Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novabase - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Novabase - Tópico Geral

por maturidade » 13/10/2016 14:25

apeteçe-me mesmo entrar.
mas para isso tenho que vender posições que tenho.
ainda vou ver até ao final da sessão se entro ou não.
O Gráfico indica que se passa esta resistência aqui nos 2.15€, projecção nos 2.30 a 2.50€.

abraços
Anexos
Novabase(Diário)20161013142338.png
Novabase(Diário)20161013142338.png (39.5 KiB) Visualizado 10776 vezes
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Novabase - Tópico Geral

por Dr Tretas » 13/10/2016 14:21

É assim tão linear :mrgreen: vai subir 1€. A empresa acabou de vender uma unidade que gera cerca de metade dos lucros e do volume de negócios, mas isso não interessa nada... porque entrou dinheiro fresco que poderá ser distribuído. Enfim, é uma fraca lógica.
Mas a verdade é que foi isso que de facto aconteceu na Sumol-Compal. Apenas agora, passado um ano, está a reverter para um valor que faz sentido. O mercado não é racional, isso já eu aprendi há muitos anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novabase - Tópico Geral

por maturidade » 13/10/2016 13:26

Dr Tretas Escreveu:
HCC1 Escreveu:Parece estar a seguir as pisadas da Portugal Telecom. Uma venda para retirar mais capital sob a forma de dividendos?


Basicamente venderam metade da empresa por 38 M€. Não sei se isto será bom se mau, mas é bem possível que seja para distribuir, tipo 1€ por acção, e depois o que resta é só metade da empresa original, não sei se valerá 1€ (metade da cotação actual).
A Sumol-Compal fez uma operação do género aqui há um ano e foi um processo complexo.



Vêm se eles optarem por essa politica de dar 1€/ação de dividendo extra por causa desta venda, na minha óptica,
será o valor que ela vai ter que subir em bolsa.
Não vou entrar porque tenhos os €€, todos investidos, noutras ações, senão ainda punha lá uns €uritos.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Novabase - Tópico Geral

por Dr Tretas » 13/10/2016 12:31

HCC1 Escreveu:Parece estar a seguir as pisadas da Portugal Telecom. Uma venda para retirar mais capital sob a forma de dividendos?


Basicamente venderam metade da empresa por 38 M€. Não sei se isto será bom se mau, mas é bem possível que seja para distribuir, tipo 1€ por acção, e depois o que resta é só metade da empresa original, não sei se valerá 1€ (metade da cotação actual).
A Sumol-Compal fez uma operação do género aqui há um ano e foi um processo complexo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novabase - Tópico Geral

por HCC1 » 13/10/2016 12:13

Parece estar a seguir as pisadas da Portugal Telecom. Uma venda para retirar mais capital sob a forma de dividendos?
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Novabase - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/2/2016 22:30

Mendix Escreveu:

Falam em 50% dos lucros para o dividendo...


Cuidado, que há lucro e há cash flow, que é o que interessa... O lucro está sempre sujeito a habilidades contabilísticas. Se leres com atenção o comunicado, o cash flow foi 4 milhões, é todo para dividendo.

Dito isto, quero ver até onde vai a queda... e quero ver as contas quando forem publicadas, agora foi só um comunicado resumido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novabase - Tópico Geral

por SFT » 11/2/2016 20:23

Mendix Escreveu:
SFT Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Sairam os resultados, vou dar uma vista de olhos. Afinal, esta é uma das que me interessa :wink:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR58600.pdf

Proposto dividendo de 12 cêntimos, 50% do lucro.


Dividendo come praticamente todo o dinheiro gerado num ano.

Não acho estranho o recurso ao crédito aumentar.



Falam em 50% dos lucros para o dividendo...


Sim. 50% de 7.4 Milhões são 3.7 Milhões.

Pelo prospecto dos resultado consolidados:

Caixa e Depósitos bancários 2014 = 20.7 Milhões
Caixa e Depósitos bancários 2015 = 24.3 Milhões
Diferença = 3.6 Milhões, sensivelmente.

Ainda têm de ir buscar 100k a anos anteriores... Facturar 63 Milhões para ainda ir buscar dinheiro a anos anteriores é lixado...

