Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por EuroSexy » 29/8/2014 12:07

SERRA LAPA Escreveu:Deve ser uma emoção forte, seguir esta cotada! Faz cerca de 1 a 2 negócios por dia e movimenta 1500 acções :mrgreen:


Sim eu sigo-a e nunca me dei mal a negociar. Sigo-a porque é a empresa boa. E as boas empresas fazem parte do meu leque de investimentos.
Quem a quer comprar até pode comprar em mais de um sessão, não importa, o que vale é comprar barato de modo a minimizar o risco.

Quando eu tinha a empresa a 3,4 euros o Ulisses referiu que eu devia largá-las e eu estava cada vez mais a reforçar porque duma optica tipo Mr.Buffett sabia o que estava a comprar e a que preço, desliguei do mercado bolsista e não abri correspondencia e passado dois anos veio aos 9 euros, atingindo uma rendibilidade media anual de mais de 60%
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 29/8/2014 2:20

Eurouro Escreveu:Por este forum rara vez existe alguém que faça uma análise fundamental sob as contas dos relatórios das empresas.

O capital próprio/acçao da Ibersol 6,23
ROE actual 3%
Projectando o valor para ibersol a 5 anos temos:

6,23(1+0,03)^5=7,22 de capital próprio por acção em 2018

7,22x0,03=0,216 de lucro em 2018

0,216x 5 anos=1,08 de lucros aglomerados.

1,08lucros+6,23 capital próprio actual= 7,31 valor a 5 anos aproximadamente.

Esta actualização deve ser feita 2 vezes ao ano para se confirmar o valor (normalmente em Dezembro e Maio).


7,31 de valor, então ao pagarmos o preço do mercado 5,8 estamos a comprar com um desconto de 20%
Em Setembro do ano passado a empresa estava com um desconto de 50% face ao valor futuro e os analistas técnicos me diziam para a largar que não se sabia até onde podia cair...

É obvio que se até 2018 a empresa tiver um ano de 2014 ou 2015 com prejuizo e o mercado fizer uma baixa de preço, isso pouco tem a ver com o valor da empresa a longo prazo. Mas se em 2014 ou 2015 tiver lucros acima do esperado isso também não deve prejudicar a visão do valor.

Disciplina precisa-se!


Agora é que eu já percebi por que motivo a jeronoimo martins tinha valor crescente puxa :mrgreen: :idea: o pior é que não é fair value nem valor fundamental é valor contabilistico :cry: :oh:
1- 7,31 euros em 2018 são 7,31 euros hoje, está genial :roll:
2- diz lá que o book value era esse, mas os ativos valem mesmo isso, eu sempre aprendi que uma empresa pode valer mais o mesmo ou o menos que o seu book value, mas eles estavam todos errados.... :-k
3-atualização bi anual é isso mesmo, se entretanto houver algo que mande o valor da empresa ao tapete que se lixe :!:
4-analise fundamental de relatorios e contas, Perdão analise contabilistica, analise fundamental é ver a situação atual e futura da empresa setor, relaciona-la com os pares etc
5- investir numa empresa com um ROE esperado de 3% :wall: nem numa com 6% no prazo de 5 anos eu pensava investir :wall:
6- ah pois precisa-se disciplina...
7- eu nunca consegui perceber se o eurosexy ouro ou verde , fala a gozar nem quero saber, pois este post deu numa valente chave de ouro para a silly season :mrgreen: :clap:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por SERRA LAPA » 29/8/2014 1:28

Deve ser uma emoção forte, seguir esta cotada! Faz cerca de 1 a 2 negócios por dia e movimenta 1500 acções :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Ibersol

por EuroSexy » 29/8/2014 1:12

De facto hoje vejo que o mercado continua a ser bastante irracional! :shock: Maniaco-depressivo
Então não é que passado um ano veio bater acima dos 9 :shock:
9 não me faz entrar porque é um preço que não estou disposto a pagar.
Só vale a pena investir na ibersol a longo prazo quando a empresa estiver de novo a desconto, o que pode não acontecer tão depressa como nós queremos.
Uma lição é que o investidor racional compra com desconto e depois tem de esperar. =; Se vender, só vende quando o preço está francamente acima do valor ou se esse mesmo valor estiver comprometido no crescimento anual. Desta perspectiva há tempo para tudo. :-k

Há tempo para tudo porque o mercado atrasa-se em relação aquilo que o activo é enquanto empresa.
Só mais tarde é que o mercado reconhece o valor.

