Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ibersol

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ibersol

por Àlvaro » 22/4/2019 19:15

Mais um tiro nos burguer's. E que tiro...
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pa ... s-no-pais/
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 22/4/2019 17:33

F-You money Escreveu:
Fundamentalist Escreveu:IMO, avaliar a Ibersol via multiplo de EBITDA é enganador já que os custos com as concessões são colocados abaixo do EBITDA. Devias pelo menos ajustar por isto.


Isso e outras coisas. Como é óbvio não bast avaliar o ebitda. São só umas contas toscas para dar uma ideia da ordem de grandeza do desconto que beneficia


Para uma análise mais correta penso que o ev/ebitda ou como disseram o ebitda com alguns ajustes para baixo e para cima. O RL é enganador.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Zuckerman » 22/4/2019 16:18

Fundamentalist Escreveu:IMO, avaliar a Ibersol via multiplo de EBITDA é enganador já que os custos com as concessões são colocados abaixo do EBITDA. Devias pelo menos ajustar por isto.


Também penso que comparar EBITDA com o MArket Cap não seja a melhor forma de analisar a Ibersol.
Faz mais sentido compararmos o lucro líquido com o Market Cap, ou então usarmos o EBITDA com o Enterprise Value... Faz sentido?

Fundamentalist, sei que há aqui gente com muitas certezas e poucas dúvidas, mas infelizmente não ´é o meu caso. Podias elucidar qual seria o múltiplo que utilizarias para avaliar a Ibersol?

Grato
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Ibersol

por F-You money » 22/4/2019 12:23

Fundamentalist Escreveu:IMO, avaliar a Ibersol via multiplo de EBITDA é enganador já que os custos com as concessões são colocados abaixo do EBITDA. Devias pelo menos ajustar por isto.


Isso e outras coisas. Como é óbvio não bast avaliar o ebitda. São só umas contas toscas para dar uma ideia da ordem de grandeza do desconto que beneficia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Fundamentalist » 22/4/2019 11:05

IMO, avaliar a Ibersol via multiplo de EBITDA é enganador já que os custos com as concessões são colocados abaixo do EBITDA. Devias pelo menos ajustar por isto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Ibersol

por F-You money » 22/4/2019 8:44

Ocioso Escreveu:
Cada um tem a sua avaliação, eu pela minha parte considero que uma avaliação não é um valor exacto mas mais uma ordem de grandeza ou um intervalo e o valor da cotação tem de apresentar uma margem de segurança (desconto) que chegue para salvaguardar um erro de avaliação.

Totalmente de acordo!

“ the figures should hit you over the head with a baseball bat”

Facebook e Apple em Janeiro.

Não gosto de investir com margens de desconto pequenas pois qualquer falha de avaliação come de imediato a margem que poderia obter.
Conjugando isso com uma gestão que tenha objetivo de aumentar o valor para o acionista e uma vontade de diminuir a dívida e julgo que se juntam as condições para investir.

Parece-me bem.

Quanto à Ibersol
Gestão focada em aumentar o valor do acionista? Capital próprio constantemente acrescer?....ok

Gestão focada em diminuir a dívida?.... ok

Área de negócio que vá mudar drasticamente em pouco tempo?..... duvido muito

Quanto vale uma empresa com um ebitda em volta dos 60 milhões anuais???
Com a cotação actual a market cap é de 288m sendo que a empresa detém 10% de ações próprias implica que o mercado avalia a empresa em 259,2 m ou 4,32 vezes o ebitda.
Achas que os resultados se mantêm 4 anos???
Vão diminuir drasticamente????
Ou existe até a probabilidade de virem a aumentar com base da entrada em funcionamento da área de travel em remodelação e com os investimentos previstos dos acordos Burguer King e kfc???

1) Não tenho qualquer interesse na Ibersol, que tem um negócio razoável e cota a um preço aceitável, contudo tem um volume diário muito reduzido para mim.
2) Fiquei curioso em relação ao teu entusiasmo por uma empresa que não está cara, porém não é uma pechincha.
3) Pelo que entendi, baseias a tua avaliação nos resultados futuros, é uma abordagem válida, mas mais difícil.
4) Se o teu objectivo é manter a posição por vários anos, a tua rentabilidade será bastante semelhante ao ROIC.