(editei que tinha.me enganado nas conclusões)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Novabase - Tópico Geral

por Mendix » 11/2/2016 20:06

SFT Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Sairam os resultados, vou dar uma vista de olhos. Afinal, esta é uma das que me interessa :wink:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR58600.pdf

Proposto dividendo de 12 cêntimos, 50% do lucro.


Dividendo come praticamente todo o dinheiro gerado num ano.

Não acho estranho o recurso ao crédito aumentar.



Falam em 50% dos lucros para o dividendo...
 
Mensagens: 79
Registado: 3/3/2015 1:20

Re: Novabase - Tópico Geral

por SFT » 11/2/2016 19:51

Dr Tretas Escreveu:Sairam os resultados, vou dar uma vista de olhos. Afinal, esta é uma das que me interessa :wink:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR58600.pdf

Proposto dividendo de 12 cêntimos, 50% do lucro.


Dividendo come praticamente todo o dinheiro gerado num ano.

Não acho estranho o recurso ao crédito aumentar.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Novabase - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/2/2016 18:04

Sairam os resultados, vou dar uma vista de olhos. Afinal, esta é uma das que me interessa :wink:

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR58600.pdf

Proposto dividendo de 12 cêntimos, 50% do lucro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novabase - Tópico Geral

por NM_2 » 3/2/2016 13:47

NM_2 Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:
Green_Hawk Escreveu:Certíssimo.
Em 2011/2012 a Novabase sofreu uma grande reestruturação interna que fez com que a estrutura da empresa se tornasse mais pesada. Por outras palavras, mais dispendiosa. O objectivo seria rentabilizar isso a longo prazo, mas até Setembro de 2015 isso ( segundo a administração da empresa ) não aconteceu. ( A ideia foi boa, mas a concretização prática nem por isso )
Em 2013 e em 2014 a Novabase gastou à volta de 5M em cada ano em rescisões de contrato. ( Devido sobretudo ao decréscimo das suas operações em Portugal, perca de muitos contratos com os principais banco nacionais. )
Em Janeiro de 2015 um dos maiores projectos da Novabase em Portugal não dá lucro. Projecto de 15M previsto para 3 anos, que estava a pouco mais de 50% ao fim de 3 anos. ( Não sei se inclusive deu prejuízo, pois desconheço o que se passou nas renegociações desse contrato )
Em Março de 2015 são feitos "cortes salariais" por forma a manter o resultado liquido dos anos anteriores.
Em Setembro de 2015 a empresa foi novamente reestruturada e partida em várias empresas, que visa tornar a estrutura novamente mais leve e competitiva.

Espero que isto te tenha ajudado a compreender melhor a situação.

A minha opinião mantém-se em relação a Novembro de 2014.
viewtopic.php?f=3&t=60210&start=300#p1157295


Muito melhor, sem dúvida. E o post de há um ano também, especialmente integrado com a noção do que se está a passar na IBM e perspectivas futuras dos negócios de serviços informáticos. Na prática continuo fora :) Embora para ser honesto seja capaz de discordar na parte relativa à distribuição dos dividendos, mas isso é apenas por ter ideia que por muito € que enterrem neste negócio tenho dúvidas da capacidade da Novabase de aguentar com as tendências de longo prazo do negócio. Indo para África como foram são capaz de ganhar uns anos, mas logo se verá. Acho que é caso para continuar atento, mas nunca esquecer que os mínimos a 1,8-2€ que havia há 3 anos eram fortemente ancorados pelo dinheiro em caixa. Fazendo o ajuste baixaria para o 1€, aproximadamente.

O que pensam da novabase neste momento?
Comprar/ vender/ manter/ fugir? Outro?

