Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por Àlvaro » 21/4/2018 20:55

Considerar uma empresa como a Ibersol lixo é um disparate. A dúvida que tenho é se aquilo que já valorizou não será uma antecipação do preço ao valor real. É que nestes esticaços há sempre o risco de haver tentação para distribuição. Mas é provável que o mercado recompense a boa gestão.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Àlvaro » 21/4/2018 20:55

Considerar uma empresa como a Ibersol lixo é um disparate. A dúvida que tenho é se aquilo que já valorizou não será uma antecipação do preço ao valor real. É que nestes esticaços há sempre o risco de haver tentação para distribuição. Mas é provável que o mercado recompense a boa gestão.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 21/4/2018 20:20

Laribau Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:A meu ver e precisamente a fase de crescer organicamente e repagar a divida, se há coisa que tem distinguido esta empresa é nao haver AC diluitivos como noutras meninas ai do burgo, a gestão financeira prudente e muito importante em setores bastante prociclicos, é essa gestão que permitiu a empresa passar incolme a ultima crise, querem dividendos não é aqui, vão pa Ramada, depois daqui a 5 anos falamos......


Na Herdade temos umas quantas Ibersol (não muitas) e começamos a formar a opinião de que, ainda que um pouco longe, a gestão se está a aproximar da fronteira entre a prudência e a ineficiência na gestão do capital. O Gearing está nos 30 % (+/-) e se continuam a aumentar os capitais próprios a este ritmo, um destes anos estão com uma rendibilidade de CP "fracota". A ver vamos o que farão com o excesso de capital nesse caso (e se for o caso...!)... :-k


Então para ti a LVMH é lixo, apple lixo, Google lixo, Facebook, lixo, as empresas avaliam se a multiplos de mercado, PE, FCF YIELD etc, mas só por acaso tens noção que o ROE foi de 16% 2 x o custo dos capitais proprios, a ibersol antes de comprar a EOG, tinha um Gearing quase 0 e nao vejo mal nenhum nisso muito pelo contrario, o que é fixe cá no burgo é SONI, Martifer, mota e essas tretas empresas atoladas em divida até a ponta dos cabelos :roll:, que pa depois na proxima crise fazerem AC altamente diluitivos e rebentarem com os acionistas....para ti indicadores como estes com uma debt to equity tão baixa so podem ser lixo....http://financials.morningstar.com/ratios/r.html?t=LVMUY
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Laribau » 21/4/2018 18:29

Artista Romeno Escreveu:A meu ver e precisamente a fase de crescer organicamente e repagar a divida, se há coisa que tem distinguido esta empresa é nao haver AC diluitivos como noutras meninas ai do burgo, a gestão financeira prudente e muito importante em setores bastante prociclicos, é essa gestão que permitiu a empresa passar incolme a ultima crise, querem dividendos não é aqui, vão pa Ramada, depois daqui a 5 anos falamos......


Na Herdade temos umas quantas Ibersol (não muitas) e começamos a formar a opinião de que, ainda que um pouco longe, a gestão se está a aproximar da fronteira entre a prudência e a ineficiência na gestão do capital. O Gearing está nos 30 % (+/-) e se continuam a aumentar os capitais próprios a este ritmo, um destes anos estão com uma rendibilidade de CP "fracota". A ver vamos o que farão com o excesso de capital nesse caso (e se for o caso...!)... :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: Ibersol

por Àlvaro » 21/4/2018 11:11

Daqui a 5 anos? Isso não será muito tempo para quem negoceia em prazos mais reduzidos?
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 20/4/2018 21:49

Garf Escreveu:
F-You money Escreveu:Esta é uma empresa gerida de forma conservadora e para o acionista, sendo que só tem entrado em planos de expansão de forma muito criteriosa... ou entra numa posição muito pequena para experimentar (como o caso de Angola) ou numa oportunidade cujo payback seja muito rápido, previsível e que assegure uma boa oportunidade de rendimento futuro (como o caso da EOG).
Dito isto, não prevejo um aumento das expansões de forma radical e muito menos em mercados voláteis e arriscados como Angola.
Penso que é fase de consolidar, eliminar drasticamente e rapidamente a dívida existente (como tem acontecido) sendo a expansão realizada passo a passo (com a abertura de novos restaurantes em Portugal e concorrendo a mercados estáveis como o dos aeroportos espanhóis).

