Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP continua a "trabalhar" o seu futuro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 25/2/2003 16:12

E se a esta queda da EDP juntarmos mais uma queda siginificativa da PT, da Sonae e do "sell off" no BCP temos o PSI a cair cerca de 3,5%, o que é um número impressionante para um índice tão volátil como o nosso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 25/2/2003 16:10

EDP a níveis críticos - faz 1.46 (novo mínimo histórico).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 25/2/2003 15:58

Uma vez que a EDP começa a aproximar-se do importante valor de 1,47 euros (o fundo do canal lateral que tem estado a formar), "puxei" para aqui uma antiga discussão que aqui tivemos sobre este papel.

Mantenho a minha opinião que aqui manifestei e é bom que os touros comecem a fazer figas para que os 1,47 euros aguentem, em fecho, a EDP.

Ficam aqui os gráficos actualizados, já que o debate ocorrido nos posts deste tópico continuam completamente actuais (quer as minhas opiniões quer, presumo, as opiniões do Silveira e do Scuba).

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.gif
forum-edp1.gif (15.48 KiB) Visualizado 836 vezes
forum-edp2.gif
forum-edp2.gif (14.93 KiB) Visualizado 834 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

EDP-

por .ICARO » 17/2/2003 18:07

Curiosidades "fundamentais"

EDP

PER = 12,14
divid.= 7,39
começa a apresentar valores capazes de proporcionar um arranque, mas de qualquer modo ainda não está nos 8 a 10, de PER normais para o fim de uma queda tão prolongada e acentuada

PTC , só para comparação :wink:

PER = 21,59
divid. = 1,53

P.S Valores disponibilizados pelo canal de negocios

Um abraço,

ICARO
.ICARO

son

por jarcorreia » 17/2/2003 18:02

E que dizer da sonae sgps?
Hoje teve um comportamento de correcção mas o fecho foi um pouco decepcionante. A história da Portucel nunca mais vem a lume e há investidores a sair. Será que antecipam um cenário desvaforável?
jarcorreia

por Ulisses Pereira » 17/2/2003 16:45

Scuba e Silveira,

A minha convicção na EDP é que está a formar um fundo. Não excluo, como é óbvio, a possibilidade de estar numa enorme zona de distribuição que, quando terminada, poderá dar origem a uma queda forte.

Se eu tivesse plena confiança que o caminho era para cima, já teria uma posição longa no papel. Não tenho nem terei até que esta consolidação seja quebrada. E da mesma forma que entrarei longo se a ruptura for no sentido ascendente, não terei qualquer problema em entrar curto se a ruptura for para baixo.

Mas, repito, acredito que a EDP está a construir um fundo sólido embora, como já disse, não ponha dinheiro nesta ideia. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

apenas mais uma humilde opinião...

por Scubawarrior » 17/2/2003 16:40

...mas qd a EDP partir essa zona de consolidação, esta passara a forte barreira de resistência, sendo que está mais próximo de confirmar a trend de descida do que inverte-la!

Adivinhar nunca foi bom em bolsa...ou dura pouco!!

cumps

Scuba

Nota: Mesmo depois do reversal de sexta nos states, continuo desde há 2 anos pelo menos a veicular um cenário muito péssimista para os próximos anos em todos os mercados mundiais. Acho que estamos num secular bear market, e investimentos buy and hold já não devem ter lugar nas estratégias dos pequenos investidores. os mercados estão a dizer isso mesmo há muito!!! Lembrem se do D.Sebastião...ainda estamos á espera!!! A recessão deflacionária(global) que aí vem leva me sempre que tenho tempo a alertar os investidores, se não o fizesse sentir-me-ia um traidor para quem vai seguindo o que vou escrevendo!!
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Silveira » 17/2/2003 16:36

Boas

Neste caso estou um bocado á espera para ver, este padrao que a empresa tem apresentado, tem sido visto por quase todos como sendo um fundo de consolidação, é aqui que se ve que a tendencia de grande parte dos comuns dos investidores é sempre positiva no mercado :). Eu por outro lado pergunto :

E se a acção estiver a fazer um fundo de distribuição ????

A empresa esta a negociar dentro do canal descendente de longo prazo, sendo necessario a quebra dos 1,72 e da LT de resistencia do canal para se dar um movimento de alta forte como ocorreu na PTM quando quebrou em alta o fundo que na altura esta a ser formado.

Outro aspecto que acho importante é saber ate que ponto estao a ocorrer na EDP reformas estruturais e de desenvolvimento, com vista a melhorar o desempenho da empresa, isso, porque no passado foram tomadas posiçoes que sairam furadas para a empresa. Essa questao porque no caso da PTM foram feitas algumas reformas com vista a melhorar o desempenho da empresa.

Bem eu vou esperar para ver para que lado a EDP vai e depois entao tomarei a minha posição, costumo dizer que nos mercados é necessario esperar para ver (tomar uma posição) e nao o contrario.

Cumprimentos Silveira

Registado: 5/11/2002 19:00

EDP continua a "trabalhar" o seu futuro

por Ulisses Pereira » 17/2/2003 16:05

Alguns participantes deste fórum têm feito chegar até mim ( quer através das mensagens privadas do caldeirão, quer através do meu mail) mensagens em que manifestam a sua estranheza pelo facto de eu andar a falar muito pouco da EDP, ao contrário do que era habitual em mim há uns tempos atrás.

A razão para isso é muito simples: A acção continua a andar de lado, sem criar nenhuma novidade do ponto de vista técnico e sem que nada de novo possa ser dito.

Aquilo que posso fazer é apenas colocar aqui os gráficos actualizados e transcrever aquilo que já escrevi há cerca de um mês atrás, pois mantém-se completamente actual.

Penso que o gráfico da EDP é dos mais límpidos do nosso mercado. A acção encontra-se num gigantesco canal descendente que dura há quase três anos, pelo que é claro que a tendência continua a ser descedente.

Contudo, desde Julho passado, a EDP parece estar a tentar construir uma base sólida que lhe permita inverter esta tendência. É importante que a EDP continue este lento processo, à semelhança do que fez a PTM a qual, durante um ano, lateralizou, construindo uma sólida base que lhe tem permitido obter estas recentes valorizações.

Em suma, para que comece a ficar positivo na EDP preciso de ver esta base a ser quebrada para cima. Mas, repito, quanto mais tempo ficar a construir esta base, mais sólida será a inversão.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.gif
forum-edp1.gif (16.68 KiB) Visualizado 1302 vezes
forum-edp2.gif
forum-edp2.gif (14.26 KiB) Visualizado 1292 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum