Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 16/1/2018 22:13

Garf Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Garf Escreveu:Parece que a cotação de hoje teve alguma influência com essa notícia :-k , apesar do volume continuar baixo.

http://www.eleconomista.es/empresas-fin ... tugal.html

Entretanto essa parceria na América Latina exclui o Brasil, mas nada impede uma qualquer outra parceria com a holding que reunirá as marcas de fastfood KFC, Pizza Hut e Taco Bell no Brasil, que já é controlada pelo grupo brasileiro Sforza :mrgreen: :

https://exame.abril.com.br/negocios/car ... no-brasil/

https://veja.abril.com.br/blog/radar/ap ... mais-alto/

Poderá ser uma espécie de "Brasilsol" :mrgreen: .

BN

deixa-te de ideias, pá o brazil foi o cemitério de muitas empresas portuguesas, PT, JMT, SONAE só pa começar.... julgas que esse mercado é facil esses todos acabaram arruinados lá, a ibersol deve ser aparecerem novas oportunidades crescer isso sim aqui na iberia :mrgreen:

O que eu quis dizer é que está "nascendo" no Brasil uma Empresa do "género" da Ibersol. E como a Telepizza não está no Brasil não será impeditivo qualquer eventual parceria entre a Ibersol e essa empresa. Se é viavel ou não, em que moldes, ainda é muito cedo para avaliar e isso dependerá do interesse ou não de ambas.

Quanto ao mercado brasileiro, ele não é didicil, é muito mais do que isso :mrgreen: , mas se as empresas portuguesas que referistes se enterraram no Brasil, foi por responsabilidade única e exclusiva delas próprias, pois existem muitas outras estrangeiras que entraram e estão a se dar bem :clap: . No famoso caso da PT, quando vendeu a sua participação na VIVO e comprou na OI, de quem foi a culpa do enterro :?: :wall: :wall: . Não se pode generalizar :shame: .

Deixando o Brasil com o sol do verão :mrgreen: e voltando a nossa Ibéria, o que achas dessa parceria? Bom para ambas em termos de sinergia :?: :-k .

BN

sinceramente acho que é neutro, será uma parceira da parte da YUM Brands não da ibersol de resto a ver vamos se confirma esta figura http://surfaratendencia.pt/ibersol-em-b ... scendente/, eu estou tranquilo com isto desde que o panaorama macroeconomico nao inverta :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Garf » 16/1/2018 22:05

Artista Romeno Escreveu:
Garf Escreveu:Parece que a cotação de hoje teve alguma influência com essa notícia :-k , apesar do volume continuar baixo.

http://www.eleconomista.es/empresas-fin ... tugal.html

Entretanto essa parceria na América Latina exclui o Brasil, mas nada impede uma qualquer outra parceria com a holding que reunirá as marcas de fastfood KFC, Pizza Hut e Taco Bell no Brasil, que já é controlada pelo grupo brasileiro Sforza :mrgreen: :

https://exame.abril.com.br/negocios/car ... no-brasil/

https://veja.abril.com.br/blog/radar/ap ... mais-alto/

Poderá ser uma espécie de "Brasilsol" :mrgreen: .

BN

deixa-te de ideias, pá o brazil foi o cemitério de muitas empresas portuguesas, PT, JMT, SONAE só pa começar.... julgas que esse mercado é facil esses todos acabaram arruinados lá, a ibersol deve ser aparecerem novas oportunidades crescer isso sim aqui na iberia :mrgreen:

O que eu quis dizer é que está "nascendo" no Brasil uma Empresa do "género" da Ibersol. E como a Telepizza não está no Brasil não será impeditivo qualquer eventual parceria entre a Ibersol e essa empresa. Se é viavel ou não, em que moldes, ainda é muito cedo para avaliar e isso dependerá do interesse ou não de ambas.