Apesar de ser uma ação com pouca liquidez para análises técnicas não me convence.
Solução: Saída!
Fragilidade ao longo de mais de uma ano.
Fragilidade ao quebrar a lateralização.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Novabase - Tópico Geral

por NM_2 » 3/2/2016 13:19

rollingsnowball Escreveu:
Green_Hawk Escreveu:Certíssimo.
Em 2011/2012 a Novabase sofreu uma grande reestruturação interna que fez com que a estrutura da empresa se tornasse mais pesada. Por outras palavras, mais dispendiosa. O objectivo seria rentabilizar isso a longo prazo, mas até Setembro de 2015 isso ( segundo a administração da empresa ) não aconteceu. ( A ideia foi boa, mas a concretização prática nem por isso )
Em 2013 e em 2014 a Novabase gastou à volta de 5M em cada ano em rescisões de contrato. ( Devido sobretudo ao decréscimo das suas operações em Portugal, perca de muitos contratos com os principais banco nacionais. )
Em Janeiro de 2015 um dos maiores projectos da Novabase em Portugal não dá lucro. Projecto de 15M previsto para 3 anos, que estava a pouco mais de 50% ao fim de 3 anos. ( Não sei se inclusive deu prejuízo, pois desconheço o que se passou nas renegociações desse contrato )
Em Março de 2015 são feitos "cortes salariais" por forma a manter o resultado liquido dos anos anteriores.
Em Setembro de 2015 a empresa foi novamente reestruturada e partida em várias empresas, que visa tornar a estrutura novamente mais leve e competitiva.

Espero que isto te tenha ajudado a compreender melhor a situação.

A minha opinião mantém-se em relação a Novembro de 2014.
viewtopic.php?f=3&t=60210&start=300#p1157295


Muito melhor, sem dúvida. E o post de há um ano também, especialmente integrado com a noção do que se está a passar na IBM e perspectivas futuras dos negócios de serviços informáticos. Na prática continuo fora :) Embora para ser honesto seja capaz de discordar na parte relativa à distribuição dos dividendos, mas isso é apenas por ter ideia que por muito € que enterrem neste negócio tenho dúvidas da capacidade da Novabase de aguentar com as tendências de longo prazo do negócio. Indo para África como foram são capaz de ganhar uns anos, mas logo se verá. Acho que é caso para continuar atento, mas nunca esquecer que os mínimos a 1,8-2€ que havia há 3 anos eram fortemente ancorados pelo dinheiro em caixa. Fazendo o ajuste baixaria para o 1€, aproximadamente.

O que pensam da novabase neste momento?
Comprar/ vender/ manter/ fugir? Outro?
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Novabase - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/12/2015 19:18

Green_Hawk Escreveu:Certíssimo.
Em 2011/2012 a Novabase sofreu uma grande reestruturação interna que fez com que a estrutura da empresa se tornasse mais pesada. Por outras palavras, mais dispendiosa. O objectivo seria rentabilizar isso a longo prazo, mas até Setembro de 2015 isso ( segundo a administração da empresa ) não aconteceu. ( A ideia foi boa, mas a concretização prática nem por isso )
Em 2013 e em 2014 a Novabase gastou à volta de 5M em cada ano em rescisões de contrato. ( Devido sobretudo ao decréscimo das suas operações em Portugal, perca de muitos contratos com os principais banco nacionais. )
Em Janeiro de 2015 um dos maiores projectos da Novabase em Portugal não dá lucro. Projecto de 15M previsto para 3 anos, que estava a pouco mais de 50% ao fim de 3 anos. ( Não sei se inclusive deu prejuízo, pois desconheço o que se passou nas renegociações desse contrato )
Em Março de 2015 são feitos "cortes salariais" por forma a manter o resultado liquido dos anos anteriores.
Em Setembro de 2015 a empresa foi novamente reestruturada e partida em várias empresas, que visa tornar a estrutura novamente mais leve e competitiva.

Espero que isto te tenha ajudado a compreender melhor a situação.

A minha opinião mantém-se em relação a Novembro de 2014.
viewtopic.php?f=3&t=60210&start=300#p1157295


Muito melhor, sem dúvida. E o post de há um ano também, especialmente integrado com a noção do que se está a passar na IBM e perspectivas futuras dos negócios de serviços informáticos. Na prática continuo fora :) Embora para ser honesto seja capaz de discordar na parte relativa à distribuição dos dividendos, mas isso é apenas por ter ideia que por muito € que enterrem neste negócio tenho dúvidas da capacidade da Novabase de aguentar com as tendências de longo prazo do negócio. Indo para África como foram são capaz de ganhar uns anos, mas logo se verá. Acho que é caso para continuar atento, mas nunca esquecer que os mínimos a 1,8-2€ que havia há 3 anos eram fortemente ancorados pelo dinheiro em caixa. Fazendo o ajuste baixaria para o 1€, aproximadamente.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/12/2015 19:07

Dr Tretas Escreveu:Calma que eu não recomendei a Novabase, recomendei que se olhasse para ela com atenção :mrgreen: visto que a cotação está perto dos mínimos. Obrigado pelas vossas opiniões.

