.

no entanto este ano penso podera ser candidata de novo (gostava de ter a certeza, mas nao sei k regras tem k cumprir uma empresa para la entrar) e se de facto entrar, podera dar alegrias, pk ficara a ser mais apetecivel para varios investidores.


Bom dia,

Em Março do ano passado a Novabase entrou mesmo no PSI20, no entanto saiu uns meses mais tarde, sendo substituída pela cotada ESFG (a mesma que veio substituir).

O Psi 20 é composto pelas acções das vinte maiores empresas cotadas na bolsa de valores de Lisboa, portanto um dois critérios é a capitalização bolsista.

Lembro-me que no periodo anterior a ser confirmada a noticia, no ano passado, que a Novabase ia integrar as cotadas do psi 20 a sua cotação disparou, poderá tratar-se do mesmo, mas não passa de especulações.
 
Mensagens: 11
Registado: 17/4/2013 13:58

Re: Novabase - Tópico Geral

por rocha28 » 22/1/2014 0:20

se nao estou em erro em marco do ano passado a NovaBase era candidata a entrada no PSI20, mas tal nao se sucedeu.

no entanto este ano penso podera ser candidata de novo (gostava de ter a certeza, mas nao sei k regras tem k cumprir uma empresa para la entrar) e se de facto entrar, podera dar alegrias, pk ficara a ser mais apetecivel para varios investidores.
 
Mensagens: 104
Registado: 5/11/2013 21:43

Re: Novabase - Tópico Geral

por Iniciado » 21/1/2014 15:56

È um titulo que me seduz bastante , já ganhei , já perdi , mas o saldo é positivo.
O volume é que nestas ultimas súbidas tem sido muito escasso (hoje incluido)
Eu sem volume não gosto de arriscar
Estive agora a olhar para o volume .....está bonzinho para a media
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 580
Registado: 22/12/2005 15:42
Localização: Ourèm

Re: Novabase - Tópico Geral

por pauladuarte87 » 21/1/2014 14:58

Boa tarde a todos,

A Novabase tem tido um comportamento fora do normal nos últimos dias, com valorizações diárias muito surpreendentes.

Sei que foi enviada uma nota de compra do titulo, por algumas instituições financeiras portuguesas, como sendo um titulo com elevado potencial de crescimento este ano.

Será isto suficiente para a valorização que o titulo tem vindo a registar? (penso que desde o inicio do ano + de 20%)

Cumprimentos,
Bons Negócios.
 
Mensagens: 11
Registado: 17/4/2013 13:58

Re: Novabase - Tópico Geral

por nmprc » 16/1/2014 23:48

GaussSLB44 Escreveu:A maioria das cotadas teve grandes variações.
Alguém tem uma ideia dos motivos para esta acção não ter tido grandes variações?
Será porque foi das que menos corrigiu?

Obrigado.


Só este ano já leva uma valorização de 21,4%. Em 15 dias não é assim tão pouco...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Novabase - Tópico Geral

por GaussSLB33 » 16/1/2014 20:34

A maioria das cotadas teve grandes variações.
Alguém tem uma ideia dos motivos para esta acção não ter tido grandes variações?
Será porque foi das que menos corrigiu?

Obrigado.
 
Mensagens: 21
Registado: 6/1/2014 23:55

Re: Novabase - Tópico Geral

por Cardoso25 » 30/9/2013 20:41

IRC é para empresas.
IRS para singulares.

Porque haverias de pagar IRS e IRC?
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

IRC +IRS Novabase - Tópico Geral

por hfmagalhaes » 30/9/2013 16:58

SERA QUE ALGUEM ME PODE DAR UMA AJUDA ?

LI NO COMUNICADO ENVIADO A CMVM DA NOVABASE EM RELAÇAO AO PAGAMENTO DE DIVIDENDOS O SEGUINTE:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... I47003.pdf

Este pagamento será sujeito a retenção na fonte de IRC à taxa de 25% e de IRS à taxa de 28%, sem prejuízo da opção pelo englobamento no caso das pessoas singulares residentes em território português, ou de uma dispensa, isenção ou redução da taxa de retenção na fonte ao abrigo da legislação fiscal portuguesa ou de Acordos para Evitar a Dupla Tributação celebrados por Portugal.
Para efeitos da dispensa, isenção ou redução da taxa de retenção na fonte de IRC ou de IRS, os accionistas deverão fazer prova de todos os factos de que dependem as referidas excepções junto do intermediário financeiro em que se encontrem registadas as respectivas acções.

MAIS CONCRETAMENTE O QUE QUER DIZER? :-k

EU COSTUMO LANÇAR OS MOVIMENTOS EM BOLSA NA DECLARAÇAO DE IRS COM A OPÇAO SEM ENGLOBAMENTO E PAGAR APENAS OS 28% SOBRE OS LUCROS ,COMO E FEITO ISTO DE TAXA DE RETENÇAO DE IRC DE 25% . PAGO 25% MAIS 28% =53% ? :twisted:
OUTRA QUESTAO EXISTE ALGUMA MANEIRA DE AMORTIZAR OS LUCROS QUANDO SE TEM PERDAS? TIVE ALGUMAS PERDAS COM A VENDA DE ALGUMAS COTADAS ISSO E AMORTIZADO NOS LUCROS? COMO FUNCIONA? AGRADECIA QUE ME AJUDA-SE SE NAO FOR MUITO INCOMODO AINDA ESTOU UM POUCO VERDE EM ALGUNS ASSUNTOS , OS DIVIDENDOS E UM DELES.

OBRIGADA
 
Mensagens: 25
Registado: 22/10/2012 23:24
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por hfmagalhaes » 30/9/2013 16:55

rasteiro Escreveu:
hfmagalhaes Escreveu:so na segunda feira dia 7? e dia 5 não pode ser ? porque?

obrigada


É pá nem parelem coisas tuas, LOL :oh: :oh: :oh:
Porque dia 5Out, é sábado, dia 6Out, é domingo, e dia 07Out, é segunda, OK
Fui explicito?.

Abraços

:mrgreen: o meu problema e que não gozo os feriados , trabalho mais em casa do que no emprego . obrigada pela lembrança
 
Mensagens: 25
Registado: 22/10/2012 23:24
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por rasteiro » 30/9/2013 10:59

hfmagalhaes Escreveu:so na segunda feira dia 7? e dia 5 não pode ser ? porque?

obrigada


É pá nem parelem coisas tuas, LOL :oh: :oh: :oh:
Porque dia 5Out, é sábado, dia 6Out, é domingo, e dia 07Out, é segunda, OK
Fui explicito?.

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 108 visitantes