Existem mais dados a ter em consideração como é óbvio mas se consideras uma avaliação de 4,3x o ebitda correta então tens de me dizer onde existem empresas avaliadas mais baixo :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 21/4/2019 23:57

Cada um tem a sua avaliação, eu pela minha parte considero que uma avaliação não é um valor exacto mas mais uma ordem de grandeza ou um intervalo e o valor da cotação tem de apresentar uma margem de segurança (desconto) que chegue para salvaguardar um erro de avaliação.

Totalmente de acordo!

“ the figures should hit you over the head with a baseball bat”

Facebook e Apple em Janeiro.

Não gosto de investir com margens de desconto pequenas pois qualquer falha de avaliação come de imediato a margem que poderia obter.
Conjugando isso com uma gestão que tenha objetivo de aumentar o valor para o acionista e uma vontade de diminuir a dívida e julgo que se juntam as condições para investir.

Parece-me bem.

Quanto à Ibersol
Gestão focada em aumentar o valor do acionista? Capital próprio constantemente acrescer?....ok

Gestão focada em diminuir a dívida?.... ok

Área de negócio que vá mudar drasticamente em pouco tempo?..... duvido muito

Quanto vale uma empresa com um ebitda em volta dos 60 milhões anuais???
Com a cotação actual a market cap é de 288m sendo que a empresa detém 10% de ações próprias implica que o mercado avalia a empresa em 259,2 m ou 4,32 vezes o ebitda.
Achas que os resultados se mantêm 4 anos???
Vão diminuir drasticamente????
Ou existe até a probabilidade de virem a aumentar com base da entrada em funcionamento da área de travel em remodelação e com os investimentos previstos dos acordos Burguer King e kfc???

1) Não tenho qualquer interesse na Ibersol, que tem um negócio razoável e cota a um preço aceitável, contudo tem um volume diário muito reduzido para mim.
2) Fiquei curioso em relação ao teu entusiasmo por uma empresa que não está cara, porém não é uma pechincha.
3) Pelo que entendi, baseias a tua avaliação nos resultados futuros, é uma abordagem válida, mas mais difícil.
4) Se o teu objectivo é manter a posição por vários anos, a tua rentabilidade será bastante semelhante ao ROIC.
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 21/4/2019 22:53

Ocioso Escreveu:Deixa-te lá de piadas tontas e diz aqui à malta a que valor chegaste na tua análise. Apesar dessas citações do Buffett, desconfio que não a sabes avaliar.


Cada um tem a sua avaliação, eu pela minha parte considero que uma avaliação não é um valor exacto mas mais uma ordem de grandeza ou um intervalo e o valor da cotação tem de apresentar uma margem de segurança (desconto) que chegue para salvaguardar um erro de avaliação.
“ the figures should hit you over the head with a baseball bat”
Não gosto de investir com margens de desconto pequenas pois qualquer falha de avaliação come de imediato a margem que poderia obter.
Conjugando isso com uma gestão que tenha objetivo de aumentar o valor para o acionista e uma vontade de diminuir a dívida e julgo que se juntam as condições para investir.

Quanto à Ibersol
Gestão focada em aumentar o valor do acionista? Capital próprio constantemente acrescer?....ok

Gestão focada em diminuir a dívida?.... ok

Área de negócio que vá mudar drasticamente em pouco tempo?..... duvido muito

Quanto vale uma empresa com um ebitda em volta dos 60 milhões anuais???
Com a cotação actual a market cap é de 288m sendo que a empresa detém 10% de ações próprias implica que o mercado avalia a empresa em 259,2 m ou 4,32 vezes o ebitda.
Achas que os resultados se mantêm 4 anos???
Vão diminuir drasticamente????
Ou existe até a probabilidade de virem a aumentar com base da entrada em funcionamento da área de travel em remodelação e com os investimentos previstos dos acordos Burguer King e kfc???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Fundamentalist » 21/4/2019 20:37

Àlvaro Escreveu:O que está em saldos são os Burger's, não a Ibersol. Quando forem obrigados a substituir todo aquele plástico em que embrulham essa espécie de comida, logo verás a dose que levas nas despesas colaterais. Podes começar as descontar todos aqueles vasos de plástico, mais a bonecada que lhe está apensa. Não deverá faltar muito para a Europa lhes dar em grande na quinquelharia de plástico. Por cá já levaram na caca-cola e a seguir levam naqueles vasos de plástico que são um atentado ao ambiente. Para não falarmos daquelas vacas de onde vem a carne moída. Que vacas são aquelas? Onde vivem? de que se alimentam? Quanto antibiótico ruminam ao longo da vida?...
Money, Money... os Pink Floyd dedicaram uma música a "essa causa".