Desta perspectiva fundamental, a bolsa não antecipa o valor, dando tempo suficiente para se investir com pés e cabeça, estando calmo. Só assim podemos desligar o mercado bolsista, desde que se saiba o que se faz. A que preço? Em que empresa? 2 grandes variáveis. Eu acrescento-lhe a nossa cabeça.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Ibersol

por Eurouro » 5/9/2013 16:28

Vamos só supor que quem comprou hoje a 7 euros vê a partir de agora a cotação a descer até ao fim do mês e Outubro de novo a 3,5 euros. O mercado pode muito bem fazer essa avareza!
O valor não mexe, mas o preço a curto prazo pode fazer de tudo.
Na sessão de hoje eu vi alguém que só estava disposto a vender a 9.
Mas há alguém coerente que vá pagar acima do valor a esse vendedor?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Ibersol

por Eurouro » 5/9/2013 15:10

Vi agora neste preciso momento, existe compradores dispostos a comprar 6 mas há um maluco qualquer que já só vende a ibersol a 9 euros!!! :shock: Isso já fica acima do valor de longo prazo que eu referi no meu post e está bastante acima da cotação.

Esta abordagem é fundamental e coerente e é a essência daquilo que Buffett é.
O que o mercado faz em si, é irrelevante.
O que é preciso é que nos limitemos única e exclusivamente às excelentes empresas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Ibersol

por Eurouro » 5/9/2013 13:49

Por este forum rara vez existe alguém que faça uma análise fundamental sob as contas dos relatórios das empresas.

O capital próprio/acçao da Ibersol 6,23
ROE actual 3%
Projectando o valor para ibersol a 5 anos temos:

6,23(1+0,03)^5=7,22 de capital próprio por acção em 2018

7,22x0,03=0,216 de lucro em 2018

0,216x 5 anos=1,08 de lucros aglomerados.

1,08lucros+6,23 capital próprio actual= 7,31 valor a 5 anos aproximadamente.

Esta actualização deve ser feita 2 vezes ao ano para se confirmar o valor (normalmente em Dezembro e Maio).


7,31 de valor, então ao pagarmos o preço do mercado 5,8 estamos a comprar com um desconto de 20%
Em Setembro do ano passado a empresa estava com um desconto de 50% face ao valor futuro e os analistas técnicos me diziam para a largar que não se sabia até onde podia cair...

É obvio que se até 2018 a empresa tiver um ano de 2014 ou 2015 com prejuizo e o mercado fizer uma baixa de preço, isso pouco tem a ver com o valor da empresa a longo prazo. Mas se em 2014 ou 2015 tiver lucros acima do esperado isso também não deve prejudicar a visão do valor.

Disciplina precisa-se!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Ibersol

por Eurouro » 23/8/2013 21:20

luisfssousa Escreveu:Caros,

Como, na minha opinião, a ação esta com muito bom aspecto (apesar do pouco volume)....

Podem pfv colocar um gráfico atualizado e a vossa opinião técnica sobre a ação?


Nunca, desde a sua existência em bolsa, a Ibersol teve um PER tão elevado como actualmente.
Os investidores neste momento estão a acreditar que a empresa tem futuro com o negócio em Angola, mas os tempos vão ser agravados e dificeis. Esta empresa apresenta-se agora com um P/CP ainda baixo, mas é expectável que o capital próprio venha a sofrer uma quebra devido aos incrementos patrimoniais negativos e à falta de capacidade da empresa começar a reduzir custos já em 2014 e 2015. E isso não está a ser contabilizado ainda! Será uma desagradavel surpresa. Só depois da melhoria no desempenho é que a empresa terá capacidade para poder crescer sustentadamente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: Ibersol

por luisfssousa » 19/8/2013 11:30

Caros,

Como, na minha opinião, a ação esta com muito bom aspecto (apesar do pouco volume)....

