Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por Àlvaro » 28/4/2019 15:38

money, quanto maior é o barco, maior é a despesa. Abrir não chega, importa dar lucro e esse tipo de comida já conheceu muito melhores dias. Aqui na minha zona há um que já esteve sempre cheio aos fins de semana e agora está às moscas. Comida americana de plástico na Europa tem os dias contados.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 28/4/2019 14:15

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 28/4/2019 14:14

Ocioso Escreveu:
Não estou com muito tempo neste momento mas a nível do balanço gosto de ver o crescimento de capital próprio ao longo dos anos associado a uma alavancagem baixa.

E sim a Ibersol não faz sentido fazer análise como que para liquidação.

Já viste o que estás a pagar pelos ativos tangíveis líquidos?
Se não faz sentido, passamos para a análise dos earnings: em quanto estimas o crescimento anual, para justificar que está barata?


Mesmo que o investimento actual desse em pouco (o que duvido) e o crescimento apenas contrariasse a inflação, considerando a secção de travel a funcionar a 100% já terá algum impacto nos resultados.
Acho que é mais uma questão de com que múltiplos queres trabalhar para uma empresa deste género e neste sector.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 23:33

Não estou com muito tempo neste momento mas a nível do balanço gosto de ver o crescimento de capital próprio ao longo dos anos associado a uma alavancagem baixa.

E sim a Ibersol não faz sentido fazer análise como que para liquidação.

Já viste o que estás a pagar pelos ativos tangíveis líquidos?
Se não faz sentido, passamos para a análise dos earnings: em quanto estimas o crescimento anual, para justificar que está barata?
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 23:24

Artista Romeno Escreveu:
Ocioso Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Uma empresa avalia se pelos niveis de geracao de caixa antes de investimento de expansao...olhem pa dfc da ibs atividades operacionais menos investimento de substituocao e chapa 3

Mais tarde vamos ver a caixa, para já estamos no balanço. É que prever futuros cash flows, como bem sabes, é bastante falível...

então vou devolver a bola para o outro lado do court? quanto vale a MSFT? estará o mercado bebado? :mrgreen:
https://www.microsoft.com/en-us/Investo ... nce-sheets
p.s eu acho que estas a fazer uma analise muito tipo ben graham que sim foi o pai da AF mas aquilo foi escrito numa economia diferente, com taxas de juro diferentes etc. Há la indicadores muito importantes em caso de liquidaçao de um negocio que foste falando, mas por exemplo o net working capital num restaurante, cadeia supermercados, zara etc é sempre negativo, porque o prazo medio de recebimento é inferior ao de inventario e pagamaento somados e isso não é mau! pelo contrario a empresa financia-se nos clientes

A Microsoft, há meses atrás, estava cara e agora deverá estar ainda mais. Já tinha escrito que não havia problema com o working capital...
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 23/4/2019 22:23

Artista Romeno Escreveu:
Ocioso Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Uma empresa avalia se pelos niveis de geracao de caixa antes de investimento de expansao...olhem pa dfc da ibs atividades operacionais menos investimento de substituocao e chapa 3

Mais tarde vamos ver a caixa, para já estamos no balanço. É que prever futuros cash flows, como bem sabes, é bastante falível...

então vou devolver a bola para o outro lado do court? quanto vale a MSFT? estará o mercado bebado? :mrgreen:
https://www.microsoft.com/en-us/Investo ... nce-sheets
p.s eu acho que estas a fazer uma analise muito tipo ben graham que sim foi o pai da AF mas aquilo foi escrito numa economia diferente, com taxas de juro diferentes etc. Há la indicadores muito importantes em caso de liquidaçao de um negocio que foste falando, mas por exemplo o net working capital num restaurante, cadeia supermercados, zara etc é sempre negativo, porque o prazo medio de recebimento é inferior ao de inventario e pagamaento somados e isso não é mau! pelo contrario a empresa financia-se nos clientes


Não estou com muito tempo neste momento mas a nível do balanço gosto de ver o crescimento de capital próprio ao longo dos anos associado a uma alavancagem baixa.

