Olá Amigo,
O problema dos livros de análise técnica pura é que são todos iguais, é mais do mesmo.
Já ouvi falar de João Paulo Peixoto e lembro-me de ter lido à uns anos uma entrevista dele algures. Não conheço o conteúdo dos seus livros como tal, falo em termos genéricos.
95% dos livros de análise técnica existentes falam de como ler um SO, um MACD, um RSI, um DMI e por aí fora. É frustrante pegar num livro e ler coisas que não têm o menor interesse ou mesmo o menor valor. Os outros 5% são livros cientificos
Qual o interesse de saber como um RSI funciona? OK, deixem-me explicar isto de outra maneira, é importante saber como um indicador funciona mas apenas para quem o queira integrar num sistema automático. Saber que o RSI acima de x indica sobre comprado e abaixo de y indica subcomprado não tem o menor valor.
O que tem interesse, o que tem valor e é aqui que os tais 95% de livros falham, é demonstrar sistemas automáticos que digam ao trader/investidor que adoptando tais caracteristicas este sistema produz x de ganhos e y de perdas mas mudando as caracteristicas para xy os ganhos sobem substancialmente e por aí adiante.
Tenho algumas dezenas de livros de AT e tirando os 4 sobre Jesse Livermore e a "biblia" sobre WD Gann apenas existe 1 a quem eu ainda posso recorrer. Este livro foi-me aconselhado pelo Cem e mudou por completo a minha visão das coisas. Foi na mesma altura que descobri Gann e foi uma avalanche de novas ideias a emergirem.
Falo do livro de Larry Williams - Long-Term Secrets to Short-Term Traders.
Este livro basicamente abre o mundo dos sistemas automáticos ao leitor. Foge totalmente ao banal e foca no que é realmente importante.
Naturalmente que agora já se tornou também ele banal mas são livros destes, livros que apresentem novas ideias, novos conceitos, que o mundo da análise técnica necessita.
Por exemplo, o livro do prof. Fernando Braga de Matos, a secção de análise tecnica é "mais do mesmo". Nada de novo.
Para quem começa nestas lides de mercados financeiros naturalmente que é importante saber de tudo um pouco mas infelizmente, no que refere à AT, a aprendizagem é interrompida. Para quem quiser investir atraves da AT e não possuir...digamos...espirito criativo, está condenado a manter-se parado no tempo e não evoluir.
Dou outro exemplo, um dos livros que comprei é do Perry Kaufman chamado Trading Systems and Methods. Na altura pensei que era o livro ideal para seguir em frente depois de ler o do Larry Williams mas quando o recebi e o abri pensei cá para comigo...
bolas, devia ter seguido os estudos, ido para a universidade e tirar um mestrado em matemática para perceber o que aqui vem escrito...
Para resumir, no mundo da AT tudo se move entre o 8 e o 80. Ora temos os livros banais, que ensinam mais do mesmo ou então temos os livros cientificos que pegam num gráfico e transformam-no numa formula matemática capaz de ser nomeada para o proximo prémio nobel.
Há que encontrar o meio termo dentro dos 5% de livros que fogem ao banal. Infelizmente, penso que tal já não existe. Os grandes pensadores, os verdadeiros criadores de sistemas descobriram que é mais lucrativo fazer palestras restritas em numeros de participantes pagas a peso de ouro do que escrever livros.
um abraço
arnie