Eu também vejo coisas estranhas, empréstimos a startups de vários milhões (à custa de dívida da Novabase), startups que não se sabe muito bem o que fazem. Talvez a queda do capital próprio venha de imparidades com essas participações?

edit: de facto os resultados do 3ºT mostram perdas cambiais de quase 7 milhões, é muita massa :shock:

ok, não tinha reparado no edit. Com 7M de perdas cambiais isto já faz mais sentido. Eu tenho noção que sou um bocado exigente. Em 2012 paguei 2.02€ por acção mas o cash ainda estava lá todo e portanto acabo por usar esse termo de comparação. E a verdade é que quanto metade da market cap é cash e a empresa dá um lucro razoável é muito mais fácil de fazer as contas. Actualmente não há praticamente cash e portanto estamos a pagar apenas o earnings power e este a mudar não terá sido para melhor. Apesar de tudo não parece cara (embora não seja fácil de avaliar) mas não é aquele negócio que nos bate na cabeça com uma moca e não conseguimos recusar. E a verdade é que se alargarmos para fora do PSI conseguem-se encontrar vários mais seguros (e mesmo ficando no PSI consigo pensar em alguns).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por Green_Hawk » 28/12/2015 19:04

Certíssimo.
Em 2011/2012 a Novabase sofreu uma grande reestruturação interna que fez com que a estrutura da empresa se tornasse mais pesada. Por outras palavras, mais dispendiosa. O objectivo seria rentabilizar isso a longo prazo, mas até Setembro de 2015 isso ( segundo a administração da empresa ) não aconteceu. ( A ideia foi boa, mas a concretização prática nem por isso )
Em 2013 e em 2014 a Novabase gastou à volta de 5M em cada ano em rescisões de contrato. ( Devido sobretudo ao decréscimo das suas operações em Portugal, perca de muitos contratos com os principais banco nacionais. )
Em Janeiro de 2015 um dos maiores projectos da Novabase em Portugal não dá lucro. Projecto de 15M previsto para 3 anos, que estava a pouco mais de 50% ao fim de 3 anos. ( Não sei se inclusive deu prejuízo, pois desconheço o que se passou nas renegociações desse contrato )
Em Março de 2015 são feitos "cortes salariais" por forma a manter o resultado liquido dos anos anteriores.
Em Setembro de 2015 a empresa foi novamente reestruturada e partida em várias empresas, que visa tornar a estrutura novamente mais leve e competitiva.

Espero que isto te tenha ajudado a compreender melhor a situação.

A minha opinião mantém-se em relação a Novembro de 2014.
viewtopic.php?f=3&t=60210&start=300#p1157295
 
Mensagens: 106
Registado: 30/6/2010 19:47
Localização: 21

Re: Novabase - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/12/2015 18:27

Green_Hawk Escreveu:Concordo, mas não é/foi isso que aconteceu na Novabase.

A Novabase regra geral pagava prémios de 2x o ordenado a 20% dos colaboradores, 1x o ordenado a 60% dos colaboradores e não havia prémio para os restantes 20%.
Este ano foi 1x o ordenado a 20% dos trabalhadores e não houve prémio para 80% dos colaboradores.

Na prática, o que quero dizer é que foi com "cortes" salariais que a Novabase conseguiu apresentar esse resultado liquido. Está previsto nos contratos dos colaboradores, mas não deixa de ser mau sinal.


Quanto aos capitais próprios, a Novabase tem distribuído pelos accionistas mais dinheiro que os lucros gerados pela empresa. Esse dinheiro veio dos capitais próprios que a empresa tinha e é mencionado no artigo de 2013.

2013 :
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tubro.html

2014 :
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html


Daí não ter percebido esta conclusão :"A pergunta é porque é que os capitais próprios caíram apesar de se terem gerado mais lucros do que o capital distribuído".
Pois as noticias dizem o contrário, que a novabase distribuiu mais dinheiro do que o que gerou.