Bem, finalmente arranjei tempo para ler o R&C 2018 do inicio ao fim (talvez a única coisa boa em ter uma amigdalite em plena Páscoa) e li algo que tornou irresistivel responder a esta msg.

Alguma idea de quanto será "todo aquele plástico" em % de embalagens totais?
Curiosamente a IBS publica isso no relatorio de sustentabilidade: são 21%. O resto é quase tudo papel/catão.

Money, it's a crime
Share it fairly but don't take a slice of my pie .... ou será pizza! :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Ibersol

por Ocioso » 21/4/2019 20:19

F-You money Escreveu:
Ocioso Escreveu:
F-You money Escreveu:Alguem sábio disse que isto de comprar ações a desconto face ao valor (comprar dólares por cêntimos) é um pouco como uma inoculação... ou pega e 5 minutos depois estás a aplicar ou podes passar a vida toda a explicar que não vai pegar.

Em quanto avalias a Ibersol?


Espero que não faças justiça ao nome “ocioso” 8-)
Como diz o rolling essa informação é o dar pérolas aos porcos :lol:

De há uns meses pra cá têm aparecido algumas pistas disso aqui no fórum de pessoas que avaliam a empresa da perspectiva do seu valor enquanto negócio. (Eu dava uma vista de olhos pelo menos aos últimos 6 meses)

Se fores mesmo ocioso lê pelo menos o relatório de 2018, verificarás que a dívida têm vindo a descer o que é bom sinal e depois calcula alguns racios básicos como o ev/ebitda PBV e comparando com a média do mercado e da indústria já deve dar para ver não o seu valor exacto mas uma ordem de grandeza do desconto que tem.


Deixa-te lá de piadas tontas e diz aqui à malta a que valor chegaste na tua análise. Apesar dessas citações do Buffett, desconfio que não a sabes avaliar.
Anexos
1.png
1.png (127.25 KiB) Visualizado 8678 vezes
2.png
2.png (102.6 KiB) Visualizado 8678 vezes
3.png
3.png (113.54 KiB) Visualizado 8678 vezes
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por Àlvaro » 21/4/2019 10:04

O que está em saldos são os Burger's, não a Ibersol. Quando forem obrigados a substituir todo aquele plástico em que embrulham essa espécie de comida, logo verás a dose que levas nas despesas colaterais. Podes começar as descontar todos aqueles vasos de plástico, mais a bonecada que lhe está apensa. Não deverá faltar muito para a Europa lhes dar em grande na quinquelharia de plástico. Por cá já levaram na caca-cola e a seguir levam naqueles vasos de plástico que são um atentado ao ambiente. Para não falarmos daquelas vacas de onde vem a carne moída. Que vacas são aquelas? Onde vivem? de que se alimentam? Quanto antibiótico ruminam ao longo da vida?...
Money, Money... os Pink Floyd dedicaram uma música a "essa causa".
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 21/4/2019 9:00

Ocioso Escreveu:
F-You money Escreveu:Alguem sábio disse que isto de comprar ações a desconto face ao valor (comprar dólares por cêntimos) é um pouco como uma inoculação... ou pega e 5 minutos depois estás a aplicar ou podes passar a vida toda a explicar que não vai pegar.

Em quanto avalias a Ibersol?


Espero que não faças justiça ao nome “ocioso” 8-)
Como diz o rolling essa informação é o dar pérolas aos porcos :lol:

De há uns meses pra cá têm aparecido algumas pistas disso aqui no fórum de pessoas que avaliam a empresa da perspectiva do seu valor enquanto negócio. (Eu dava uma vista de olhos pelo menos aos últimos 6 meses)

Se fores mesmo ocioso lê pelo menos o relatório de 2018, verificarás que a dívida têm vindo a descer o que é bom sinal e depois calcula alguns racios básicos como o ev/ebitda PBV e comparando com a média do mercado e da indústria já deve dar para ver não o seu valor exacto mas uma ordem de grandeza do desconto que tem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Ocioso » 20/4/2019 23:35

F-You money Escreveu:Alguem sábio disse que isto de comprar ações a desconto face ao valor (comprar dólares por cêntimos) é um pouco como uma inoculação... ou pega e 5 minutos depois estás a aplicar ou podes passar a vida toda a explicar que não vai pegar.