A volatilidade para mim não é um problema dependendo do tipo de negócio e do posicionamento da administração no mercado, pois quanto mais voláteis são, maior será a amplitude nos ciclos do mercado. A administração já demonstrou capacidade de antever e aproveitar os ciclos de mercado :wink: .

O problema é esse, tu pensas, eu penso e todos pensamos, mas o que é que a administração pensa :-k ? Eu sinceramente nunca consegui ver uma linha mais ou menos clara na forma de atuação no médio/longo prazo, mas posso ser só eu que não esteja a ver :roll: . Entrei há sensivelmente dois anos e estou satisfeito com o investimento, é um PPR de "alta gama" :mrgreen: :mrgreen: , mas gostaria de avaliar mais as idéias e objetivos da empresa, para além dos números :roll: .

BN

A meu ver e precisamente a fase de crescer organicamente e repagar a divida, se há coisa que tem distinguido esta empresa é nao haver AC diluitivos como noutras meninas ai do burgo, a gestão financeira prudente e muito importante em setores bastante prociclicos, é essa gestão que permitiu a empresa passar incolme a ultima crise, querem dividendos não é aqui, vão pa Ramada, depois daqui a 5 anos falamos......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Garf » 20/4/2018 21:08

F-You money Escreveu:Esta é uma empresa gerida de forma conservadora e para o acionista, sendo que só tem entrado em planos de expansão de forma muito criteriosa... ou entra numa posição muito pequena para experimentar (como o caso de Angola) ou numa oportunidade cujo payback seja muito rápido, previsível e que assegure uma boa oportunidade de rendimento futuro (como o caso da EOG).
Dito isto, não prevejo um aumento das expansões de forma radical e muito menos em mercados voláteis e arriscados como Angola.
Penso que é fase de consolidar, eliminar drasticamente e rapidamente a dívida existente (como tem acontecido) sendo a expansão realizada passo a passo (com a abertura de novos restaurantes em Portugal e concorrendo a mercados estáveis como o dos aeroportos espanhóis).

A volatilidade para mim não é um problema dependendo do tipo de negócio e do posicionamento da administração no mercado, pois quanto mais voláteis são, maior será a amplitude nos ciclos do mercado. A administração já demonstrou capacidade de antever e aproveitar os ciclos de mercado :wink: .

O problema é esse, tu pensas, eu penso e todos pensamos, mas o que é que a administração pensa :-k ? Eu sinceramente nunca consegui ver uma linha mais ou menos clara na forma de atuação no médio/longo prazo, mas posso ser só eu que não esteja a ver :roll: . Entrei há sensivelmente dois anos e estou satisfeito com o investimento, é um PPR de "alta gama" :mrgreen: :mrgreen: , mas gostaria de avaliar mais as idéias e objetivos da empresa, para além dos números :roll: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por F-You money » 20/4/2018 12:32

Garf Escreveu:
F-You money Escreveu:
A empresa gera dinheiro de tal ordem que dá para reduzir a divida significativamente, continuar a investir, fazer um aumento de capital por incorporação de reservas e ainda aumentar o dividendo...

Concordo contigo, mas como aqui já comentei, a forma como a administração da IBS lida com o seus acionistas/investidores deixa um pouco a desejar :roll: , e para mim isso é um dos motivos para cotação se movimentar como se movimenta.

Espero que na AG do 14/05 e/ou na apresentação dos resultados do 1T2018 em 05/06 possamos ter mais detalhes sobre as perspectivas de investimento e atuação nos mercados onde estão inseridos, nomeadamente no de Angola :roll: .