Quanto ao mercado brasileiro, ele não é didicil, é muito mais do que isso :mrgreen: , mas se as empresas portuguesas que referistes se enterraram no Brasil, foi por responsabilidade única e exclusiva delas próprias, pois existem muitas outras estrangeiras que entraram e estão a se dar bem :clap: . No famoso caso da PT, quando vendeu a sua participação na VIVO e comprou na OI, de quem foi a culpa do enterro :?: :wall: :wall: . Não se pode generalizar :shame: .

Deixando o Brasil com o sol do verão :mrgreen: e voltando a nossa Ibéria, o que achas dessa parceria? Bom para ambas em termos de sinergia :?: :-k .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por alvaroB » 16/1/2018 20:11

Perdi-me nessa notícia do El Economista. Se a Telepizza quer explorar a Pizza Hut que está na Ibersol, o que representará para esta última? :-k
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 16/1/2018 19:16

Garf Escreveu:Parece que a cotação de hoje teve alguma influência com essa notícia :-k , apesar do volume continuar baixo.

http://www.eleconomista.es/empresas-fin ... tugal.html

Entretanto essa parceria na América Latina exclui o Brasil, mas nada impede uma qualquer outra parceria com a holding que reunirá as marcas de fastfood KFC, Pizza Hut e Taco Bell no Brasil, que já é controlada pelo grupo brasileiro Sforza :mrgreen: :

https://exame.abril.com.br/negocios/car ... no-brasil/

https://veja.abril.com.br/blog/radar/ap ... mais-alto/

Poderá ser uma espécie de "Brasilsol" :mrgreen: .

BN

deixa-te de ideias, pá o brazil foi o cemitério de muitas empresas portuguesas, PT, JMT, SONAE só pa começar.... julgas que esse mercado é facil esses todos acabaram arruinados lá, a ibersol deve ser aparecerem novas oportunidades crescer isso sim aqui na iberia :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Garf » 16/1/2018 19:07

Parece que a cotação de hoje teve alguma influência com essa notícia :-k , apesar do volume continuar baixo.

http://www.eleconomista.es/empresas-fin ... tugal.html

Entretanto essa parceria na América Latina exclui o Brasil, mas nada impede uma qualquer outra parceria com a holding que reunirá as marcas de fastfood KFC, Pizza Hut e Taco Bell no Brasil, que já é controlada pelo grupo brasileiro Sforza :mrgreen: :

https://exame.abril.com.br/negocios/car ... no-brasil/

https://veja.abril.com.br/blog/radar/ap ... mais-alto/

Poderá ser uma espécie de "Brasilsol" :mrgreen: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por F-You money » 15/1/2018 10:58

Àlvaro Escreveu:Artista, estive a comparar as tuas avaliações com as que o Caixa BI faz para as mesmas empresas e confirmei que de facto as tuas avaliações estão a anos luz. É que são diferenças abissais. A Ibersol é um dos exemplos. Ou é da ferramenta ou é do artista. Alguma coisa não bate certo. :roll:


Sim realmente algo não bate certo e é o facto de não haver uma separação entre a empresa caixabi que faz a avaliação e a caixa bi que lucra com as comissões de negociação lollllll

O caixa bi avalia a Ibersol mal pois é uma ação com pouca liquidez e que portanto faz com que existam menos negócios e logo menos comissões de transação para o caixa bi, o que é bom é um bcp e assim que negoceia muito lollll

Só por ter pouca liquidez eles admitem que tiram logo 10% à avaliação da empresa como se isso fizesse algum sentido.... ou vale ou não vale....

E depois as avaliações são feitas por baixo para afastar os investidores deste tipo de ações, por exemplo: a Ibersol no 3º trimestre já ultrapassou os resultados que o caixa bi tinha previsto para o ano inteiro e ainda tem um ultimo trimestre com o Natal incluido lolllll
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Garf » 15/1/2018 0:12

Artista Romeno Escreveu:deixo o update á minha analise á ibersol, como venho dizendo o trafego nos aeroportos espanhois faz indiciar que a questão da catalunha seja menor que o impacto mediatico anunciado, de resto isto é uma valente cash cow http://surfaratendencia.pt/ibersol-tem- ... lorizacao/

Estive a ler a tua análise e parece-me coerente a avaliação. Contudo não concordo com dois pontos:
1. A questão catalã, é para mim, desde do resultado das eleições, uma "não questão", ainda mais agora que FCB assinou com Messi esse contrato "faraónico". Se houvesse risco real de uma independência da Catalunha, o FCB não renovaria o contrato com uma cláusula de rescisão naqueles termos. Pelo menos é essa a minha opinião.
2. A comparação com a F. Ramada em termos de cotação de mercado, na minha opinião não se coloca, pois estão em índices diferentes, ou seja, a IBS está muito mais exposta que a Ramada por esta última não pertencer ao PSI20 (que não é 20). Estou em crer que se a Ramada estivesse no PSI20 já teria sido mais "castigada" como, se a Ibersol estivesse só no PSI Geral, talvez não estivesse tão pressionada. Eu aqui não estou fazendo comparação em termos fundamentais, mas apenas em termos de cotação. Por outro lado, ambas tem administrações credíveis e eficientes, mas são empresas que atuam em áreas completamente diferentes, onde a Ibersol leva a vantagem de atuar num ramo muito ligado ao Turismo que atualmente é bastante favorável e que a administração está sabendo aproveitar.

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por Àlvaro » 14/1/2018 20:58

Artista, estive a comparar as tuas avaliações com as que o Caixa BI faz para as mesmas empresas e confirmei que de facto as tuas avaliações estão a anos luz. É que são diferenças abissais. A Ibersol é um dos exemplos. Ou é da ferramenta ou é do artista. Alguma coisa não bate certo. :roll:
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 14/1/2018 11:52

deixo o update á minha analise á ibersol, como venho dizendo o trafego nos aeroportos espanhois faz indiciar que a questão da catalunha seja menor que o impacto mediatico anunciado, de resto isto é uma valente cash cow http://surfaratendencia.pt/ibersol-tem- ... lorizacao/
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Garf » 13/1/2018 21:08

A IBS distribuiu aos acionistas como dividendos em:

2016 - 0,08 em dinheiro e uma bonificação de 20% em ações (1:5)
2017 - 0,08 em dinheiro e uma bonificação de 25% em ações (1:4)

Essa política de "dividendos em bonificação" colocou mais títulos em negociação no mercado aumentando a liquidez, mas ao ver meu ainda é pouco para dar mais visibilidade e interesse. Será que em 2018 a Ibersol vai manter essa política? E em que proporção? 8-) :-k . Resultados certamente vão ter :D :-" .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Ibersol

por cristianosantos85 » 13/1/2018 12:25

F-You money Escreveu:
Robbialacman Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:Sinceramente a nível fundamental e olhando para o PSI-20 a estes preços não vejo nada com interesse de longo prazo, a não ser esta cotada...

Hoje está com um volume acima dos dias anteriores...

Cumps.


Boa tarde. Acompanho o blogue há algum tempo, mas esta é a primeira vez que comento. Sou novo na bolsa, e ainda me escapa muita coisa. Qual o interesse nesta cotada a longo prazo? Na sua opinião, vai continuar a subir? Se sim, porquê?


Bem vou dar-te 2 ideias que te vão ajudar muito.
A 1a é vai ler os relatórios anuais e trimestrais da empresa.
A 2a é lê os comentários aqui do fórum desde há 2 anos para cá e vais ver alguns interessantes. (Para te facilitar a vida se o comentário tiver um gráfico ou comentar um gráfico podes passar à frente :D )



Exacto, era o que ia dizer, lê os comentários para trás. Mas as decisões és tu que as tomas. Eu quando falo, apenas falo por mim e posso estar completamente errado. O PSI-20 tem boas empresas (JM, NAVIGATOR, por exemplo), mas algumas parecem estar sobrevalorizadas à cotação actual (JM) e outras com potencial de crescimento futuro duvidoso (Navigator). Outras boas empresas como a Sonae que quando cotava ainda recentemente a 80 cents estava subavaliada...agora já não sei.

A Ibersol, na minha opinião está bastante subavaliada. E é uma área de negócio com um risco relativamente baixo e com indicações seguras de crescimento futuro, mas aqui teria-me de alongar bastante e nada como ires estudar por ti.

Cumps.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Ibersol

por F-You money » 13/1/2018 11:13

Robbialacman Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:Sinceramente a nível fundamental e olhando para o PSI-20 a estes preços não vejo nada com interesse de longo prazo, a não ser esta cotada...

Hoje está com um volume acima dos dias anteriores...

Cumps.


Boa tarde. Acompanho o blogue há algum tempo, mas esta é a primeira vez que comento. Sou novo na bolsa, e ainda me escapa muita coisa. Qual o interesse nesta cotada a longo prazo? Na sua opinião, vai continuar a subir? Se sim, porquê?


Bem vou dar-te 2 ideias que te vão ajudar muito.
A 1a é vai ler os relatórios anuais e trimestrais da empresa.
A 2a é lê os comentários aqui do fórum desde há 2 anos para cá e vais ver alguns interessantes. (Para te facilitar a vida se o comentário tiver um gráfico ou comentar um gráfico podes passar à frente :D )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Robbialacman » 12/1/2018 18:26

cristianosantos85 Escreveu:Sinceramente a nível fundamental e olhando para o PSI-20 a estes preços não vejo nada com interesse de longo prazo, a não ser esta cotada...

Hoje está com um volume acima dos dias anteriores...

Cumps.


Boa tarde. Acompanho o blogue há algum tempo, mas esta é a primeira vez que comento. Sou novo na bolsa, e ainda me escapa muita coisa. Qual o interesse nesta cotada a longo prazo? Na sua opinião, vai continuar a subir? Se sim, porquê?
 
Mensagens: 1
Registado: 12/1/2018 18:21

Re: Ibersol

por cristianosantos85 » 12/1/2018 16:02

Sinceramente a nível fundamental e olhando para o PSI-20 a estes preços não vejo nada com interesse de longo prazo, a não ser esta cotada...

Hoje está com um volume acima dos dias anteriores...

Cumps.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Ibersol

por F-You money » 12/1/2018 12:05

Artista Romeno Escreveu:mais um mes em grande para os aeroportos em espanha incluindo barcelona http://www.aena.es/csee/ccurl/138/401/1 ... e_2017.pdf


loll previsível dado o clima de crescimento economico e do turismo.

Previsível também é o facto de não haver noticias sobre isto..... lolll
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 12/1/2018 11:55

mais um mes em grande para os aeroportos em espanha incluindo barcelona http://www.aena.es/csee/ccurl/138/401/1 ... e_2017.pdf
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 10/1/2018 17:26

Ulisses Pereira Escreveu:Quanto menor for o volume, menor será a eficácia da utilização da análise técnica. Qual o limite? Não sei, nem é fácil de definir. O meu limite é não analisar acções fora do PSI20, não apenas pela diminuição da eficácia da análise técnica como pelo impacto que uma análise poderia ter em acções de menor liquidez.

Abraço,
Ulisses

atenção que esta ação é do psi 20, nao tem liquidez concordo, é mas é psi20
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Ibersol

por Ulisses Pereira » 10/1/2018 16:53

Quanto menor for o volume, menor será a eficácia da utilização da análise técnica. Qual o limite? Não sei, nem é fácil de definir. O meu limite é não analisar acções fora do PSI20, não apenas pela diminuição da eficácia da análise técnica como pelo impacto que uma análise poderia ter em acções de menor liquidez.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Ibersol

por SERRA LAPA » 8/1/2018 19:32

Sinceramente parece-me sem qualquer validade a aplicação da análise técnica a uma cotada com estes volumes.
Se possível gostaria que o Ulisses, ou outro "mago" se pronunciasse sobre este ponto.
Sempre aprendí que a análise estatística pressupõe um conjunto de amostras significativa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Ibersol

por cristianosantos85 » 8/1/2018 18:30

alvaroB Escreveu:Estou atento ao triângulo que já tinha sido aqui desenhado anteriormente e coloquei uma ordem para hoje mas não foi efetuada.
Tenho esperança que suba e que fique na carteira a longo prazo mas realmente anda muito parada.