Em quanto avalias a Ibersol?
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Ibersol

por F-You money » 20/4/2019 23:10

Alguem sábio disse que isto de comprar ações a desconto face ao valor (comprar dólares por cêntimos) é um pouco como uma inoculação... ou pega e 5 minutos depois estás a aplicar ou podes passar a vida toda a explicar que não vai pegar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 20/4/2019 17:48

Se tivesse pre disposição para esta ou para outra por certo não andaria por aqui. Mais de 20 anos já teriam arruinado a carteira. Não, não existe mesmo pré disposição, existe a convicção (e posso estar errado) que se trata de uma marca que está associada a produtos sem futuro risonho. Como é evidente posso estar enganado. E aqui nem sequer corro riscos porque não tenho uma única ação desta empresa.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por JohnnyBGoode » 20/4/2019 15:51

Àlvaro Escreveu:Com o volume de negócios a aumentar 11% e os lucros a caírem 20% é bom? Pois claro que não ando a ler o mesmo.

Lá estamos a comparar alhos com bugalhos. Os 11% de topline é só em PT... Os 20% de lucros é global...
Tem uma predisposição contra a ibersol e depois não sabe ler um RC e tentar ser minimamente objetivo e coerente. Não andamos mesmo a ler o mesmo
 
Mensagens: 12
Registado: 17/4/2019 8:42

Re: Ibersol

por F-You money » 20/4/2019 13:10

Àlvaro Escreveu:Com o volume de negócios a aumentar 11% e os lucros a caírem 20% é bom? Pois claro que não ando a ler o mesmo.


Se leres o relatório ou pelo menos o que disse atrás podes reparar que retirando os efeitos do ias a queda dos lucros tinha sido de apenas 5,4%, tendo em conta que a área de travelling está em reconversões e que mesmo com isto e com o investimento que tem sido feito, a dívida líquida desceu, o passivo manteve-se e o capital próprio aumentou, estando tudo de novo a funcionar normalmente prevê-se muito boas perspectivas.

E isso do consumo de fast food em Portugal diminuir drasticamente é uma treta, o volume de negócios até subiu 11%.

Empresas de fast food e refrigerantes estão cá e vão continuar por muito mais tempo
A Coca Cola já é centenária e continua na baila, o McDonald’s tem quase 80 anos e está aí para as curvas, o Burguer King e a Pizza Hut já vai para mais de 60 anos e não vão para a reforma :lol:

Vai sempre haver gente a comer fast food seja por gosto ou por necessidade e quem vai a um shopping ou a um aeroporto não vai ter muitas alternativas que não seja comer ou tomar um simples café num estabelecimento da Ibersol.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 20/4/2019 11:19

Com o volume de negócios a aumentar 11% e os lucros a caírem 20% é bom? Pois claro que não ando a ler o mesmo.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 19/4/2019 23:19

Àlvaro Escreveu:Está forte? Como o aço! Vai-te convencendo e não comeces a tomar caldos de galinha em vez de burger's. Os lucros a cairem 20% e está forte? Interessante! Para não falar da qualidade dos produtos que vendem. Com a Glovo e outras empresas a distribuírem comida às paletes até a opção de investir em lojas físicas é uma opção de muito duvidosa eficácia. Os CTT's fecham e são acusados de má gestão, a Ibersol abre e por aqui os adeptos são vários. O que dirá o Artista desta opção?!


Acho que não andas a ler o que os outros têm escrito :lol:

Já agora quanto ao consumo:
“A evolução positiva do mercado de restauração em Portugal, conjugada com os efeitos das aberturas ocorridas ao longo de 2017 e 2018, contribuíram para o crescimento do volume de negócios de 11% em Portugal.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Àlvaro » 19/4/2019 19:43

Está forte? Como o aço! Vai-te convencendo e não comeces a tomar caldos de galinha em vez de burger's. Os lucros a cairem 20% e está forte? Interessante! Para não falar da qualidade dos produtos que vendem. Com a Glovo e outras empresas a distribuírem comida às paletes até a opção de investir em lojas físicas é uma opção de muito duvidosa eficácia. Os CTT's fecham e são acusados de má gestão, a Ibersol abre e por aqui os adeptos são vários. O que dirá o Artista desta opção?!
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Ibersol

por F-You money » 19/4/2019 16:20

“Eliminando o efeito da aplicação da IAS29, registada em rubrica autónoma "Ganhos na posição monetária Líquida" (por reexpressão em 2017 no valor de 5,9 milhões de euros e 1,2 milhões de euros em 2018), o resultado consolidado registaria uma redução de 5,4% face a 2017.”