Podem pfv colocar um gráfico atualizado e a vossa opinião técnica sobre a ação?
Cumprimentos,
Luís Filipe Sousa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 61
Registado: 4/4/2013 10:59
Localização: Loures

por EuroVerde » 7/6/2013 13:59

Alguém está a seguir actualmente a ibersol?

Está cara ou barata relativamente aos resultados futuros?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 20/1/2013 15:03

Na sequência da minha anterior ideia;

trader técnico compraria na quebra da LTD e provavelmente até acima disso, e outros ao tocar na MM200.
Mas é que este exemplo de trading é o exemplo mais completo de que a AT nem sempre é a melhor forma de tirar partido de movimentos lucrativos. O pior é que quem não comprou na altura em que eu estaria a comprar tudo dos 4 euros para baixo durante 2012, e agora foi comprar acima disso pode estar a fazer um negócio não tão bom como era previsto.
Quando se compra a um preço superior é sempre pior negócio do que a um preço mais baixo, desde que os fundamentais não se alterem.
Mas se os fundamentais se mantiverem ou piorarem, torna-se um investimento obsolento, independentemente de existir ou não liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 14/1/2013 14:26

Só para alertar hoje a Ibersol sobe 7% tocando a MM200.
O meu trade fora um bom trade, e para os que não investiram durante 2012 com medo de que a empresa apresentava um PER elevadíssimo, é bem provável que tenham razão.
Neste momento a Ibersol não me convence porque as receitas vão cair bastante, o suficiente para que exista de facto maus resultados do lado dos lucros durante 2013, 2014, 2015, se se não rever o IVA.

O meu obrigado a quem me as comprou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 4/1/2013 20:45

Tinha feito uma entrada inicial a 4 e mais dois reforços.
Este trade deu muito que falar e me preocupar.
Só consegui um lucro devido aos 2 reforços que tinha feito porque da primeira vez que entrei foi práticamente ao mesmo nivel que saí a 28 Dez.

Só não queria fechar a perder, e assim segui o vosso conselho.
Anexos
IBERSOL,SGPS.png
IBERSOL,SGPS.png (14.76 KiB) Visualizado 13010 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 3/1/2013 15:53

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu continuas com a posição nesta acção porquê?

Um abraço,
Ulisses


Eu acabei por fechar as posições que tinha no final de Dezembro. Tive um ganho residual. Acredito em dias melhores do que os actuais para uma nova entrada.
2013 será um ano dificil e muita água ainda está para correr no que diz respeito à ibersol.

Bons trades.
:shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por rollingsnowball » 19/11/2012 23:50

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu continuas com a posição nesta acção porquê?

Um abraço,
Ulisses


O meu horizonte não é a curto prazo. É para 3 ou 4 ou mesmo 5 anos. Admito que me precipitei em comprar da primeira vez que o fiz.

Já reforcei, mas não o ferei mais. Vou aguentá-la até ter lucro. A perder numa sólida empresa fundamentalmente é que não.
É uma empresa que gera bons cashflows e bate a inflação. Num ano como o de 2012 (o mais recessivo) em que o PIB deverá contrair mais de -3% a empresa apresenta lucros e como disse teve custos pontuais que em 2013 já se espera velocidade de cruzeiro.

como já disse atrás, não há nada que garanta que os resultados deste ano não são um novo "normal" para a empresa... no entanto, gostei da redução da dívida apresentada

ps: não conseguindo ter um grau de certeza razoável em relação ao futuro da Ibersol (embora acredite que resultados como os actuais provavelmente são sustentáveis, embora para o ano o IRS e a crise em espanha vao prejudica-los) pelo menos com lucros superiores aos actuais, e tendo em conta que o preço para lucros como os actuais (ou mesmo que fossem o dobro) é alto, continuo fora (e possivelmente continuarei a menos que algo mude no meu raciocinio)
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por Ulisses Pereira » 19/11/2012 17:22

Euroverde, para ti então foram bons resultados?

Deixa, a sério. Eu não me vou meter nesta discussão e já estou arrependido de a ter iniciado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 19/11/2012 17:14

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu continuas com a posição nesta acção porquê?

Um abraço,
Ulisses


O meu horizonte não é a curto prazo. É para 3 ou 4 ou mesmo 5 anos. Admito que me precipitei em comprar da primeira vez que o fiz.