E sim a Ibersol não faz sentido fazer análise como que para liquidação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 23/4/2019 21:45

Ocioso Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Uma empresa avalia se pelos niveis de geracao de caixa antes de investimento de expansao...olhem pa dfc da ibs atividades operacionais menos investimento de substituocao e chapa 3

Mais tarde vamos ver a caixa, para já estamos no balanço. É que prever futuros cash flows, como bem sabes, é bastante falível...

então vou devolver a bola para o outro lado do court? quanto vale a MSFT? estará o mercado bebado? :mrgreen:
https://www.microsoft.com/en-us/Investo ... nce-sheets
p.s eu acho que estas a fazer uma analise muito tipo ben graham que sim foi o pai da AF mas aquilo foi escrito numa economia diferente, com taxas de juro diferentes etc. Há la indicadores muito importantes em caso de liquidaçao de um negocio que foste falando, mas por exemplo o net working capital num restaurante, cadeia supermercados, zara etc é sempre negativo, porque o prazo medio de recebimento é inferior ao de inventario e pagamaento somados e isso não é mau! pelo contrario a empresa financia-se nos clientes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 20:22

Artista Romeno Escreveu:Uma empresa avalia se pelos niveis de geracao de caixa antes de investimento de expansao...olhem pa dfc da ibs atividades operacionais menos investimento de substituocao e chapa 3

Mais tarde vamos ver a caixa, para já estamos no balanço. É que prever futuros cash flows, como bem sabes, é bastante falível...
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 23/4/2019 19:59

Uma empresa avalia se pelos niveis de geracao de caixa antes de investimento de expansao...olhem pa dfc da ibs atividades operacionais menos investimento de substituocao e chapa 3
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 18:34

F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:
Qual o problema? Ser inferior ao passivo corrente?

Não há problema algum, quero apenas a tua opinião sobre essas métricas em relação à capitalização da empresa. O que achas?


Pág 170 e 171 do relatório explicam os níveis de liquidez

Volto a repetir:
Não há problema algum, quero apenas a tua opinião sobre essas métricas em relação à capitalização da empresa. O que achas?
Acrescento: Pensas que está barata em relação ao que está no balanço?
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 23/4/2019 18:14

Ocioso Escreveu:
Qual o problema? Ser inferior ao passivo corrente?

Não há problema algum, quero apenas a tua opinião sobre essas métricas em relação à capitalização da empresa. O que achas?


Pág 170 e 171 do relatório explicam os níveis de liquidez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 18:05

Qual o problema? Ser inferior ao passivo corrente?

Não há problema algum, quero apenas a tua opinião sobre essas métricas em relação à capitalização da empresa. O que achas?
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 23/4/2019 17:18

Ocioso Escreveu:
F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:https://m.youtube.com/watch?v=oFMEIOhwa6k


:lol: como eles dizem a fraude existe e existirá sempre mas eu diria que até a probabilidade de haver esse tipo de arranjos das contas na peugeot é bem mais provável (para esconder muitas das desgraças que volta e meia se revelam) do que numa empresa como a Ibersol em que as coisas vão crescendo pouco a pouco e de forma consolidada.

Mas é como dizem pode sempre acontecer...

Deixa a Peugeot e foca-te na Ibersol, ainda não me revelaste onde está barata. Vamos ao balanço: working capital e net tangible assets, o que pensas do seu valor?


Qual o problema? Ser inferior ao passivo corrente?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 15:05

F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:https://m.youtube.com/watch?v=oFMEIOhwa6k


:lol: como eles dizem a fraude existe e existirá sempre mas eu diria que até a probabilidade de haver esse tipo de arranjos das contas na peugeot é bem mais provável (para esconder muitas das desgraças que volta e meia se revelam) do que numa empresa como a Ibersol em que as coisas vão crescendo pouco a pouco e de forma consolidada.

Mas é como dizem pode sempre acontecer...

Deixa a Peugeot e foca-te na Ibersol, ainda não me revelaste onde está barata. Vamos ao balanço: working capital e net tangible assets, o que pensas do seu valor?
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 23/4/2019 8:47

Artista Romeno Escreveu:
F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:https://m.youtube.com/watch?v=oFMEIOhwa6k


:lol: como eles dizem a fraude existe e existirá sempre mas eu diria que até a probabilidade de haver esse tipo de arranjos das contas na pegeout é bem mais provável (para esconder muitas das desgraças que volta e meia se revelam) do que numa empresa como a Ibersol em que as coisas vão crescendo pouco a pouco e de forma consolidada.

Mas é como dizem pode sempre acontecer...

A psa é de um setor em geral que nao comanda grandes multiplos porque é muito ciclico, ainda mais que o dining out e pior consome nas atividades correntes muito cash flow por regra.
A psa é até a empresa mais cara do setor ou das mais caras dado estar atras nos electricos e ter multiplos altos face ao resto.
Bottom line o ev / ebitda serve pa empresas com intensidade de capital parecida e deve ser visto com cuidado


Concordo... existem vários outros fatores a ter em conta.
Pelo meu lado prefiro ficar bem longe de empresas que têm oscilações da rentabilidade do capital próprio para o lado negativo principalmente da ordem de grandeza da Peugeot e que necessitam de fortes aumentos de capital por parte dos acionistas :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 23/4/2019 8:41

F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:https://m.youtube.com/watch?v=oFMEIOhwa6k


:lol: como eles dizem a fraude existe e existirá sempre mas eu diria que até a probabilidade de haver esse tipo de arranjos das contas na pegeout é bem mais provável (para esconder muitas das desgraças que volta e meia se revelam) do que numa empresa como a Ibersol em que as coisas vão crescendo pouco a pouco e de forma consolidada.