“O Passivo consolidado atingiu um montante de 241 milhões de euros em 31 de Dezembro de 2018, idêntico ao valor final de 2017.

Em 31 de Dezembro de 2018, o Capital Próprio ascendia a 203 milhões de euros, um aumento de 15 milhões de euros em relação ao final de 2017.”


“No final do exercício, o endividamento líquido remunerado ascendia a 74,8 milhões de euros, cerca de 8,5 milhões de euros inferior ao valor em dívida no final de 2017 (83,4 milhões de euros).

O “gearing” (dívida líquida/(dívida líquida+capital próprio)) que no final de 2017 era de 31% desceu para 27%.

O indicador “Dívida líquida sobre o EBITDA” no final de 2018 era de 1,2 vezes (1,3 vezes em 2017) e o rácio de cobertura dos juros pelo EBITDA é de 18 vezes (compara com 15 em 2017).
A estrutura financeira do Grupo continua a apresentar uma forte solidez.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por F-You money » 18/4/2019 19:25

[url][/url]
Zuckerman Escreveu:
F-You money Escreveu:O ponto 5 a deliberar na assembleia geral parece interessante:

“Propõe-se deliberar, nos termos do no 2 do Artigo 325o-B do Código das Sociedades Comerciais, a aquisição e detenção de acções próprias desta sociedade, por parte de sociedades que, no momento da aquisição, sejam directa ou indirectamente dependentes desta sociedade, nos termos do Art. 486o do mesmo Diploma Legal, efectuando-se as aquisições durante os próximos dezoito meses e dentro dos limites legais, através de Bolsa de Valores, por um valor não inferior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição deduzido de cinquenta por cento e não superior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição acrescido de dez por cento, por acção, mandatando o Conselho de Administração para decidir sobre a oportunidade do investimento.”


A Ibersol já tem 10 % de ações próprias. Legalmente não pode exceder esse valor.


Eu sei.... daí o interesse. Por que razão repetem isto ano após ano??? Não vai fazer nada :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por Zuckerman » 18/4/2019 19:22

F-You money Escreveu:O ponto 5 a deliberar na assembleia geral parece interessante:

“Propõe-se deliberar, nos termos do no 2 do Artigo 325o-B do Código das Sociedades Comerciais, a aquisição e detenção de acções próprias desta sociedade, por parte de sociedades que, no momento da aquisição, sejam directa ou indirectamente dependentes desta sociedade, nos termos do Art. 486o do mesmo Diploma Legal, efectuando-se as aquisições durante os próximos dezoito meses e dentro dos limites legais, através de Bolsa de Valores, por um valor não inferior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição deduzido de cinquenta por cento e não superior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição acrescido de dez por cento, por acção, mandatando o Conselho de Administração para decidir sobre a oportunidade do investimento.”


A Ibersol já tem 10 % de ações próprias. Legalmente não pode exceder esse valor.
 
Mensagens: 67
Registado: 7/12/2013 20:17

Re: Ibersol

por F-You money » 18/4/2019 18:42

O ponto 5 a deliberar na assembleia geral parece interessante:

“Propõe-se deliberar, nos termos do no 2 do Artigo 325o-B do Código das Sociedades Comerciais, a aquisição e detenção de acções próprias desta sociedade, por parte de sociedades que, no momento da aquisição, sejam directa ou indirectamente dependentes desta sociedade, nos termos do Art. 486o do mesmo Diploma Legal, efectuando-se as aquisições durante os próximos dezoito meses e dentro dos limites legais, através de Bolsa de Valores, por um valor não inferior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição deduzido de cinquenta por cento e não superior ao valor médio de cotação dos últimos dez dias anteriores à data da aquisição acrescido de dez por cento, por acção, mandatando o Conselho de Administração para decidir sobre a oportunidade do investimento.”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: Ibersol

por JohnnyBGoode » 17/4/2019 17:49

rollingsnowball Escreveu:Afinal, sempre conseguimos saber como correu o negocio em Portugal:
"Os ganhos obtidos em Portugal de 4 milhões de Ebitda, foram eliminados pela redução das contribuições provenientes de Espanha e Angola nos montantes 6 e 2 milhões de euros, respectivamente. "


Se bem percebi portanto, em PT (core +50% da faturação) houve um incremento do EBITDA na ordem dos 10%...
 
Mensagens: 12
Registado: 17/4/2019 8:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
cron