Já reforcei, mas não o ferei mais. Vou aguentá-la até ter lucro. A perder numa sólida empresa fundamentalmente é que não.
É uma empresa que gera bons cashflows e bate a inflação. Num ano como o de 2012 (o mais recessivo) em que o PIB deverá contrair mais de -3% a empresa apresenta lucros e como disse teve custos pontuais que em 2013 já se espera velocidade de cruzeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Blue Epsilon » 19/11/2012 17:03

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu continuas com a posição nesta acção porquê?

Um abraço,
Ulisses



Como disse num post anterior, eu acho que o nosso amigo Euroverde apaixonou-se por este papel.

Mas só ele é que pode responder...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 19/11/2012 16:53

Euroverde, tu continuas com a posição nesta acção porquê?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por EuroVerde » 19/11/2012 16:49

Alguém quer dizer alguma coisa? Alguém previa resultados esperados piores?
Num ano de recessão de muito menos de -3% a empresa visa a quebra nas receitas, mas ainda assim não tão más como parecem. Além disso, houve custos pontuais com Angola e a excepção do aumento do IVA que pelos vistos poderá ser reposto para valores anteriores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por EuroVerde » 16/11/2012 19:49

in JN

A Ibersol registou uma quebra de 61% dos resultados líquidos nos primeiros nove meses do ano. A penalizar os resultados estiveram essencialmente três factores: queda das vendas, incorporação de parte da subida do IVA e encargos com a abertura em Angola.
O resultado líquido da Ibersol caiu para 2,6 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano, o que compara com os 6,8 milhões registados em igual período do ano passado, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A contribuir para este desempenho esteve uma quebra de 13,25% das receitas para 129,04 milhões de euros. A justificar a descida está também o facto de a empresa não ter reflectido a totalidade do aumento do IVA nos produtos, o que penalizou as margens da empresa. A empresa adianta mesmo que a não incorporação da totalidade do aumento do IVA no preço de venda ao público “impactou negativamente em cerca de 3 milhões de euros na margem bruta e nos resultados.”

“A forte quebra de vendas, a redução de preços associada ao aumento do IVA e os custos de pré-abertura da operação em Angola tiveram um forte impacto na rentabilidade pelo que o EBITDA registou uma diminuição de 5,4 milhões de euros tendo ascendido a 12,7 milhões de euros, ou seja menos 30% que no período homólogo de 2011”, explica a empresa no mesmo comunicado.

A empresa diz ainda que “é expectável” que “o quarto trimestre tenha um comportamento idêntico ao dos trimestres anteriores. No entanto, a diminuição de rendimento associada ao agravamento da carga fiscal previsto para Janeiro poderá por antecipação afectar negativamente o consumo do mês de Dezembro.”

Mas garante que vai prosseguir com “o plano de ajustamento de recursos à evolução das vendas e intensificamos o processo de renegociação das rendas.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por rollingsnowball » 9/10/2012 22:14

Blue Epsilon Escreveu:
artista1939 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Vendam mais. :P


Caro amigo, então? Que se passou? 8-)


É o Euroverde a acumular a Ibersol. Com a liquidez que tem até precisa de mais vendendores, para construir uma posição que lhe vai render mais de 20% ao ano, segundo a previsão dele.

Pois..pelo comentário dele parece que a bid de 100000 acções que estava a segurar a acção há uns dias era dele... Se assim for parece-me que daqui a uns dias temos mais 100000 a segurar mas provavelmente mais abaixo (as ultimas duas transações de 100000 tinham sido a 3.45)...

ps: continuo fora da Ibersol
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

por Blue Epsilon » 9/10/2012 17:18

artista1939 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Vendam mais. :P


Caro amigo, então? Que se passou? 8-)


É o Euroverde a acumular a Ibersol. Com a liquidez que tem até precisa de mais vendendores, para construir uma posição que lhe vai render mais de 20% ao ano, segundo a previsão dele.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por artista1939 » 9/10/2012 17:10

EuroVerde Escreveu:Vendam mais. :P


Caro amigo, então? Que se passou? 8-)
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por EuroVerde » 9/10/2012 14:59

Vendam mais. :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aguia__RED, Alfa Trader, Bar38, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MR32, Noel1, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, rs521 e 163 visitantes