Mas é como dizem pode sempre acontecer...

A psa é de um setor em geral que nao comanda grandes multiplos porque é muito ciclico, ainda mais que o dining out e pior consome nas atividades correntes muito cash flow por regra.
A psa é até a empresa mais cara do setor ou das mais caras dado estar atras nos electricos e ter multiplos altos face ao resto.
Bottom line o ev / ebitda serve pa empresas com intensidade de capital parecida e deve ser visto com cuidado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por F-You money » 23/4/2019 8:32

Ocioso Escreveu:https://m.youtube.com/watch?v=oFMEIOhwa6k


:lol: como eles dizem a fraude existe e existirá sempre mas eu diria que até a probabilidade de haver esse tipo de arranjos das contas na peugeot é bem mais provável (para esconder muitas das desgraças que volta e meia se revelam) do que numa empresa como a Ibersol em que as coisas vão crescendo pouco a pouco e de forma consolidada.

Mas é como dizem pode sempre acontecer...
Editado pela última vez por F-You money em 23/4/2019 8:41, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 23/4/2019 3:18

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 22/4/2019 21:58

Fundamentalist Escreveu:
Acho que estás a dar demasiada importância a esse rácio. Sem ir ver, Renault e Peugeot deverão ter um semelhante.


Bem melhor... Indo ver os rácios FY18 da Peugeot (sou demasiado ocioso para ir ver os da Renault), temos que:

EV = €37bn market cap - €9bn net cash = €28bn
EBITDA = €7.4bn.
Portanto, EV/EBITDA = 3,8x

Realmente mete a IBS a um canto... A não ser que na eventualidade de uma recessão as pessoas deixem de comprar carros mas continuem a comer whoppers.


O problema da Peugeot é só um e chama-se inconsistência. De que me vale uma empresa estar a ganhar este ano se ainda há poucos perdeu quase metade do capital próprio e os a entre ganhos e perdas avultadas.

Return on equity
2009 -9,12%
2010 +8,68%
2011 +4,25%
2012 -42,35%
2013 -27,74%
2014 -8,74%
2015 +9,07%
2016 +14,91%
2017 +14,18%
2018 +17,87%

Perdeu forte em mais de metade dos anos da última década.

BV
2009 - 37,97€/ação
2018 - 19,12€/ação

Uma década depois vale praticamente metade e duvido que tenham feito aumentos de capital por incorporação de reservas para aumentar o número de ações. :wall:

Acho que nem se pode comparar este tipo de ação com a Ibersol.

Return on equity
2009 +18,28%
2010 +14,82%
2011 +5,67%
2012 +2,26%
2013 +3,16%
2014 +6,58%
2015 +8,42%
2016 +16,61%
2017 +18,17%
2018 +12,78%

Bj
2009 - 3,06€
2018 - 6,27€

Duplicou de valor e ainda teve uns aumentos de capital por incorporação de reservas que aumentaram o número de ações e diluíram mais o resultado :D

O Ev/ebitda era apenas um exemplo.
Como é óbvio não se pode analisar apenas por um racio senão era uma festa lol

São uma série de dados e fatores que se têm de conjugar, acima de tudo tem a ver com a história no seu conjunto ser bonita ou não :lol:

Nota:
sem grandes análises a história da pegeout mais parece um drama daqueles...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Zuckerman » 22/4/2019 21:52

Fundamentalist Escreveu:Para além do mais, não me parece que tenha sido bem calculado, dado que não considerou a divida liquida. EV = €259m + €94m = €353m, o que nos dá um EV/EBITDA de 5.8x (ou 6x ajustando pelos custos com concessões e marcas), o que está, no entanto, a um bom desconto face ao sector Restaurant/dinning europeu (~10x). Desconto esse que pode ser justificado por algum risco de execução na EOG e à baixa liquidez.


Grato, Fundamentalist!
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Ibersol

por Fundamentalist » 22/4/2019 21:26

Acho que estás a dar demasiada importância a esse rácio. Sem ir ver, Renault e Peugeot deverão ter um semelhante.


