Mota-Engil - Ajuda
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Mota-Engil - Ajuda
chibeles Escreveu:Bom Dia a todos,
sou um investidor recente na Bolsa.
Recentemente comprei Mota-Engil a 5,39€ (média).
Neste momento não sei o que fazer... sair enquanto as perdas não se avultam ... ou esperar para ver?
Alguem pode dar uma ajuda?
Agradeço desde já!
Chibeles
Chibeles,
deixo-te um post sobre a Mota com o meu ponto de vista.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59790

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
A todos ... muito obrigado pelos vossos comentários.
Sou de facto muito verde neste negócio, tenho tido SORTE (e foi mesmo só sorte) em conseguir fazer algumas mais valias, principalmente com a ALTRI e SONAE SGPS ... mas esta correu mal!
As minhas entradas baseiam-se apenas nas noticias que leio e no que vou aprendendo também por este forum!!!
Vou sem duvida ter mais cuidado em futuras entradas e definir bem os STOP LOSS.
BEM HAJAM.
Chibeles
Sou de facto muito verde neste negócio, tenho tido SORTE (e foi mesmo só sorte) em conseguir fazer algumas mais valias, principalmente com a ALTRI e SONAE SGPS ... mas esta correu mal!
As minhas entradas baseiam-se apenas nas noticias que leio e no que vou aprendendo também por este forum!!!
Vou sem duvida ter mais cuidado em futuras entradas e definir bem os STOP LOSS.
BEM HAJAM.
Chibeles
- Registado: 29/11/2007 2:37
No problem, mae
Fibonacci, aproveito este tópico para te dar os parabéns pela forma como tens participado no Caldeirão. És uma das pessoas que mais gosto de ler porque, para além dos teus excelentes conhecimentos sobre o mercado, a tua postura serena faz com que tenhas as palavras certas face às diferentes situações. Parabéns!
Um abraço,
Ulisses

Fibonacci, aproveito este tópico para te dar os parabéns pela forma como tens participado no Caldeirão. És uma das pessoas que mais gosto de ler porque, para além dos teus excelentes conhecimentos sobre o mercado, a tua postura serena faz com que tenhas as palavras certas face às diferentes situações. Parabéns!
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Maenatal, pedia-te que no post escrevesses algo mais do que apenas uma cotação. Posts vazios de conteúdo não são o que queremos ler no Caldeirão. Opiniões e argumentos são a razão de ser deste fórum.
Um abraço,
Ulisses
claro que sim, mas entendo que é dificil ver uma acção a subir depois de uma saída..
Obrigado pelo reparo
mae natal Escreveu:5.08
Mais um conselho: depois de realizada uma venda, não vale a pena olhar para o que vai acontecer depois.
Se voltar a olhar para esse mesmo título, deverá ser outra vez com o mesmo olhar crítico, independentemente do preço a que entraste ou saiste da outra vez. Criar um novo plano de entrada e saída o mais completo possível.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
chibeles Escreveu:Obrigado pelo seu comentário ... vendi a 5,00€
Obrigado,
Luis
Vou-te dar a minha sincera opinião. Penso que pela experiência que tens dos mercados, o meu conselho é que fiques fora do mercado a aprender e estudar a bolsa, porque nas actuais condições de mercado ( vê só o indicador VIX ), só os mais experientes é que conseguem ganhar dinheiro.
Quanto à tua decisão de venda, penso que foi o melhor que fizeste depois de uma entrada temerária contra a tendência. Mas daqui a uns dias já saberemos isso
concordo plenamente apenas a ti cabe tomar essa decisão apenas dei a minha opiniao sincera que neste momento a Mota-Engil nao é um bom porto seguro e se a coisa ficar "preta" a Mota-Engil vai ser das primeiras a descarrilar mas isso tem estado visivel com o mau momento deste papel.
com os melhores cumprimentos,
Paulo Lancinha
com os melhores cumprimentos,
Paulo Lancinha
- Registado: 6/1/2007 15:05
chibeles Escreveu:Obrigado pelo seu comentário ... vendi a 5,00€
Obrigado,
Luis
E vendeste porque alguém aqui no fórum te disse para vender ?

Tal como o Fibonacci referiu tens de ver razão pela qual compraste a Mota-Engil, qual a perspectiva quando compraste.
- Registado: 21/9/2007 16:30
chibeles,
Qual a tua perspectiva quando compraste Mota-Engil? É isso que tens que definir para saberes se deves, ou não, manter o título em carteira.
Pela forma como colocas a questão, considero que foi apenas uma aposta especulativa. Nesse caso, no momento em que crias a posição, aconselho vivamente a colocares um stop loss (na plataforma logo ou apenas mental). Ou seja, entrar com a seguinte postura: o meu objectivo é ganhar X mas não vou arriscar mais do que Y. Por exemplo, entrar a 5,39 EUR com a perspectiva de que ela suba aos 6,50 EUR (por esta ou aquela razão, seja LTs, uma notícia,...) mas sair logo que ela desça abaixo dos 5 EUR.
Por outro lado: faz agora a pergunta "se fosse agora comprava este título?". Se não o compravas agora, então deves mesmo vender. Caso aches que as razões que levaram a que comprasses o título se mantêm válidas, deves manter o mesmo.
Para além disso, ajusta essas questões ao espaço temporal que estás disposto a estar no título.
Agora: vendo a perspectiva da Mota Engil, de uma forma global.
A nível técnico a coisa não está famosa. Tendência descendente bem definida. De qualquer forma, os 5 EUR podem ser um nível psicológico e forçar uma inversão. Ainda é cedo para ver isso mas é uma possibilidade. Se desce abaixo dos 5 EUR de forma significativa, continuará a ser um título preocupante.
Do ponto de vista fundamental, encontro este título como "top pick" de algumas corretoras. A Mota deixou de ser principalmente uma construtora e está a apresentar grande parte do seu portfolio na área das concessões, um negócio mais estável, mais alavancável e menos sujeito aos ciclos de mercado. No entanto, esta entrada em concessões está numa fase inicial e foi feita à base de algumas aquisições, sendo ainda necessário provar que a integração dessas unidades vai feita de forma conveniente (em alguns casos, parece-me que terão dificuldades, face às especificadades dos mercados onde entraram).
Se precisares de mais alguma ajuda, diz.
Cumps,
Fibo
Qual a tua perspectiva quando compraste Mota-Engil? É isso que tens que definir para saberes se deves, ou não, manter o título em carteira.
Pela forma como colocas a questão, considero que foi apenas uma aposta especulativa. Nesse caso, no momento em que crias a posição, aconselho vivamente a colocares um stop loss (na plataforma logo ou apenas mental). Ou seja, entrar com a seguinte postura: o meu objectivo é ganhar X mas não vou arriscar mais do que Y. Por exemplo, entrar a 5,39 EUR com a perspectiva de que ela suba aos 6,50 EUR (por esta ou aquela razão, seja LTs, uma notícia,...) mas sair logo que ela desça abaixo dos 5 EUR.
Por outro lado: faz agora a pergunta "se fosse agora comprava este título?". Se não o compravas agora, então deves mesmo vender. Caso aches que as razões que levaram a que comprasses o título se mantêm válidas, deves manter o mesmo.
Para além disso, ajusta essas questões ao espaço temporal que estás disposto a estar no título.
Agora: vendo a perspectiva da Mota Engil, de uma forma global.
A nível técnico a coisa não está famosa. Tendência descendente bem definida. De qualquer forma, os 5 EUR podem ser um nível psicológico e forçar uma inversão. Ainda é cedo para ver isso mas é uma possibilidade. Se desce abaixo dos 5 EUR de forma significativa, continuará a ser um título preocupante.
Do ponto de vista fundamental, encontro este título como "top pick" de algumas corretoras. A Mota deixou de ser principalmente uma construtora e está a apresentar grande parte do seu portfolio na área das concessões, um negócio mais estável, mais alavancável e menos sujeito aos ciclos de mercado. No entanto, esta entrada em concessões está numa fase inicial e foi feita à base de algumas aquisições, sendo ainda necessário provar que a integração dessas unidades vai feita de forma conveniente (em alguns casos, parece-me que terão dificuldades, face às especificadades dos mercados onde entraram).
Se precisares de mais alguma ajuda, diz.
Cumps,
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
a Mota-Engil está numa situaçao muito complicada e caso se confirme a quebra da LTA de longo prazo terá espaço aberto para descidas muito acentuadas por isso todo o cuidado é pouco e só a si lhe cabe decidir o que fazer.. cumprimentos
- Registado: 6/1/2007 15:05
Mota-Engil - Ajuda
Bom Dia a todos,
Neste momento não sei o que fazer... sair enquanto as perdas não se avultam ... ou esperar para ver?
Agradeço desde já!
Chibeles
Agradeço desde já!
Chibeles
- Registado: 29/11/2007 2:37
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustob69, carlifer, Google Adsense [Bot], Kooc, LACSIM, latbal, Masterchief, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1, Shift72, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006, VALHALLA, yggy e 102 visitantes