Antonio Vieira Escreveu:Antes de mais gostava de dar os parbéns ao Arnie pelas suas excelentes análises. Tenho uma duvida(básica) que , se prende com a forma como se faz a retração. Delimita-se o range e depois como se faz? Obrigado e parabéns
Olá António,
Vamos ver se eu consigo fazer-me entender.
Vamos analisar o 1º gráfico. Em termos de range, depois de delimitares o topo e fundo deste, divides a diferença por 8 e irás adicionar cada oitavo ao fundo do range, criando assim os 8 oitavos em que o indice irá negociar dentro do range.
Para saberes as extensões o processo será idêntico, ou seja, como já sabes o valor de cada oitavo, este será adicionado ao topo do range para saberes as extensões acima e diminuido ao valor do fundo do range para saberes as extensões abaixo.
Enquanto as cotações se mantiverem em fecho dentro do range entre +1/3 e -1/3, o range em si continuará intacto.
Poderá depois ver os retracements dos movimento em si. Vamos olhar para o 2ª gráfico. Medindo o movimento total do movimento, ou seja, desde o máximo historico até esta sexta feira, terás o valor de cada oitavo, de cada nível de retracement a ter em atenção, relativamente a TODO O MOVIMENTO. Aqui não nos interessa as extensões visto que o range dos ultimos 7 meses continua intacto.
Vamos agora olhar para o 3º gráfico. Estando o indice a negociar ainda dentro de um movimento de 5 ondas, faz todo o sentido analisar os retracements desse mesmo movimento visto este ainda não ter terminado. O processo é o mesmo.
Temos assim 3 leituras diferentes, correcto? Acabamos de analisar 3 movimentos diferentes, certo? OK, acredito que estão todos a dizer SIMMMMMMMMM
OK, o engraçado é agora juntar as 3 análises numa só. Como? Simples, basta apontarem os valores de retracement de cada leitura e compara-las entre si. Os valores que coincidirem serão aqueles que maior probabilidade terão de realmente produzirem uma resistência nos preços.
Temos assim os 1380 como já foi referido anteriormente, temos também ali os 1393, um range entre os 1411 a 1418, os 1440/44 e outro rande entre os 1463 a 14777.
Naturalmente que estes numeros não são para serem negociados sem que exista mais dados a confirma-los, por exemplo, qual a situação do trend em si (qual a performance dos preços até atingirem o valor em causa), como se está a portar o volume, como se estão a portar os titulos que constituem o indice ou se estivermos a analisar uma acção, ver a performance do sector e das outras acções que constituem esse mesmo sector, enfim, existe toda uma estrutura à volta destas resistências que tem que ser obrigatoriamente seguida.
Deixo para download uma simples folha de excel onde podem rapidamente obter todos os valores. Basta colocarem o high e low nas celulas a amarelo que terão assim os valores de retracement e extensão.
A pagina está protegida para assim não haver enganos em alterar celulas mas quem quiser melhorar a folha a password é
caldeirao
um abraço,
arnie