Por exemplo, no final do próximo ano entrará em operação o novo aeroporto de Luanda, que pretende ser um "hub" de referência naquela região para ligações entre a Améria Latina e o Oriente Médio/Sudoeste Asiático. Será que a IBS pretende participar nos concursos para os "lotes" desse aeroporto? :-k

https://www.dn.pt/lusa/interior/novo-ae ... 55717.html

BN


Esta é uma empresa gerida de forma conservadora e para o acionista, sendo que só tem entrado em planos de expansão de forma muito criteriosa... ou entra numa posição muito pequena para experimentar (como o caso de Angola) ou numa oportunidade cujo payback seja muito rápido, previsível e que assegure uma boa oportunidade de rendimento futuro (como o caso da EOG).
Dito isto, não prevejo um aumento das expansões de forma radical e muito menos em mercados voláteis e arriscados como Angola.
Penso que é fase de consolidar, eliminar drasticamente e rapidamente a dívida existente (como tem acontecido) sendo a expansão realizada passo a passo (com a abertura de novos restaurantes em Portugal e concorrendo a mercados estáveis como o dos aeroportos espanhóis).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Garf » 20/4/2018 11:56

F-You money Escreveu:
A empresa gera dinheiro de tal ordem que dá para reduzir a divida significativamente, continuar a investir, fazer um aumento de capital por incorporação de reservas e ainda aumentar o dividendo...

Concordo contigo, mas como aqui já comentei, a forma como a administração da IBS lida com o seus acionistas/investidores deixa um pouco a desejar :roll: , e para mim isso é um dos motivos para cotação se movimentar como se movimenta.

Espero que na AG do 14/05 e/ou na apresentação dos resultados do 1T2018 em 05/06 possamos ter mais detalhes sobre as perspectivas de investimento e atuação nos mercados onde estão inseridos, nomeadamente no de Angola :roll: .

Por exemplo, no final do próximo ano entrará em operação o novo aeroporto de Luanda, que pretende ser um "hub" de referência naquela região para ligações entre a Améria Latina e o Oriente Médio/Sudoeste Asiático. Será que a IBS pretende participar nos concursos para os "lotes" desse aeroporto? :-k

https://www.dn.pt/lusa/interior/novo-ae ... 55717.html

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por MiamiBlue » 20/4/2018 11:53

F-You money Escreveu:
FredericoRocha Escreveu:Pois ... daí a minha questão...


A empresa gera dinheiro de tal ordem que dá para reduzir a divida significativamente, continuar a investir, fazer um aumento de capital por incorporação de reservas e ainda aumentar o dividendo...



Empresa com um largo futuro pela frente.

Nos últimos 4 anos, apresenta números fantásticos - volume de negócios mais que duplicou e o EBITDA triplicou.

A atual aposta na consolidação do negócio parece-me sensata mas gostava de a ver estudos para a entrada em outros mercados.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

Re: Ibersol

por Celsius-reloaded » 20/4/2018 11:08

freitax Escreveu:"Ibersol propõe aumentar dividendo para 10 cêntimos"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... Principais


É um fenómeno esse jornalista menosprezar e criticar de forma velada o facto de a subida do dividendo ser inferior à subida dos lucros, como se houvesse um imposição nacional de distribuir tanto ou mais que o valor dos lucros.

A posição assumida é tanto mais inusitada quando se sabe que boa parte dos lucros servem para realizar um AC em que os accionistas não entram com um tostão e ainda ganham novas acções!

Mas mais ainda, sabendo que a cotada tem uma data de acções próprios e se estabelece expressamente que essas acções não têm direito ao dividendo.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Ibersol

por F-You money » 20/4/2018 10:48

FredericoRocha Escreveu:Pois ... daí a minha questão...


