Debate na rtp1
6 mensagens
|Página 1 de 1
A questão parece-me que não é de agora nem do passado recente, é algo que já vem de muito antes.
Portugal é um país que desde o século XV se habituou a viver à custa de riquezas que ia buscar a outros lados sem grande esforço criativo e sem grande investimento. Primeiro foram as especiarias da Índia, a seguir o ouro do Brasil e o tráfico de escravos, depois as matérias primas e mão de obra à borla das colónias de África.
Portugal quando comparado com quase todos os outros países do mundo até teve um conjunto de oportunidades de desenvolvimento bem acima da média. Só que essas riquezas foram sempre usadas não para desenvolver internamente o país mas para comprar coisas a outros. A Revolução Industrial em Inglaterra na Europa central foi em grande parte financiada por Portugal (e Espanha, já agora), e esses é que no fim ficaram a ganhar.
Com o 25 de Abril a coisa é que ficou realmente feia, porque todas essas vacas leiteiras acabaram de vez. Mas eis que, sorte das sortes, apareceu ainda uma outra – os fundos da União Europeia! E lá se manteve a mentalidade de sempre – não há-de ser nada, enquanto o pau vai e vem folgam as costas, depois logo se vê. Como estratégia de sobrevivência até resulta, já cá andamos há quase 900 anos, mas como estratégia de desenvolvimento é que não funciona.
Lá se foi aguentado a coisa mais uns tempos. Só que agora... até isso vai acabar... e a situação continua nada famosa. Já temos umas autoestradas, telemóveis, umas casitas e uns carritos (que agora vão ter de se pagar) mas continuamos na cauda da Europa e a ficar cada vez mais para trás.
Então que fazer? Eu proponho o seguinte – já que só mesmo na última, quando já estamos encostados à parede, com a água pelo pescoço, é que desatamos a esforçar-nos, a puxar pela cabeça e dar tudo por tudo e lá nos conseguimos safar, é aplicar um tratamento de choque. Acabar com os subsídios, as mezinhas, os arranjinhos e espertezas saloias de vez. É claro que vai haver imensos problemas, desemprego enorme a curto prazo, situações dramáticas, mas acho que só assim é que se consegue sair do pântano. Caso contrário acabamos como a província mais pobre de Espanha...
Pronto, aqui foram os meus 2 cêntimos de contribuição.
Portugal é um país que desde o século XV se habituou a viver à custa de riquezas que ia buscar a outros lados sem grande esforço criativo e sem grande investimento. Primeiro foram as especiarias da Índia, a seguir o ouro do Brasil e o tráfico de escravos, depois as matérias primas e mão de obra à borla das colónias de África.
Portugal quando comparado com quase todos os outros países do mundo até teve um conjunto de oportunidades de desenvolvimento bem acima da média. Só que essas riquezas foram sempre usadas não para desenvolver internamente o país mas para comprar coisas a outros. A Revolução Industrial em Inglaterra na Europa central foi em grande parte financiada por Portugal (e Espanha, já agora), e esses é que no fim ficaram a ganhar.
Com o 25 de Abril a coisa é que ficou realmente feia, porque todas essas vacas leiteiras acabaram de vez. Mas eis que, sorte das sortes, apareceu ainda uma outra – os fundos da União Europeia! E lá se manteve a mentalidade de sempre – não há-de ser nada, enquanto o pau vai e vem folgam as costas, depois logo se vê. Como estratégia de sobrevivência até resulta, já cá andamos há quase 900 anos, mas como estratégia de desenvolvimento é que não funciona.
Lá se foi aguentado a coisa mais uns tempos. Só que agora... até isso vai acabar... e a situação continua nada famosa. Já temos umas autoestradas, telemóveis, umas casitas e uns carritos (que agora vão ter de se pagar) mas continuamos na cauda da Europa e a ficar cada vez mais para trás.
Então que fazer? Eu proponho o seguinte – já que só mesmo na última, quando já estamos encostados à parede, com a água pelo pescoço, é que desatamos a esforçar-nos, a puxar pela cabeça e dar tudo por tudo e lá nos conseguimos safar, é aplicar um tratamento de choque. Acabar com os subsídios, as mezinhas, os arranjinhos e espertezas saloias de vez. É claro que vai haver imensos problemas, desemprego enorme a curto prazo, situações dramáticas, mas acho que só assim é que se consegue sair do pântano. Caso contrário acabamos como a província mais pobre de Espanha...
Pronto, aqui foram os meus 2 cêntimos de contribuição.
Portugal
Concorod Joaquim dos Santos ,mas esses a falar parecem mais a nossa funçao publica onde quantro conversam e um trabalha e depois fazem horas extraodinarias a receber 300% mais para fazer o que nao fizeram durante a semana.Incrivel nao e!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
E depois existe este "pequeno" problema...
...desculpem a brincadeira, mas a brincar a brincar... vejam se este tambem não é um dos problemas de Portugal, muita gente a falar a falar, mas quando é preciso chegar à frente e por as mão à obra...
Isto é só um desabafo
Um abraço
Joaquim dos Santos
Isto é só um desabafo
Um abraço
Joaquim dos Santos
- Anexos
-
- Portugal e a CE.jpg (36.59 KiB) Visualizado 660 vezes
-
Joaquim dos Santos
Plenamente de acordo
Na minha humilde opinião, penso que dentro de 3 a 4 anos vamos ter uma taxa de desemprego de 15%. Nos últimos anos foi ver o governo deitar pela borda fora uma grande oportunidade de nos aproximar-mos dos restantes países da UE. Agora com estas reformas (ou semi, pois a vontade parece ser grande, mas o facto de ter de agradar a gregos e troianos!!!!!) não sei se vão resolver um problemas que me parecem estruturais e culturais. O 25 de abril trouxe muita liberdade(que bem fazia falta), mas trouxe um desenvolvimente não sustentado, quero com isto dizer que trouxe privilégios e implementou hábitos de não produtividade, que os sindicatos defendem com unhas e dentes. Ainda estou para ver um dos nossos sindicatos defender despedimentos, ou diminuição da remuneração numa empresa para defender os restantes postos de trabalhos, tal como aconteceu bem há pouco tempo na Alemanha.
-
Visitante
Debate na rtp1
Boa noite,mais um bom debate na rtp1,pena e serem sempre as posiçoes do costume e o continuar de atirar areia para os olhos dos Portugueses!Sinceramente ja nao existe paciencia para ver isto.Eu poderia estar aqui a dar a minha opiniao sobre o assunto mas nao vale a pena,digamos que enquanto nao acabar o compadrio e a cedencia a certos e determinados lobbies o Pais nao vai para a frente e isso e cada vez mais notorio,eu desde os tempos em que a Espanha teve mais de 15% de desempregados disse que um dia Portugal teria o mesmo problema e para la caminha,so que nos vamos ainda pior porque nao temos materias-primas e mercado suficiente para recuperar a nao ser que se faça algo radical.Cortar o mal pela raiz e que e necessario !
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
6 mensagens
|Página 1 de 1