Jaimek Escreveu:Boas,
A minha mãe faleceu em Abril do ano passado e há uma conta bancária no estrangeiro que irá passar para o meu nome.
Para este efeito, disseram-me que é preciso o seguinte documento:
You should also get document a confirming :
a) that you are a permanent resident of Lisbon
b) your address there
c) your Tax Serial Number
d) your Passport number
All these are needed in order to transfer the Bank account in your name!!!
A minha pergunta agora é, onde é que posso obter tal documento. Alguém tem ideia ? E em vez do passaporte, também poder-se-á indicar o número de BI em alternativa, certo ?
About the Bank account after discussing with the director, he reassured me that what he needs is at least a proof of resident and a proof of tax serial number.
These must be proofed and AUTHENTICATED by an OFFICIAL AUTHORITY (such as perhaps Tax Authorities) and it may be in Portuguese as long as of course it is authenticated by an official Portuguese authorities!!!!!!!
Não entendo como é que dizem que basta o documento em Português sem tradução para o idioma destinatário, se lá não entendem Português...
E mais sobre isto:
I forgot to tell you that also a copy of your passport AUTHENTICATED too by official authorities is needed!!!!
Em caso de poder ser o BI, onde poderei obter uma cópia autenticada por entidades oficias do meu BI ? Sou de Lisboa.
Caro Jaimek
Qualquer documento pode ser autenticado nos locais previstos na lei: Juntas de freguesia, Notários ou postos dos CORREIOS de Portugal (não me recordo de mais nenhum). Os ultimos que autentiquei foi nos CTT (pequena nota: alguns funcionáios estão completamente alheios ao sistema, pelo que poderão querer cobrar a mesma TAXA por CADA FOLHA de autenticação... cuidado! - De resto MUITO mais barato que em notário, mas ao que me disseram, ainda assim mais caro do que na Junta de freguesia!...)
Assim sendo, bastará apresentares TODOS os documentos solicitados num desses locais e pagar as devidas taxas (Nos CTT são uns 20 e tal euros por documento, salvo erro).
MAIS, para reaveres o saldo de uma conta, necessitas da HABILITAÇÃO de HERDEIROS, que indica quem são os herdeiros LEGAIS, e a assinatura de todos em documento próprio que o banco terá de emitir, bem como a liquidação de imposto ás finanças (informa-te junto do fisco sobre este tipo de operação). Esta Habilitação é feita em Notário, através das certidões de Nascimento de TODOS os herdeiros e a certidão de Óbito da falecida, e fica por cerca de 250 euros.
Se o banco não a pediu, é deverás estranho... Qualquer familiar com dados parecidos poderia reclamar a conta, certo???
No que toca ao passaporte, podes sempre pedir com urgência (pagas uma sobretaxa). Não demora assim tantos dias.
APENAS UMA NOTA: Aconselho-te a COMEÇAR IMEDIATAMENTE, pois falas em ABRIL como prazo... (mais um ponto estranho, pois as contas não DESAPARECEM com o falecimento de ninguém...). Devo dizer-te que tive um problema com o BES em território nacional, e enquanto não eram esclarecidos alguns assuntos, passou mais de MEIO ano... e MUITAS chatices.