Esta é a única cotada que eu tenho que sinceramente, passo dias sem sequer ver a que valor está. O histórico dela dá-me confiança para tal.

Cumps
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Ibersol

por alvaroB » 5/1/2018 21:59

Estou atento ao triângulo que já tinha sido aqui desenhado anteriormente e coloquei uma ordem para hoje mas não foi efetuada.
Tenho esperança que suba e que fique na carteira a longo prazo mas realmente anda muito parada.
 
Mensagens: 190
Registado: 21/1/2017 12:56

Re: Ibersol

por maturidade » 5/1/2018 16:53

Boas.
continua muito fraquinha.
nesta semana que acaba hoje nem um sinal de forças.
estou fora ainda.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Ibersol

por Beruno » 5/1/2018 13:10

tenho a ren ha 10 anos e com um dividend yield acima dos 7% acho-a tudo menos aborrecida. 10 anos vezes 5% liquidos/ano dá + 50% e ainda tenho o valor das açoes. mas eu quando compro açoes nao é a pensar nas linhas a subir e a descer. é unicamente no dividendo
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Ibersol

por Never4GetMe » 5/1/2018 1:26

Considero esta uma cotada do contra porque em dias de alta do PSI20 ela cai e em dias de queda costuma valorizar. Porra mas em 3 dias de forte alta, perde mais de 2% :O Creio ser a única a par da EDPRenov. que perdeu valor nestes 3 dias. Mas é uma cotada que apesar de picos anda quase sempre entre os 11,60€ e os 12,20€. É cotada de vender num dia de boa alta e comprar no dia de forte baixa. Costuma corrigir de uma alta no dia seguinte e de uma baixa igual, isto quando são acima de 1,5%.
 
Mensagens: 87
Registado: 27/9/2011 18:20
Localização: 16

Re: Ibersol

por Artista Romeno » 4/1/2018 21:44

cristianosantos85 Escreveu:Eu continuo com a minha, não comparo a REN com a Ibersol, a Ibersol duplicou o valor da cotação nos últimos anos, praticamente todos os anos. E sinceramente nunca gostei da REN creio que tinha muito potencial que fica por aproveitar, por a gestão ter estado entregue a quem sabemos.

Curiosamente o meu portefólio não varia muito do vosso, entre Estoril Sol e Ibersol... :)

Mas sinceramente tenho até mais esperança nesta...a gestão dos últimos anos dá-me bastante confiança.

Cumps a tds.

se calhar devias ouvir o rolling, olha que ele sabe disto :D , sabes porque é a REN boa, porque essas ações tipo borja, no bull market são brutais, mas no bear são um terror pegado, porque uma boa parte tipo martifer os fundamentais são lixo, e a ren precisamente vai te mantendo rico, vai pingando dinheirinho e tu depois no bear reinvestes em ações mais agressivas, se montas uma carteira só de ações agressivas quando o mercado vira, ficas reduzido a pó, a inteligencia é ser capaz se aumentar ren precisamente no pico do bull, e reduzir indo pa mais agressivas no bear e assim sucessivamente :mrgreen:
Para o Rolling,
dizer apenas o seguinte, o H1, foi mau pela alteração das taxas de depreciações dos imóveis em Portugal, nada demais aqui, isso é uma mera tatica contabilistica em cash flow impacta bola, logo ali a empresa investiu em expansão bastante e o Cash flow disparou, estava dado o tiro de partida :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 185 visitantes