No meu post coloquei os números. Estava a falar desde Dezembro de 2014. Eles distribuíram bastante cash em 2013 e que era cash que tinham em excesso. De qualquer modo o cash que distribuíram não é nem de perto equivalente àquele que tinham nas contas, ou seja, eles enterraram bastante cash na empresa desde aí, cash esse que por enquanto ainda não se viu a gerar rendimento (continuam a consumir cash apesar de "darem lucro", o que até nem é uma coisa a que eu normalmente me oponha dentro de certos limites desde que consiga perceber para onde é que o cash está a ir e que retorno se espera dele).

Sim, eu percebi que a política de bónus deles não era aquela de que falei. Pelos números que colocas baixaram o valor do prémio e o número de prémios. Sinceramente mesmo os primeiros prémios que colocaste me parecem muito baixos para o salário base. 2 meses de salário a mais para os melhores é apenas um pequeno incentivo a ser bom. Sinceramente com um bónus máximo de 2 salários muita gente poderá dar por si a perguntar-se se vale a pena o esforço (talvez isso seja culpa daquilo que vejo na minha área em que a maior parte das pessoas arranja part times em que tira muito mais do que esses 2 salários por ano, bastantes tiram mesmo mais do que os 14 meses, embora isso signifique que na prática têm quase 2 empregos a tempo inteiro).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por Green_Hawk » 28/12/2015 18:08

Concordo, mas não é/foi isso que aconteceu na Novabase.

A Novabase regra geral pagava prémios de 2x o ordenado a 20% dos colaboradores, 1x o ordenado a 60% dos colaboradores e não havia prémio para os restantes 20%.
Este ano foi 1x o ordenado a 20% dos trabalhadores e não houve prémio para 80% dos colaboradores.

Na prática, o que quero dizer é que foi com "cortes" salariais que a Novabase conseguiu apresentar esse resultado liquido. Está previsto nos contratos dos colaboradores, mas não deixa de ser mau sinal.


Quanto aos capitais próprios, a Novabase tem distribuído pelos accionistas mais dinheiro que os lucros gerados pela empresa. Esse dinheiro veio dos capitais próprios que a empresa tinha e é mencionado no artigo de 2013.

2013 :
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tubro.html

2014 :
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html


Daí não ter percebido esta conclusão :"A pergunta é porque é que os capitais próprios caíram apesar de se terem gerado mais lucros do que o capital distribuído".
Pois as noticias dizem o contrário, que a novabase distribuiu mais dinheiro do que o que gerou.
 
Mensagens: 106
Registado: 30/6/2010 19:47
Localização: 21

Re: Novabase - Tópico Geral

por Dr Tretas » 28/12/2015 18:07

Calma que eu não recomendei a Novabase, recomendei que se olhasse para ela com atenção :mrgreen: visto que a cotação está perto dos mínimos. Obrigado pelas vossas opiniões.

Eu também vejo coisas estranhas, empréstimos a startups de vários milhões (à custa de dívida da Novabase), startups que não se sabe muito bem o que fazem. Talvez a queda do capital próprio venha de imparidades com essas participações?

edit: de facto os resultados do 3ºT mostram perdas cambiais de quase 7 milhões, é muita massa :shock:
Editado pela última vez por Dr Tretas em 28/12/2015 18:18, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Novabase - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/12/2015 17:53

Green_Hawk Escreveu:Simples, a Novabase apenas pagou prémio a 20% dos trabalhadores e a esses pagou metade do que pagou no ano anterior. Isto pela primeira vez na empresa.
Contas de merceeiro para 2013 :
Prémio base médio de 2000€.
2500 trabalhadores.
Total 5M de Euros.

Contas de merceeiro para 2014 :
Prémio base médio de 1500€
250 trabalhadores com prémio.
Total de 375m Euros.

Nota : Os prémios são relativos ao ano anterior mas são pagos no ano corrente.


A curto prazo faz com que a empresa de facto tenha o tal lucro de 4M de euros.
A longo prazo tens os colaboradores a sair da empresa pois ficam insatisfeitos por ganharem abaixo da concorrência. Consequentemente a empresa vai perdendo gradualmente qualidade nos projetos que faz. Prova disso é o facto de apenas conseguir ganhar novos projectos em África.
( Aliás, a própria empresa teve uma grande reestruturação em Setembro devido em parte a isso. )


No mercado de TI, existe tanta concorrência que os 4M de euros de lucros que a Novabase irá apresentar, rapidamente serem diluídos e descontados pelos mercados.

A minha dúvida era meramente contabilística e não tinha a ver com os prémios. A pergunta é porque é que os capitais próprios caíram apesar de se terem gerado mais lucros do que o capital distribuído. Quanto aos prémios o facto de se dar menos prémios pode aumentar a produtividade e não diminuí-la, desde que seja feito por mérito. Mas para isso acontecer os prémios tinham que ser maiores em relação ao salário base. Exemplo:
Cenário 1:
2500 trabalhadores. Salário médio 12.000€/ano. Prémio a 2500 trabalhadores de 2.000€. Custo total: 2500*12+2500*2=35M€

Cenário 2:
2500 trabalhadores. Salário médio 12.000€/ano. Prémio a 500 trabalhadores por mérito de 10.000€.Custo total= 35M€

No cenário 1, ninguém se vai esforçar verdadeiramente pelo prémio já que é garantido e de um valor menos relevante, já no cenário 2 quase todos se vão esfolar por ele.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por Green_Hawk » 28/12/2015 17:36

rollingsnowball Escreveu:Aproveito para deixar aqui este post já que julgo ser o local mais adequado
Dr Tretas Escreveu:Eu consideraria a Novabase também (depois da devida análise, claro). Era uma empresa "do regime" e levou uma cacetada com a crise, mas dá ideia que pode recuperar. Paga é dividendos de forma irregular, quando dá na bolha à gestão...

Voltei a dar uma nova vista de olhos rápida à Novabase. Como explicas que se eles distribuiram 0,9M a accionistas e 0,4M a minoritários e tiveram um resultado líquido incluindo minoritários de 4,4M, o capital próprio (incluindo minoritários) caiu 1,4M? Nas contas que vi não apresentam o compreensive income mas parece-me que aqui há qualquer coisa de estranho (se calhar são só diferenças cambiais mas é uma diferença muito grande).
Para além disso desde que começaram com a "estratégia de internacionalização" o cash parece que vem caindo (6,9M em Dezembro para 2,2M em Setembro apesar de apenas terem distribuido os dividendos que acima escrevi). Ou há alguma coisa que me esteja a escapar?

Net cash:
Dez 2013: 20,3 M (Durante 2014 distribuiram 6,3M em dividendos e 1,4M a interesses que não controlam = 7,7M; queda total de 17,4M para)
Dez 2014: 6,9 M (durante 2015 distribuiram 0,9M + 0,4M; queda total de 4,7M para)
Set 2015: 2,2 M

E aparentemente o cash que queimaram nem tem gerado um claro aumentos de resultados:
EBITDA:
Dez 2013: 14,9 M
Dez 2014: 14,7 M
Set 2015: 10,5 M (versus 9,9 M um ano antes; guidance anual 14-17M)

Resultado líquido:
Dez 2013: 7,5M
Dez 2014: 3,1 M
Set 2015: 4,4 M (versus 2,0M um ano antes)

Claro que isto pode ser passageiro mas como sabemos isso? Tanto quanto parece ser possível de perceber eles foram obrigados a baixar na cadeia de valor e a substituir negócios com melhor retorno sobre o capital investido por negócios com pior retorno, na prática queimando cash para manter os resultados. A verdade é que ainda não se vislumbra uma inversão deste padrão, ou estou enganado?

abraço


Simples, a Novabase apenas pagou prémio a 20% dos trabalhadores e a esses pagou metade do que pagou no ano anterior. Isto pela primeira vez na empresa.
Contas de merceeiro para 2013 :
Prémio base médio de 2000€.
2500 trabalhadores.
Total 5M de Euros.

Contas de merceeiro para 2014 :
Prémio base médio de 1500€
250 trabalhadores com prémio.
Total de 375m Euros.

Nota : Os prémios são relativos ao ano anterior mas são pagos no ano corrente.


A curto prazo faz com que a empresa de facto tenha o tal lucro de 4M de euros.
A longo prazo tens os colaboradores a sair da empresa pois ficam insatisfeitos por ganharem abaixo da concorrência. Consequentemente a empresa vai perdendo gradualmente qualidade nos projetos que faz. Prova disso é o facto de apenas conseguir ganhar novos projectos em África.
( Aliás, a própria empresa teve uma grande reestruturação em Setembro devido em parte a isso. )


No mercado de TI, existe tanta concorrência que os 4M de euros de lucros que a Novabase irá apresentar, rapidamente serem diluídos e descontados pelos mercados.
 
Mensagens: 106
Registado: 30/6/2010 19:47
Localização: 21

Re: Novabase - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/12/2015 15:44

Aproveito para deixar aqui este post já que julgo ser o local mais adequado
Dr Tretas Escreveu:Eu consideraria a Novabase também (depois da devida análise, claro). Era uma empresa "do regime" e levou uma cacetada com a crise, mas dá ideia que pode recuperar. Paga é dividendos de forma irregular, quando dá na bolha à gestão...

Voltei a dar uma nova vista de olhos rápida à Novabase. Como explicas que se eles distribuiram 0,9M a accionistas e 0,4M a minoritários e tiveram um resultado líquido incluindo minoritários de 4,4M, o capital próprio (incluindo minoritários) caiu 1,4M? Nas contas que vi não apresentam o compreensive income mas parece-me que aqui há qualquer coisa de estranho (se calhar são só diferenças cambiais mas é uma diferença muito grande).
Para além disso desde que começaram com a "estratégia de internacionalização" o cash parece que vem caindo (6,9M em Dezembro para 2,2M em Setembro apesar de apenas terem distribuido os dividendos que acima escrevi). Ou há alguma coisa que me esteja a escapar?

Net cash:
Dez 2013: 20,3 M (Durante 2014 distribuiram 6,3M em dividendos e 1,4M a interesses que não controlam = 7,7M; queda total de 17,4M para)
Dez 2014: 6,9 M (durante 2015 distribuiram 0,9M + 0,4M; queda total de 4,7M para)
Set 2015: 2,2 M

E aparentemente o cash que queimaram nem tem gerado um claro aumentos de resultados:
EBITDA:
Dez 2013: 14,9 M
Dez 2014: 14,7 M
Set 2015: 10,5 M (versus 9,9 M um ano antes; guidance anual 14-17M)

Resultado líquido:
Dez 2013: 7,5M
Dez 2014: 3,1 M
Set 2015: 4,4 M (versus 2,0M um ano antes)

Claro que isto pode ser passageiro mas como sabemos isso? Tanto quanto parece ser possível de perceber eles foram obrigados a baixar na cadeia de valor e a substituir negócios com melhor retorno sobre o capital investido por negócios com pior retorno, na prática queimando cash para manter os resultados. A verdade é que ainda não se vislumbra uma inversão deste padrão, ou estou enganado?

abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Novabase - Tópico Geral

por rbrandaopereira » 28/12/2015 14:38

Entrada aos 2.10. Se quebrar esse suporte, outro ponto de entrada interessante será nos 2.06.
Editado pela última vez por rbrandaopereira em 28/12/2015 15:51, num total de 1 vez.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

Re: Novabase - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 28/12/2015 14:33

Estará a NOVABASE num possivel ponto de entrada?

Qual é a vossa opinião...
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Novabase - Tópico Geral

por silva_39 » 6/11/2015 12:37

Que acham dos resultados desta?
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... embro.html

Aparentemente foram bons mas nem isso a faz subir!
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Novabase - Tópico Geral

por serdom » 27/4/2015 12:35

Será desta que arranca até aos 2,90-3€?
O pouco volume da cotada não ajuda a previsões, mas os anormais movimentos ascendentes próximos dos resultados do primeiro trimestre podem ser um bom prenúncio...
Pessoalmente, que estou longo nesta cotada desde a distribuição extraordinária de dividendos, a estratégia passa por um stop a 2,90€ e entrar novamente aos 3.0€. Isto, se a reestruturação com vista à estratégia de internacionalização anunciada mostrar resultados no próximo dia 7...
Anexos
NBA_20150427_resist_2.6-2.9-3.png
 
Mensagens: 233
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, cmsbarros, Jonas74, jprgodinho, mquinaz, PAULOJOAO, zulu404 e 330 visitantes