A empresa gera dinheiro de tal ordem que dá para reduzir a divida significativamente, continuar a investir, fazer um aumento de capital por incorporação de reservas e ainda aumentar o dividendo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por FredericoRocha » 20/4/2018 10:15

Pois ... daí a minha questão...
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Ibersol

por _x_ » 20/4/2018 9:05

Boas

Álvaro o aumento de capital é feito pela própria empresa, é tipo um dividendo mas sem pagar 28% :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Ibersol

por FredericoRocha » 20/4/2018 8:16

Percebo essa preocupaçao e eu também a tenho.... mas na minha opiniao, numa perspectiva de diversificaçao acho que faz sentido ter uma percentagem do capital aqui investido.
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Ibersol

por freitax » 20/4/2018 8:07

Eu até reconheço os bons fundamentais desta cotada... contudo, a falta de liquidez deixam-me de pé atrás para investir nela... :-k
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Ibersol

por FredericoRocha » 20/4/2018 8:06

Não percebi o teu comentário Àlvaro. Este aumento de capital é "uma coisa" má?
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Ibersol

por Àlvaro » 20/4/2018 7:54

E também propõe um aumento de capital. Está tão boa, tão boa que o melhor mesmo é meter lá mais para ficar ainda melhor:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... aio-296449
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por freitax » 19/4/2018 20:28

"Ibersol propõe aumentar dividendo para 10 cêntimos"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... Principais
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Ibersol

por freitax » 19/4/2018 20:27

"Ibersol propõe aumentar dividendo para 10 cêntimos"

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... Principais
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Ibersol

por ogal » 19/4/2018 15:42

Já ontem aconteceu a mesma coisa, mais ou menos à mesma hora!!! Alguém se anda a movimentar!!!
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Ibersol

por F-You money » 19/4/2018 10:42

Mais 80.000 ações movimentadas num único trade... :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Newbie » 16/4/2018 19:12

Àlvaro Escreveu:Eu não referi essa hipótese que me parece um disparate completo, o que digo é que o futuro não me parece tão auspicioso como o passado recente. Por duas razões fundamentais: o esclarecimento da generalidade das pessoas em relação a esse tipo de oferta e a concorrência que cada vez é mais diversificada:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ats-294067
São estes dois factores que me deixam com alguma dificuldade em ser crédulo a ponto de acreditar que vai continuar direito ao céu como se não houvesse amanhã.


Ou então podes pensar que todas as grandes empresas foram adaptando-se, (Coca-Cola tem mais de 100 anos, o McDonalds não vende exactamente os mesmos produtos), e a empresa com o excesso de Cash-Flow de hoje irá canaliza-los para o "futuro". Ou seja, algo já discutido, a gestão é que fará a diferença e não tanto o produto de hoje.
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2004 20:38

Re: Ibersol

por Àlvaro » 15/4/2018 18:15

Eu não referi essa hipótese que me parece um disparate completo, o que digo é que o futuro não me parece tão auspicioso como o passado recente. Por duas razões fundamentais: o esclarecimento da generalidade das pessoas em relação a esse tipo de oferta e a concorrência que cada vez é mais diversificada:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ats-294067
São estes dois factores que me deixam com alguma dificuldade em ser crédulo a ponto de acreditar que vai continuar direito ao céu como se não houvesse amanhã.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 14/4/2018 12:17

Thestockpicker Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Ichhê! Uma maravilha! O certo é que ainda não vi o noivo dizer mal do noivo. Claro que quem as tem quer vender a bom preço. E quem as não tem, se quer entrar espera por fazê-lo mais abaixo. Espaço para cair não falta.


O espaço para cair desta é igual aos das outras... 100%.

Agora vejo algumas com hipóteses muito maiores para isso acontecer, a Imprensa por exemplo.


Lol se formos por aí e nos basearmos nos dados económicos disponíveis das empresas no nosso querido psi18 então a Ibersol não entra no top 10 de maior probabilidade de isso acontecer :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: JoaoMatosSilva, MR32, PAULOJOAO, Xacal e 87 visitantes