Bem melhor... Indo ver os rácios FY18 da Peugeot (sou demasiado ocioso para ir ver os da Renault), temos que:

EV = €37bn market cap - €9bn net cash = €28bn
EBITDA = €7.4bn.
Portanto, EV/EBITDA = 3,8x

Realmente mete a IBS a um canto... A não ser que na eventualidade de uma recessão as pessoas deixem de comprar carros mas continuem a comer whoppers.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Ibersol

por Fundamentalist » 22/4/2019 20:59

Para além do mais, não me parece que tenha sido bem calculado, dado que não considerou a divida liquida. EV = €259m + €94m = €353m, o que nos dá um EV/EBITDA de 5.8x (ou 6x ajustando pelos custos com concessões e marcas), o que está, no entanto, a um bom desconto face ao sector Restaurant/dinning europeu (~10x). Desconto esse que pode ser justificado por algum risco de execução na EOG e à baixa liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Ibersol

por Ocioso » 22/4/2019 19:39

F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:
Cada um tem a sua avaliação, eu pela minha parte considero que uma avaliação não é um valor exacto mas mais uma ordem de grandeza ou um intervalo e o valor da cotação tem de apresentar uma margem de segurança (desconto) que chegue para salvaguardar um erro de avaliação.

Totalmente de acordo!

“ the figures should hit you over the head with a baseball bat”

Facebook e Apple em Janeiro.

Não gosto de investir com margens de desconto pequenas pois qualquer falha de avaliação come de imediato a margem que poderia obter.
Conjugando isso com uma gestão que tenha objetivo de aumentar o valor para o acionista e uma vontade de diminuir a dívida e julgo que se juntam as condições para investir.

Parece-me bem.

Quanto à Ibersol
Gestão focada em aumentar o valor do acionista? Capital próprio constantemente acrescer?....ok

Gestão focada em diminuir a dívida?.... ok

Área de negócio que vá mudar drasticamente em pouco tempo?..... duvido muito

Quanto vale uma empresa com um ebitda em volta dos 60 milhões anuais???
Com a cotação actual a market cap é de 288m sendo que a empresa detém 10% de ações próprias implica que o mercado avalia a empresa em 259,2 m ou 4,32 vezes o ebitda.
Achas que os resultados se mantêm 4 anos???
Vão diminuir drasticamente????
Ou existe até a probabilidade de virem a aumentar com base da entrada em funcionamento da área de travel em remodelação e com os investimentos previstos dos acordos Burguer King e kfc???

1) Não tenho qualquer interesse na Ibersol, que tem um negócio razoável e cota a um preço aceitável, contudo tem um volume diário muito reduzido para mim.
2) Fiquei curioso em relação ao teu entusiasmo por uma empresa que não está cara, porém não é uma pechincha.
3) Pelo que entendi, baseias a tua avaliação nos resultados futuros, é uma abordagem válida, mas mais difícil.
4) Se o teu objectivo é manter a posição por vários anos, a tua rentabilidade será bastante semelhante ao ROIC.


Existem mais dados a ter em consideração como é óbvio mas se consideras uma avaliação de 4,3x o ebitda correta então tens de me dizer onde existem empresas avaliadas mais baixo :lol:

Acho que estás a dar demasiada importância a esse rácio. Sem ir ver, Renault e Peugeot deverão ter um semelhante.
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 22/4/2019 19:25

Àlvaro Escreveu:Mais um tiro nos burguer's. E que tiro...
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pa ... s-no-pais/


Não vejo no que difere de outros concorrentes já existentes nos shopping’s e afins, bem mais pequenos até, é mais um no mercado. E boa parte do negócio é pão e bolos, não são só refeições.
Com um pouco de jeito ainda vão fornecer os café pans e quiosques da Ibersol :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 22/4/2019 19:22

F-You money Escreveu:
F-You money Escreveu:
Fundamentalist Escreveu:IMO, avaliar a Ibersol via multiplo de EBITDA é enganador já que os custos com as concessões são colocados abaixo do EBITDA. Devias pelo menos ajustar por isto.


Isso e outras coisas. Como é óbvio não bast avaliar o ebitda. São só umas contas toscas para dar uma ideia da ordem de grandeza do desconto que beneficia


Para uma análise mais correta penso que o ev/ebitda ou como disseram o ebitda com alguns ajustes para baixo e para cima. O RL é enganador.

O ev/ebitda pode ser enganador ser para comparar e só isso! Na realidade duas empresas podem ter intensidades capital ou ativos intangiveis diferentes! O ev/ebita e melhor, mas nao otimo.
Idealmente deve se olhar para cada unidade de negocio, perceber a dinamica de geracao de caixa e o crescimento que pode ocorrer. De igual modo é importante perceber se o negocio está sub investido e a pisicao estrategica geral.na oi alem da divida galopante e cara, esse era um problema muito grave e continua a base de ativos da empresa nao prestava face aos concorrentes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Google [Bot], jprgodinho, niceboy, papamericano e 149 visitantes